Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, junho 24, 2013

Os segredos para a verdadeira felicidade - Parte I (humildade)

 
Ministério Shallom

Uma família especial para você – Rua Pedro Tavares cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. Estudo para célula

Os segredos para a verdadeira felicidade - Parte I (humildade)

Mateus 5:3


O que é sinônimo de felicidade para a maioria das pessoas? Para muita gente ser feliz é ter fama, ter muito dinheiro, comprar tudo o que deseja etc. Para outros, ser feliz é encontrar a pessoa certa para namorar e casar. Existem, também, os que querem "curtir a vida", e outros que acreditam que somente poderão ser felizes caso algum sonho pessoal (p. ex. a aquisição de um carro, casa etc) seja realizado. porém, como podemos perceber, este tipo de felicidade está sempre ligado a alguma circunstância aparentemente favorável.

Jesus nos ensina um tipo de felicidade mais profunda, que não depende das circunstâncias, que não pode ser roubada nem perdida. Uma felicidade verdadeira.

Em Mateus 5:3-12 Jesus nos revela os oito segredos da verdadeira felicidade. Hoje falaremos sobre o primeiro deles: A HUMILDADE.

"Bem-aveturados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mt 5:3 ARA)

"Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o reino dos céus é deles" (Mt 5:3 NTLH)

Ser humilde (pobre) em espírito:
É reconhecer sua incapacidade e depender de Deus

Toda pessoa verdadeiramente humilde é dependente de Deus e reconhece que depende dele para tudo. "A pessoa mais importante no reino do céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança" (Mt 18:4 NTLH).

Uma criança se humilha diante de seus pais e declara depender deles para comer, beber, limpar-se etc. Quanto mais humildes formos mais próximos de Jesus nós estaremos e experimentaremos da sua felicidade duradoura.
É perceber sua necessidade espiritual e encontrar suprimento no Senhor Jesus

Embora o Rei Davi não fosse financeiramente pobre, ele reconheceu sua necessidade de Deus quando disse: "Quanto a mim, sou pobre e necessitado, porém o Senhor se importa comigo e cuida de mim. O Senhor é o meu apoio e o meu salvador! Venha salvar-me! venha depressa, ó Senhor" (Salmo 40:17 NBV).

"Eu estava desesperado, mais pedi ajuda ao Senhor, e Ele me ouviu. Livrou-me de todas as minhas tribulações" (Samo 34:6 NBV).
É Ser presenteado com o Reino do céu, onde a auto-suficiência e a auto-exaltação não são virtudes

O Reino do céu não se refere apenas a eternidade, mas também, a um estado de bençãos espirituais (Ef 1:3) que alcança a nossa vida mesmo enquanto estamos aqui na terra.

Quando somos presenteados com o reino do céu, experimentamos uma alegria, felicidade verdadeira, que nenhuma circunstância difícil pode arracar de nós. Mas para isso acontecer é preciso nos humilhar, nos esvaziar do nosso caráter deformado, do nosso orgulho e buscarmos ao Senhor Jesus. Quando fazemos isso, Deus nos dá o Espírito Santo que vem morar dentro de nós, instalando o Seu Reino em nosso interior.

"Afinal de contas, o Reino de Deus não é o que comemos ou bebemos, mas a justiça, a paz e a ALEGRIA QUE VEM DO ESPÍRITO SANTO" (Romanos 14:17 NBV - grifo meu).



Conclusão

Ser verdadeiramente feliz não está relacionado com o que possuímos, mas com o que somos em Cristo. Se quisermos de fato experimentar a verdadeira felicidade, devemos depender de Deus e confiar que o Senhor Jesus é suficiente para suprir todas as nossas necessidades.

HUMILDADE é a palavra que representa esse primeiro passo na jornada para a verdadeira felicidade.

sábado, junho 15, 2013

PASTOR, PRESENTE DE DEUS

PASTOR, PRESENTE DE DEUS

Josivaldo Oliveira

"e vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência" (Jeremias 3:15).

Deus é um Deus gracioso e, na sua graça, Ele decidiu nos presentear com dádivas dos céus. Ele nos tem dado muitos presentes maravilhosos, frutos da bondade e da graça dele para conosco, e dentre estes presentes, existe um muito especial: PASTOR.
Um pastor verdadeiro é um grande presente de Deus. Como diz o meu pastor, Ap. Joselito Aragão, pastor não é da terra é do céu. Deus tem um apreço tão grande por pastores que os chamam de anjos (Ap. 3:7).

Basta imaginar como ficaria a igreja sem um pastor para ver a falta que ele faz.

POR QUE UM PASTOR VERDADEIRO É UM PRESENTE DE DEUS?
Porque ele é capaz de abrir mão de qualquer coisa para servir pessoas por amor a Deus e ao Seu Reino.

"Agora, compelido pelo Espírito, estou indo para Jerusalém, sem saber o que me acontecerá ali, senão que, em todas as cidades, o Espírito Santo me avisa que prisões e sofrimentos me esperam. Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus". (Atos 20:22-24).

ALGUMAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS
Quando Deus me chamou para o ministério, passei por um período de muitas privações. Às vezes meu pai me telefonava e me pedia para voltar para minha cidade natal onde ele conseguiria para mim um emprego com uma remuneração melhor. Mas eu recusava e dizia-lhe que Deus havia me chamado e eu não podia desistir do chamado. Em outro momento, quando meu pai partiu para o Senhor, minha mãe me convidou novamente para voltar para minha cidade natal. Caso aceitasse o convite ela me daria uma das suas casas (na época eu não tinha ainda a minha casa própria). Eu agradeci a generosidade dela, mas disse que não poderia, pois tinha um compromisso com Deus na igreja em que ele me colocou para servir.

