Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, agosto 29, 2013

A ESCOLHA DE MATIAS - REUNIÃO DOS DOZE - LIÇÃO 6

Ministério Shallom

Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você! Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira. ESTUDO PARA OS DOZE.

A ESCOLHA DE MATIAS - REUNIÃO DOS DOZE - LIÇÃO 6
ATOS 1: 15-26 
Os discípulos já estavam orando vários dias, enquanto aguardavam a vinda do Espírito Santo. Em uma dessas reuniões de oração, em que o número dos que participavam havia aumentado um pouco, cerca de 120 pessoas, Pedro se levantou para mostrar, mediante o Espírito, a necessidade de levantar outro discípulo para substituir Judas, no ministério apostólico. 

QUAIS ERAM AS BASES PARA A ESCOLHA DE OUTRO APÓSTOLO? 

CUMPRIMENTO DAS ESCRITURAS (Vv.16-20)               
Pedro toma dois textos de Salmos (Sl 69:25 e Sl 109:8) para mostrar que aquilo que aconteceu com Judas foi cumprimento das Escrituras. O Espírito santo já havia falado através de Davi sobre o fim trágico daquele que trairia o Messias. Porém, as Escrituras não diziam que o traidor seria Judas. Infelizmente Judas "encarnou" o cumprimento dessa profecia para a sua própria ruína. 

Isso também acontece em nossos dias, existem pessoas que assumem a profecia da Palavra para o seu bem, e outros que o fazem para o seu mal. Por exemplo, em 2ª Timóteo 3:1-9 há uma profecia de como será muitas pessoas nos últimos dias. Porém, a Bíblia não apresenta uma lista com o nome de quem agirá assim. Infelizmente algumas pessoas "encarnam" essa profecia em sua própria vida para o mal. Mas não precisa ser assim. NÃO PRECISA SER VOCÊ! Você pode decidir NÃO trair Jesus e permanecer fiel a Ele, embora a profecia bíblica mostra que muitos o trairão (Hebreus 6:4-6). Você pode decidir permanecer fervoroso na fé, ainda que a Bíblia diz que "Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará" (Mateus 24:12). Não tem que ser você! Não precisa ser necessariamente o seu amor a esfriar.

Permita que se cumpra em sua vida as profecias de avivamento (Habacuque 3:2) de enchimento do Espírito (Joel 2:28-29) de restauração familiar (Malaquias 4:6) de adoração genuína, etc.

A Bíblia diz que Judas foi o guia daqueles que prederam a Jesus. Eu fico pensando! Este discípulo esteve pessoalmente com Jesus, viu os milagres que o Mestre operou, vislumbrou a Sua glória, e ainda assim o traiu. Por que? Bem! Existem algumas informações extrabíblicas que tentam explicar os motivos que o levarão a trair a Jesus. Porém, um motivo que está muito evidente na Bíblia, era o amor que Judas nutria pelo dinheiro (Cf. João 12: 4-6). Ele foi capaz de trair Jesus por causa de trinta moedas de prata (Mateus 26:14-16 ). Essas moedas foram o salário (recompensa) da sua iniquidade. Como a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte (Rm 6:23), foi o que o traidor experimentou. Ele se enforcou e o seu corpo ao ser decomposto caiu no chão e se partiu ao meio e todas as sua vísceras se derramaram(v.18).

Esta história se tornou conhecida em toda Jerusalém (v.19), e não apenas lá, mas aonde o evangelho é pregado, a história das trágicas consequências da traição de Judas é conhecida.
A história de Judas poderia ter sido outra. Ele tinha tudo para ter uma história de honra, de alguém que perseverou e  deu testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, mas infelizmente, por causa do seu amor ao dinheiro, ele traiu a Jesus e teve um final trágico.

O que podemos aprender com isso? Como discípulos do Senhor Jesus não podemos permitir que o amor pelo dinheiro nos afaste de Cristo e roube o nosso fervor de sermos úteis nas mãos de Deus em nosso ministério. A Bíblia nos diz que "o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos". (1 Timóteo 6:10).

Judas alcançou sorte no ministério apostólico, mas infelizmente, por causa do amor ao dinheiro, se desviou da vocação ministerial que o Senhor havia lhe dado. Você é uma escolha de Jesus, não jogue isso fora por causa do amor ao dinheiro. Não troque Jesus pela glória deste mundo. Pois o dinheiro é um bom servo, mas é um péssimo senhor.

