Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, janeiro 08, 2014

Vencendo a Síndrome de Marta

Vencendo a Síndrome de Marta
Lucas 10:38-42

Esse texto nos ensina lições preciosas de como podemos vencer a agitação da nossa alma, para podermos dar atenção àquilo que é essencial: A Palavra de Jesus. Essa história aconteceu na casa de Maria e Marta em Betânia à aproximadamente 4 km de Jerusalém. Depois de caminharem, Jesus e seus discípulos foram hospedados na casa de Marta e Maria. Ao recebê-los em casa, elas (Marta e Maria) tiveram atitudes diferentes, uma se distraiu com os muitos trabalhos, enquanto a outra se prostrou aos pés de Jesus, para ouvir a sua Palavra. O ensino de Jesus, neste texto, nos revela como devemos agir se quisermos ser bem-sucedidos no nosso relacionamento com Deus.

Lições do texto:

1ª) A agitação nos faz perder a Palavra de Jesus (Vv.39-40)
Jesus estava na casa de Marta, mas ela estava tão distraída com os serviços que acabou perdendo a Palavra do Senhor. A questão não é de deixar de trabalhar ou de servir, mas não podemos nos distrair com o trabalho e o serviço a ponto de deixarmos de ouvir a Palavra de Jesus.  Quando Jesus estiver presente numa célula, num culto, numa reunião de oração, etc., devemos vencer toda a agitação e preocupação com outras coisas e prestar atenção no que ele está falando. A Bíblia diz que há tempo para tudo (Ecl. 3:1). Então no tempo de parar e ouvir Jesus, é isso que devemos fazer.

2ª) A agitação nos faz acusar o nosso irmão de ocioso (Vv. 39-40)
Marta acusou Maria de tê-la deixado servir sozinha, mas, certamente, Maria já havia cumprido a sua tarefa, e agora Jesus estava em sua casa e ela queria dar total atenção as Palavras dEle.
A pessoa com o coração agitado acredita que ninguém mais, além dela mesma, trabalha. Por isso quando vê um adorador o acusa de ocioso. Um membro da igreja visitou o seu pastor e perguntou: “O Senhor está fazendo o que?” “Lendo a bíblia”, respondeu o pastor. “Então”, retrucou ele, “já que o senhor não está fazendo nada vamos ali visitar um irmão comigo.” Num mundo tão agitado e ativista como o nosso corremos a risco de acreditar que nosso devocional (P. Ex: orar e meditar na Palavra de Deus) é um desperdício de tempo.

3ª) A agitação nos faz acusar o Senhor(V.40)
É como se Marta acusasse Jesus de injustiça, por tê-la deixado servir sozinha enquanto sua irmã estava aos pés do Senhor.  Alguns dizem: “Será que o Senhor não está vendo que ele só fica orando e lendo a Bíblia?” Outros argumentam: “ Deus, esse povo não tem o que fazer, por isso fica o tempo todo na igreja.” Um dia perguntei para um jovem, “ Você está lendo a Bíblia?” Ao que ele  me respondeu: “eu não tenho tempo para isso.” Todas essas acusações são infundadas, pois os verdadeiros adoradores são dedicados ao serviço e ao trabalho, mas sempre encontram tempo para se prostrar aos pés de Jesus para ouvi-lo.

4º) A agitação que nos rouba da palavra é produzida por uma preocupação com muitas  coisas (V.40-41)
Quando uma pessoa estiver preocupada com muitas coisas, ficará com o seu coração agitado, por isso quando Jesus vier falar ao seu coração, ela não conseguirá ouvir. O Espírito Santo é tão educado que se você se distrair com outras coisas e não der atenção a Sua Presença, ele não falará com você. Como você se sentiria se fosse visitar uma pessoa e ela não parasse para lhe dá atenção, em vez disso ficasse envolvida com muitas coisas. 