Durante a vida, um pastor abre mão de muitas vantagens ou sonhos pessoais por amor ao chamado de Deus. Recentemente, conheci um pastor que renunciou a sua empresa, na área de construção civil, para apascentar ao rebanho de Deus na África.

PASTORES SÃO PRESENTES DE DEUS, PORQUE, SEGUNDO EFÉSIOS 

4:11-16, ELES FAZEM PARTE DOS MINISTROS QUE JESUS 

PRESENTEOU A IGREJA COM O PROPÓSITO DE:

Treinar os discípulos de Cristo para a obra do ministério;

Tornar os discípulos de Cristo plenamente maduros, desenvolvidos e cheios de vida;

Fazer com que os discípulos de Cristo tenham a mesma fé quanto à salvação e ao Filho de Deus.

COMO DEVEMOS RECEBER OS PRESENTES DE DEUS?

COM GRATIDÃO
Agradeça a Deus, frequentemente, por ter presenteado você e a sua igreja com um pastor. "Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos" (Salmos 50:23).

COM RECONHECIMENTO
Reconhecer um presente de Deus exige discernimento espiritual, pois Deus costuma colocar os seus presentes em embalagens não muito atrativas.

Quem diria que João Batista, vestido de pelos de camelo seria um presente de Deus para a humanidade (Mateus 3:4).

Quem seria capaz de dizer que Jesus pendurado na cruz, totalmente desfigurado, fosse o presente de Deus Para o ser humano. O quadro era tão horripilante que o profeta Isaías o descreve usando as seguintes palavras:

"Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca" (Isaías 53:1-7).

Somente aqueles que têm discernimento espiritual reconhecem um presente de Deus ainda que a embalagem não seja atrativa, pois, "o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido" (1 Coríntios 2:14-15).

A viúva de Sarepta reconheceu que o profeta Elias era um homem de Deus (1 Reis 17:8-24) "Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade" (I Reis 17:24).

A Sulamita reconheceu que o profeta Elizeu era um homem de Deus (II Reis 4:8-37) "Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher importante, a qual o reteve para comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava por ali entrava para comer pão.E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus" (2 Reis 4:8-9).

COM HONRA

Essa honra inclui:

CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA

"Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário" (1 Timóteo 5:17-18).

Existem pessoas que no momento em que são admoestadas por seu pastor ficam zangadas e deixam de entregar o dízimo do Senhor, com o desejo de que o pastor tenha o seu suprimento cortado. Mas Deus é o provedor do pastor, mesmo quando alguns membros da igreja deixam de honra-lo, o Senhor levantará outras pessoas que irão fazer isso.

Deus levantou a viúva de Sarepta para alimentar o profeta Elias, quando o povo de Israel não estava alimentando-o. "Então a palavra do Senhor veio a Elias: 'Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida'" (1 Reis 17:8-9)

Jesus disse: "Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra. Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom" (Lucas 4:25-26).

Quando um discípulo investe na vida e no ministério de um homem de Deus, colherá das bênçãos do Senhor. uma irmã em Cristo ofertou mais da metade de um dinheiro que havia recebido na construção da minha casa. Quando ela disse para mim que faria isso, eu fiquei constrangido e disse a ela que não era necessário fazer aquilo; ao que ela me respondeu: Deus me disse que quando o senhor tiver a sua casa Ele me dará a minha. Diante disso eu recebi aquela semente e a abençoei no nome de Jesus. Depois de alguns meses, ela me procurou, cheia de alegria, dizendo que Deus havia lhe dado a sua casa própria.

HONRA, TAMBÉM, INCLUI: RESPEITO E OBEDIÊNCIA

"Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver" (Hebreus 13:7).

"Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil" (Hebreus 13:17)

SER PASTOR É UM PRESENTE DE DEUS NÃO APENAS PARA A IGREJA, MAS, TAMBÉM, PARA O PRÓPRIO PASTOR

Certa vez estava me sentindo triste com alguns desafios que estava enfrentando em meu ministério e no meu momento devocional Deus me deu uma palavra rhema:
"... dou a vocês o serviço do sacerdócio como um presente ..." (Números 18:7).

Pastor, o ministério é um presente de Deus na sua vida.
Como pastores, temos mais tempo do que a maioria das pessoas para nos dedicarmos a oração e ao ministério da Palavra (Atos 6:4). Isso é um maravilhoso presente!

Como pastores, temos o privilégio de servir a Deus no santo ministério e ver pessoas sendo transformadas através das nossas vidas.

Como pastores, temos a convicção que seremos especialmente recompensados se servirmos fielmente ao Senhor Jesus em nosso ministério.

"Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória" (I Pedro 5:1-4).

Pastor, você está servindo fielmente ao Senhor, apesar das lutas e dificuldades. Não desista! Deus lhe deu um presente: o santo ministério. E quando Jesus, o Sumo- Pastor voltar, você receberá a incorruptível coroa de glória.

CONCLUSÃO

Pastor é um presente de Deus, por isso devemos ser gratos a Deus por ele. Devemos, também, honra-lo, valorizá-lo, respeitá-lo e obedecê-lo no Senhor. Se fizermos isso seremos recompensados agora e na Eternidade. Jesus disse: "Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta" (Mateus 10:41). E eu posso dizer "Quem recebe um PASTOR em qualidade de PASTOR, receberá galardão de PASTOR"


Por Josivaldo Oliveira