PREENCHER A LACUNA DEIXADA POR JUDAS
Jesus havia escolhido doze apóstolos (João 6:70). Neste primeiro momento, o alvo principal destes doze era dar testemunho de Cristo para as doze tribos de Israel, não apenas as que residiam em Jerusalém, mas também àqueles que estavam dispersas (1ª Pedro 1:1, Tiago 1:1). Mas com o suicídio de Judas ficaram apenas onze apóstolos, por isso houve a necessidade de ser eleito um novo apóstolo para preencher a vaga de Judas e completar a equipe dos doze.

O Dr. Donald Guthrie em seu livro "The Apostles [Os Apóstolos]" - citado por Aramis DeBarros no livro "Doze Homens, Uma Missão" diz que: " A esse ofício [apostólico] era atribuída tal importância que seu significado não poderia ser dissociado nem mesmo do seu número original [doze], estabelecido por Jesus. Como Judeus, os discípulos certamente conferiam alguma relevância simbólica ao número doze, como correspondentes das doze tribos de Israel".

Por isso com base na Palavra de Deus que dizia: "Que outro ocupe o seu lugar" (V.20), Pedro deixou bem claro que aquele posto deveria ser preenchido. Pedro reconhecia que o Espírito Santo fala através da Palavra de Deus e em harmônia com ela (Vv.16, 20). Se quisermos ser usados por Deus para trazer discípulos para o Senhor Jesus devemos falar somente o que o Espírito Santo Fala através da Sua Palavra, nem mais, nem menos.

QUAIS REQUISITOS DEVERIA TER AQUELE QUE SERIA ESCOLHIDO PARA OCUPAR O LUGAR DE JUDAS?
Tinha que ser alguém que havia seguido Jesus, juntamente com os demais apóstolos, desde o dia em que foi batizado por João, até o dia em que subiu ao céu. Além disso, tinha que ser alguém que havia testemunhado a ressurreição do senhor Jesus. Esses eram os dois requisitos para aquele que seria escolhido o novo apóstolo.

Apóstolo (que significa enviado)  é um enviado especial de Deus para cumprir a missão de dar testemunho de Cristo. De modo semelhante, se desejamos ser enviados por Deus para cumprir a nossa missão, devemos antes de tudo ter uma experiência pessoal com Cristo (não mais em carne) e ter um testemunho interior pelo Espírito Santo que Jesus ressuscitou dos morto e está vivo. Se preenchermos esses dois requisitos podemos ser enviados por Deus para realizar a Sua obra: Testemunhar de Cristo no poder do Espírito Santo.

ORANDO PELA DIREÇÃO DE DEUS (Vv.23-26)
Como apenas dois (José e Matias) preencheram os requisitos necessários para o apostolado. Eles oraram ao Senhor para que ele mostrasse qual dos dois havia escolhido como apóstolo para substituir o ministério que Judas abandonou. Depois de orar, eles lançaram sortes (uma espécie de sorteio) e Matias foi escolhido tornando-se apóstolo com os outros onze.

O fato de terem lançado sortes não significa que eles estavam confiando no acaso ou nas leis da probabilidade, mas eles confiavam na direção do Senhor, pois a Bíblia diz que: "Podemos pensar que decidimos as dúvidas lançando sortes, mas é o Senhor que controla os resultado" (Provérbios 16:33 NBV). Porém é a ultima vez no Novo Testamento que é feita referência a lançar sortes. A partir de pentecostes (At.2) eles contariam com uma orientação mais direta do Espírito Santo em suas vidas, para cada decisão importante que tomariam (At 16:6-8). "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus" (Romanos 8:14).

De modo semelhante, nós temos a Palavra de Deus e o Espírito Santo. Por isso quando precisamos tomar uma decisão importante, devemos orar e esperar o testemunho interior do Espírito Santo dentro de nós, mas devemos nos lembrar que o Espírito sempre fala em harmonia com a Palavra de Deus.

