Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, março 15, 2015

CIDADÃOS DO REINO CELESTIAL

CIDADÃOS DO REINO CELESTIAL
JOSIVALDO OLIVEIRA
“Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós; porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo; cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas. Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.” (Filipenses 3:17-21).

Em todo o Novo Testamento somos exortados a viver como cidadãos do Reino dos céus e como embaixadores (representantes) deste Reino aqui na terra. É claro que isso não significa que deixamos de ter responsabilidades e deveres como cidadãos de um país terreno. Nós continuamos sendo cidadãos brasileiros, e como tal temos direitos e deveres, porém, muito mais que isso, quando nós recebemos a Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas, nós passamos a ter também uma nova e mais importante cidadania, a celestial (V. 20). 

Quando nós entregamos nossa vida a Jesus, nos tornamos também cidadãos do Reino de Deus e seus representantes (embaixadores) na terra. Por isso, enquanto estivermos aqui devemos representar muito bem a nossa pátria de origem, para que através de nós muitas outras pessoas recebam a Jesus e se tornem cidadãs do Seu Reino.
“Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus”. (II Coríntios 5:20).

Em filipenses 3:17-21, Paulo nos mostra as implicações de sermos discípulos de Cristo, e consequentemente, cidadãos do Reino celestial. Vejamos algumas lições deste texto:

A quem devemos imitar como cidadãos do Reino de Deus?
Todo ser humano precisa de um referencial (um modelo). Por exemplo, os pais são os maiores modelos para os seus próprios filhos. Aquilo que você é em casa, o seu exemplo de vida familiar, ensina mais para os seus filhos do que suas palavras. (Pais, cuidado com o que vocês estão ensinando aos seus filhos através dos seus exemplos, pois vocês ensinam mais pelo exemplo do que pelas palavras). 

Cada pessoa que nasce nesta terra está buscando um modelo, alguém a quem possa imitar. Infelizmente, existem modelos equivocados, e muitas pessoas estão imitando exemplos errados e estão se afundando. Então a questão não é se devemos ou não buscar um modelo para imitar, pois todos nós consciente ou inconscientemente estamos imitando alguém, mas a quem devemos imitar. Por isso o apóstolo Paulo nos mostra neste texto quem é  que nós, cidadãos do Reino celestial, devemos imitar. 

No v.17 ele diz: “Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós”. Então quem é que nós devemos imitar? Devemos imitar aqueles que andam de acordo com o MODELO BÍBLICO. Neste texto o apóstolo Paulo se coloca como um exemplo a ser imitado pelos filipenses, e esta não é a única vez que ele faz esse apelo à igreja, em sua primeira carta aos coríntios Paulo diz assim: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (I Cor 11:1). 

Essa expressão usada pelo apóstolo Paulo é poderosa, pois ele sabia exatamente quem ele era em Cristo, ele sabia que a sua vida era exemplar e digna do evangelho de Cristo, por isso ele pode falar a igreja em Filipos e também à igreja em Corinto, imitem a mim. É como se ele dissesse: A minha fé, o meu exemplo, a minha luta pelo evangelho, o meu labor, o meu temor a Deus, o meu trabalho em Cristo e a minha maneira de viver para Deus devem ser imitadas por vocês.  Mais a frente, em filipenses 4:9 Paulo diz: “Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram EM MIM, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês” (Filipenses 4:9). Parece ser presunção do apóstolo Paulo falar deste modo, mas na segunda parte do verso 17 ele diz: “... atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós”. É como se ele dissesse, vocês devem imitar não somente a mim, mas todo aquele que vive de acordo com o modelo bíblico que vocês viram em nós, deve ser imitado. 

Então nós precisamos de bons referenciais. Necessitaremos imitar pessoas que andam segundo a Palavra de Deus. Para isso devemos conhecer a Palavra, observar pessoas que vivem de acordo com ela, e imitá-los. Seguir o exemplo de gente que anda com Deus. Como cidadãos do Reino de Deus, devemos seguir novos modelos, e abandonar os modelos antigos da nossa velha vida sem Deus.

Neste texto podemos aprender que não apenas devemos imitar os bons exemplos, mas, também, que, em Cristo, nós mesmos devemos ser um bom exemplo para outras pessoas. Como cidadãos do Reino Celestial, devemos ser um modelo pelo menos para os de nossas próprias famílias. Dentro de nossa casa devemos ser referenciais apontando para Cristo.

