Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, março 23, 2011

Você conhece a Deus?

Você conhece a Deus?
1ª João 2:3-6

No mundo inteiro existem muitas pessoas interessadas em conhecer as celebridades. Elas passam muito tempo em filas, ficam sem dormir e fazem verdadeiros sacrifícios, tudo isso com o propósito de conhecerem pessoalmente seus ídolos. Quem sabe serem fotografados ao lado deles, receber um autográfo, um aperto de mão ou até mesmo um abraço.

Num periodo eleitoral, também procuramos conhecer mais de perto nossos candidatos, suas vidas, suas propostas, suas histórias etc... É por isso que assistimos às propagandas eleitorais, ouvimos os debates, lemos os jornais, etc...
Também queremos conhecer a pessoa com quem nos casamos, ou com quem vamos nos casar. Queremos conhecer de perto nossos amigos e as pessoas com quem covivemos.

É miuto importante conhecer outras pessoas, e isso geralmente nos faz bem, mas a grande questão é: Você conhece a Deus?
A coisa principal na vida é conhecer a Deus verdadeiramente. Pois disso depende a nossa vida eterna.
“ E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”(Jo.17:3)
Então como posso saber se de fato conheço a Deus?
Em 1º João 2:3-6 vemos três fatos importantes sobre conhecer a Deus.

1°) Quem conhece a Deus obedece à sua Palavra (Vv.3,4)

A obediência nos dá a certeza que de fato conhecemos a Deus (V.3)
Quando há em nosso coração um desejo sincero de obedecer a Deus, isso nos dá a certeza que o conhecemos e estamos progredindo no conhecimento d’Ele (Os 6:3).
Aquele que diz conhecer a Deus mas não guarda aos seus mandamentos, isto é, os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo revelados no novo testamento, é mentiroso (V.4)

2°) Quem conhece a Deus tem o amor d’Ele aperfeiçoado em seus coração (V.5)

Isto significa que o amor de Deus amadurece dentro do coração daquele que o conhece. O amor de Deus já é perfeito em si mesmo. Porém, existem estágios na vida do cristão em que este amor perfeito ainda não está plenamente maduro dentro dele, mas a medida em que ele obedece a palavra de Deus, o fruto do amor vai sendo amadurecido em seu coração.

3°) Quem conhece a Deus anda como Jesus andou (V.6)

Aquele que de fato conhece a Deus tem Jesus como seu maior modelo e exemplo digno de ser imitado. Quem não conhece a Deus segue o padrão do mundo, mas quem conhece-o segue o padrão de Cristo. O mundo Diz: mente, mas Cristo diz: fale a verdade; o mundo diz: vingue-se, mas Cristo Diz: perdôe; o mundo diz: entregue-se a imoralidade, mas Cristo diz: seja santo. Portanto, o padrão de Cristo é totalmente oposto ao do mundo, e quem conhece a Deus opta por seguir o padrão de Cristo.

Conclusão:

Obedecer a Palavra de Deus, ter o coração cheio do seu amor e seguir o exemplo de Cristo são as evidências que de fato conhecemos a Deus. Então, você conhece a Deus? Se você tiver a menor dúvida em responder esta pergunta, a melhor coisa a fazer é receber a Jesus como Senhor e salvador da sua vida, pois Ele é quem te levará ao verdadeiro conhecimento de Deus.

Pr. Josivaldo Oliveira

terça-feira, março 08, 2011

O testemunho de Deus

O testemunho de Deus
1ª João 5: 6-13

Alguma vez você já testemunhou algum fato importante? Já foi testemunha numa cerimônia de casamento ou já testemunhou a favor de alguém diante de um tribunal? Certa vez fui chamado para testemunhar a favor de um irmão em Cristo, que muito antes da sua conversão havia cometido um grave delito. Porém, naquele momento eu estava diante de um tribunal para testemunhar que ele havia se convertido ao Senhor Jesus e portanto estava completamente transformado, a partir de então era uma nova pessoa, um homem de bem, um servo de Cristo. O meu testemunho ajudou-o em sua defesa e ele foi absolvido. Esse é um bom exemplo que as testemunhas são extremamente necessárias para comprovarem fatos importantes. É por isso, que geralmente exige-se a assinatura de pelo menos duas testemunhas em documentos oficiais.