Em resumo, devemos ter uma experiência pessoal com Cristo, crendo em Sua ressurreição, viver leais a Ele e não permitir que o amor ao dinheiro e as coisas destas vida nos afaste dele, pois aqueles que traem a Jesus pagam com a própria vida. Além disso, devemos sempre buscar a orientação de Deus para as decisões difíceis que precisamos tomar. Se agirmos deste modo, seremos abençoados. 

domingo, agosto 18, 2013

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 8 (SOFRER PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DE CRISTO)

Ministério Shallom 

Uma família especial para você – Rua Pedro Tavares cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. Estudo para célula

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 8 (SOFRER PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DE CRISTO)
MATEUS 5:10-12

"Felizes aqueles que são perseguidos por serem justos, pois deles é o reino dos céus. Felizes serão vocês quando forem maltratados, perseguidos e caluniados por serem meus seguidores! Fiquem contentes com isso! Fiquem muito contentes! Porque uma grandiosa recompensa espera vocês lá no céu. E lembrem-se: Os profetas antigos foram perseguidos antes de vocês". (Mateus 5:10-12 NBV)

Estamos terminando a nossa série, os segredos para a verdadeira felicidade, e hoje falaremos sobre mais um segredo para uma vida feliz e abençoada: Ser perseguido por amor a Cristo e por causa da justiça. Embora não pareça haver alegria alguma em ser perseguido, Jesus nos ensina que existe um tipo de perseguição que prova que somos verdadeiramente felizes e abençoados: É quando somos perseguidos por causa de Cristo e da Sua justiça.

Que tipo perseguição é sinônimo de felicidade?

SER PERSEGUIDO POR CAUSA DA JUSTIÇA (V.10)
Quando você se torna justo pela fé em Cristo Jesus  (Rm 5:1) e começa a fazer a vontade de Deus, sua vida começa a atrair a perseguição daqueles que não querem fazer a vontade de Deus. Porém não se trata de ser perseguido por fazer coisas erradas e sim por fazer o que é certo.

"... Vocês serão felizes se tiverem de sofrer por fazerem o bem..." (1 Pedro 3:14 NBV)

"Se for a vontade de Deus que vocês sofram é melhor sofrer por fazer o bem do que por fazer o mal" (1 Pedro 3:17 NBV) José é um exemplo de alguém que sofreu pela prática do bem, mas depois foi honrado pelo Senhor.

SER PERSEGUIDO POR CAUSA DE CRISTO (V.11)
Aqueles que se tornaram seguidores (discípulos) de Cristo e são leais a Ele enfrentarão perseguições. No decorrer da história todos os verdadeiros discípulos de Cristo sofreram perseguições. Hoje, em nosso país, a perseguição não é tanto física, mas ideológica. Neste momento, aqui no Brasil, provavelmente, não seremos apedrejados, presos ou mortos por sermos discípulos de Cristo. Mas certamente seremos zombados, ridicularizados e caluniados. Tentarão ferir os princípios da nossa fé em Cristo, usando palavras maldosas, críticas perversas, zombaria e escárnio. Não enfrentamos uma perseguição física, como os apóstolos enfrentaram e muitos dos nossos irmãos enfrentam hoje em algumas partes do mundo, mas a perseguição ideológica continua.

"Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo" (Mateus 10:22). Jesus disse que aqueles que nos perseguem inventarão mentiras e falarão todo mal contra nós por causa dele.

"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês" (Mateus 5:11).

Porém neste tipo de perseguição existe alegria:

ALEGRIA DE POSSUIRMOS O REINO DOS CÉUS
O Reino dos céus governa a nossa vida agora e governará na eternidade. Somos cidadãos do Reino de Deus, por isso seremos perseguidos pelo reino das trevas e pelos reinos deste mundo. Mas devemos nos alegrar, pois alegria faz parte dos cidadãos do Reino de Deus. "Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Romanos 14:17).

ALEGRIA DE SABERMOS QUE A NOSSA RECOMPENSA NO CÉU SERÁ GRANDE
"Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês..." (V.12 NTLH). Os apóstolos receberam este ensino de Jesus com muita fé e responsabilidade. A Bíblia diz os apóstolos, depois de serem chicoteados por terem pregado o evangelho, saíram alegres da presença do sinédrio. 

"Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem em nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade. Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo" (Atos 5:40-42).