A maior “propaganda” do evangelho é a transformação da nossa vida. Quando permitimos que o Espírito Santo transforme a nossa vida por meio do evangelho de Cristo, isso atrairá outras pessoas para o Reino de Deus. Há alguns dias eu ouvi uma história interessante, um rapaz se converteu a Jesus e depois de certo tempo o vizinho dele também se converteu. Depois o vizinho procurou aquele rapaz e disse para ele: “eu me converti através de você”, o rapaz, que ainda era novo convertido, respondeu: “Como isso aconteceu? Eu nunca evangelizei você”. Então o vizinho respondeu: “eu observei o quanto Deus transformou a sua vida, e eu disse para mim mesmo se Deus pode transformar a vida dele pode transformar a minha também. Então fui a uma igreja, ouvi a Palavra de Deus e aceitei a Jesus como Senhor e Salvador da minha vida”.

Nós precisamos ser modelo para alguém, porque as pessoas vão olhar para nós, e se elas virem Cristo em nós, muitas delas serão atraídas para Ele (Jesus) através das nossas vidas transformadas. A sua vida transformada pelo evangelho vai atrair muitas pessoas para Jesus Cristo.

A quem NÃO devemos imitar como cidadãos do Reino de Deus?
“Porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo; cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas” (Fp 3:18-19). Esses são aqueles que não devemos imitar. Eles são falsos cristãos, falsos cidadãos do Reino de Deus e falsos discípulos de Jesus. Eles andam entre nós e estão infiltrados na igreja visível do Senhor Jesus. O apóstolo Paulo disse que eles se tornaram pela sua maneira de viver inimigos da cruz de Cristo. Esta situação era tão grave e tão prejudicial à igreja, que ao falar sobre a infiltração de falsos cristãos na congregação, Paulo o faz chorando. Paulo sabia que quando esses falsos cristãos se infiltrassem na igreja, traria um prejuízo muito grande para ela. Esses falsos cristãos se tornariam modelos negativos, e muitos seriam tentados a imitar a conduta errada desses falsos cristãos e isso prejudicaria o testemunho da igreja para os de fora. Às vezes ouvimos alguém falar: “para ser cristão como fulano, eu prefiro não ser”. Porque, falsos cristãos que estão dentro da igreja visível, mas não se converteram a Jesus, dão um péssimo testemunho e impedem muitas pessoas de terem um encontro verdadeiro com Jesus.  

O apóstolo Paulo fala de três características destes falsos cristãos: I – Quanto ao destino: o destino deles é a perdição (o inferno). Veja o contraste, os verdadeiros cristãos têm como destino o céu, mas os falsos cristãos estão destinados ao inferno. II – Quanto ao deus: o deus deles é o seu próprio ventre (estômago, apetites e desejos carnais). Pois a razão de ser das suas vidas é satisfazer os seus próprios apetites carnais. Eles não têm como Deus o Senhor Jesus Cristo, mas as paixões desenfreadas da sua carne. III – Quanto à glória: A glória deles é sua vergonha (infâmia). Porque eles só se preocupam com as coisas terrenas. Eles se orgulham daquilo que deveria ser uma vergonha para eles e vivem meramente como cidadãos terrenos e não como cidadãos do Reino celestial.

A Palavra de Deus diz: “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (Colossenses 3:1-2). 

Quando nós experimentamos a vida de ressurreição que Cristo oferece, devemos pensar nas coisas celestiais e não nas terrenas, ou seja, devemos viver na perspectiva da eternidade, e não na perspectiva transitória. Mas para os falsos cristãos a glória deles não é a glória celeste, a glória deles são as coisas vergonhosas. Paulo diz que “aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso” (Efésios 5:12). Mas eles se orgulham, se vangloriam e se gabam daquilo que eles deveriam se envergonhar. Não devemos imitar a conduta deles, eles são joio no meio do trigo, são bodes em meio às ovelhas. E nós precisaremos ter discernimento espiritual para identificá-los. Jesus disse: “Vocês os reconhecerão por seus frutos” (Mateus 7:16). 

Porém o principal objetivo desta mensagem não é para nós ficarmos apontando as pessoas e dizendo esse é um verdadeiro, aquele é um falso cristão. Não, não é esse o objetivo. Essa mensagem é para refletirmos qual é a nossa condição, em que lado nós estamos. Enquanto estava meditando neste texto eu pensei: “Meu Deus, qual é a tua opinião ao meu respeito”. Pois quando eu leio esse texto eu sou confrontado a ser de fato um verdadeiro cristão. Por que estou dizendo isso? Porque é muito fácil ficar apontando o dedo para outras pessoas, mas o que precisamos fazer agora, à luz deste texto, é examinarmos o nosso coração, e nos quebrantarmos diante do Senhor.