Neste texto vemos Deus dando um testemunho acerca de dois fatos importantes.

1ª) Deus testemunha sobre a divindade do seu Filho Jesus Cristo (Vv.6-9)

Muitas pessoas veem Jesus apenas como um homem histórico, outros o veem somente como um profeta ou um revolucinário político, e ainda outros pensam que Jesus foi um grande charlatão ou enganador. Desde os dias em que o Senhor habitou nesta terra até aos dias de hoje, as pessoas têm diferentes conceitos sobre quem Ele é, infelizmente muitos destes conceitos estão equivocados (Mt 16:13-17). Porém, contra toda a especulação humana, Deus declara que Jesus é o seu Filho unigênito, o Deus Filho encarnado, com a mesma natureza e essência do Pai, co-igual e co-eterno com Ele e com o Espírito Santo. Deus apresenta três testemunhas para declarar que Jesus é o seu Filho:

a) A água (Vv.6,8)

A água refere-se ao batismo de Jesus. Quando o Nosso Senhor foi batizado por João, o batista, o Pai dirigiu-se a Ele do céu e disse: “...Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3:17).

b) O sangue (Vv.6,8)

O sangue representa a morte de Jesus na cruz. Quando o Senhor Jesus deu a sua vida por nós na cruz, Deus testemunhou a respeito da dividade do Seu Filho, através do seu poder, trazendo escuridão sobre a terra do meio dia às três da tarde, fazendo a terra tremer, ressucitando alguns dos seus servos, e rasgando o véu do templo de alto a baixo. Todas estas ações sobrenaturais de Deus no momento em que Jesus morreu tinha o propósito de testetificar a dividade de Jesus (Mt 27:45-54).

c) O Espírito (Vv.6,8)

Jesus Disse: “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim”. Através dessa palavra Jesus nos ensinou que o Espírito Santo daria testemuno d`Ele. Como o Espírito Santo testifica de Cristo? Em primeiro lugar, Ele dá este testemunho pela Palavra de Deus (1° Co 2:10-16) em segundo lugar, Ele testifica de Cristo no coração do cristão (Rm 8:15-16) e em terceiro lugar, quando o Espírito Santo age de modo sobrenatural usando os servos de Deus para realizarem sinais, milagres e prodígios em nome de Jesus, isto também testificará que Jesus é Deus (At 4:24-31).

2º) Deus testemunha sobre a vida eterna que Ele nos deu através do Seu Filho (Vv.10-13)

Este é o segundo fato importante sobre o qual Deus testemunha. Se você crê no testemunho que Deus nos dá a respeito do seu Filho, receberá a vida eterna. Porém, quem não crê está vendo Deus como um mentiroso, porque não acredita no que Ele testemunhou a respeito do seu Filho. Mas, quando você crê em Jesus, Deus testemunha a teu favor concernente à vida eterna (V.10a).

Deus declara que só é possível ter a vida eterna por meio de Jesus Cristo (Vv.11,12)
Não existem outros meios de obtermos a vida eterna. Não é por obras, nem por méritos ou esforços humanos, mas somente por Cristo. É preciso crer n`Ele e recebê-lo como Senhor e Salvador para obtermos a vida eterna. A questão é simples, se temos Cristo, temos a vida eterna, mas se não temos Cristo, então não temos a vida eterna. Nem Paulo, nem João, nem Maria, nem Buda, nem Maomé, nem Allan Kardec, ou qualquer outro nome, mas somente através de Cristo podemos ter a vida eterna. E Deus deseja que você tenha certeza disso (V.13).

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4:12).


Conclusão:

Deus deu-nos o testemunho que Jesus Cristo é o seu Filho e que aquele que n`Ele crê tem a vida. Portanto, devemos crê naquilo que Deus declara a respeito do seu Cristo e receber a vida eterna mediante nossa fé n`Ele.