Paulo e Silas estavam presos por terem pregado o evangelho, mas nem mesmo isso roubou a alegria deles, pois a meia noite eles cantavam louvores para Deus, manifestando assim a alegria do Reino. (At 16:22-25).
Então se você estiver sendo perseguido por causa do seu amor a Cristo e por fazer a vontade de Deus (não por causa de seus erros), se alegre, pois a sua recompensa no céu será GRANDE.

"Aquilo que sofremos agora é insignificante, se compararmos com a glória que ele nos dará mais tarde." (Rm 8:18 NBV).

"Depois que vocês tiverem sofrido por um pouco de tempo, o nosso Deus de toda graça lhes dará por meio de Cristo a sua glória eterna. Ele pessoalmente, tomará vocês e os colocará num lugar firme, e os fará mais forte do que nunca" (1 Pedro 5:10 NBV).

ALEGRIA DE SERMOS IDENTIFICADOS COM OS PROFETAS DE DEUS DO PASSADO (V.12)
"Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês" (Mateus 5:12).
Se formos perseguidos por amor a Cristo e nos mantivermos firmes seremos recompensados da mesma forma que os profetas de Deus do passado. Deus tem um apreço muito especial pelos seus profetas, pois eles estão muito mais interessados com a glória de Deus do que com aquilo que os homens pensam deles. Por causa disso eles são constantemente perseguidos, mas eles serão grandemente recompensados por Deus.

A Bíblia diz que "... a perseguição virá para todos aqueles que decidiram viver uma vida piedosa em Cristo" (2 Timóteo 3:12 NBV). Porém, quando enfrentamos este tipo de perseguição, Deus nos trata como seus profetas. Somos identificados com os profetas de Deus do passado, tais como: Elias, Eliseu, Daniel, João Batista, etc; e também com o próprio Jesus. 

Por isso não se entristeça diante da perseguição, pois a cada perseguição sofrida, Deus o recompensará com o galardão (recompensa) do céu.

CONCLUSÃO
A perseguição é a prova que pertencemos a Cristo, e é nisso que reside a nossa alegria. Somos de Cristo e quando somos leais a Ele e fazemos a Sua vontade atraímos perseguição. Mas diante disso devemos nos alegrar pois possuiremos o Reino, seremos grandemente recompensados e tratados por Deus como Seus profetas. Esse é o oitavo passo para a verdadeira felicidade: Ser leal a Cristo e fazer a vontade dele, ainda que isso resulte em perseguição. Que sejamos assim, e que experimentemos a verdadeira felicidade.

AGENDA SHALLOM: ESTAMOS EM 40 DIAS DE ORAÇÃO, ATÉ O DIA 09 DE SETEMBRO. OBS: A DATA DO NOSSO REENCONTRO FOI MUDADA PARA 07 E 08 SETEMBRO (EM VIRTUDE DE 07 DE SETEMBRO SER FERIADO E FACILITAR PARA OS IRMÃOS QUE TRABALHAM NO COMÉRCIO). DE 05-06 DE OUTUBRO HAVERÁ ENCONTRO COM DEUS  

quarta-feira, agosto 14, 2013

REUNIÃO DOS DOZE - (LIÇÃO 5) - ATOS 1:12-14

Ministério Shallom 

Uma família especial para você – Rua Pedro Tavares cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. ESTUDO PARA OS DOZE.

REUNIÃO DOS DOZE - (LIÇÃO 5) - ATOS 1:12-14

Então eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, cerca de um quilômetro. Quando chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados. Achavam-se presentes Pedro, João, Tiago e André; Filipe, Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus. (Atos 1:12-14)

Em nossa lição anterior enfatizamos a importância de vivermos em adoração, pureza e santidade, enquanto aguardarmos ardentemente pela volta do Senhor Jesus. Hoje falaremos sobre três princípios fundamentais que deve haver na vida de um verdadeiro discípulo de Jesus: Obediência, unidade e oração.
  