Certa vez eu e minha esposa fomos visitar uma irmã, membro da igreja que pastoreávamos, ao abrir a porta ela disse, com indiferença, que não poderia nos receber, pois estava ocupada com a limpeza da sua casa. Sentimos-nos triste com a atitude dela, pois havíamos deixado nossos afazeres para visitá-la e ela não nos permitiu nem mesmo entrar em sua casa. Infelizmente muitas pessoas estão assim, em relação a Jesus, Ele deseja entrar em sua casa, mas a pessoa  está tão ocupada e distraída com tantas coisas que não dá atenção para Jesus. Era assim que Marta estava, envolvida com muitas coisas e esquecendo-se de dar atenção o Senhor.

5ª) Apenas uma coisa é necessária: Ouvir a palavra de Jesus (V.42)
Se Marta tivesse entendido isso, ela teria parado tudo para ouvir a Palavra do Senhor.
Precisamos entender que a única coisa que importa, a nossa real necessidade, é ouvir a Palavra de Jesus. Todas as outras coisas devem ser feitas a partir da orientação que Ele nos der por meio da sua Palavra.  Se não ouvirmos a Palavra de Jesus, todas as coisas que fizermos estarão erradas.

6º) Priorizar o essencial é uma escolha (V.42)
Essencial se refere aquilo que é o mais importante, a única coisa que realmente é necessária. Jesus deixa bem claro, que só existe uma coisa que realmente é necessário: Ouvir (obedecer) a sua Palavra. Maria discerniu isso, e ESCOLHEU a boa parte. Existem muitas coisas para serem feitas, mas você deve escolher o essencial, aquilo que é o mais importante, ouvir a palavra de Jesus e obedecê-la. É você quem escolhe ficar agitado com muitas coisas, ou sentar aos pés de Jesus para ouvi-lo e obedecê-lo.

Conclusão
Existe apenas uma coisa que realmente importa: ouvir a Palavra de Deus e obedecê-la. Portanto devemos decidir hoje vencer a síndrome de Marta: A agitação, e nos sentar aos pés de Jesus para ouvi-lo. Se ouvirmos a Sua Palavra e decidirmos obedecê-la, viveremos uma vida verdadeiramente feliz e abençoada agora e na eternidade.

Por isso, vença a síndrome de Marta e se prostre aos pés de Jesus. 

segunda-feira, janeiro 06, 2014

Deus ama você!

Deus ama você!

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

Esse é, provavelmente, o versículo mais conhecido da Bíblia. Ele expressa a extensão do amor de Deus. Ele ama toda a humanidade, cada homem, cada mulher, cada ancião, jovem ou criança. Ele ama você! Ele não concorda, nem aceita os seus pecados, mas mesmo assim Ele lhe ama, e enviou seu Filho unigênito (único) para lhe salvar da condenação do pecado. Você é o alvo do amor de Deus.

A Bíblia diz que “Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Rm.5.8) Isso significa que Deus nos ama, não porque somos bons ou perfeitos. Porém, quando entendemos o amor de Deus revelado em Jesus Cristo e o aceitamos com fé, somos transformados em pessoas melhores (à semelhança de Cristo Jesus). O amor de Deus é incondicional.

COMO PODEMOS RESPONDER AO AMOR DE DEUS?

1ª) Aceitando o amor de Deus
Às vezes diante de situações difíceis que enfrentamos, ou das calamidades mundiais, nos perguntamos; será que Deus nos ama? Será que ele se importa? Sim, ele se importa! A Bíblia diz isso, e eu preciso crê, e aceitar esse amor. “ Deus amou o mundo...” Jesus me ama e foi capaz de morrer por mim. “...Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.” (João. 15: 13-14)

A Bíblia diz que Deus deu o seu único Filho como prova desse amor. No verdadeiro amor sempre haverá doação. O ato de doar e doar-se está implícito no amor. Foi por isso que por amor Deus doou-se a si mesmo, na pessoa de seu único Filho, Jesus!
Você não pode fazer nada para merecer esse amor, apenas crê e aceitá-lo.

2ª) Crendo no Filho de Deus

Quando cremos no Filho de Deus, experimentamos o Seu amor. O propósito de Deus em ter enviado o seu Filho ao mundo foi para que aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus não quer que você pereça.