Pr. Josivaldo Oliveira


Projeto Esdras:
Construindo um palácio para Deus. Colabore!!!

segunda-feira, março 07, 2011

Vitória sobre o mundo

VITÓRIA SOBRE O MUNDO
1ª João 5:1-5

O mundo é um inimigo impiedoso para o cristão. Ele representa o sistema satânico que se opõe a Deus e aos seus filhos. Mas, a Bíblia diz que os filhos de Deus estão habilitados para vencer o mundo. Neste texto o apóstolo João nos apresenta quatro maneiras de vencermos o mundo.

1º) Tornando-se um filho de Deus (V.1)

Quando nos tornamos filhos de Deus recebemos a vida d`Ele em nosso interior, e é ela que nos capacita a vencer o mundo. É totalmente impossível vencê-lo com a velha vida que tínhamos antes de experimentarmos o novo nascimento, pois a velha vida é aliada (amiga) dele, enquanto que a nova vida que o Pai celestial nos concedeu quando nos tornamos seus filhos, opõe-se ao mundo e vence-o através do poder de Deus que opera em nós.
Nos tornamos filhos de Deus quando recebemos a Jesus como Senhor e Salvador da nossa vida. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (Jo.1:12-13)

Aquele que nasce de Deus recebe uma nova natureza, uma natureza de vencedor
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.(2° Cor.5:17)

“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4:22-24).

“E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus” (Ez 11:19-20).

“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” (Ez 36:26-27).

A vitória sobre o mundo é concedida apenas àqueles que são nascidos de Deus.

2º) Amando a Deus e aos irmãos (V.2)

Aquele que é nascido de Deus recebe uma capacidade sobrenatural de amar a Deus e aos irmãos. Esse amor no coração do cristão é um grande passo para a vitória, pois o amor expulsa o medo.
“No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor”. (1ºJo 4:18) O medo paralisa a pessoa impedindo-a de lutar pela vitória sobre o mundo.

3º) Obedecendo a Deus (V.3)

O mundo é caracterizado por desobediência a Deus, portanto se queremos vencê-lo temos que ter um caráter obediente como foi o de Jesus.
“Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem” (Hb 5:8,9).

Devemos obedecê-lo com alegria pois os seus mandamentos não são pesados.

4º) Por meio da nossa fé em Jesus cristo (Vv.4-5)

A nossa fé no Senhor Jesus nos faz ver o mundo como realmente ele é: um sistema satânico, opressor, e que se opõe a Deus e aos seus filhos. Tudo o que há no mundo é passageiro, mas aquele que tem fé genuína no Senhor Jesus tem a vida eterna, portanto, não sente-se atraído por este mundo.

- A fé em Jesus é o elemento sobrenatural para a nossa regeneração e consequente entrada no reino de Deus (Jo.3:3-5)

- A fé faz parte da armadura de Deus para o cristão (Ef 6:17)

- A fé é o elemento que agrada a Deus (Heb.11:6)

- A fé é uma convicção, certeza nos princípios de Deus ( Heb.11:1)

Conclusão

Deus já nos deu capacidade para vencer o mundo. Através da nossa fé em Cristo recebemos uma nova vida que nos torna capazes de amar a Deus e aos irmãos, ao passo que também recebemos força para obedecê-lo. Sendo estes os elementos que possibilitam a nossa vitória sobre o mundo devemos viver a cada dia como vencedores em Cristo.

AGENDA SHALLOM: Dia 25 de setembro de 2021 CULTO DE MULHERES; 03 de outubro às 9h Café da manhã com a liderança

domingo, março 06, 2011

Discernindo os espíritos

Discernindo os espíritos
1ª João 4:1-6

A Bíblia nos mostra a existência de uma realidade espiritual tal real quanto o mundo físico em que vivemos. Outra verdade que a Bíblia nos ensina é que há seres espirituais, tanto do bem quanto do mal. Portanto, como servo de Deus, devemos ter nosso discernimento espiritual ampliado a fim de examinarmos os espíritos para comprovar se procedem, ou não, de Deus. Esse discernimento espiritual é profundamente necessário para não sermos enganados pelo espírito de engano que opera nos falsos profetas que estão surgido no mundo inteiro (V.1). É a Palavra de Deus e o Espírito Santo que nos concedem a capacidade de discernnir os espíritos. Em 1ª João 4:1-6 observamos três MANEIRAS de examinarmos os espíritos, para discernirmos quem de fato age movido pelo Espírito de Deus.

