Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, julho 27, 2014

LUTANDO JUNTOS PELA FÉ DO EVANGELHO


LUTANDO JUNTOS PELA FÉ DO EVANGELHO 
FILIPENSES 1:27-30; 2:1-4

A vida cristã é maravilhosa, podemos desfrutar de um relacionamento verdadeiro com Deus, experimentarmos paz interior, ter comunhão com nossos irmãos, usufruirmos da vida eterna e desfrutarmos de todas as bênçãos espirituais que possuímos em Cristo Jesus (Ef1:3), porém não podemos nos esquecer de que a vida cristã também é uma batalha. Quando nos convertemos a Jesus nos tornamos não apenas filhos de Deus, mas também soldados de Cristo. Estamos lutando a favor da fé do evangelho contra três inimigos: a carne, o mundo e o diabo.  Neste texto o apóstolo Paulo nos mostra três elementos indispensáveis para a vitória em nossa luta para manter a integridade da fé.

1º) Testemunho por Cristo (Fl 1:27-30)

Paulo orienta os Filipenses a “viver de maneira digna do evangelho de Cristo”. Isto significa que devemos nos comportar como cidadãos do Reino de Deus. Essa é realmente uma arma poderosa contra nossos inimigos (a carne, o mundo e o diabo). Aonde nós formos devemos dar um bom testemunho como representantes do Reino de Deus. Paulo disse aos Filipenses que quer ele estivesse presente ou ausente ele gostaria de ouvir boas noticias de que eles permaneciam unidos pelo o evangelho e lutando por ele. Isso significa que devemos dar um bom testemunho mesmo quando nossos líderes não estão próximos de nós.

Devemos dar um bom testemunho mesmo se estivermos sendo perseguidos por causa de nossa fé em Cristo (Fl 1:28) . Devemos ter coragem para enfrentar a perseguição, pois aqueles que insistem em lutar contra Deus estão declarando a sua própria destruição, e porque os que enfrentam corajosamente a perseguição por amor ao evangelho de Cristo desfrutarão de salvação. Não podemos nos esquecer de que sofrer por Cristo é um dom (um presente), um privilégio e não um fardo ou algo de devemos nos envergonharmos (Fl 1:29). O próprio Paulo deixou o exemplo para os Filipenses e também para nós do que é sofrer por Cristo (Fl 1:30). Isso significa que o líder deve ser exemplo em tudo inclusive em suas batalhas pela fé em Cristo.

2º) Unidade em Cristo (Fl 2:1-2) 

Não podemos lutar sozinhos contra nossos inimigos (a carne, o mundo e o diabo), precisamos estar unidos com os demais soldados de Cristo, por isso o apostolo Paulo mostra aos Filipenses que eles já tinham as ferramentas necessárias que os capacitavam para viver em unidade (Fl 2:1). Quando entregamos nossa vida a Jesus e começamos a nos reunir como igreja (no templo e na célula) abrimos o nosso coração para sermos confortados em Cristo, recebemos consolação de amor, desfrutamos de comunhão no Espírito, e para sermos cheios de ternura e compaixão,  e tudo isso nos capacita a viver em unidade como igreja. 

Paulo diz aos Filipenses que se eles viverem em unidade a alegria dele (Paulo) será completa (Fl 2:2) . Nenhum pai ou discipulador ficará feliz em ver seus filhos/discípulos vivendo em guerra uns contra os outros. Por isso quando vivemos em unidade alegraremos o coração dos nossos líderes, mas principalmente o coração do nosso Pai Celestial (Sl 133). Paulo nos ensina que devemos nos amar uns aos outros e trabalharmos juntos com um só coração, uma só mente e um só propósito. Por isso até no trabalho do Senhor devemos estar unidos e trabalharmos como equipe entendendo que cada irmão é importante dentro do propósito de Deus para o progresso do evangelho (I Cor 12:12-31).

