Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, janeiro 31, 2011

Como identificar um verdadeiro filho de Deus?

1ª João 3:1-10

A Palavra de Deus nos ensina que todo aquele que recebe a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida é-lhe concedido o direito de tornar-se filho de Deus. A Bíblia também nos ensina que existem duas categorias de pessoas: os filhos de Deus e os filhos do maligno (Mt 13:38). Eles são totalmente distintos entre si, não apenas quanto à conduta, mas principalmente em relação à natureza; e embora, muitas vezes, os filhos do maligno procuram apresentar-se como filhos de Deus, a Palavra nos mostra claramente as características de ambos, de tal maneira que não sejamos confudidos. Neste texto o apóstolo João apresenta três características dos verdadeiros filhos de Deus.

1°) Os verdadeiros filhos de Deus desfrutam do amor do Pai (Vv.1-3)
Deus ama todos os seres humanos, mas somente aqueles que tornaram-se filhos dEle, mediante a fé em Jesus Cristo, é que desfrutam plenamente dos benefícios deste amor.

Áreas em que desfrutamos o amor de Deus:

a) Somos reconhecidos no mundo espiritual como filhos de Deus (chamados filhos de Deus V.1). Portanto, temos o poder e autoridade de um filho do Pai celestial (Jo 1:12).

b) Como filhos de Deus seremos semelhantes a Cristo em sua vinda (V.2). Isto significa que teremos um corpo novo e glorificado, totalmente adequando a essa nova realidade espiritual, e não mais sujeito às fraquezas, às doenças, e à morte.

c) Por desfrutarmos do amor do Pai temos a bendita esperança (da volta de Jesus) que nos ajuda a purificarmo-nos (V.3)

2°) Os verdadeiros filhos de Deus não vivem na prática do pecado (Vv.4-8)
Isto não significa que os filhos de Deus são impecáveis, mas que não vivem pecando habitualmente. É como uma ovelha, ela até pode cair na lama, mas sua natureza não permitirá que ela se revolva na lama como um porco.

Razões pelas quais os filhos de Deus não podem viver pecando:

-Porque estão no governo de Deus (V.4). Quem vive no pecado está fora do governo de Deus.

-Porque Cristo já removeu os seus pecados (V.5)

- Porque já receberam a revelação sobre quem é Deus (viu e conheceu) e sabem que Ele é Justo e Santo, sendo exatamente por isso que Ele destesta o pecado (V.6,7)

-Porque quem vive no pecado é filho do diabo e não de Deus (V.8). Porém, Jesus veio para destruir as obras do diabo, portanto mesmo quem vive em pecado pode tornar-se um filho de Deus se abandonar o pecado e entregar sua vida ao Senhor e Salvador Jesus Cristo.

3°) Os verdadeiros filhos de Deus têm em si a vida de Deus (Vv.9,10)

A semente divina é a vida de Deus que recebemos quando nos convertemos a Jesus e somos regenerados (experimentamos o novo nascimento). Ao nascermos fisicamente recebemos a natureza humana herdada dos nossos pais biológicos, mas quando nascemos de Deus herdamos a vida divina em nosso espírito.

A vida de Deus (a divina semente) nos concede as características do nosso Pai celestial. Essa vida restaura em nós a imagem e semelhança de Deus que foram perdidas pela descendência de Adão (Gn 5:3).

-A vida de Deus nos capacita para a prática da justiça (V.10a).

-A vida de Deus torna-nos capazes de amar os nossos irmãos (V.10b).