OBEDIÊNCIA  

Voltaram para Jerusalém =  Este é um princípio de obediência. Os apóstolos voltaram para Jerusalém porque o Senhor Jesus havia dito para eles: "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei" (Atos 1:4). Em obediência a esta palavra, eles voltaram para Jerusalém para esperar em oração o cumprimento da promessa. É interessante notarmos que eles estavam perto da cidade, cerca de um quilômetro (literalmente "à distância da jornada de um sábado" = pois, segundo a interpretação rabínica da lei (Cf. Êxodo 16:29), no sábado os judeus só poderiam caminhar aproximadamente um quilômetro), mesmo assim eles deveriam voltar para Jerusalém. Pois está perto não significa está em Jerusalém. A obediência exige que observemos os detalhes da revelação de Deus (P. ex. Saul não deu a devida importância a Palavra de Deus e "obedeceu" pela metade - 1 Samuel 15). A obediência deve ser sem parcialidade. Devemos obedecer de modo integral ao Senhor Jesus.
Como discípulos de Jesus estamos obedecendo a voz do nosso mestre de maneira integral? Ou obedecemos em parte? Obedecemos de modo absoluto ou somente aquilo que nos agrada?  

UNIDADE

Quando chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados = Assim que chegaram do monte das oliveiras os apóstolos se reuniram para buscar a Deus. Eles haviam aprendido o hábito de se reunir. A expressão "estavam hospedados" foi traduzida da expressão grega "esan kataménontes" que significa literalmente "estavam permanecendo" do verbo grego "katameno" que significa "ficar permanentemente, habitar". O que isto quer dizer? Que os apóstolos ficavam permanentemente reunidos, ou seja, eles criaram o hábito de se reunir para buscar ao Senhor.

Portanto, como discípulos de Jesus, precisamos desenvolver o hábito de nos reunir para buscar a Face de Deus. Não podemos trilhar a rota do isolamento (Pv 18:1). É quando nos reunimos, como discípulos do Senhor Jesus, que experimentamos edificação, encorajamento, exortação e consequentemente tremendos milagres de transformação em nosso caráter. De modo semelhante quando estamos reunidos aprendemos a obedecer os mandamentos da reciprocidade e mutualidade (Cf. Jo 13:34, Rm 15:7). É por isso que a Palavra de Deus nos exorta a não deixar de congregar. "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia" (Hebreus 10:25).

ORAÇÃO

Todos eles se reuniam sempre em oração =  Eles perseveravam unânimes em oração. Os apóstolos haviam concordado em permanecer orando, eles haviam aprendido a lição, embora em experiências passadas os doze mostraram não compreender que a verdadeira oração exige perseverança (Cf. Mt 26:36-45). Porém, depois que o Cristo ressurreto se revelou a eles, compreenderam a importância de permanecer unidos em oração, e fizeram um acordo de se dedicarem a essa disciplina espiritual.

De modo semelhante, em nossa vida, a oração não deve ser algo periférico, mas deve ocupar um lugar central. Temos que ser perseverantes em oração. Não podemos desistir de orar. (Lc 18.1, 1 Tess 5:17) Quando nos sentimos desanimados para orar, uma maneira de vencermos esse desânimo é criarmos o hábito de orarmos juntos com outros irmãos. Por isso, precisamos desenvolver o hábito de orar tanto individualmente, como em concordância (unanimidade) com outros discípulos do Senhor Jesus. Portanto participe das reuniões de oração que a sua igreja promove. Seja no templo, seja nas células, permaneça orando com os seus irmãos.

Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus = A Bíblia diz que eles estavam reunidos em um pequeno grupo para orar (era como uma célula de oração) mas eles perseveravam (literalmente, estavam perseverando) unânimes em oração. Quem estava presente nesta célula de oração? Os apóstolos, algumas mulheres (possivelmente as esposas dos apóstolos), Maria, mãe de Jesus, e os irmãos de Jesus. Não eram muitas pessoas. Infelizmente quando se trata de oração, são poucos os que se disponibilizam a perseverar na prática desta disciplina espiritual. Somente aqueles que entenderam por uma revelação divina a urgência, a abrangência, a necessidade e o privilegio de orar é que permanecerão em oração. 

Nesta lição aprendemos que um verdadeiro discípulo do Senhor Jesus faz da obediência integral (sem parcialidade) um fundamento da sua vida. Ele também deseja estar unido com outros irmãos para buscar a face do Senhor e persevera em oração, tanto individual como coletiva, pois entende o quão importante ela é. Se você é um discípulo do Senhor Jesus então viva em obediência, unidade e oração. Que assim seja na minha e na sua vida!!

