Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Sete promessas de Deus para a família

Ministério Shallom. Igreja celular no modelo dos doze! Uma família especial para você! Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA. 

Sete promessas de Deus para família 
Jeremias 31 

Deus tem promessas maravilhosas em sua Palavra para a nossa família, e o desejo do Senhor é que cada uma destas promessas se cumpram integralmente em nosso lar. Porém, o cumprimento destas é condicional. Isto significa que existem critérios Bíblicos que devemos observar, para experimentarmos o cumprimento das promessas de Deus em nosso tempo. Jeremias 31 estabelece dois critérios para que aquilo que Deus prometeu se cumpra em nossas vidas. Embora este texto aplica-se literalmente a nação de Israel, porém, dentro da perspectiva da revelação do Senhor, ele se estende também à nossa família.  

Critérios para que as promessas de Deus se cumpram em nossa família: 

a- Arrependimento e conversão ao Senhor (v.9a , v.19) “Virão com choro, e com súplicas”.V.9a. “... Depois que me converti, tive arrependimento”.V.19a. Aqueles que desejam desfrutar das promessas do Senhor, precisam abandonar o caminho de pecado e converter-se a Ele. 

b- Conhecer ao Senhor Isso significa que devemos conhecer ao Senhor e as suas promessas. Porém, esse conhecimento não é apenas teórico ou intelectual, mas é um conhecimento que tem origem em um relacionamento profundo com Deus. “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso [...] me arrependo no pó e na cinza”. [Jó 42:5,6]. Quando eu conheço a Deus em sem que ele é fiel e cumpre o que prometeu. 

PROMESSAS PARA A MINHA FAMÍLIA 

1° O meu Deus será o Deus da minha família [V.1] “Naquele tempo, diz o Senhor, serei o Deus de todas as famílias de Israel, e elas serão o meu povo”. V.1 “...O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”. Foi isto que Rute disse para Noemi. Não é a imagens de escultura, nem a ídolos, nem mesmo ao dinheiro que a nossa família vai adorar, mas ao nosso Deus Verdadeiro e Santo, Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, Criador do céu e da terra. Sim, é Ele que será adorado em nossa casa, é Ele que será o Deus da nossa família. O amor será o elemento que Deus usará para atrair a minha família a Ele “Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí”. [V.3]. 

2º Paternidade e proteção [V.9] “...Guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel”. V.9. Neste versículo Deus se revela como Pastor e Pai da nossa família. Como o pastor da nossa família Deus a guiará e a conduzirá em segurança, junto a águas tranquilas. “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome”. [Sl.23:1-3]. Como Pai, Deus cuida, ama, abençoa e protege a nossa família. Por isso, aqueles que tem uma aliança com o Senhor Jesus, não permanecem órfãos, mas recebe um Pai, Deus. 

3º Livramento [V.11] “Porque o SENHOR resgatou a Jacó, e o livrou da mão do que era mais forte do que ele”. V.11. Deus deseja livrar a família dos inimigos dela. Estes são alguns inimigos da família: satanás, a mídia secular, os vícios [drogas, álcool, etc...], o adultério, o divórcio... 

4° Alegria extrema [V.13] “Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza”. V.13. Se a sua família estava vivendo em um tempo de luto e de tristeza, o Senhor converterá isto em alegria extrema. Haverá danças de alegria diante do Senhor e o consolo do Espírito Santo virá sobre a sua casa. 

5° Provisão para o sacerdote e para a família [V.14] “E saciarei a alma dos sacerdotes com gordura, e o meu povo se fartará dos meus bens, diz o Senhor”. V.14. O Deus, Todo Poderoso, que provê para as necessidades do Sacerdote, também proverá para as necessidades da sua família. Isso significa que se você semeia para o progresso do Reino de Deus, sua casa vai prosperar e não faltará o suprimento do Senhor no seu lar. “Nunca mais faltará alimento para os sacerdotes e suas famílias, porque o povo não vai parar de trazer ofertas ao templo. Deixarei o meu povo satisfeito, com as riquezas da minha bondade, diz o Senhor”. [Jr. 31:14 Bíblia Viva] 

6° Recompensa para o trabalho [V.16] “Assim diz o SENHOR: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho”. V.16. È muito triste quando trabalhamos e não vemos o fruto do nosso trabalho, é como se estivéssemos ajuntando dinheiro em um saco furado. Porém, neste texto o Senhor promete que recompensará o nosso trabalho diante dEle. Além disso, Ele promete renovar as nossas forças, para que o nosso trabalho não seja feito em fadiga, e cansaço, mas, em vigor e ânimo. “Porque satisfiz a alma cansada, e toda a alma entristecida saciei”. [V.25] 

7° Perdão (V.34) “Porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados”. V.34. Esta é a última promessa que o Senhor faz a sua família. Não importa a gravidade do pecado que ela cometeu, se agora houver arrependimento genuíno, o Senhor promete que perdoará, e não somente isso, mas se esquecerá completamente dos seus pecados. Se o pecado é a única coisa que pode nos afastar de Deus, com esta promessa de perdão, Deus está restaurando a comunhão com a sua família. Isso significa que por meio do arrependimento, unido à graça e ao perdão de Deus, sua família terá novamente acesso a Deus e as suas promessas. 

Conclusão: O Senhor conclui esta Palavra, declarando que da mesma maneira que as leis que Ele estabeleceu no universo não podem ser invalidadas [o sol para iluminar o dia, a lua e as estrelas para iluminar a noite, a impossibilidade de medir o universo], semelhantemente, nenhuma das suas promessas ficará sem o devido cumprimento na vida daquele que cumpre seus princípios. Portanto seja confiante e creia: FIEL É DEUS PARA CUMPRIR O QUE PROMETEU.


https://clubedeautores.com.br/livro/os-fundamentos-da-familia 

Hamartiologia - A Doutina do Pecado

Hamartiologia - a Doutrina do Pecado
Pr. Josivaldo Oliveira - Ministério Shallom

Intodução

Etimologicamente Hamartiologia significa o conhecimento ou a doutrina sobre o pecado, visto que em grego hamartia é o vocábulo que define pecado e logia é a palavra que conceitua doutrina, conhecimento, tratado ou simplesmente palavra [logos].
Infelizmente o pecado é uma realidade no mundo, isto é evidenciado por fatos históricos, como guerras, tumultos, etc..., “E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá”. [2° Sm. 11:1] Através da natureza, que sofre por causa da ambição egoísta do homem [pecado], o Apóstolo Paulo chega a dizer que até mesmo a natureza geme esperando a manifestação dos filhos de Deus. “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”. [Rm. 8:19-23]. A própria consciência do homem testifica a respeito de suas deficiências e pecados. “Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os”. [Rm. 2:15]. E as sagradas Escrituras atestam de Gênesis a Apocalipse a realidade da existência do pecado. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. [Rm.3:23] “Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes”. [Gl.3:22].

I – A origem do pecado.

A - No universo
O primeiro pecado não aconteceu na terra, mas no céu. Infelizmente, o céu que lugar de pureza e santidade foi manchado com presença ruidosa do pecado muito antes que a terra o fosse. Os textos de Ezequiel 28:12-17 e Isaías 14:12-14 mostra-nos claramente o pecado nasceu no coração de lúcifer, opondo-se a vontade de Deus, rebelando-se contra o senhor e buscando sua total independência dEle.
“Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.” [Ez. 28:12-17].
“Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo”. [Is. 14:12-15].

B - Na terra
O capítulo 3 do livro de Gênesis descreve como o pecado foi concebido pela primeira vez aqui na terra, mediante a raça humana, quando os nossos antepassados, Adão e Eva, desobedeceram à ordem dada por Deus, e comeram, por incentivo de satanás, do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. “E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. [Gn.2:16-17].
“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”. [Gn.3:1-6]. “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida”. [Gn.3:17].
A narrativa bíblica de Gênesis três contradiz completamente a teoria evolucionista que ensina que o ser humano originou-se de uma forma primitiva imperfeita, e que está vagarosamente sendo aperfeiçoado num processo constante de evolução. Pelo contrário, a Bíblia nos mostra que o homem foi criado por Deus em um estado de completa perfeição, a imagem e semelhança de Deus, e que depois do pecado começou a cair cada vez mais para baixo.

II – A natureza do pecado

A – O pecado como um ato
1º João 3:4 conceitua o pecado como um ato. Isto significa que toda vez que alguém transgride a lei de Deus está cometendo um ato pecaminoso. “Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade”. [1º
Jo. 3:4]

B – O pecado como um estado
O pecado vai além de um ato pecaminoso que se tornou notório, pois ele está inerente na natureza humana corrompida. O homem já nasce com uma natureza tendenciosa ao pecado. O Rei Davi discerniu isto quando declarou: “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” [Sl.51:5]. O homem não é pecador apenas na conduta, mas é pecador por natureza.
O próprio Deus declarou sobre o homem que “toda imaginação dos pensamentos do seu coração era só má continuamente”. [Gn.6:5].

C - O pecado como lei ou princípio
A lei do pecado se opõe à lei de Deus e conflitua com esta constantemente. “Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros”. [Rm.7:23]. “Porque a lei do espírito de vida, em Cristo em Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte”. [Rm. 8:2].