Conclusão:

Podemos ter certeza que somos filhos de Deus quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador da nossa vida. Quando isso ocorre, desfrutamos do amor do Pai, vencemos o pecado, e experimentamos a plenitude da vida de Deus. É maravilhoso ser um filho de Deus, mas se você ainda não tem esta certeza, pode vencer esta dúvida agora mesmo,entregando sua vida a Jesus.

quinta-feira, janeiro 20, 2011

Ações do Espírito Santo em nosso favor

Ações do Espírito Santo em nosso favor
1ª João 2:27-29

O Espírito Santo é o grande presente de Deus para aqueles que creem em Jesus. Ele nos foi dado para ser o nosso companheiro e amigo fiel que colaca-se ao nosso lado para nos ajudar no que for preciso. Portanto, tudo o que o Espírito Santo faz em nós e por nós é visando ao nosso bem real. Todas as suas ações tem o propósito de glorificar a Cristo e beneficiar cada um dos discípulos dEle. Em 1ª João 2:27-29 o apóstolo João nos mostra três ações do Espírito Santo em nosso favor.

1°) O Espírito Santo nos ensina a respeito de todas as coisas (V.27)

Obs: Em toda a Bíblia encontramos várias designações para o Espírito Santo, Ele é chamado de Espírito do Senhor (Is 11:2), Espirito de Deus (Gn 1:2), Espírito de Cristo (Rm 8:9) Consolador (Jo 16:7), mas aqui Ele é designado como A UNÇÃO.
O Espírito Santo nos ensina principalmente através da Palavra de Deus e dos verdadeiros ministros de Deus (Hb 13:7). Por isso quem têm o Espírito Santo não necessita daqueles que ensinam falsas doutrinas.
O Espírito Santo nos ensina a orar (Rm 8:26,27), a testemunhar de Cristo (Mt 10:18-20)..., enfim, Ele nos ensina tudo o que é necessário à salvação e à vida Cristã diária.

2°) O Espírito Santo nos ajuda a permanecer em Cristo (V.28)

Permanecer em Cristo nos mantêm em segurança.

Quando permanecemos em Cristo estamos seguros, mesmo em face das piores adversidades. (Sl 23:4)

Permanecer em Cristo nos mantêm numa posição de honra na vinda dEle

Infelizmente, muitas pessoas serão envergonhadas na vinda de Cristo por não terem permanecido nEle. Muitos dirão: “Óh Senhor, um dia eu te servir, mas veio as lutas e eu não suportei e me afastei de ti”. Outros dirão: “Jesus, eu era teu servo, mas veio as tentações e eu não resistir e desviei-me de ti”. Estes, infelizmente, serão destinados ao castigo eterno. Porém, aqueles que apesar de toda luta, adversidade, obstáculo e perseguição, permanecerem firmes em Cristo serão honrados e exaltados pelo Senhor quando Ele voltar.

3°) O Espírito Santo nos ajuda a praticar a justiça (V.29)

É impossivel praticarmos a justiça divina por nós mesmos, mas o Espírito Santo é quem nos ajuda a praticá-la. Quando praticamos esse tipo de Justiça somos identificados como filhos de Deus (Mt 5:45). Essa justiça não é humana, mas é a justiça de Cristo que é derramada na vida daquele que nEle crê. Quando Cristo morreu na cruz, levou sobre si os nossos pecados para que a justiça dEle fosse concedida ao que crê (2° Co 5:21) e o Espírito Santo nos ajuda a viver nesta justiça, que é também, descrita por Jesus no sermão do monte. Justiça nas bem- aveturanças (Mt 5:3-12), Justiça em relação ao ódio (Mt 5:21-26), ao adultério (Mt 5:27-30), ao divórcio (Mt 5:31,32), aos Juramentos (Mt 5:33-37), à vingança (Mt 5:38-42) ao amor aos inimigos (Mt 5:43-48) e a tudo o mais que é ensinado por Jesus, principalmente, nos capítulos cinco, seis e sete de Mateus. Somente por meio da ação do maravilhoso Espírito de Deus é que conseguiremos praticar esta justiça.

Conclusão:

O Espírito Santo é o dom de Deus para a nossa vida. Ele nos ensina tudo o que é necessário à salvação e ao viver cristão diário, nos dá força para permanecer em Cristo e nos ajuda a praticar a justiça de Deus. Portanto, devemos a cada dia agradecer ao Pai por ter-nos dado do seu Espírito, e desejar, ardentemente, ter uma profunda comunhão com Ele.