AGENDA SHALLOM: 01 DE AGOSTO A 09 DE SETEMBRO 40 DIAS DE ORAÇÃO DAS 6 ÀS 7 DA MANHÃ. DE 14-15 DE SETEMBRO HAVERÁ REENCONTRO. DE 05-06 DE OUTUBRO HAVERÁ ENCONTRO COM DEUS.




domingo, agosto 11, 2013

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 7 (PROMOVER A PAZ)

Ministério Shallom 

Uma família especial para você – Rua Pedro Tavares cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. Estudo para célula

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 7 (PROMOVER A PAZ)

"Felizes os que procuram promover a paz, pois serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9 NBV).
Desde a entrada do pecado na Terra que o ser humano tem carência de paz. O pecado promoveu dois tipos de inimizades: 1) INIMIZADE CONTRA DEUS (Cf. Isaías 59:1-2); 2) INIMIZADE ENTRE OS HOMENS (Cf. Gálatas 5:19-21). Depois de pecar, Adão perdeu a comunhão com Deus e tentou lançar a culpa do seu erro sobre a mulher dele (Gn 3:12). Tempos depois um de seus filhos, Caim, motivado pelos pecados da inveja e do ciúme, assassinou o próprio irmão, Abel (Gn 4:8). Infelizmente, isso acorre até em nossos dias, e por causa do pecado, sempre há inimizade entre os homens por causa de sua inimizade para com Deus. Por isso o ser humano precisa de paz com Deus e com o seu próximo.

A paz que Jesus nos oferece não é somente ausência de conflitos, mas um relacionamento especial  com Deus. "Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade" (Efésios 2:13-15). CRISTO É A NOSSA  PAZ!

Se quisermos ser pacificadores (pessoas que promovem a paz), precisamos, antes de tudo, fazer a paz com Deus através da fé em Cristo Jesus. "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 5:1).

Quando você tem paz com Deus até o seu sono é suave. "Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança" (Salmo 4:8).

Se não tivermos paz com Deus não poderemos ter paz com nossos semelhantes. "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14-15). "Façam todo o possível para viver em paz com todos" (Romanos 12:18).

COMO PODEMOS TER PAZ COM DEUS?

PARAR DE DESPREZAR AO AMOR DE DEUS
Deus ama você!E a maior prova desse amor foi entregar o Seu próprio Filho, Jesus, para morrer em seu lugar. Ele já provou esse amor e agora tem usado diversos meios para comunicar esse amor e essa paz para você. Jesus disse: "Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo" (João 14:27-28). Porém, se você rejeitar e se rebelar contra o amor de Deus nunca poderá recebê-lo.

FAZER UMA ALIANÇA COM JESUS
Quando fazemos uma aliança (compromisso) com Cristo, o nosso coração se enche de paz. Passamos a confiar-lhe cada área da nossa vida e não ficamos desesperado pelas coisas materiais.  Jesus disse: "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" (Mateus 6:33). O Apóstolo Paulo nos ensinou dizendo: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7).

DESEJAR SERVIR AO SENHOR COM TUDO QUE TEMOS E SOMOS
Ter paz com Deus não significa ausência de trabalho e serviço. Pelo contrário, quando temos a convicção que estamos servindo ao Senhor com nosso trabalho em sua obra, sentimos uma alegria muito forte e uma paz maravilhosa enchendo o nosso coração.
Depois que você faz uma aliança com Jesus, deve começar a trabalhar para Ele em Sua obra. Se tivermos paz com Deus devemos trabalhar para levar outras pessoas a descobrirem a fonte da verdadeira paz: Cristo. Deus deseja que sejamos canais da Sua paz!

ONDE PODEMOS PROMOVER A PAZ?

EM NOSSO LAR
Muitos lares estão sendo destruídos por não terem a paz de Deus. Quando um casal não tem a paz de Deus dorme brigando e acorda brigando. A Bíblia diz: "É melhor ter verduras na refeição onde há amor do que um boi gordo acompanhado de ódio" (Provérbios 15:17). "Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranqüilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas brigas" (Provérbios 17:1).