III – As conseqüências do pecado

1 – Que afetam o relacionamento com Deus

A – Perda de comunhão com Deus
O pecado constitui uma barreira que separa o homem de Deus, e priva-o da coisa mais importante que ele pode ter na sua vida que é a presença do seu criador. “... As vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós para que não vos ouça”. [Is.59:2]

B – Culpa
No momento que Adão e Eva pecaram a culpa se instalou em suas vidas, e eles tomaram a consciência imediata do seu pecado. A compreensão da sua culpa fez com que eles fugissem quando Deus se aproximou. “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?” [Gn.3:7-11]. O pecado produz no coração humano uma antipatia em relação a Deus e faz com que o pecador fuja da sua presença.

2 – Morte

A – Física
Deus criou o homem para viver eternamente, Ele não morreria se houvesse obedecido à lei de Deus. “Da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. [Gn.2:17], mas como desobedeceu a Deus, a morte passou a degenerar o seu corpo físico, até que depois certo tempo deu o seu golpe fatal. “E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu”. [Gn. 5:5]

B – Espiritual
É a separação entre o homem e Deus [Is.59:2]. O espírito humano perde a vida de Deus por estar distante dEle. “... a que se entrega aos prazeres, mesmo viva [no corpo], está morta [espiritualmente]. [1°Tim.5:6]. O homem por natureza está espiritualmente morto. “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. [Rm.5:12] “...vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência”. [Col.3:6].

C – Eterna
É eterna separação entre o homem e Deus, é a culminação e execução da morte espiritual, a Bíblia a chama de “segunda morte”. “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”. [Ap.21:8]. “Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder... [2° Ts.1:9]

GINCANA DO AVIVAMENTO

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira.

GINCANA DO AVIVAMENTO.
Tema: Jovens frutificando no Reino de Deus.

R.B: JO 15:16 – “ Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”

Regras da gincana:

1- Todos os sábados da gincana as quatro equipes deverão apresentar os resultados de suas conquistas (visitantes, alimentos, arrecadação financeira, etc).

2- Em cada sábado uma equipe específica ficará responsável pela ornamentação do templo, que deverá ser feita de acordo com o tema da gincana e com a cor da equipe.

3- O sábado que cada equipe específica deverá ornamentar o templo será decidido através de sorteio.

4- O líder de cada equipe deverá ser modelo (exemplo) no esforço e na dedicação para que os resultados da gincana sejam os melhores possíveis.

5- Todos os membros de equipe deverão submeter-se aos seus líderes (Rm.13:1,2; Hb.13:17).

6- O líder de cada equipe deverá marcar com sua equipe um tempo semanal para orar e jejuar em favor da gincana. Obs: a cada participação dos membros da equipe na reunião de oração será marcado ponto para a equipe. Esta avaliação será feita mediante a assinatura na lista de freqüência por cada membro participante da reunião de oração.

7- O louvor de cada sábado fica sob a responsabilidade da equipe sorteada para ornamentar a igreja neste dia.

8- Todas as equipes deverão estudar a primeira epístola de João (I João), de onde serão extraídas as perguntas da gincana.

9- Pontualidade. Os cultos de cada sábado começarão às 19:30h, porém as equipes deverão estar no templo às 19:00h.

10- Embora as equipes estejam competindo entre si, não deve haver animosidade, desentendimento, desavenças, contendas ou brigas entre as equipes, ou entre os seus membros. Não podemos nos esquecer que somos uma família em Cristo. No término da gincana – independente do resultado final – cada equipe será vencedora, pois foi o reino de Deus quem ganhou.(Sl.133).

11- A equipe que vencer a gincana será premiada com uma Bíblia, e um cd de louvor. A Bíblia será entregue ao membro que mais trouxe visitante na equipe vencedora. O cd ao membro que mais trouxe alimentos.

12- As equipes vencedoras em modalidades específicas também serão premiadas com uma caixa de chocolate, e devem compartilhar os chocolates entre seus membros.

PONTUAÇÃO:
· Dez pontos para cada visitante descrente que a equipe trouxer ao culto
· Cinco pontos para cada quilo de alimento arrecadado.
· Cinco pontos para cada pergunta bíblica respondida ou tarefa surpresa realizada.
· Um ponto por cada discípulo que participar da reunião de oração.
· Cinqüenta pontos pela ornamentação mais bonita.




Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira.

GINCANA DO AVIVAMENTO
Tema: Jovens frutificando no Reino de Deus.
R.B: JO 15:16 – “ Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”

Lista de freqüência da reunião de oração em favor da gincana.

Local da reunião:
Rua _______________________Bairro_______________________N0______________
Data ______/_______/________ Horário:______________.

Assinatura dos discípulos que freqüentaram esta reunião:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PEÇA TEATRAL: A SERVIÇO DO REI JESUS - Parte final

PEÇA TEATRAL: A SERVIÇO DO REI JESUS
PR. JOSIVALDO OLIVEIRA - MINISTÉRIO SHALLOM



[Servo 3 sai de cena e servo 1 e servo 2 entram em cena e encontram-se com uma pessoa que está passando um problema no casamento e se dispõem a ajudá-la]

-PQEPUPNC – Oi, servo 1 e servo 2. Como vocês estão?

-Servo 1 – Oi, PQEPUPNC. Nós estamos muito bem, e você?

-PQEPUPNC – Infelizmente não posso dizer o mesmo.

-servo 2 – Por quê? O que foi que houve com você? O que tem entristecido tanto o seu coração a ponto de você dizer que não está bem?

-PQEPUPNC – Infelizmente estou passando uma terrível crise no meu casamento. Na verdade eu já não amo mais o meu cônjuge [marido ou mulher], nosso casamento entrou em um desgaste e houve um esfriamento total no nosso relacionamento. Já não há mais diálogo, comunicação, e nem intimidade. Eu e o meu cônjuge sabemos que o nosso casamento não está bem, só não sabemos o que fazer para mudar esta situação. Na verdade estou até pensando que a solução seria por um fim em tudo isso, e me divorciar.

- servo 1 – PQEPUPNC, você não pode agir com base em seus sentimentos. A Bíblia nos diz que o coração humano é enganoso, e isto significa que não podemos confiar apenas em nossos sentimentos porque muitas vezes ele nos “pega uma peça”, ou seja, nos engana.

-PQEPUPNC – Se eu não posso confiar totalmente em meus sentimentos, em que eu devo confiar?

-servo 2 – Na Palavra de Deus. Ela deve ser sua fonte de orientação e inspiração. A Palavra de Deus traz direção para todas as áreas da sua vida, e quando praticada abençoa completamente a sua vida, inclusive, o seu casamento.

-PQEPUPNC – Mas eu não amo mais o meu cônjuge [meu marido ou minha mulher]

- servo 1 – PQEPUPNC, mais uma vez você está falando com base em seus sentimentos. O verdadeiro amor não é um sentimento apenas, é muito mais que isto, é uma decisão de amar a partir do amor de Deus em seu coração. E quando você ama com este amor divino, não apenas com amor humano que é sentimental, emocional e melancólico, você é capaz de amar sem exigir nada em troca, e de amar mesmo quando não é amado [a]. Porém o melhor de tudo, é que este amor incondicional e sacrificial tem o poder de atrair o amor da outra pessoa. Isto significa que quando você ama muito sem exigir nada em troca mais cedo ou mais tarde, a pessoa que é o alvo do seu amor vai acabar respondendo positivamente, e será atraída pelo seu amor. Foi isso que Jesus fez por nós, a Bíblia diz que nós só o amamos porque Ele nos amou primeiro, e nós mesmo com um coração duro não fomos capazes de resistir ao amor dEle.

-PQEPUPNC – Só tenho um problema, eu não consigo amar o meu cônjuge com este tipo de amor sobre o qual você está falando. Parece muito distante da minha realidade e da minha capacidade de amar. Para mim este tipo de amor que você se refere é muito utópico [irrealizável, impossível].

-servo 2 – Você só não consegue amar com o amor divino, porque ninguém consegue dar o que não tem. Se você ainda não experimentou o amor de Deus em seu coração é impossível amar seu cônjuge, ou qualquer outra pessoa, com este tipo de amor.

-PQEPUPNC – O que eu posso fazer para receber este amor em meu coração. {chorando} Pois, na verdade eu não quero me divorciar, mas experimentar um novo tempo em meu casamento.

- servo 1 – Tudo o que você precisa é aceitar a Jesus como Senhor e salvador da sua vida. Se você fizer isto o amor de Deus será derramado em seu coração por meio do Espírito Santo que passará a habitar em seu interior. Você será uma nova pessoa e receberá uma capacidade sobrenatural de amar. Você será salvo, perdoado e em nome de Jesus seu casamento será transformado. Você quer? Você deseja aceitar a Jesus?

-PQEPUPNC – {chorando muito, responde:} Sim! É tudo que eu quero. É tudo que eu preciso.

- servo 1 – {faz oração de confissão, e PQEPUPNC repete suas palavras} Ore comigo assim, Senhor Jesus...

-PQEPUPNC – {depois da oração} isso é maravilhoso, eu já me vejo como uma nova pessoa, eu creio que o amor de Deus já foi derramado em meu coração por meio do Espírito Santo que veio habitar em mim. Agora eu já consigo crer que o meu casamento será restaurado em nome de Jesus.

-servo 2 – {dá as primeiras palavras de consolidação} Que bom que agora você tem uma fé viva! E essa fé funciona, pode crê!

- servo 1 – Agora temos que ir, depois a gente se vê. Tchau!

-PQEPUPNC – Tchau!