1º) Quem tem o ESPÍRITO DE DEUS confessa que Jesus Cristo é o filho de Deus encarnado (Vv.2-3)

Jesus Cristo veio em carne, isto é, como um ser humano. Porém, satanás sempre tentou negar este fato. A Bíblia diz que é o espírito do anticristo quem nega a encarnação divina de Jesus Cristo (V.3). A doutrina da encarnação de Jesus Cristo é totalmente necessária a nossa redenção e salvação. Se o Senhor Jesus não tivesse se tornado homem, Ele não poderia ter morrido pelos nossos pecados e nos redimido da morte, Pois como Deus Ele (Jesus Cristo) é Espírito (João 4:24) e Espírito não morre. Foi exatamente por isso que nosso Senhor Jesus Cristo precisou tornar-se carne (ser humano – Mt 1:18-25).
“NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.(...)E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.(João 1:1,14)

2º) Quem tem o ESPÍRITO DE DEUS vence os falsos profetas (V.4)

A – Vence, pois o Espírito que habita no crente é maior do que o espírito que opera no mundo

B – Vence, pois o Espírito que habita no crente ensina-lhe a verdade
O engano só permanece até a verdade chegar, quando a verdade for revelada o engano será dissipado. Como diz o ditado popular: “A mentira tem pernas curtas”.
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João8:32).

“Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade”.(2° Co 13:8)

3º) Quem tem o ESPÍRITO DE DEUS fala da parte de Deus (Vv.5-6)

“ Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou” (Jo 7:16). O Verdadeiro Espírito de Deus nunca falará nada que contraria a vontade do Pai, revelada na Palavra.

“Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” (Jo 16:13-15).

Por exemplo, quando uma pessoa prega ou ensina a imoralidade, dizendo que não importa o que as pessoas fazem na cama, ou com quem elas têm relações sexuais, pois o que importa é o “amor”, esta pessoa não fala pelo Espírito de Deus, porque o Espírito de Deus nos ensina a viver em santidade.

“ E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo” (1ª Ts 5:23).

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14).

Quando uma pessoa ensina que o importante é ter fé, não importando em que ou em quem se tem fé, esta pessoa não tem o Espírito de Deus, pois o Espírito Santo nos ensina que só podemos ter fé em Deus.
"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus;" (Marcos 11 : 22)

Mas quem não tem o Espírito de Deus fala da parte do mundo e é por isso que o mundo os ouve (V.5). Hoje é muito comum vermos multidões de mundanos seguino os falsos profetas e praticando os falsos ensinos que satisfazem a sua carne. Mas, a Bíblia diz claramente que estes ensinos são doutrinas de demônios (1ª Tm 4:1-6).
Portanto, quem pertence a Deus, quem é nascido de Deus ouve os verdadeiros profetas de Deus, que pregam a Palavra de Deus com verdade e veracidade, conferindo tudo o que é dito com o que está escrito nas Sagradas Escrituras (V.6).
É importante entender que não basta ter sinceridade, tem que conhecer a verdade. Infelizmente, tem muitas pessoas sinceras mas que estão enganadas. Imagine se uma pessoa com toda sinceridade (achando estar certa) pulasse de um prédio de vinte andares acreditando poder voar, o que poderia acontecer? Por isso, é preciso conhecer a verdade revelada na Palavra de Deus, e não apenas ser sincero.

Conclusão:

Quem nasceu de Deus e se aprofunda no conhecimento da Palavra, pode discernir os espíritos por meio do Espírito Santo que nele habita. Portanto, devemos ser sempre como os crentes bereanos (At 17:10-12) examinando as Escrituras com temor e tremor dependendo sempre do Espírito de Deus. Só assim poderemos vencer o espírito de engano.

Projeto Esdras: Construindo um palácio para Deus. Invista neste projeto e seja abençoado!