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO CIDADÃO DO REINO CELESTIAL
AGUARDA A PÁTRIA CELESTIAL: “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (V.20). O verdadeiro discípulo de Jesus sabe que tem uma pátria celestial e que esse é o seu destino. Diferentemente dos falsos cristãos que só pensam nas coisas terrenas, os verdadeiros discípulos de Cristo, embora não descuidam das suas responsabilidades na terra, eles sabem que a sua verdadeira cidadania está no céu.

“Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas. Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial, porque, estando vestidos, não seremos encontrados nus. Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida. Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir” (II Coríntios 5:1-5).

Isso não significa que vamos descuidar dos nossos deveres terrenos. Um verdadeiro cristão não pode ter essa mentalidade: “Já que eu vou para o céu, eu não vou fazer mais nada aqui na terra”. Pois ele sabe que enquanto estiver na terra terá que trabalhar, estudar, pagar suas contas, cuidar da sua família e principalmente, representar bem o Reino de Deus do qual ele faz parte. Mas o verdadeiro cristão tem uma perspectiva celestial, e vive focado na sua pátria celeste, e não distraído com as coisas desta terra.  
“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” (João 14:1-3).

Há uma casa celestial aguardando você muito melhor que a sua casa terrestre. A nossa pátria de origem é maravilhosa! Nesta cidade onde iremos morar poderemos andar em ruas de ouro sem nos preocuparmos com assaltos, não teremos medo de catástrofes, câncer, desemprego, inflação, terrorismo ou morte. Ali nós desfrutaremos de vida e saúde plenas, felicidade, paz e prosperidade abundante, comunhão verdadeira, relacionamentos profundos, além disso, o Senhor dará aos seus filhos fieis o direito de reinar com Ele. É verdade que já podemos desfrutar de um antegozo de tudo isso aqui na terra, mas na pátria celestial experimentaremos de todas essas bênçãos em níveis infinitamente mais elevados do que aqueles que usufruímos agora. Esta pátria está reservada para todo discípulo de Jesus Cristo, ou seja, aqueles que entregaram suas vidas ao Senhor e foram lavados em seu precioso sangue.

AGUARDA O REI CELESTIAL
Jesus fez uma promessa a seus discípulos que voltaria para buscá-los. E nós devemos esperar por esse dia com expectativa e vigilância. A volta de Jesus é tão importante que é mencionada mais de trezentas vezes no novo testamento. Uma das estratégias de satanás é fazer o povo de Deus se distrair com muitas coisas, para que não pense na volta de Jesus. Nosso Senhor está voltado e o seu retorno estar mais perto do que podemos imaginar. Quando Cristo voltar muitos serão surpreendidos. Jesus disse: “Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor. Lembrem disso: se o dono da casa soubesse quando ia chegar o ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando” (Mateus 24: 42-44 NTLH). Jesus virá inesperadamente, como um ladrão. Por exemplo, um ladrão não liga avisando ao dono da casa a hora que ele pretende roubá-la, pois se assim fizesse o dono da casa chamaria a polícia e o receberia preparado. O ladrão vem de maneira inesperada e é deste modo que Jesus virá. “Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha” (Apocalipse 16:15). “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei” (Apocalipse 3:3).   

Jesus virá repentinamente, por isso cada um de nós, que somos discípulos dele, devemos esperá-lo com vigilância e expectativa. Sabemos que a qualquer hora os céus se abrirão e nosso Senhor virá entre as nuvens com poder e grande glória para buscar para Si o seu povo escolhido. Claro que essa espera não é passiva, mas enquanto aguardamos a sua volta trabalhamos em sua seara (Lc 19:13).

Quando o Rei Jesus voltar nossos corpos serão transformados em corpos de glória
A Palavra de Deus nos diz que quando nosso Senhor voltar ele transformará nosso corpo de humilhação em um corpo glorificado, como o dele. “Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso” (Filipenses 3:21). O apóstolo Paulo chama o nosso corpo de “corpo humilhado” (ou corpo de humilhação). Por quê? Porque antes da volta de Jesus o nosso corpo está sujeito ao cansaço, à dor, ao sofrimento, à enfermidade, ao envelhecimento e à morte. Há alguns dias, minha filha Carol, com 16 anos de idade, brincou comigo dizendo: “Meu pai, o senhor está ficando velho”, eu respondi para ela, em tom de brincadeira, você também está, minha filha. Na verdade, não importa qual é a nossa idade cronológica, todos os dias, estamos ficando um pouquinho mais velhos. É verdade que, por motivos diversos, alguns sentirão os efeitos do envelhecimento do corpo mais rapidamente. Mas quando nosso Senhor Jesus voltar, nossos corpos serão transformados e serão semelhantes ao corpo glorioso dEle.