[Enquanto eles estão saindo ouvem a voz de Jesus chamando-os para o acerto de contas onde os três servos devem comparecer]

- Jesus – Servos meus venham aqui!
[Os três servos se apresentam diante de Jesus]

- Servo 1 – Aqui estamos Senhor!

-Servo 2 – O que o Senhor deseja de nós?

- Servo 3 – Estamos prontos para ouvir a tua voz e obedecê-la.

-Jesus – chegou a hora do acerto de contas e eu recompensarei a cada um de vocês da acordo com as ações de amor e fé que vocês praticaram. Servo 1,Você multiplicou os talentos que eu lhe dei? Usou seus dons para o progresso do Reino de Deus e para ajudar as pessoas?

Servo 1- Sim Senhor. O Senhor me deu cinco talentos e eu os usei para o progresso do teu Reino, e eles foram multiplicados e agora são dez talentos.

-Jesus – Sim, você foi um servo fiel, foi fiel no pouco e sobre o muito eu te colocarei, entre em minha alegria e receba a minha recompensa.

- Jesus – E você Servo 2, multiplicou os talentos que eu lhe dei? Usou seus dons para o progresso do Reino de Deus e para ajudar as pessoas?
-Servo 2 – Sim Senhor. O Senhor me deu dois talentos e eu os usei para o progresso do teu Reino, e eles foram multiplicados e agora são quatro talentos.

-Jesus – Sim, você foi um servo fiel, foi fiel no pouco e sobre o muito eu te colocarei, entre em minha alegria e receba a minha recompensa.

- Jesus – E você Servo 3, multiplicou os talentos que eu lhe dei? Usou seus dons para o progresso do Reino de Deus e para ajudar as pessoas?

-Servo 3 – {Começa a falar com voz trêmula e choro} Senhor tu sabes, que eu estava sempre ocupado, eu praticamente não tinha tempo para fazer nada para o teu Reino. Eu tinha que trabalhar e estudar, eu estava constantemente preocupado com a minha própria vida e bem estar. Eu não fiz nada para ti Senhor, nada. Senhor eu tive medo de perder o talento que o Senhor me deu, por isso eu enterrei-o para agora devolvê-lo exatamente como me deste.

- Jesus – você sabia que o seu talento também representava o seu tempo, sabia também que deveria usá-lo para o progresso do meu Reino, e para ajudar as pessoas, portanto cabia a você administrar bem o seu tempo de maneira que você pudesse priorizar o Reino de Deus. Agora você não participará das recompensas do Reino, e até o talento que te dei, o tomarei e o darei aquele que mais trabalhou com a motivação correta para o meu Reino.

-Servo 3 – Não Senhor, não faça isso comigo.

-Jesus – {fala com o tom de voz forte} você é um Servo inútil. Você não usou os talentos para ajudar as pessoas, não pregou o meu evangelho para que os perdidos fossem salvos, não usou o dinheiro que eu lhe dei para investir no crescimento da minha igreja, não consolidou as minhas ovelhinhas, não demonstrou o mínimo de amor por mim – o seu Senhor – e para com o seu próximo e foi completamente desobediente à minha Palavra. Portanto o servo inútil deve ser lançado fora, nas trevas exteriores onde haverá choro e ranger de dentes.

[ Jesus chama um anjo para lançar o servo inútil fora da sua presença.]

-Jesus – meu anjo.

-Anjo – Eis-me aqui Senhor.

-Jesus – tome o talento do servo inútil e dê ao que tem dez talentos.

-Anjo – mas Senhor ele já tem dez.

-Jesus – ao que tem será dado e o que não tem até o que tem lhe será tirado. Portanto tirem o talento dele e o lancem nas trevas exteriores, ali haverá choro e ranger de dentes.

[ o anjo executa a ordem de Jesus, e o servo inútil é levado pelo anjo para fora da presença do Senhor, mas enquanto sai ele grita e chora em voz alta]

[Jesus se volta para os servos fieis]

Jesus- Meus servos, vocês foram fieis, sofreram por causa do meu nome, usaram os talentos que eu lhes dei para ajudar as pessoas e para que o meu Reino pudesse se expandir, demonstraram amor por mim e pelo o seu próximo, pregaram o meu evangelho, ganharam almas para mim e cuidaram destes novos convertidos como se fossem seus próprios filhos, venceram ao pecado, venceram à tentação, venceram ao diabo. Vocês se mostraram fieis em tudo, portanto eu vos destino o Reino.

[os servos se ajoelham diante de Jesus e diz:]


Servos 1 e 2 – Jesus nós te devolvemos os talentos multiplicados, são teus, para o teu louvor e para tua glória, nós te amamos Senhor.

[os servos pegam os talentos e colocam aos pés de Jesus, enquanto o Senhor coloca sobre suas cobeças lindas coroas com pedras preciosas de acordo com o serviço prestado por cada um]

Jesus – venham benditos do meu Pai e tomem posse Por herança do Reino que lhes está preparado desde a fundação do mundo.

[ Jesus levanta-os, coloca-os de pé e sai andando lentamente, enquanto uma música dentro do tema da peça está sendo tocada ao fundo]

Final feliz para os servos fieis.

fim!

PEÇA TEATRAL: A SERVIÇO DO REI JESUS - Parte II

PEÇA TEATRAL: A SERVIÇO DO REI JESUS PARTE II
PR. JOSIVALDO OLIVEIRA - MINISTÉRIO SHALLOM

[Servo 3 sai apressado, e enquanto vai saindo encontra-se com servo 2 que vai entrando em cena]

-Servo 2- Olá amigo! Graça e paz!

- Servo 3 - Graça e paz!

-Servo 2 – amigo, o pastor me designou a tarefa de levantar fundos para ajudar alguns irmãos para participarem do Encontro com Deus. Você poderia ajudá-los financeiramente, para que eles participem deste Encontro.

- Servo 3 – {fala com um tom de voz grosseiro e áspero} Eu não quero ajudar ninguém! Até posso, mas estas pessoas têm que se virar se querem participar de algum evento da igreja. Além disso, eu já tenho os meus compromissos pessoais, e não posso deixar de usar o meu dinheiro para satisfazê-los.

-Servo 2 – tudo bem amigo, já não esta mais aqui quem falou, só não se esqueça daquilo que Jesus nos falou sobre o uso dos talentos.

- Servo 3 – Deixa de bobagem, Jesus me entende.

[Neste momento servo 3 sai completamente de cena e servo 2 vem ao encontro de servo 1]

- Servo 1- Servo 2 Que bom vê-lo aqui. Graça e paz!

-Servo 2 – Graça e paz! Servo 1. Eu acabei de encontrar servo 3, e ele me pareceu um tanto distante da missão que o Senhor nos designou, de usar os nossos talentos em benefícios dos outros e do Reino de Deus.

- Servo 1 – {com um ar de preocupação} Sabe que eu percebi a mesma coisa. Eu também me encontrei com ele pouco antes de você chegar. Eu havia pedido a ele que me ajudasse na consolidação de dois novos convertidos que ganhei para Jesus nesta tarde. Você imagina qual foi a resposta que ele me deu?

-Servo 2 – Não. Qual foi?

- Servo 1 – Ele me disse que estava muito ocupado com seus estudos e trabalho para me ajudar na consolidação dos novos convertidos. A propósito, você pode me ajudar com esta nova célula que pretendo abrir na casa destes novos discípulos?

-Servo 2 – Claro que sim! Será uma honra poder ajudar você no serviço prestado ao Reino de Deus no ministério de evangelismo e discipulado. Além do mais não podemos nos esquecer que somos servos de Deus e um dos outros. O próprio Jesus nos ensinou que se quisermos ser realmente grandes temos que aprender a servir, tal como Ele que não veio para ser servido, mas para servir. Além disso, Jesus nos prometeu que multiplicaria os nosso talentos a medida que os usarmos para a glória dEle.

- Servo 1 – É isso aí servo 2. Falou bonito. {risos}

-Servo 2 – Então vamos! Estou ansioso para usar mais uma vez o meu talento para a glória de Deus.

- Servo 1 – vamos! {risos}

[Os dois saem de cena juntos e sorrindo. Enquanto isso servo 3 entra mais uma vez em cena, onde será testado em sua fidelidade à missão]

[Servo 3 encontra-se com uma pessoa com limitações físicas solicitando sua ajuda para atravessar a rua, mas se nega a ajuda-la. ]


- PcLF –olá, tudo bem com você?

- Servo 3 – Tudo bem! {responde com um ar de indiferença e muita pressa}

- PcLF – Se não for muito incômodo, eu gostaria de lhe pedir que me ajudasse a atravessar a rua.

- Servo 3 – sinto muito, mas não posso, estou com muita pressa tenho que trabalhar. {sai apressadamente}

[Servo 1 e servo 2 aparecem e ajudam PcLF a atravessar a rua]

- PcLF – Ei, vocês poderiam me ajudar a atravessar a rua.

- Servo 1 - Sim! Com muito prazer.

- Servo 2 – É uma honra poder servi-lo.

- PcLF – {enquanto atravessam a rua } É muito bom encontrar pessoas como vocês, nem sempre encontramos pessoas disponíveis para servir ao próximo. Eu percebo que vocês são diferentes, o que há de especial em vocês? Vocês são cristãos?

- Servo 1e Servo 2 – Sim! {falam juntos e com risos}

- Servo 1 – Na verdade, somos amigos, discípulos, e ...