3º) Altruísmo em Cristo (Fl 2:3-4) 

altruísmo é quando uma pessoa abnega de si mesma em favor dos outros, sendo, portanto o contrário de egoísmo. Como vimos anteriormente, não podemos vencer a batalha pela fé do evangelho se não estivermos unidos e os dois grandes inimigos da unidade são o egoísmo e o orgulho.  Por isso Paulo exorta aos Filipenses a considerar os outros superiores a si mesmo. Isso significa que devemos nos importar com os outros e não apenas com os nossos próprios interesses.  Como discípulos de Jesus devemos ter interesse pelo bem dos outros, desde ao que concerne a questões eternas como a salvação, quanto ao que concerne a questões materiais como se o nosso irmão tem comida em sua mesa ou não (I João 3:17-18). 

Conclusão: em resumo podemos dizer que quando damos testemunho em Cristo, vivemos em unidade como povo de Deus, e vencemos o egoísmo, nos importando com os outros e não apenas com nós mesmos, já estamos andando em vitória.



domingo, julho 20, 2014

PREGANDO O EVANGELHO DE CRISTO

PREGANDO O EVANGELHO DE CRISTO
Filipenses 1:12-19

Pregar o evangelho é tanto uma responsabilidade quanto um privilégio. Todo o discípulo de Cristo é chamado para anunciar o evangelho a todas as pessoas (Mc 16:15), pois é por meio do evangelho que elas terão a oportunidade de crê em Cristo e serem salvas. No entanto devemos não apenas pregá-lo, mas devemos fazê-lo também com a motivação correta. Neste texto encontramos três maneiras de pregar o evangelho duas delas corretas e uma equivocada. Vejamos:

1°) Pregar a Cristo em meio a adversidades (Vv.12-14). O apóstolo Paulo estava preso por causa da sua fé e serviço a Cristo, mas mesmo nestas condições ele não perdeu tempo e aproveitou cada oportunidade para compartilhar o evangelho de Cristo com toda a guarda pretoriana (os guardas do palácio de Cezar).  Ele não usou o fato de estar preso como desculpa para parar de pregar o evangelho, pelo contrário buscou na sua adversidade uma oportunidade para continuar dando testemunho de Cristo.

Infelizmente alguns de nós têm usado muitas desculpas para não pregar o evangelho de Cristo. O exemplo do Apóstolo Paulo nos mostra que lutas e provações não podem nos impedir de compartilhar a mensagem de Cristo, mas devem servir como combustível que impulsionará a nós e a outros discípulos de Cristo a proclamar confiantemente o evangelho (V.14).

2°) Pregar a Cristo por amor (Vv.15b-16). Muitos discípulos de Cristo, motivados pela coragem de Paulo, estavam pregando o evangelho com amor. Havia muita sinceridade em seus corações e a única motivação deles era ver a salvação dos perdidos e o Senhor Jesus sendo glorificado.

Essa deve ser também a nossa motivação ao pregar o evangelho de Cristo. Não devemos compartilhar a Palavra de Deus com motivações equivocadas, mas com o nosso coração transbordando de amor por Deus e pelas pessoas.

O amor dos discípulos de Cristo que estavam em Filipos era evidente, pois eles estavam em constante oração por Paulo. O Apóstolo confiava que Deus usaria a oração dos filipenses para libertá-lo da prisão e fortalecê-lo por meio do Espírito de Jesus Cristo (V.19).
Quando temos o amor de Deus em nosso coração não apenas pregamos o evangelho de Cristo, dando aos nossos ouvintes a oportunidade de crerem no Senhor, mas também oramos por outros irmãos que estão pregando esse evangelho para que sejam assistidos pelo Espírito Santo e possam pregar corajosamente aos outros (Ef. 6:19).

3°) Pregar a Cristo por inveja (Vv.15a, 17). Havia alguns cristãos de Roma que estavam pregando a Cristo com motivações erradas, eles estavam tentado dificultar ainda mais a adversidade de Paulo. O motivo deles era provocar o apóstolo Paulo, pois acreditavam que tendo êxito na pregação do evangelho, Paulo ficaria ainda mais triste na prisão. Infelizmente eles julgavam o Apóstolo Paulo como um concorrente.