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Contraste entre os inimigos de Cristo e os filhos de Deus

1ª JOÃO 2:18-26

Desde o início da história humana – a partir da queda – existem duas classes de pessoas: Aquelas que amam a Deus e aquelas que se opõem a Ele. Vário sãos os termos que a Palavra de Deus emprega para mostrar a diferença evidente entre estes dois tipos de pessoas. Justos e ímpios, ovelhas e lobos, luz e trevas, trigo e joio, crente e incrédulo, filhos de Deus e anticristos, etc... Cada um destes termos evidencia a existencia de uma assustadora diferença entre os que temem ao Senhor e aqueles que tornaram-se inimigos dEle. Neste texto o apóstolo João nos apresenta algumas destas diferenças, vejamos:

1°) Características dos inimigos de Cristo

a) Não desfrutam verdadeira comunhão com a igreja de Cristo (Vv.18,19)

O anticristo ( o homem da iniquindade, a besta) é o grande inimigo de Cristo e do seu povo, porém, mesmo antes dele se manifestar muitos anticristos (inimigos de Cristo) surgiram no mesmo espírito dele, isso evidencia que já chegou a última hora. Entendemos mediante o V. 19 que muitos desses inimigos de Cristo se diziam (ou se dizem) cristãos e, em outros tempos, já estiveram inseridos na igreja visível, simulando uma suposta comunhão. No entanto, no seu interior nunca foram verdadeiros discípulos de Cristo, por isso deixaram a igreja do Senhor. Perseverar em seguir a Jesus é uma prova da fé genuína. Portanto, um dos sinais da verdadeira vida cristã é o desejo de está em permanente comunhão com o povo de Deus.

b) Negam que Jesus é o Cristo (Vv.22,23)

Os inimigos de Cristo negam que ele é o Filho de Deus. Veem-no apenas como um profeta, um mestre, um grande líder, mas não como o Deus eterno que se fez homem para nos salvar. Negar a divindade de Jesus é o mesmo que nagar o Pai. Algumas pessoas dizem que adoram a Deus o Pai, mas não querem confessar a Jesus como Senhor e salvador de suas vidas, tão pouco, reconhecem-no como Deus o Filho. O apóstolo João chama estas pessoas de anticristos, e nos diz que é totalmente impossível ter o Pai sem ter o Filho. “Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai” (V.23).

c) Procuram enganar os fiéis (V.26)

É interessante notar que os participantes das seitas pseudocristãs são proselitistas, ou seja, não buscam alcançar os perdidos que estão no mundo, mas tentam enganar e tornar membros das suas seitas, aqueles que já fazem parte da igreja de Cristo. É por isso que nós, do Ministério Shallom, temos o cuidado para não convidar para fazer parte da nossa congregação irmãos que já fazem parte de outras igrejas genuinamente cristãs, mas nos esforçamos para alcançar para Jesus aquelas que estão perdidas no mundo.


2°) Características dos Filhos de Deus

a) Possuem a unção que procede do Santo (O Espírito Santo) V.20

Quando alguém se converte ao Senhor Jesus Cristo torna-se o templo do Espírito Santo, a partir deste momento Ele vem morar no interior desta pessoa e lhe dá a capacidade de discernir entre a verdade e o engano. O Espírito Santo é o presente de Deus para o crente em Cristo Jesus. Deus nos selou com o Espírito Santo como sinal de que nós, os que cremos, somos filhos dEle. “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.(Rm 8:14-16)

b) Conhecem a verdade em Cristo (V.21)