- Servo 2 – e servos de Jesus.

- Servo 1 – E se você quiser, poderá ser como nós, é só receber ao Senhor Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. Você receberá salvação, paz, alegria, perdão, e muitos talentos para servir aos outros no reino de Deus. Você quer?

- PcLF – sim, eu quero. {com choro}
[servo 1 e servo 2 fazem a oração de confissão com a pessoa e marcam um dia para consolida-lo, os três saem de cena]

[servo 3 se encontra com o pastor da igreja que freqüenta ]

- Pastor - Graça e paz Servo 3.

- servo 3 – Graça e paz Pastor.

- Pastor - Que bom encontra-lo aqui. Eu estava precisando muito falar com você.

- servo 3 Essa conversa tem que ser agora? Eu estou muito ocupado.

- Pastor - Só vai tomar um pouquinho do seu tempo.

- servo 3 – então tudo bem.

- Pastor – Servo 3 eu gostaria de lhe convidar para servir na equipe de doze. Você poderá ser muito útil, há muitas almas para ganharmos para Jesus e muito trabalho para ser feito. Temos os encontros, as células, a consolidação dos novos convertidos, os ministérios de intercessão, louvor, danças. Temos também a reunião de líderes e a reunião dos doze onde, pela graça de Deus, formamos o caráter de Jesus em nossos discípulos. Tudo isso exige de nós muito trabalho e dedicação, e também exige um exército numeroso de pessoas que se disponibilizem a servir no Reino de Deus. Eu penso que você com todos os talentos que Deus te deu pode servir muito bem trabalhando conosco na equipe de doze. Então qual é a sua resposta?

- servo 3 – {Responde com um ar de indiferença} Pastor eu agradeço o convite, mas deixa para uma outra oportunidade. Eu já tenho muito trabalho, na verdade eu estou precisando é de descanso, entretenimento e lazer, muito lazer. Eu não quero sobrecarregar o meu tempo de folga, com atividades da igreja.

- Pastor – Tudo bem, eu não posso forçá-lo a servir na seara do Senhor, mas não se esqueça que você não está dizendo não para mim ou para a igreja, mas para o Senhor. Lembre-se que foi Ele que lhe deu talentos para servir, e é a Ele que você terá que prestar contas do modo como usou os talentos que recebeu.

-Servo 3 – Eu agradeço pelo conselho pastor, mas Jesus me entende. Eu tenho que ir agora, tchau!
- Pastor – tchau servo 3!

[Servo 3 sai da presença do Pastor, com expressão de raiva e chateação e enquanto anda conversa em voz alta consigo mesmo]

- Servo 3 – {falando sozinho e em voz alta, em tom de muita raiva} Eu vou sair desta igreja. Esta igreja tem muito trabalho. A gente tem que evangelizar, consolidar, discipular, cuidar de pessoas, liderar célula, freqüentar os cultos, fazer parte da equipe de doze e ainda levantar a própria equipe de doze. Tem que servir nos encontros, participar das reuniões de oração e ainda contribuir financeiramente para a igreja. Eu não quero saber de nada disso. Eu vou sair desta igreja e vou freqüentar uma igreja onde eu não seja conhecido, para que não seja cobrado a fazer tanta coisa, vou sentar no último banco e apenas assistir os cultos de domingo. Eu não quero trabalho, eu não quero envolvimento, eu não quero compromisso. O que eu quero é apenas consumir o que a igreja tem a me oferecer, nada mais, é isso, eu só quero ser um espectador dos cultos. Ir vez por outra à igreja e receber as bênçãos. É só isso que eu quero e nada mais.

PEÇA TEATRAL: A SERVIÇO DO REI JESUS - Parte I

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira.


Peça teatral: “A serviço do Rei Jesus”. Respaldo Bíblico: Mateus 25:14-30; Lucas 19:11-26, Mt.20:20-28.
“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”. 1ª Pedro 4:10.

– Narrador – Os talentos podem representar: tempo, recursos financeiros, dons, força, capacidade, etc. Multiplicar os talentos significa usá-los de maneira que possamos servir bem a Deus e aos outros. Diante disso não podemos ser servos negligentes, mas fieis, administrando nossos talentos para o progresso do Reino de Deus. É o que vamos aprender agora com essa peça teatral. Prestemos atenção!

Início da peça:
[Alguém representando Jesus, sai detrás da cortina e chama três pessoas representando seus servos, para lhes entregar os talentos – circunferência confeccionada de isopor com a palavra “talento” escrita ao centro –, a cada servo entrega uma quantidade especifica de talentos conforme a capacidade de cada um para administrar].

– Jesus – servos meus, venham aqui.

[Os servos se apresentam].

- Servo 1 – Aqui estamos Senhor!

-Servo 2 – O que o Senhor deseja de nós?

- Servo 3 – Estamos prontos para ouvir a tua voz e obedecê-la .

[Neste momento o Senhor pega em suas mãos alguns talentos para distribuí-los entre seus servos, mas antes de fazê-lo, explica-lhes o significado daquele ato].

- Jesus – {com os talentos em suas mãos} Estes talentos representam: os dons, o tempo, a força, a capacidade e habilidade, os recursos financeiros, a sabedoria e inteligência, a vida e todos os outros recursos que eu entrego a vocês.

- Servo 1 – Como devemos usar estes talentos?

- Jesus – Cada um desses talentos que vocês receberam deve ser usado para servir a Deus e aos homens.

- Servo 2 – como podemos servir a Deus e aos homens?

- Jesus – Quando usarem os talentos que eu estou dando a vocês para ajudar as pessoas e para o progresso do Reino de Deus, então vocês estarão usando-os para servir aos homens e Deus.

- Servo 3 – Óh Senhor, nós seremos recompensados se usamos corretamente os nossos talentos?

- Jesus – Sim, vocês serão recompensados. No dia marcado para o acerto de contas eu recompensarem cada um dos meus servos que usou, de modo correto, o talento que lhe dei. Além disso, à medida que vocês usarem seus talentos, eu os multiplicarem.

-Servo 1 – O Senhor poderia nos explicar melhor o que isso significa?

- Jesus – Claro que sim! Por exemplo: quando vocês usarem o dinheiro que eu lhes dou para investir na expansão do Reino de Deus, eu o multiplicarei, e quando vocês usarem suas habilidades para ajudar e beneficiar os outros, eu as aumentarei. Quando vocês usarem os dons que eu lhes dei, como uma poderosa ferramenta, para pregar com poder o meu evangelho aos perdidos, eu darei a vocês mais e mais dons. E quando usar o seu tempo para buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, eu lhes darei mais e mais sabedoria para administrá-lo. De maneira que quanto mais vocês usarem seus talentos, para o beneficio dos outros e para o progresso do meu Reino, mais e mais eles serão multiplicados.

- Servo 2 - Óh Senhor, isso é maravilho demais! Os nossos talentos nunca se acabarão, porque quanto mais os usarmos para fazer a tua vontade tanto mais o Senhor nos dará.

- Jesus – Sim, isso é verdade! Porém, se vocês forem egoístas e usarem os talentos que eu lhes dei apenas em beneficio próprio, eu os castigarei severamente. E, além disso, tomarei de vocês todos os talentos e darei aquele que for fiel em cumprir a minha vontade. Agora vão e cumpram as minhas ordens!

- Narrador - Os servos saíram para cumprirem as ordens do seu Senhor e agora estarão diante de todo tipo de situação onde sua fidelidade no uso dos talentos será testada.

[o servo 1 entra em cena evangelizando um grupo de pessoas]

- servo 1- {aproximando-se de um grupo de pessoas diz:} Olá pessoal! Tudo bem com vocês! Eu gostaria de compartilhar com vocês algo maravilhoso. Eu gostaria de lhes falar sobre o amor de Deus.

- Alguém do grupo – Nós não temos tempo para discutir religião. Além disso, todos nós já temos a nossa própria religião e não estamos interessados em fazer parte de nenhuma outra.

- Servo 1 – Não, vocês não entenderam. Eu não quero falar para vocês sobre uma nova religião. Não é isso. O que eu desejo é compartilhar com vocês sobre o amor de Deus. Dizer-lhes o quanto Ele os ama.

- Outra pessoa do grupo – Tudo bem, daremos a você alguns minutos para expor suas ideias, mas só alguns minutos, por favor, não seja demorado.

-Servo 1 – Deus os ama tanto, que foi capaz de dar o seu próprio Filho para morrer por vocês numa cruz.

- Outra pessoa do grupo – Por que o Filho de Deus teve que morrer por nós?

- Servo 1 – A Bíblia diz que aquele que peca recebe como punição a morte, também diz que todos nós pecamos e consequentemente somos merecedores desta terrível condenação. Porém, por nos amar Deus enviou seu Filho que nunca cometeu pecado algum, para morrer em nosso lugar, satisfazendo assim a justiça de Deus. Quando Jesus morreu na cruz, Ele levou sobre si todos os nossos pecados e Deus os julgou ali naquela cruz. É por isso que a Bíblia também diz que aquele que recebe Jesus como Salvador e Senhor da sua vida é salvo, e já não está mais debaixo de condenação.

- Outra pessoa do grupo – Mas, isso parece muito simplório.