Mesmo em nossos dias isso continua acontecendo, existem pessoas pregando a mensagem certa com a motivação errada. Precisamos entender que não estamos competindo uns com os outros, uma igreja não deve competir com outra, um líder de célula não deve competir com outro. Mas devemos pregar o evangelho por amor para expandir o reino de Deus e glorificar o nome do Senhor.

Embora alguns cristãos romanos tinham uma motivação errada ao pregarem o evangelho, Paulo não permitiu o desânimo invadir o seu coração, porque o mais importante era que Cristo estava sendo pregado, e isso para ele era motivo de grande alegria (V.18) . Como Paulo tinha uma mentalidade diferente daquele grupo de pregadores. O reino de Deus não é um reino de competidores, mas um reino de irmãos em Cristo.  


ORANDO PELOS DISCÍPULOS DE CRISTO

ORANDO PELOS DISCÍPULOS DE CRISTO
FILIPENSES 1:1-11

A Bíblia nos ensina a orar uns pelos outros, e neste texto vemos o Apóstolo Paulo cumprindo fielmente esse mandamento Bíblico.  Paulo foi o fundador da igreja em Filipos e através do seu ministério muitas pessoas se converteram a Cristo. Embora não estivesse mais presente com eles, Paulo se coloca diante de Deus em favor deles. Podemos perceber que havia três elementos fundamentais na oração de Paulo em favor dos filipenses, os quais precisam estar presentes em nossa oração quando oramos uns pelos outros e, principalmente, quando oramos por aqueles que ganhamos para Cristo. Vejamos:

1ª) Ação de graças (Vv.3-6). Sempre que se lembrava dos filipenses o Apóstolo Paulo rendia graças a Deus, sua oração por eles não era penosa, mais cheia de alegria. O motivo dessa gratidão era que os discípulos havia cooperado no evangelho desde o primeiro dia até aquele momento.  Será que temos dado motivos àqueles que oram por nós a render graças a Deus com alegria pela nossa cooperação no evangelho? Esses discípulos filipenses havia cooperado no evangelho pelo menos de três maneiras: I- Contribuíram financeiramente para o ministério do apóstolo Paulo (Fl. 4:15-18); II- Orando; III - Pregando o evangelho. Como discipuladores devemos render graças a Deus por nossos discípulos, também como um ato de fé. “Pois cremos que aquele que começou a boa obra neles, vai completá-la até o dia de cristo. “ (V.6). Os discípulos ainda não estão prontos, mas cremos que o Senhor completará a boa obra neles, e por isso agradecemos a Deus pela fé, pois cremos que Deus continua trabalhando (lapidando) a nós e aos discípulos de Cristo que discipulamos.

2ª) Amor (Vv. 7-8) Paulo deixa claro que esse sentimento que ele tinha pelos filipenses era justo pois ele os tinha em seu coração (V.7). É preciso ter amor em nosso coração para interceder pelos discípulos. Quando amamos nossos irmãos e nossos discípulos em Cristo, nós desejaremos orar por eles, para que experimentem o melhor de Deus em suas vidas. Mais uma vez Paulo lembra que seus discípulos participaram da graça de Deus juntamente com ele, em suas prisões, e na defesa e confirmação do evangelho. Isso significa que devemos estar juntos com nossos irmãos quando eles enfrentam aflições em Cristo. Também, como discípulos Cristo, devemos nos unir na defesa e confirmação (consolidar os discípulos) do evangelho. Paulo diz sentir por esses discípulos de Filipos uma “Estranhável afeição”, ou seja, era um amor verdadeiro, e não superficial, que brotava no fundo do seu coração.  É esse tipo de amor que devemos ter em nossos corações por nossos irmãos e nossos discípulos em Cristo. É esse tipo de amor (Ágape= O amor de Deus em nós- Rm. 5:5) que nos motiva a investir tempo orando em favor dos outros.