Características do verdadeiro amor

Ministério Shallom
Características do verdadeiro amor
1ª João 3:11-24

O Dicionário Essencial da Língua Portuguesa conceitua a palavra amor como: “Afeição profunda a outrem, a ponto de estabelecer um vínculo afetivo intenso, capaz de doações próprias, até o sacrifício”. Embora podemos encontrar em outros dicionários definições similares, na prática não é tão fácil compreender o verdadeiro amor e vivê-lo. Somente em Jesus podemos experimentar o verdadeiro amor e praticá-lo em nossa vida cotidiana.

Em 1ª João 3:11-24 o apóstolo João nos apresenta três características do verdadeiro amor:

1°) O amor verdadeiro é a evidência que passamos da morte para a vida (Vv.11-15)
Quando recebemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador pessoal, recebemos vida espiritual por meio do Espírito Santo que vem habitar dentro de nós. O mesmo Espírito Santo que nos dá a vida, também nos capacita a amar (Rm 5:5). É por isso que o amor verdadeiro prova a nossa passagem da morte para vida.
A falta de amor pelos irmãos revela que a pessoa, como Caim, ainda pertence ao maligno e portanto, ainda vive no mundo (Vv.12,13).
A falta de amor pelos irmãos mostra que a pessoa ainda está na morte, visto que é homicida, não tendo portanto, a vida eterna (Vv.14,15).
Ap 21:8 diz que os homicidas serão lançados no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
Portanto, o que prova que somos nascidos de Deus e temos a vida de Deus é a capacidade de amar aos irmãos.

2°) O amor verdadeiro se doa (Faz sacrifícios)Vv.16-18

Uma das mais belas características do verdadeiro amor é a sua capacidade de doar-se e fazer sacrifícios pela pessoa amada. A maior prova do amor de Deus por nós está no fato de Jesus ter dado a sua vida por todos nós (V.16, Jo3:16).
Onde houver amor verdadeiro haverá sempre a capacidade de doar a vida (V.16)
Nos versículos 17 e 18 vemos uma forma bem prática de desmostrar o amor verdadeiro que se doa. Estes versículos nos ensinam que quando vemos um irmão necessitado, devemos ajudá-lo dentro das nossas condições financeiras. Este é o mesmo princípio que o apóstolo Tiago nos ensina em Tg 2:15,16.

3°) O amor verdadeiro deixa o nosso coração (Consciência) seguro diante de Deus (Vv.19-24)

Quando estamos vivendo no verdadeiro amor o nosso coração se tranquiliza diante de Deus, pois sabemos que estamos fazendo o que agrada-o.
O coração neste texto é sinônimo de consciência, que é o alarme do Espírito Santo. Quando sentimos a nossa consciência pesar é como se dentro de nós o Espírito Santo soasse um alarme sinalizando que alguma coisa não está certo.
Um coração perturbado por uma consciência pesada interrope a comunhão com Deus. Portanto, tranquilizar o nosso coração diante de Deus é ter sempre uma consciência pura (1ª Tm 1:5,19; At 24:16). Pois, uma consciência limpa nos dá confiança (ousadia, intrepidez,) diante do Senhor e nos leva a obter a resposta das nossas orações (Vv.21,22). Por exemplo, se a nossa consciência estiver pesada, porque estamos guardando ódio em nosso coração, as nossas orações serão impedidas. Mas, se a nossa consciência estivver limpa, teremos a convicção que permanecemos em Cristo (Vv.23,24).

Conclusão:

O Cristão genuíno desfruta plenamente do amor de Deus em seu coração, sendo capaz de amar os outros cristãos, sendo isto, a prova do seu nascimento espiritual. Se você ainda não desfruta desse amor, hoje é o dia de entregar sua vida a Jesus e permitir que o Espirito Santo encha sua vida do amor de Deus.

O infinito amor de Deus

Ministério Shallom
O infinito amor de Deus
1ª João 4:7-21

Seria possível medir o amor? Será que algum dia haverá um equipamento com alta tecnologia capaz de aferir as dimensões do amor? Acredito que não. Pois, embora o homem seja capaz de calcular o diâmetro da terra, medir a distancia entre a terra e sol e computar a quantidade de água que cai num período de chuva, seria-lhe impossível medir o amor de Deus. O amor de Deus é mais alto que os céus, mais profundo que o mar, mais extesso que o universo, mais forte que a morte, é impossível calculá-lo pois ele é infinito. Neste texto (1ª Jo 4:7-21) o apóstolo João nos mostra quatro fatos sobre o infinito amor de Deus.