- Servo 1 – É isso que é maravilhoso! Essa simplicidade do evangelho. Isso significa que você pode ter cometido os piores pecados, e, no entanto simplesmente pelo fato de se arrepender dos seus pecados e aceitar ao sacrifício de Jesus por sua vida, você será perdoado, salvo e justificado diante de toda condenação. Isso só prova o amor de Deus por você, pois ele facilitou o seu retorno para Ele. Se alguém quiser aceitar a Jesus como Senhor e salvador da sua vida, dê um passo à frente e eu vou orar por você.

[Neste momento duas pessoas do grupo dão um passo à frente sinalizando que desejam receber a Jesus, servo 1 impõe as mãos sobre eles faz com eles a oração de confissão].

- Servo 1 – {orar} Senhor Deus neste momento eu entrego em tuas mãos estas duas vidas que nesta hora recebe Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas...

[os dois se levantam expressando imensa alegria, enquanto as outras pessoas do grupo saem zombando e rindo dos que aceitarão ao Senhor, neste momento servo 1 dá as primeiras palavras de consolidação ao dois novos convertidos, enquanto os abraça e sai de cena andando com eles].

Depois de um breve intervalo servo1 encontra-se com servo 3.

- Servo 1- Olá amigo! Graça e paz!

- Servo 3 - Graça e paz!

- Servo 1 – Acabei de ganhar duas pessoas para Jesus e gostaria que você me ajudasse a consolidá-los, eu estou querendo abrir uma célula na casa deles e preciso de alguém que me auxilie. Você poderia me ajudar?

- Servo 3 – Olha, não vai dar. Eu estou muito ocupado neste dias. Tenho trabalhado muito e estudado demais. Fala com servo 2 quem sabe ele pode lhe ajudar.

O PODER DA ORAÇÃO PERSEVERANTE

O poder da oração perseverante
Lucas 18:1-8

Introdução

Um dos segredos mais importante para experimentarmos o sucesso e a vitória nas mais diversas áreas da nossa vida, é exatamente a perseverança (persistência, determinação e continuidade). Na vida de oração não é diferente; e se quisermos vencer neste campo de batalha, precisamos ser perseverante e persistente. Isto significa que precisamos “orar sempre e nunca desanimar”.


Este texto nos fornece algumas lições sobre a eficácia da oração perseverante.

1º O juiz da parábola era mau e injusto, porém o nosso Deus é um Pai justo, amoroso e bom, e sempre estar disposto a ouvir a nossa oração.
“Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens.” V.2.
“Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite? [...] Ele lhes fará justiça e depressa...” V.7,8.

2º Cada discípulo de Jesus tem o dever de perseverar em oração até a volta do Messias.
“Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu lhes digo: Ele lhes fará justiça e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier,achará fé na terra” V.7,8.
“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.” Rm.12:12
“Perseverai na oração, vigiando nela com ações de graças.” Col.4:2
“Orai sem cessar” 1º Tess. 5:17

3º Todo verdadeiro discípulo de Jesus tem um adversário – satanás –, contra quem precisamos que Deus nos faça justiça.
“... Faze-me justiça contra o meu adversário”. V.3.
O diabo é um adversário que luta para que as células não se multipliquem, vidas não sejam salvas e os doze desanimem-se, e não vivam unidos. Por isso precisamos vigiar e batalhar contra ele em oração.
“Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe permanecendo firmes na Fé...” 1º Ped.5:8,9.
A oração perseverante tem o poder de nos proteger do inimigo.
“E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do maligno”. (Mt 6:13)

4°devemos orar insistentemente até que Deus nos faça justiça contra o nosso adversário (satanás).
“Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram. Eles clamavam em alta voz: Até quando, ó soberano, santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue?Ap.6:9-10.

5° Para orar de modo perseverante é preciso ter fé.
“Eu lhes digo: Ele lhes fará justiça, e depressa. Contudo, quando o filho do homem vier, encontrará fé na terra?”V.18.
Somente aqueles que crêem são capazes de orar por um período extremamente longo até que a resposta de Deus se manifeste.

6º Existem situações que somente a oração perseverante trará a resposta que necessitamos para os nossos clamores.
“Então lhes disse: ‘Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele a meia noite e diga: Amigo empreste-me três pais, porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para lhe oferecer. E o que estiver dentro responda: Não me incomode. A porta já está fechada, e eu e meus filhos já estamos deitados. Não posso me levantar lhe dar o que me pede. Eu lhes digo: Embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar. Por isso lhes digo: Peçam e lhes será dado; busquem, e encontraram; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e aquele que bate, a porta será aberta. Qual o pai entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou pedir um ovo e lhe dará um escorpião? Se vocês apesar de serem maus sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem lhe pedir.” Lucas 11: 5-13

Conclusão
Se formos perseverantes em oração, clamando a Deus de dia e de noite, o Senhor nos fará justiça, ainda que pareça demorar.

O REINO DOS VENCEDORES

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA. 2009: Ano apostólico da Palavra e dos dons.

O reino dos vencedores
Apocalipse 3:21
Existe um reino de vencedores, quem dele participa já é mais que vencedor. Neste reino não existe linguagem de derrota, de fracasso ou de insucesso, mas de triunfo e de êxito. Neste reino a vitória é uma realidade, pois Deus é quem governa. O reino dos vencedores está acessível a todas as pessoas, basta descobrir o caminho de acesso para ele, entrar e tomar posse dos seus benefícios.

O reino dos vencedores é o Reino de Deus. Onde Deus governa a vitória é uma realidade. Quando você permite pela fé que o Senhor governe sua vida, os resultados serão vitória e triunfo em todas as áreas da sua vida. (1º Jo 5:4,5)

Como ter acesso ao reino dos vencedores?

1º Arrependimento (Mt.3:2). Arrependimento é deixar para trás (renunciar) tudo aquilo que é errado do ponto de vista de Deus. Só podemos ser vencedores se “jogarmos no time” do vencedor invicto – Jesus Cristo. O pecado é a única coisa que nos impede de “jogar neste time” (Is. 59:1,2). Por isso precisamos de arrependimento.

2º Crê em Cristo (1º Jo 5:5). Quem crê em Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, está habilitado para vencer, pois nasce de novo (nascimento espiritual) e recebe uma nova natureza (a natureza de um vencedor).

Jesus é a porta de acesso para o reino dos vencedores (João 10:9). Quando você entrar por esta porta, entrará na vitória e sairá da derrota e encontrará suprimento para sua vida. Quando você entra na dimensão onde Cristo Reina a vitória torna-se uma realidade constante em sua vida.

Quando você entra no reino dos vencedores, estará habilitado a vencer três coisas:
a) O mundo
(todo o sistema de coisas que se opõe a Deus) 1º Jo 2:15-17.
b) A carne (natureza humana com suas paixões e desejos imorais) Gl.5:16-24
c) O diabo (adversário, acusador) Apocalipse 12:10-11.

Recompensas para os que fazem parte do reino dos vencedores:
1. Será alimentado da árvore da vida no paraíso de Deus Ap.2:7;
2. Não passará pela morte eterna Ap.2:11;
3. Receberá um novo nome Ap.2:17;
4. Terá autoridade para reinar com Cristo sobre as nações Ap.2:26;
5. Não terá seu nome riscado do livro da vida Ap.3:5;
6. Estará para sempre no santuário de Deus Ap.3:12;
7. Sentará no trono com Cristo Ap.3:21.
Conclusão:
O reino dos vencedores existe, é real, é o reino onde Deus governa. Este reino está acessível a todo aquele que se arrepende e crê em Jesus, sendo recompensados pelo Senhor aqueles que nele entram.

O REINO DOS VENCEDORES

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA. 2009: Ano apostólico da Palavra e dos dons.

O reino dos vencedores
Apocalipse 3:21
Existe um reino de vencedores, quem dele participa já é mais que vencedor. Neste reino não existe linguagem de derrota, de fracasso ou de insucesso, mas de triunfo e de êxito. Neste reino a vitória é uma realidade, pois Deus é quem governa. O reino dos vencedores está acessível a todas as pessoas, basta descobrir o caminho de acesso para ele, entrar e tomar posse dos seus benefícios.

O reino dos vencedores é o Reino de Deus. Onde Deus governa a vitória é uma realidade. Quando você permite pela fé que o Senhor governe sua vida, os resultados serão vitória e triunfo em todas as áreas da sua vida. (1º Jo 5:4,5)

Como ter acesso ao reino dos vencedores?

1º Arrependimento (Mt.3:2). Arrependimento é deixar para trás (renunciar) tudo aquilo que é errado do ponto de vista de Deus. Só podemos ser vencedores se “jogarmos no time” do vencedor invicto – Jesus Cristo. O pecado é a única coisa que nos impede de “jogar neste time” (Is. 59:1,2). Por isso precisamos de arrependimento.

2º Crê em Cristo (1º Jo 5:5). Quem crê em Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, está habilitado para vencer, pois nasce de novo (nascimento espiritual) e recebe uma nova natureza (a natureza de um vencedor).

Jesus é a porta de acesso para o reino dos vencedores (João 10:9). Quando você entrar por esta porta, entrará na vitória e sairá da derrota e encontrará suprimento para sua vida. Quando você entra na dimensão onde Cristo Reina a vitória torna-se uma realidade constante em sua vida.

Quando você entra no reino dos vencedores, estará habilitado a vencer três coisas:
a) O mundo
(todo o sistema de coisas que se opõe a Deus) 1º Jo 2:15-17.
b) A carne (natureza humana com suas paixões e desejos imorais) Gl.5:16-24
c) O diabo (adversário, acusador) Apocalipse 12:10-11.