A verdade é revelada na Palavra de Deus. Todo verdadeiro filho de Deus ama a Palavra e se expõe a ela continuamente. A medida que ouvimos, lemos, meditamos e praticamos a Palavra de Deus o nosso conhecimento da verdade em Cristo vai sendo ampliado. “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. (1ª Jo 5:20)

c) Desfrutam da vida eterna (Vv.24,25)

Os verdadeiros filhos de Deus já desfrutam da vida eterna, pois permanecem nos ensinamentos do Senhor Jesus e dos seus apóstolos. Para aqueles que permanecem na sã doutrina, a vida eterna é uma realidade tanto presente quanto futura. Isto significa que vida eterna não se refere apenas à existência infinita, mas principalmente a uma qualidade de vida espitual (a qualidade da vida de Deus – vida abundante, vida plena) que começa quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador e Senhor e continua por toda a eternidade.

Conclusão:

Vimos que há uma enorme diferença entre os filhos de Deus e os inimigos de Cristo, não apenas no que diz respeito às suas naturezas e condutas, mas também no tocante aos seus destinos. O destino dos inimigos de Cristo é a perdição eterna, enquanto que o destino dos filhos de Deus é a vida eterna. Somente um profundo arrependimento, confissão e abandono do pecado, pode transformar um inimigo de Cristo em um filho de Deus. Portanto, se você tem agido como um inimigo de Cristo, pode mudar a sua vida e o seu destino tornando-se um filho de Deus, se se arrepender do seu pecado e entregar verdadeiramente a sua vida a Jesus Cristo. Você gostaria de receber a Jesus agora?
( ) Sim ou não ( ).

terça-feira, janeiro 04, 2011

O amor que Deus odeia

Ministério Shallom

O amor que Deus odeia
1ª João 2:15-17

Em toda esta epístola o Apóstolo João nos ensina que devemos praticar o amor (o tipo certo de amor). Porém, neste texto ele nos mostra que há um tipo de amor que Deus odeia, e portanto não devemos praticá-lo, é o amor pelo mundo. Existem pelo menos quatro razões para não amarmos o mundo:

1ª) POR CAUSA DAQUILO QUE O MUNDO É

O mundo que o Senhor nos ordena a não amar não se refere ao planeta terra (Sl 24:1), muito menos a humanidade (João 3:16), mas, a um sistema espiritual, maligno, regido por satanás e que se opõe a Deus e a Cristo. É um sistema organizado constituído de um conjunto de ideias, valores, atividades, objetivos, etc. Completamente contrários a Palavra de Deus, por isso o mundo pode incluir qualquer coisa em que o Senhor Jesus não é amado e honrado.

2ª) QUEM AMA O MUNDO PERDE O AMOR POR DEUS(V.15)

O amor pelo mundo não pode coexistir harmoniosamente com o amor pelo Pai. É por isso, que quando uma pessoa começa a amar o mundo ela deixa de amar a Deus, ou vice-versa.
“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tg 4:4).

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” (Mt 6:24).

3ª) AS COISAS QUE NO MUNDO HÁ NÃO PROCEDEM DE DEUS (V.16)

Tudo o que o mundo tem a oferecer é:
- Cobiça da carne (refere-se aos desejos carnais da nossa natureza adâmica) – Gl 5:19-21
-Cobiça dos olhos (são os desejos perversos estimulados por aquilo que vemos) – 2º Sm 11:2-4, Js 7:20-21
- Soberba da vida (é odesejo maligno de se obter a glória deste mundo, é também o orgulho e o anseio por agir independente de Deus) – João 5:41, 7:18, 12:42-43

4ª) O MUNDO É PASSAGEIRO (V.17)

“Os investidores prudentes não depositam dinheiro num banco prestes a quebrar. Os construtores inteligentes não edificam sobre uma fundação instável. Concentrar-se num mundo é como arrumar as cadeiras no convés do Titanic. Assim, os sábios não vivem para o mundo que passa. Aquele porém que faz a vontade de Deus permanece eternamente. É a vontade de Deus que nos livra da tentação das coisas passageiras” (Willian Macdonald – Cometário bíblico popular – Novo Testamento).
Existem dois tipos de pessoas: as que vivem em função da eternidade e aquelas que vivem em função do mundo que passa.