Quando o pecado entrou no cenário da humanidade, trouxe dor, tristeza, sofrimento, morte e condenação eterna. O pecado separou o homem de Deus, e pode separa-lo por toda a eternidade. O Ap. Renê diz que “ o pecado é ladrão da eternidade.” O pecado faz o homem perecer. Porém Deus enviou o Seu Filho Jesus Cristo, ele morreu em nosso lugar e pagou a penalidade dos nossos pecados. Por isso, quem aceita pela fé o sacrifício de Cristo, é absolvido da condenação. Essa pessoa passa a desfrutar de paz. Paz com Deus, consigo mesma e com o próximo.  

A vida que antes era marcada por uma consciência culpada que o acusava de dia e de noite agora passa a ter paz. A tristeza dá lugar a alegria, o ódio dá lugar ao amor e ao perdão e a pessoa é transformada em um novo ser. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2ª Cor. 5:17).

Por nos amar tanto, Deus deseja nos dá a vida eterna, como disse anteriormente, o pecado abriu a porta para a morte. (Morte espiritual, morte física, e morte eterna.) Mas em Cristo Jesus (Por aquilo que ele fez por nós na cruz do calvário) temos a vida eterna. Essa vida não se refere apenas a um aspecto futuro, mas, também, a um aspecto presente. Isso significa que quem tem a vida que Cristo oferece, tem uma vida de qualidade aqui na terra, e a vida eterna no futuro.

Crê no Filho de Deus é uma maneira de responder ao seu amor, porém na Bíblia crê não está dissociado de obedecer. Isto significa que fé e obediência andam juntas. É por isso que a palavra de Deus diz: “... O maior amor é demonstrado quando uma pessoa entrega a vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos se me obedecerem.” (Jo.15:13-14 NBV)

Portanto, se você tiver uma fé obediente, você se abrirá para desfrutar amor de Deus. Entenda, Deus ama a todos, mas somente aqueles que creem e obedecem desfrutam plenamente de todos os benefícios do amor dEle, incluindo paz, salvação e vida eterna.

3º) Compartilhando o amor de Deus com outras pessoas
Quando o amor de Deus enche o seu coração, quando você é alcançado e transformado por Sua graça e misericórdia, uma maneira de responder a esse amor é extravasá-lo para outras pessoas.
Algumas maneiras de compartilhar o amor de Deus:

Ajudando os necessitados
Alguém que foi alcançado pelo amor de Deus, não pode endurecer o coração diante da necessidade alheia, mas sempre que alguém precisar da sua ajuda deve estender a mão para ajudar. “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.” (1Jo. 3: 17-18)

Perdoamos aqueles que nos ofenderam
O amor e o perdão andam de mãos dadas. Aquele que foi invadido pelo amor de Deus não pode guardar ódio, ressentimento, rancor, amargura em seu coração.
A Bíblia nos ensina assim: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. ( Efésios. 4:32NVI)

Anunciar a mensagem do amor de Deus
Deus ama a humanidade, e em Jesus deseja salvá-la, restaurá-la e concede-lhe a sua paz. Porém muitas pessoas estão totalmente alheios a esta realidade por não conhecerem o amor de Deus. Por isso, aqueles que já desfrutam da realidade deste amor, devem anunciá-lo aonde forem.

Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama?  Ele respondeu: Sim, Senhor tu sabes que te amo. Disse Jesus: Pastoreie as minhas ovelhas" (João 21:16 ). Portanto se amamos o Senhor e experimentamos o amor dEle, devemos compartilhá-lo com as ovelhinhas do Senhor que ainda estão desgarradas do Seu aprisco. Se você já experimentou o amor de Deus em seu coração, deve falar desse amor para seus amigos, familiares, vizinhos, etc. Convide-os para a sua célula e fale do amor de Deus para eles.


O amor de Deus é maravilhoso. Por amor Jesus se entregou por você, para lhe salvar, restaurar, perdoar e trazer-lhe de volta para perto dEle. DEUS AMA VOCÊ! Ainda que as suas circunstâncias digam que não. DEUS AMA VOCÊ! Mesmo quando estiver enfrentando problemas financeiros, de saúde, ou conjugais. DEUS AMA VOCÊ! Se entregue a esse amor, aceite-o, creia nele e seja por ele transformado. DEUS AMA VOCÊ! Portanto compartilhe esse amor com o mundo.