Recompensas para os que fazem parte do reino dos vencedores:
1. Será alimentado da árvore da vida no paraíso de Deus Ap.2:7;
2. Não passará pela morte eterna Ap.2:11;
3. Receberá um novo nome Ap.2:17;
4. Terá autoridade para reinar com Cristo sobre as nações Ap.2:26;
5. Não terá seu nome riscado do livro da vida Ap.3:5;
6. Estará para sempre no santuário de Deus Ap.3:12;
7. Sentará no trono com Cristo Ap.3:21.
Conclusão:
O reino dos vencedores existe, é real, é o reino onde Deus governa. Este reino está acessível a todo aquele que se arrepende e crê em Jesus, sendo recompensados pelo Senhor aqueles que nele entram.

CARACTERÍSTICAS DE UM SONHADOR

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA.

Características de um sonhador.
Gênesis 37:5-7.

Deus levanta sonhadores para que através da vida deles, possa abençoar muitas gerações. Todo sonhador tem fortes características com as quais torna-se possível a concretização de seus sonhos, vejamos algumas dessas características, e aprendamos com elas, para que os sonhos que Deus colocou em nossos corações possa concretizar-se.

1- O sonhador é perseverante e guerreiro. Gn.37:18-28. É necessário que o sonhador seja perseverante para vencer os obstáculos que são levantados contra ele.
2- O sonhados guarda sua vida em santidade. Gn.39:7-13.
3- O sonhador só anda com quem tem sonhos como os dele ou maiores que os dele. I Cor.15:33.
4- O sonhador é totalmente dependente de Deus, ele sabe que só o Senhor pode tornar seu sonho realidade, por isso quem tem sonhos em Deus, tem uma vida de oração e jejum, e lê e medita na palavra de dia e de noite. Js.1:8.
5- O sonhador renova suas forças em Deus. Js.14:6-14; Is.40:28-31.
6- O sonhador crê nas promessas de Deus e as reivindica. Hb.11:33.

Estas são características de todo verdadeiro sonhador, e se quisermos que os nossos sonhos se realizem, temos que observa-las e praticá-las.

CARACTERÍSTICAS DE UM SONHADOR

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA.

Características de um sonhador.
Gênesis 37:5-7.

Deus levanta sonhadores para que através da vida deles, possa abençoar muitas gerações. Todo sonhador tem fortes características com as quais torna-se possível a concretização de seus sonhos, vejamos algumas dessas características, e aprendamos com elas, para que os sonhos que Deus colocou em nossos corações possa concretizar-se.

1- O sonhador é perseverante e guerreiro. Gn.37:18-28. É necessário que o sonhador seja perseverante para vencer os obstáculos que são levantados contra ele.
2- O sonhados guarda sua vida em santidade. Gn.39:7-13.
3- O sonhador só anda com quem tem sonhos como os dele ou maiores que os dele. I Cor.15:33.
4- O sonhador é totalmente dependente de Deus, ele sabe que só o Senhor pode tornar seu sonho realidade, por isso quem tem sonhos em Deus, tem uma vida de oração e jejum, e lê e medita na palavra de dia e de noite. Js.1:8.
5- O sonhador renova suas forças em Deus. Js.14:6-14; Is.40:28-31.
6- O sonhador crê nas promessas de Deus e as reivindica. Hb.11:33.

Estas são características de todo verdadeiro sonhador, e se quisermos que os nossos sonhos se realizem, temos que observa-las e praticá-las.

CARACTERÍSTICAS DE UM SONHADOR

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA.

Características de um sonhador.
Gênesis 37:5-7.

Deus levanta sonhadores para que através da vida deles, possa abençoar muitas gerações. Todo sonhador tem fortes características com as quais torna-se possível a concretização de seus sonhos, vejamos algumas dessas características, e aprendamos com elas, para que os sonhos que Deus colocou em nossos corações possa concretizar-se.

1- O sonhador é perseverante e guerreiro. Gn.37:18-28. É necessário que o sonhador seja perseverante para vencer os obstáculos que são levantados contra ele.
2- O sonhados guarda sua vida em santidade. Gn.39:7-13.
3- O sonhador só anda com quem tem sonhos como os dele ou maiores que os dele. I Cor.15:33.
4- O sonhador é totalmente dependente de Deus, ele sabe que só o Senhor pode tornar seu sonho realidade, por isso quem tem sonhos em Deus, tem uma vida de oração e jejum, e lê e medita na palavra de dia e de noite. Js.1:8.
5- O sonhador renova suas forças em Deus. Js.14:6-14; Is.40:28-31.
6- O sonhador crê nas promessas de Deus e as reivindica. Hb.11:33.

Estas são características de todo verdadeiro sonhador, e se quisermos que os nossos sonhos se realizem, temos que observa-las e praticá-las.

A VOLTA DE CRISTO

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira.

A volta de Cristo
“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas”. Mt 24:30-33

A bíblia nos diz que a volta de nosso Senhor Jesus será iminente, ou seja, acontecerá repentinamente. No entanto Jesus disse que haveria alguns sinais que evidenciariam que o seu retorno estaria próximo. Em Mateus 24, o Senhor nos mostra alguns destes sinais.

O surgimento de falsos Cristos
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.V.5
Haverá guerras
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.V.6

Haverá fomes, epidemias e terremotos em vários lugares
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Vv.7,8

Vejamos algumas realidades da volta de Jesus:
A volta de Jesus foi predita
E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. Lc.21:27
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. At.1:11.

A hora é desconhecida.
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. Mt.24:36
Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais. Lc.12:40

A volta de Jesus está próxima
Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Fl.4:5
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Hb.10:37
Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. Tg.5:8

Como devemos esperar a volta do Senhor Jesus?

COM VIGILÂNCIA
Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. Mt.24:44

Servindo e trabalhando no reino de Deus, fazendo a obra de Deus.
Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mt.24:45-47

E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha. Lc.19:13.

Vivendo em santidade
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. I Tess.5:23
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Hb.12:14

Conclusão:
A volta de Jesus é bendita esperança da igreja, devemos aguarda-la com todo coração, sabendo que estar eternamente com o Senhor é infinitamente melhor do que estar aqui. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. Fl.3:20,21

A AUTORIDADE DE UMA EQIPE DE DOZE

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira. ESTUDO PARA OS DOZE.

A autoridade de uma equipe de doze
Mateus: 10:1-20

Jesus estabelece os seus doze para ser modelo de uma conquista sobrenatural. Porém para que esta conquista seja efetivada, o mestre confere poder e autoridade espiritual para eles. Os territórios, na sua maioria, estão infectados por espíritos malignos, por isso para conquistá-los é preciso que cada um dos doze use a autoridade espiritual que Jesus lhes concedeu. Neste texto aprendemos algumas lições sobre a importância da equipe de 12. Vejamos:

1- Os doze receberam autoridade para expulsar demônios e curar os enfermos. V.1

2- Os doze são enviados com autoridade para pregar o evangelho. V.5. A autoridade espiritual legitima a proclamação das Boas Notícias, de que “o Reino dos céus está próximo”. V.7

3- Os doze têm um alvo (um foco, uma missão, uma meta, um desígnio), conquistar pessoas para Jesus e não devem desviar-se dele. V. 6.

4- Os doze receberam uma unção de liberalidade. V.8b.

5- Os doze têm sobre suas vidas uma unção de prosperidade. Por serem generosos, Jesus promete aos doze que não lhes faltará nada para realização do ministério. Vv.9,10.

6- Os doze têm sobre suas vidas uma unção para liberar PAZ aonde chegarem. O Shallom de Adonai (isto é, a Paz do Senhor) Está sobre suas vidas. Eles vivem no Shallom e trazem outros para o Shallom. Vv.11-13.

7- Os doze são legitimados pelo Messias, a voz de cada um dos doze, que se alimenta constantemente da Palavra de Deus, representa a voz do Messias. Jesus se manifesta através de suas vidas. Por isso aqueles que não ouvem a Palavra de Deus ungida na boca de cada um deles, podem ser vítimas de juízo. Vv.14-15, 20.

Conclusão:
Ser doze e ter doze é um chamado para conquistar além da nossa imaginação, respaldados pela autoridade do nome de Jesus. Portanto entremos neste projeto.

UMA SEMENTE DE PROSPERIDADE

Uma semente de prosperidade
2ª Coríntios 9:6-10

Intodução:
Deus nos dá o direito de escolher, somos livres para decidir. Tudo é uma questão de decisão. E com a nossa oferta não é diferente, temos o direito da escolher se vamos ofertar generosamente ou com avareza. Porém o modo como ofertamos determina a qualidade de nossa colheita, pois, nossa oferta é uma semente. Existe na Bíblia um princípio chamado lei da semeadura e colheita. Isto significa que tudo o que você plantar você vai colher. “Não se deixem enganar: De Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isto também colherá”.[Gl.6:7].


1º Deus nos recompensa de acordo com a nossa liberalidade e generosidade.
“Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco; e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente”.V.6.
“Daí e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida, e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo”. Lc.6:38.

2º A oferta não é uma perda, é uma oportunidade que temos para investirmos no Reino de Deus.
Obs: Todo investimento sábio trará o retorno. “Um homem DÁ liberalmente E SE ENRIQUECE; outro retém mais do que é justo e se empobrece. A ALMA GENEROSA PROSPERARÁ; o que rega também será regado”. Pv.11:24,25.