3ª) Súplica (Vv.9-11). Agora o Apóstolo Paulo começa a suplicar (pedir) a Deus em favor dos discípulos de Cristo em Filipos. Ele pede pelo menos três coisas a Deus. Que o amor dos Filipenses aumentasse mais e mais. O amor nos identifica como discípulos de Cristo. Tanto a célula como a igreja precisam ser ambientes em que há uma verdadeira manifestação de amor. Devemos orar para que a nossa célula e a igreja sejam cheias do amor de Deus. Para que sejam puros (santos) e sinceros até a volta de Cristo. Devemos orar por nossa santidade, a santidade da nossa célula, discípulos, e igreja. Pois sem santidade ninguém verá o Senhor. (Heb. 12:14) Para que sejam cheios do fruto de justiça. Esses frutos são produzidos apenas quando estamos ligados a Jesus. (Jo. 5.5) e devem ser para o louvor e glória de Deus, e não para a nossa própria glória. Entre os frutos que podemos produzir para Deus, está o de apresentar almas ganhas para Jesus em seu altar. Por isso, devemos orar para que tanto nós como nossos discípulos em Cristo sejam frutíferos.


CONCLUSÃO: Como intercessores, devemos estar constantemente diante de Deus por nós mesmos e por outros irmãos em Cristo, e essa oração precisa estar “recheada com esses ingredientes”: Gratidão, Amor e Súplica. Então, vamos orar! 

IMITANDO A CRISTO


IMITANDO A CRISTO
FILIPENSES 2:5-11

O apóstolo Paulo nos exorta a ter a mesma atitude que foi demonstrada em Cristo, isto significa que nós devemos imitar a Cristo (I Cor 11:1). Esse texto se aplica a todos os discípulos de Cristo, mas àqueles que desejam servir a Deus no ministério devem encará-lo com mais seriedade ainda, pois quanto mais nos é dado mais nos será exigido.
De acordo com o texto de filipenses 2:5-11 quais as atitudes de Cristo que devemos imitar?

1º) Cristo esvaziou-se a si mesmo. Ele abriu mão da sua posição divina.  “...Embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo...” (Vv.6,7). Devemos nos esvaziar de nós mesmos, não podemos ser pessoas cheias de si mesmas.  Ao esvaziar-se a si mesmo, Jesus estava numa constante dependência do Pai, por isso ele estava diariamente em oração. De modo semelhante quando nos esvaziamos de nós mesmos estamos declarando a nossa dependência de Deus (Fl 3:4-11).

2º) Cristo tornou-se servo. Jesus disse que “o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20:28). Como discípulos de Cristo devemos ter um coração de servos. Os dons que o Espírito Santo nos deu são para servirmos a Deus e as pessoas (I Pedro 4:10)

3º) Cristo se humilhou a si mesmo. Devemos aprender com Cristo e nos humilhar a nós mesmos na presença do Senhor. “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará”(Tg 4:10). “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (II Crônicas 7:14).

4º) Cristo foi obediente. Como discípulos de Cristo devemos nos esforçar para viver uma vida obediente a Deus. Somos tentados a agradar mais as pessoas do que a Deus, mas nosso chamado é para obedecer a Deus mais do que aos homens. Abraão também foi um grande exemplo de alguém que obedeceu ao chamado do Senhor (Gn 12). Precisamos aprender a ouvir a voz de Deus e obedecê-la imediatamente.

5º) Cristo foi obediente até a morte. Como discípulos de Cristo devemos estar dispostos a morrer. Morrer para nós mesmos; morrer para o pecado (Rm 6); morrer para a nossa própria vontade (Mt 26). Devemos estar dispostos a carregar diariamente a nossa cruz e seguir a Cristo. Se desejarmos dar frutos para Deus devemos estar dispostos a morrer (João 12:24).

6º) Cristo foi honrado pelo Pai (Vv.9-11). A Bíblia diz que depois que Jesus cumpriu todo o processo de esvaziar-se, humilhar-se, servir, obedecer e morrer, Deus lhe exaltou soberanamente. Quando nós cumprimos os princípios de Deus seremos recompensados e honrados por Ele. No Reino de Deus para subir é preciso descer. (Tg 4:10). O Tempo da honra vai chegar; mas a grande verdade é que a maior parte desta honra nós só receberemos quando estivermos face-a face com Deus (I Pedro 5:4).

Conclusão: Ilustração: A recepção que um casal de missionários recebeu após 50 anos no Campo Missionário.