Jesus não ressuscitou apenas espiritualmente, Ele ressuscitou no corpo. E esse corpo ressuscitado, foi glorificado pelo Pai. Jesus está assentado à direita do Pai, com um corpo humano glorificado. A Bíblia nos mostra que Jesus tem em si as duas naturezas: a divina e a humana. Ele é 100% Deus e 100% homem.  Há um Ser Humano perfeito nos representado diante do Pai, Jesus Cristo. “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (I Timóteo 2:5). E quando Jesus voltar Ele dará aos seus servos um corpo semelhante ao dEle. Não estaremos mais sujeitos à morte, à dor, ao sofrimento ou a qualquer outra coisa que possa nos afligir. Teremos um corpo semelhante ao dEle. “... Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é” (I João 3:2). Essa é uma promessa maravilhosa, por isso, não podemos nos distrair com as coisas do mundo, mas nos purificar. “Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro” (I João 3:3).
Todas as conquistas humanas aqui na terra ficarão deterioradas. O carro enferrujará, a casa ficará velha, as roupas saíram da moda, o conhecimento ficará obsoleto. Mas o novo corpo que receberemos na vinda de Jesus não estará sujeito a nenhuma destas coisas. É por isso que Jesus nos ensina: “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mateus 6:19-21).

Em filipenses 3:21, o apóstolo Paulo diz que o poder que Jesus usará para transformar o nosso corpo é o mesmo poder que Ele usa para a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio (subordinando a Si todas as coisas). A Bíblia nos mostra que todas as coisas estão subordinadas ao poder de Cristo, desde o pequeno átomo, com as suas divisões, até o universo, com as suas bilhões de galáxias, estão sujeitos a Cristo. “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa” (Hebreus 1:3). Esse texto nos ensina que é Cristo que sustenta o universo com o poder da sua palavra. E é esse mesmo poder que Cristo usará para transformar o seu corpo de humilhação em um corpo de glória, como o dele. Você terá um corpo de glória!
Em I Coríntios 15 o apóstolo Paulo nos ensina com mais detalhes sobre a transformação do nosso corpo. Vejamos uma porção deste texto numa versão bíblica contemporânea (Bíblia Viva):

“Todo ser humano tem um corpo exatamente como o de Adão, feito do pó, mas todos quantos passam a pertencer a Cristo terão o mesmo tipo de corpo que Ele - um corpo celestial. Tal como cada um de nós tem agora um corpo igual ao de Adão, assim também algum dia teremos um corpo igual ao de Cristo. Digo-lhes isto, meus irmãos: um corpo terreno, feito de carne e sangue, não pode, entrar no reino de Deus. Estes nossos corpos mortais não são do tipo adequado para viver eternamente. Contudo, eu lhes estou contando este segredo estranho e maravilhoso: nem todos morreremos, porém todos receberemos novos corpos! Tudo acontecerá num instante, num piscar de olhos, quando for tocada a última trombeta. Porque virá do céu um toque de trombeta, e todos os cristãos que já morreram, de repente voltarão à vida com novos corpos que nunca, jamais morrerão; e, então, nós que ainda estivermos vivos, também receberemos, de súbito, novos corpos. Porque os nossos corpos terrenos, os que temos agora e que são mortais, precisam ser transformados em corpos celestiais, que não podem perecer, mas viverão para todo o sempre. Quando isso acontecer, finalmente, se tornará verdadeira esta Escritura: A morte foi tragada na vitória” (I Coríntio 15: 48-54 BV).

Conclusão: Aquele que está em Cristo se tornou um cidadão do Reino celestial, e deve viver como tal. Deve ser um bom representante desse Reino, imitando os que vivem de acordo com os princípios de Deus e se tornado ele mesmo um exemplo digno de ser imitado. Além disso, ele deve aguardar com expectativa tanto o Senhor Jesus, como a Pátria celestial que Ele nos prometeu. Para tornar-se um cidadão do Reino de Deus é preciso aceitar a Jesus Cristo como Salvador e Senhor da sua vida. Você deseja fazer isso agora?






terça-feira, março 10, 2015

CRESCIMENTO ESPIRITUAL


CRESCIMENTO ESPIRITUAL – II PEDRO 3:18
“Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém!” (II Pedro 3:18). Neste texto o Apóstolo Pedro nos ensina que quando nós continuamos crescendo na vida espiritual seremos guardados do perigo das falsas doutrinas. O crescimento para o discípulo de Cristo não é uma opção, é uma ordem (mandamento). Através do Apóstolo Pedro, Deus nos ordena: “CONTINUEM A CRESCER”. Nós precisamos entender que isso não é uma sugestão é uma ordem. Se um bebê nasce e depois de certo tempo ele continua pequeno, sem experimentar o devido crescimento e desenvolvimento, aquilo que antes era sinônimo de beleza, torna-se motivo de preocupação. Na vida espiritual é da mesma forma. Aqueles que nascem no Reino de Deus e não crescem, em vez de trabalhar e frutificar, começam a dar trabalho e muito trabalho. Por isso a ordem do Senhor é “CONTINUEM A CRESCER”.