3º A nossa oferta deve ser apresentada no altar do senhor.
“Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria”. V.7.

Não devemos apresentar a nossa oferta com tristeza, como se fossemos obrigados a ofertar. Devemos oferecer nossa oferta com o entendimento de que ela faz parte da nossa adoração ao Senhor. Por isso devemos apresentar ao Senhor a nossa melhor oferta.

“O filho honra seu pai e o servo o seu senhor. Se eu sou Pai, onde esta a honra que me é devida? Se Eu sou o Senhor, onde está o temor que me devem? Pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês [...]. E mesmo assim ainda perguntam: De que maneira te desonramos? Ao dizerem que a mesa do senhor é desprezível. Na hora de trazerem animais cegos para sacrificar, vocês não vêem mal algum. Na hora de trazerem animais aleijados e doentes como oferta, também não vêem mal algum. Tentem oferece-los de presente ao governador! Será que ele se agradará de vocês? Será que os atenderá? Pergunta o Senhor dos Exércitos. E agora, sacerdotes tentem apaziguar Deus para que tenham compaixão de nós! Será que com esse tipo de oferta Ele os atenderá? Pergunta o Senhor dos Exércitos. [...] Quando vocês trazem animais roubados, aleijados e doentes e os oferecem em sacrifício, deveria eu aceitá-los de suas mãos? Pergunta o Senhor. Maldito seja o enganador que, tendo no rebanho um macho sem defeito, promete oferecê-lo e depois sacrifica para mim um animal defeituoso diz o Senhor dos Exércitos, pois Eu Sou um grande Rei, e o meu nome é temido entre as nações. Malaquias 1:6-14.

Como verdadeiros discípulos de Jesus devemos ofertar a Deus o melhor que possuímos:

A- Nossa vida inteira como sacrifício vivo: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês”. Rm.12:1.

B- Nosso dinheiro e os nossos bens: “Jesus olhou e viu os ricos colocado suas contribuições nas caixas de ofertas. Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre. E disse afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. Todos estes deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo que possuía para viver. Lc.21:1-4.

C- Até mesmo o tempo que dedicamos a Deus para ORAÇÃO e o ESTUDO DA PALAVRA deve ser o MELHOR HORÁRIO do dia, e nunca quando já estivermos cansados para fazermos outras coisas. “Ensina-nos a contar os nossos dias até que o nosso coração alcance sabedoria”. Sl.90:12. “Remindo o tempo porque os dias são maus”. Ef.5:16.

4º A melhor oferta é uma semente que nos possibilita ter uma colheita abundante.
“Deus pode ajeitar isso para vocês, dando-lhes tudo o que necessitam- e ainda mais – para que não só haja o suficiente para suas próprias necessidades, mas também sobre em abundância para darem prazerosamente aos outros”.V.8BV.

Deus é aquele que dá o pão e dá a semente.
“Aquele que dá semente ao que semeia e pão ao que come também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça”. V.10.

A Bíblia nos diz neste versículo que Deus nos dá a semente e nos dá o pão. Isto significa que parte daquilo que Deus nos dá é para ser semeado e a outra parte é para você comer, ou seja, para o seu sustento. O que acontece é que muitas pessoas comem a semente junto com o pão. Porém a semente não é para ser comida, é para ser plantada. Se você comer a semente não terá uma colheita abundante. Porém, não é apenas dinheiro que é semente, por exemplo, a oração é uma semente, que trará a colheita da comunhão com Deus e resposta ao nosso clamor. Também quando você se disponibiliza a consolidar os novos convertidos, isto é uma semente. Quando você honra o seu líder de doze ou seu líder de célula, isto também é uma semente. Quando prega a Palavra de Deus para aqueles que ainda não conhecem a Cristo, isto é uma semente poderosa, que trará uma tremenda colheita de almas. E quando estendemos a nossa mão para ajudarmos o necessitado, estamos plantando uma semente de prosperidade para o nosso futuro. Por isso, precisamos pedir a Deus, para que o seu Espírito Santo nos dê sabedoria e revelação, para entendermos o que é “semente” e o que é “pão”, o que deve ser para o nosso suprimento e o que deve ser plantado. Deus é bom, Ele nos dá a semente e nos dá o pão. Não faltará semente e não faltará o pão. Sl. 23:1.

Conclusão:
Deus deseja que o seu povo prospere em todas as áreas, (espiritual, familiar, emocional, saúde, finanças) por isso ele nos dá uma SEMENTE DE PROSPERIDADE. Porém, o que nos cabe é plantarmos esta semente. A escolha é nossa, se a plantarmos colheremos a prosperidade de Deus em nossas vidas. A semeadura é voluntária, mas a colheita é obrigatória.



TRAZENDO O FOGO DE dEUS ATRAVÉS DA ORAÇÃO

Trazendo o fogo de Deus através da oração
1º Reis 18:30-39


O profeta Elias estava diante de um grande desafio, pois ele tinha que provar para o povo idólatra de Israel – por meio de uma ação sobrenatural do Senhor – que baal era um deus falso e que somente o Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó era o Verdadeiro Deus digno de ser adorado. Elias desafiou o povo idólatra dizendo que o Deus que respondesse com fogo dos céus ao clamor daqueles que lhe serviam seria provado que era o Deus Verdadeiro.

Passos que Elias percorreu para que sua oração tivesse uma resposta sobrenatural:

1º Restaurou o altar do Senhor.
“Então Elias disse a todo: ‘Aproximem-se de mim’. O povo aproximou-se, e Elias reparou o altar do Senhor, que estava em ruínas”. V.30

Os doze são levantados com o propósito de restaurar o altar de oração em honra ao nome do Senhor.
“Depois apanhou doze pedras [...] Com as pedras construiu um altar em honra ao nome do Senhor.” Vv.31,32.

Os doze são como pedras vivas e devem ser usados para construir o altar de oração.
“Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo” 1º Pedro 2:5.

2º Apresentou o sacrifício.
“Depois arrumou a lenha, cortou o novilho em pedaços e o pôs sobre a lenha.” V.33. Orar exige renúncia, dedicação, esforço e sacrifício. Orar é como derramar sangue no altar de Deus. “Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão”. Lucas 22:44.

3º Derramou água sobre o altar
“... Encham de água quatro jarras grandes e derramem-na sobre o holocausto e sobre a lenha. Façam-no novamente, disse, e eles o fizeram de novo. Façam-no pela terceira vez, e eles o fizeram pela terceira vez”. V.33b-34.

Elias derramou doze jarras grandes de água sobre o altar. 4 jarras x 3 vezes = 12 Jarras. Água representa o Espírito Santo. A água comum ou natural apaga o fogo, mas a água do Espírito se torna combustível para acender o fogo de Deus. Nossas orações precisam ser feitas na dependência, unção e poder do Espírito Santo, para que possam trazer o fogo de Deus a Terra. At 2:2-4.

“Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.” Rm 8:26-27.

“Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isto em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”. Ef. 6:18.

“Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo”. Judas v.20

4º O propósito e motivação da oração de Elias.
Obs: A oração só terá uma resposta sobrenatural (o fogo do Senhor) se o propósito e a motivação estiverem corretos.

A- Confrontar o principado de idolatria que estava agindo na nação de Israel, levando o povo a adorar falsos deuses. (baal e aserá).
“Ao meio-dia Elias começou a zombar deles. ‘Gritem mais alto!’, dizia, já que ele é um deus, quem sabe está meditando, ou ocupado, ou viajando. Talvez esteja dormindo e precise ser despertado. Então passaram a gritar ainda mais alto e a ferir-se com espadas e lanças, de acordo com o costume deles, até sangrarem. Passou o meio dia, e eles continuaram profetizando em transe até a hora do sacrifício da tarde. Mas não houve resposta alguma; ninguém respondeu, ninguém deu atenção”. Vv.27-29.

B- Fazer o povo se voltar para Deus.
“Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti”. V.37.

Um dos propósitos das nossas orações é interceder para que as multidões se voltem para Deus.
“Por esta razão ajoelho-me diante do Pai, do qual recebe o nome toda família nos céus e na terra. Oro para que com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam [...] conhecer o amor de Cristo que excede todo o conhecimento, para que voces sejam cheio de toda plenitude de Deus”. Ef.3:14-19.

“Não deixo de graças por vocês, mencionando-os em minhas orações. Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou...” Ef.1:16-18.

“Meus filhos, novamente estou sentindo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês”. Gl 4:19.

5º O resultado da oração de Elias.

A- O fogo do Senhor caiu.
“Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto”. V.38
Elias teve uma resposta sobrenatural da parte do Senhor Deus.

Quando oramos com o mesmo fervor com que Elias orou, obtemos uma resposta sobrenatural e uma ação favorável.
“Faz dos ventos seus mensageiros e dos seus ministros labaredas de fogo”. Sl.104:4.

“A voz do Senhor separa as labaredas do fogo” Sl. 29:7

“O Senhor trovejou dos céus; o Altíssimo levantou a sua voz, e houve granizo e brasas de fogo”. Sl.18:13

B- O povo de Israel se voltou para Deus.

“Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: o Senhor é Deus! O Senhor é Deus!” V.39
Quando o fogo de Deus vier, as pessoas se prostraram arrependidas diante do Senhor.

C- Os idólatras foram julgados.