CONCLUSÃO:

O Amor ao mundo é totalmente prejudicial ao servo de Deus. É o tipo de amor que Deus odeia. Por isso quem é verdadeiramente discípulo de Cristo deve guarda-se a todo e qualquer custo para não amar o mundo.

segunda-feira, janeiro 03, 2011

Mensagem aos vencedores

Mensagem aos vencedores
1ª João 2:12-14

Suponha que você estivesse se filiado a uma determinada associação e por causa disto estivesse concorrendo a um prémio valioso, e que depois de algum tempo você recebesse uma mensagem informando-lhe que você foi o vencedor, o ganhador do grande prémio. Qual seria a sua reação? Você ficaria muito feliz? Creio que sim! No entanto, muito melhor do que isto, é sabermos que nós que estamos “associados” com Cristo já somos mais que vencedores, com prémios espirituais garantidos e assegurados pela Palavra de Deus. O apóstolo João escreveu esta mensagem para nos informar dos direitos espirituais que nós temos em Cristo. É importante notar que esta mensagem é dirigida a três classes de pessoas diferentes: 1º FILHINHOS (os recém nascidos espirituias, os novos convertidos), 2º JOVENS (discípulos mais desenvolvidos e com um forte crescimento na vida espititual), 3º PAIS (discípulos já maduros na vida Cristã, principalmente, líderes e mestres). Todo discípulo de Cristo tem que passar por um processo de crescimento espiritual, ou seja, por todos os estágios de amadurecimento: de bebê na fé a discípulo maduro. Mas, independente do nível espiritual que você esteja no momento, por estar associado com Cristo você já é mais que vencedor. O apóstolo João escreveu esta mensagem aos vencedores em Cristo para assegurar-lhes de três direitos espirituais que Eles possuem como filhos de Deus.

1º) Perdão dos Pecados (V.12)

O pecado rouba a comunhão do homem com Deus (Isaías 59:1,2) e gera morte espiritual, física e eterna (Rm 6:23), mas a Bíblia diz que aqueles que são filhos de Deus, os que creem no nome de Jesus e fizeram um compromisso com Ele, estes já receberam o perdão dos pecados. Portanto, os vencedores em Cristo, são vencedores sobre o pecado e não precisam mais ser escravos dele (João 8: 32,34,36).

2º) Conhecimento de Deus (V.13)

A segunda coisa que esta mensagem nos assegura é que temos a benção de podermos conhecer a Deus.
-O conhecimento de Deus é revelado plenamente em Nosso Senhor Jesus Cristo (João 14:7-11)
-O conhecimento de Deus não é estático, mas progressivo (Oséias 6:3)
-O conhecimento de Deus não é teórico, mas vivencial. Exige comunhão pessoal (Jó 42:5, João 3:1-8)
-O conhecimento de Deus nos assegura a vida eterna (João 17:3)

3º) Vitória sobre o maligno (V.14)

Cada verdadeiro discípulo do Senhor Jesus Cristo já recebeu vitória sobre o maligno. Esta vitória é possível pela palavra de Deus (V.14b). Foi exatamente pela Palavra que Jesus venceu a satanás, quando foi por ele tentado (Mt 4:1-11; Lc 4:1-11). A Palavra de Deus é a espada de dois gumes, com a qual podemos lutar contra satanás e vencê-lo (Hebreus 4:12; Ef 6:17)

Conclusão:

Aquele que está associado com Cristo já é mais que vencedor, portanto pode receber o perdão dos pecados, crescer no conhecimento de Deus e ter poderosas vitórias sobre o maligno. Mas, se você ainda não desfruta destas bênçãos, você pode receber a Jesus agora, e experimentar todas estas bênçãos como uma realidade em sua vida.