PEDRO DIZ QUE DEVEMOS CRESCER EM PELO MENOS EM DOIS ASPECTOS: NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DO SENHOR JESUS.

1º) CRESCENDO NA GRAÇA. O que significa crescer na graça? Significa tornar-se cada vez mais parecido com Jesus. Quando nascemos no Reino de Deus, ainda existem muitas coisas em nossa vida que nos torna parecidos com o mundo. Nesse primeiro momento, ainda não aprendemos a falar, andar, pensar e a agir como Jesus. Mas à medida que o tempo passa, devemos nos tornar cada vez mais parecidos com ele. “Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu”. (I João 2:6 NTLH) De modo prático isso significa desenvolver o FRUTO DO ESPÍRITO, descrito em Gálatas 5:22-23. Quando o meu filho Jonathan nasceu, ele não se parecia tanto comigo, mas à medida que ele foi crescendo passou a parecer mais comigo, o pé dele parece com o meu, a altura dele parece com a minha, a forma dele andar parece com a maneira como eu ando, a sua voz parece com a minha. Você consegue entender isso? Quando você nasce no Reino de Deus não se parece tanto com Jesus, mas à medida que você CRESCE, você vai se tornando cada vez mais parecido com Ele. Isso é CRESCER NA GRAÇA.

2º) CRESCENDO NO CONHECIMENTO. O segundo aspecto do nosso crescimento espiritual é crescer no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. De modo prático podemos crescer no conhecimento do Senhor Jesus da seguinte maneira. Devemos nos expor a Palavra de Deus. Como fazer isso? Precisamos ler, meditar e estudar a Bíblia TODOS OS DIAS. Devemos criar o hábito de congregar (NO TEMPLO E NA CÉLULA – At.2:46, At.5:42; At.20:20) para que possamos nos expor a PREGAÇÃO e ao ENSINO da Palavra de Deus. Devemos PRATICAR A PALAVRA. Isso fala de obras, de ações coerentes com aquilo que nós aprendemos da Palavra de Deus. Então, se você realmente quer crescer você precisa TRABALHAR NO REINO DE DEUS, ou seja, colocar a Palavra de Deus em operação em sua vida.  Por exemplo, se a Bíblia lhe ensina a orar, você precisa sair da teoria e começar a PRATICAR A ORAÇÃO. Se a Bíblia fala que você deve compartilhar o evangelho com seus amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho e faculdade, etc., então você precisa PRATICAR O EVANGELISMO. Se a Bíblia diz que você deve cuidar de vidas, CONSOLIDÁ-LAS NA FÉ e FAZER DISCÍPULOS, então você precisa PRATICAR O DISCIPULADO. Portanto crescer no conhecimento inclui uma postura prática das verdades espirituais. “É EXERCITAR OS SEUS MÚSCULOS ESPIRITUAIS”. Imagine uma criança que apenas come, come e come... Mas vive de forma ociosa e sedentária, ela não corre, não anda, não pula, não se movimenta. O que acontecerá? Essa criança não crescerá de forma saudável.  Por isso para crescer de modo saudável é preciso se alimentar adequadamente e também exercitar-se. Na vida espiritual á da mesma forma, você se alimenta da Palavra e se EXERCITA, colocando a Palavra em Prática em sua vida.


CONCLUSÃO: NOSSO CRESCIMENTO DEVE CULMINAR NA GLÓRIA DE DEUS. “Glória, pois a ele agora e para sempre! Amém! (II Pd 3:18).O motivo maior do nosso crescimento (e de toda a nossa existência) deve ser a glória de Deus. Deus nos criou para que pudéssemos crescer, Jesus nos redimiu para crescermos, o Espírito Santo nos gerou no Reino de Deus para crescermos, e quando nós crescemos o nosso Deus é glorificado em nossas vidas. Quando você não cresce isso é motivo de preocupação, mas quando você cresce Deus é glorificado. O Senhor tem sido glorificado através do seu crescimento? Que ações práticas você tomará a partir de hoje para continuar crescendo?