“ Então Elias ordenou-lhes: ‘prendam os profetas de baal. Não deixem nenhum escapar!’ eles o prenderam, e Elias os fez descer ao riacho de Quisom e lá os matou.” V.40.
Uma das conseqüências do avivamento é o juízo sobre aqueles que não querem se arrepender e abandonar seus pecados.

Conclusão
A oração feita de acordo com os princípios bíblicos traz o fogo de Deus à terra. Se você orar com fervor e com o propósito correto, terá uma resposta sobrenatural e favorável.

SETE REVELAÇÕES DE JESUS CRISTO

Sete Revelações de Jesus Cristo
Apocalipse capítulo 1

Este livro é uma revelação. Revela-nos acerca de acontecimentos futuros, mas também nos revela sobre Deus (Pai, Filho, Espírito Santo), sobre a Igreja, sobre os anjos, sobre a Grande Batalha Final, e sobre muitas outras coisas. E quem nos revela tudo isso é o próprio Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo. No capítulo 1 de Apocalipse Jesus nos revela sete coisas importantes. Vejamos:

1ª Revelação: Felizes aqueles que leem e guardam a mensagem deste livro, porque o tempo do fim está próximo (v.3).

2ª Revelação: Deus é triuno, isto é, três em um, Pai, Filho e Espírito Santo. (v.4,5)

I- O PAI – o Deus eterno – que era, que é, e que há de vir. Aquele que está conosco eternamente (Vv.4,8). “Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração. Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus” (Salmos 90:1-2).

II- O FILHO – é a Fiel Testemunha (Profeta), é o *Primogênito dos mortos (Sacerdote – *esta expressão não significa que Jesus foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, mas sim que foi o mais exaltado a ser ressuscitado), é o Soberano dos reis da terra (Rei dos reis) v.5.

III- O ESPÍRITO SANTO – Aquele que se manifesta de maneira plena e completa, pois sete é o número da perfeição e da plenitude. 1- Espírito do Senhor, 2- Espírito de sabedoria, 3- Espírito de entendimento, 4- Espírito de conselho, 5- Espírito de fortaleza, 6- Espírito de conhecimento, 7- Espírito de temor do Senhor.

“Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor” (Isaías 11:1,2).

3ª Revelação: Somos redimidos pelo sangue de Jesus (V.5).

4ª Revelação: Em Cristo temos uma posição exaltada, somos reis e sacerdotes (V.6).

5ª Revelação: Jesus está voltando e precisamos estar preparados (V.7).

6ª Revelação: Aqueles que estão em Cristo serão perseguidos (V.9). “A vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele” (Filipenses 1:29).

7ª Revelação: A Igreja é propriedade exclusiva de Jesus. (Vv.11-20). Ele move-se no meio dela (Vv.12,13), sua sabedoria é revelada na Igreja (v.14), os olhos dEle estão postos sobre a Igreja (v.14), os pés dEle estão revestidos de poder para pisar nos inimigos da Igreja (v.15), na mão direita dEle estão guardados os pastores (anjos) da Igreja (Vv.16,20), da boca de Jesus flui a Palavra de Deus para orientar a Igreja (v.16), e a Igreja anda na luz do seu rosto (v.16).

Conclusão: Apocalipse é o livro da revelação de Jesus Cristo, e aqui vimos o Senhor fazer revelações poderosas e de consequências eternas. Como seus discípulos, devemos ler estas palavras com grande reverência e guardá-las em nosso coração, pois o tempo está próximo.


VE

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA.

Vencendo a ansiedade – Parte II
Lucas 10:38-42.

A Bíblia nos mostra neste texto, que Marta estava ansiosa e atarefada com muitas coisas, porém, Jesus lhe mostrou que uma só era necessária – fundamental. Embora nosso serviço e trabalho sejam necessários, Jesus nos mostra que a parte mais importante da vida é a nossa adoração a Deus.
Quantas vezes estamos como Marta, ansiosos e preocupados com muitas coisas: concluir um curso específico; comprar um carro; comprar ou reformar a casa; casar-se; mudar de emprego, sair de férias... São tantas coisas que nos preocupam. Mas Jesus disse que uma só é necessária – fundamental, inegociável, prioritária – buscar o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar (Mt.6:33). É estar aos pés de Jesus para adorá-lo e ouvi-lo diariamente.

A ansiedade nos distrai – nos tira do foco da nossa vida. V:40.
Quando estamos ansiosos facilmente nos aborrecemos. V:40b.
A melhor maneira de vencer a ansiedade é estar aos pés de Jesus.V:39.
A coisa mais importante de nossa vida é adorar e obedecer a Deus.V.42 a.
Quando escolhemos a boa parte, ninguém poderá nos roubá-la. V: 42b

Conclusão: Maria escolheu a boa parte. A melhor parte da vida é buscar o Senhor como algo fundamental. A Palavra e presença de Deus, a comunhão com Jesus, a intimidade com o Espírito Santo representa a boa parte e se a escolhermos, ela não nos será tirada. Seja sábio escolha a boa parte.

VENCENDO A ANSIEDADE - PARTE III

Ministério Shallom.
Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você. Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 255, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA.

Vencendo a ansiedade – Parte III
Mateus 6:25-34

Muito antes de a psicologia descobrir os perigos e conseqüências de se ter uma vida ansiosa, Jesus Já havia discursado sobre este assunto mostrando seus perigos, e ensinando como tornar possível a vitória sobre a ansiedade. Claro que Jesus não considera errado nos planejar para o futuro (Lc.14:28-30), mas sim nos preocuparmos de maneira exagerada, de modo a perdermos a confiança no cuidado e providência de Deus.

Perigos da ansiedade:
Nos tornamos semelhantes aos incrédulos. V:32.
Perdemos a alegria com o dia de hoje. V:34.
A ansiedade invés de prolongar a vida, encurta-a. V:27.

Lições para vencermos a ansiedade:
Entender que a vida e corpo são muito mais importantes do que o tipo de alimento que comemos e o tipo de roupa que vestimos, e isso nós já temos. V: 25
.

Aprender com a natureza a depender de Deus. Vv:26,28,29. A natureza sempre depende de Deus, e Ele nunca falha. Alguns homens dependem do dinheiro e ele sempre falha.

Crer e confiar na providência de Deus, pois a única coisa que impede a ação divina é a nossa pouca fé. V:30.

Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça.V:33 .

Entender que Deus promete suprir as nossas verdadeiras necessidades e não os nossos caprichos. V:31-32.

APRENDENDO A ORAR COM JESUS

Aprendendo a orar com Jesus
Lucas 11:1-11; Romanos 8:26-27.

Introdução
A Bíblia diz que nós não sabemos orar como convém [Rm.8:26]. Os discípulos de Jesus reconheciam esta realidade [sua incapacidade de orar]. Certo dia, um deles pediu ao Senhor que lhe ensinassem a orar. Jesus atendeu ao pedido daquele discípulo. A resposta do mestre nos fornece alguns ensinamentos sobre oração.

1º A oração tem como propósito prioritário adorar a Deus e buscar o seu Reino.
“Quando vocês orarem, digam: Pai! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino”. V.2.
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Mt6:33.
Que o clamor do nosso coração seja o de ver o Reino de Deus sendo implantado em cada casa desta cidade, através das células. (At.2:46, 5:42, 20:20).Devemos orar para que cada doze seja um implantador do Reino de Deus nos lares, nas escolas, no trabalho ou em qualquer outro lugar onde estiver estabelecido. (Mt.10:1-15).

2º Devemos orar diariamente para que o Senhor supra as nossas necessidades cotidianas.
“Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano.” V.3.
“Não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal”. Mt.6:33.

3º Ao orar deve haver em nosso coração uma disposição para receber o perdão de Deus, ao mesmo tempo que abrimos o nosso coração para perdoar quem nos ofendeu.
“Perdoa-nos os nossos pecados, pois também perdoamos a todos os que nos devem”. V.4.
“E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o pai celestial lhes perdoe os seus pecados”. Mc.11:25

4º Devemos orar a Deus para que nos livre da tentação.
“E não nos deixe cair em tentação.” V.4b.
“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto mais a carne é fraca”. Mt.26:41.
“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, Ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 1º Cor.10:13.

5º Jesus nos ensina que a nossa oração deve ser perseverante e persistente. Portanto não devemos desanimar, nem esmorecer na oração.
“Então lhes disse: ‘Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele a meia noite e diga: Amigo empreste-me três pais, porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para lhe oferecer. E o que estiver dentro responda: Não me incomode. A porta já está fechada, e eu e meus filhos já estamos deitados. Não posso me levantar lhe dar o que me pede. Eu lhes digo: Embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar. Por isso lhes digo: Peçam e lhes será dado; busquem, e encontraram; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e aquele que bate, a porta será aberta”. Vv.5-10

6º A nossa oração está baseada no fato de sermos filhos de Deus, e de sabermos que Ele é um pai amoroso e bondoso que está disposto a nos abençoar.
“Qual o pai entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou pedir um ovo e lhe dará um escorpião? Se vocês apesar de serem maus sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem lhe pedir.” Vv. 11-13.
“O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo”. Rm.8:16,17.
“E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e Ele clama: ‘Aba, Pai’. Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro”. Gl.4:6,7.
Conclusão
Jesus não está mais presente fisicamente para nos ensinar a orar, porém nos enviou o Espírito Santo,e é ele quem hoje nos ensina a orar. “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”. Rm.8:26,27.