EM NOSSA CIDADE
Devemos orar pela paz em nossa cidade. "Orem pela paz de Jerusalém: "Vivam em segurança aqueles que te amam! Haja paz dentro dos teus muros e segurança nas tuas cidadelas! Em favor de meus irmãos e amigos, direi: "Paz seja com você! Em favor da casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o seu bem.  (Salmos 122:6-9).  Deus disse para os israelitas que estavam na Babilônia, "Procurai a paz da cidade, para a qual fiz que fôsseis levados cativos, e orai por ela ao Senhor: porque na sua paz vós tereis paz". (Jeremias 29:7). 

EM NOSSA IGREJA
Como discípulos do Senhor Jesus devemos viver em paz com nossos irmãos em Cristo. "Toda a lei se resume num só mandamento: Ame o seu próximo como a si mesmo. Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente". (Gálatas 5:14-15). Não podemos viver brigando por questões tolas como cargos, posição, fofocas, etc. A Bíblia nos ensina a não falar mal dos nossos irmãos. "Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz.Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo? (Tiago 4:11-12).

CONCLUSÃO
Os pacificadores serão chamados filhos de Deus. Não é que nos tornamos filhos de Deus quando promovemos a paz, isso só ocorre quando recebemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador (Jo 1:12), Porém quando promovemos a paz nos manifestamos como filhos de Deus, é por isso que os pacificadores são chamados (reconhecidos, identificados como) filhos de Deus. "Felizes os que procuram promover a paz, pois serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9 NBV). Sem paz com Deus não podemos ser felizes, portanto, A PAZ é o sétimo passo na jornada para a verdadeira felicidade.

sábado, agosto 03, 2013

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 6 (PUREZA)

Ministério Shallom 

Uma família especial para você – Rua Pedro Tavares cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. Estudo para célula

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 6 (PUREZA)
MATEUS 5:8

"Felizes os que tem o coração puro; porque verão a Deus" (Mt 5:8 NBV).
Podemos conceituar a verdadeira felicidade como contentamento ou satisfação plena do nosso ser interior. Por isso, ainda que o ser humano queira satisfazer o seu interior com coisas deste mundo, somente Deus pode saciá-lo plenamente. Deus é a única fonte genuína de satisfação plena e verdadeira felicidade. Em Mateus 5:3-12 Jesus nos ensina os segredos para desfrutarmos dessa felicidade. São oito segredos e hoje falaremos sobre o 6° deles: A PUREZA DE CORAÇÃO.

"Felizes as pessoas que têm um coração puro, pois elas verão a Deus" (Mt 5:8 NTLH).
Jesus nos ensina que os puros de coração são felizes, mas não podemos alcançar esta pureza por nós mesmos. Para nos tornarmos puros de coração é preciso nascermos de novo, por meio da fé em Cristo Jesus. Deus prometeu para o Seu povo: "Darei a vocês um coração novo. Darei a vocês um espírito novo. Em vez de terem corações duros como pedras vocês receberão corações de carne" (Ezequiel 36:26 NBV).
Pureza de coração é um milagre de Deus que acontece quando deixamos o pecado e recebemos o Senhor Jesus como Senhor e Salvador da nossa vida. Na Bíblia, o coração representa a sede de todo nosso ser ser, por isso não se pode ter vida pura se o nosso coração não for puro. É por isso que a Palavra de Deus nos exorta. "Acima de tudo, meu filho, cuide bem do seu coração porque dele depende toda a sua vida"(Provérbios 4:23 NBV). Jesus nos ensina que é "de dentro do coração dos homens, [que] vêm  os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os assassínios, os adultérios, os desejos de possuir o que pertence aos outros, e a falta de temor a Deus, o engano, as paixões carnais, a inveja, a calúnia, o orgulho e todas as outras loucuras. Todas essas coisas ruins procedem de dentro; são elas que tornam as pessoas impuras." (Mc 7:21-23 NBV).

ÁREAS QUE A PUREZA DE CORAÇÃO ALCANÇA:

PUREZA FÍSICA
Um verdadeiro discípulo de Jesus foi liberto do "espírito de sujeira". Ele gosta de tomar banho, escovar os dentes, usar roupas limpas e andar cheiroso. Quem é puro de coração também deve ser puro no corpo. A Bíblia diz que "nós somos o bom perfume de Cristo..." (2º Cor 2:15), por tanto devemos honrar essa palavra em nossa vida.