1º) O amor infinito é a essência da natureza de Deus (Vv.7.8)
Deus é amor e tudo o que Ele fez e faz expressa a natureza do seu ser. Esse amor é visto na criação. O Senhor criou todas as coisas para a sua glória, mas motivado por seu amor. Quando Ele criou o universo pensou no bem de todas as suas criaturas, principalmente no ser humano. Pense na variedade de coisas que Deus criou para o nosso bem. Por exemplo: considere a variedades de alimentos, e toda vez que você comer uma fruta que gosta muito lembre-se do amor de Deus, pois Ele criou-a por amor a você.

Deus criou todas as coisas em perfeita harmonia para que pudéssimos desfrutar delas plenamente.

Lembro-me, que quando era criança, painho me contava uma história de um homem deitado debaixo de um pé de jabuticaba pensando porque Deus criou uma árvore tão grande para produzir uma frutinha tão pequena, sendo que Ele criou plantas rasteiras para produzir grandes frutos, como é o caso da melancia. Enquanto ele questionava a Deus sobre estas coisas uma pequenina jabuticaba caiu no nariz dele. Imagine o que aconteceria se fosse uma melancia.

2º) O amor infinito tornou-se mais evidente quando Deus nos enviou o seu único Filho (Vv.9-10)
Por amor a nós pecadores Deus enviou o seu Filho ao mundo para morrer em nosso lugar afim de que tenhamos vida por meio d`Ele (V.9). “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo 3:16,17).

Todo ser humano antes de fazer uma aliança com o Senhor Jesus está espiritualmente morto por causa dos seus delitos e pecados. Mas Deus, por causa do seu amor, nos deu a vida através da morte do seu Filho Jesus Cristo. “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos deu vida juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”. (Ef 2:4,5).

Jesus morreu para ser a propiciação por nossos pecados.
Propiciação é o sacrifício que Jesus fez por nós para que pudéssimos obter o perdão dos nossos pecados. É importante notar que o Novo Testamento enfatiza a morte de Jesus mais que o seu nascimento. A morte de Cristo é tão importante para a nossa redenção que Ele nos ordenou celebrar a ceia em memória da morte d`Ele. “E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós” (Lc 22:19-20).

3º) O amor infinito de Deus é visto naqueles que creem em Cristo (Vv.12-16; 20,21)

Ninguém pode ver a Deus com os olhos físicos pois Ele é invisível. Quando Jesus esteve aqui na terra Ele revelou Deus aos homens, pois quem via a Jesus via a Deus.
“Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (Jo 14:8,9)

Mas agora Jesus não está mais presente fisicamente aqui na terra, como então Deus será visto pelo homens? Através de nós, os filhos de Deus. Quando nos amamos uns aos outros o amor de Deus é revelado ao mundo necessitado. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13:35).

4°) O amor infinito quando aperfeiçoado em nosso coração produz confiança. (Vv.17-19)
Quando você tem certeza que o amor de Deus está aperfeiçoado em seu coração também terá segurança e confiança que não será condenado no juízo. Quando o amor de Deus está em teu coração o medo desaparece. O medo paraliza muitas pessoas impedido-as de desfrutarem da comunhão com Deus e da plena felicidade, mas quando o amor de Deus enche o nosso coração o medo sai. A maioria das pessoas tem medo de adoecer, de morrer, de envelhecer, de perder pessoas ou posses, medo do futuro,etc. Mas quando a convicção que Deus te ama entra em teu coração, você descança no amor d`Ele e vence todo o medo do mal que poderá lhe acontecer.

Conclusão:
O amor de Deus é infinito e imenssurável, porém podemos desfrutá-lo plenamente através da nossa fé em Jesus. Quando você recebe a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, o Espírito Santo vem morar no seu interior , e é Ele quem derrama o amor de Deus no seu coração para que possa desfrutá-lo e manifestá-lo aos outros. Portanto, decida hoje viver no amor de Deus!