PUREZA MORAL
Isto inclui o afastamento de todo o nível de imoralidade sexual. Um verdadeiro discípulo de Cristo não pode viver uma vida imoral. A Bíblia diz que: "A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade" (1 Tessalonicenses 4:3-7). "Se ela procura apenas os prazeres está morta mesmo que esteja viva" (1 Timóteo 5:6 NBV).

PUREZA MENTAL
Todo pecado começa com pensamentos impuros, por isso como discípulos de Cristo não podemos permitir que nossos pensamentos sejam impuros. A Bíblia nos ensina: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas" (Filipenses 4:8-9). MAS PARA MANTER OS PENSAMENTOS PUROS É PRECISO:

Encher a mente com a Palavra de Deus
"Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações" (Colossenses 3:16).

Ser seletivo com os programas de TV que você assiste, com os sites que acessa, com suas leituras, com os tipos de entretenimento, companhia e lugares
"Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15:33).

Evitar ver e ouvir coisas pecaminosas (Ex. Filmes pornográficos, novelas indecentes, músicas que exaltam a sensualidade, violência, vícios etc.)
A Bíblia nos fala de uma geração que "tem os olhos cheios de adultério" e que "são insaciáveis no pecado" (2 Pedro 2:14). Jó nos oferece um bom exemplo neste aspecto. Ele diz: "Quando era jovem, fiz um trato com Deus. Nunca olharia para uma mulher com intenções impuras no coração" (Jó 31:1 NBV).

PUREZA NO VESTIR
Como discípulos de Cristo não podemos nos vestir de maneira a atrair a atenção para o nosso corpo. "As mulheres sejam, do mesmo modo, calmas e sensatas nas atitudes e na maneira de vestir, não pela maneira como arrumam o cabelo ou por causa das joias ou roupas extravagantes. As mulheres cristãs devem ser notadas por suas boas obras e virtudes, como devem ser as mulheres que dizem que são dedicadas a Deus!" (1 Timóteo 2:9-10).

PUREZA NO COMPORTAMENTO
Como cristãos devemos dar um bom testemunho de Cristo. O nosso comportamento deve ser de tal forma que Cristo seja glorificado em nossa maneira de agir. Paulo disse para Timóteo que ele (Timóteo) deveria ser exemplo em seu comportamento. "Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza" (1 Timóteo 4:12). Ser puro no comportamento inclui: Dizer a verdade."cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo". (Efésios 4:25). Ser honesto em nossos negócios. "O Senhor repudia as balanças desonestas, mas os pesos justos lhe dão prazer" (Provérbios 11:1 NBV) Não comprar produtos piratas. "Ai daquele (...) que se serve do serviço do seu próximo sem remunerá-lo, e não lhe dá o salário do seu trabalho". (Jeremias 22:13). Tratar bem o cônjuge e os filhos. "Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações". (1 Pedro 3:7). "Não vivam irritando seus filhos deixando-os irados e rancorosos..." (Efésios 6:4). Obedecer aos pais. "Obedeçam seus pais; essa é a atitude correta que vocês devem ter..." (Efésios 6:1). Tudo o que fizermos deve glorificar a Deus, João disse:"Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou". (1 João 2:6).

O puro de coração é feliz, porque ele verá a Deus. Esse é o segredo da sua felicidade: A certeza de que verá a Deus e estará eternamente em Sua Presença. "Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos". (Salmos 24:3-4).

CONCLUSÃO
Se desejarmos desfrutar da verdadeira felicidade, devemos, mediante o novo nascimento, nos tornar puros de coração e aplicar essa virtude a todas as áreas da nossa vida. Por isso, se o nosso coração for puro, poderemos ser verdadeiramente felizes, independente das circunstâncias que enfrentamos. PUREZA DE CORAÇÃO é o sexto passo na jornada para a Verdadeira felicidade. 

Agenda Shallom: Começamos no dia 1° de agosto os 40 DIAS DE ORAÇÃO, das 6 às 7 da manhã, e terminaremos no dia 9 de setembro. Vem orar com a gente!! De 14-15 de setembro haverá reencontro. De 05-06 de outubro haverá encontro com Deus.