Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, dezembro 26, 2015

PARA DEUS NÃO HÁ NADA IMPOSSÍVEL

PARA DEUS NÃO HÁ NADA IMPOSSÍVEL
Lucas 1:37 (Lc 1:26-38)

O contexto desde versículo é a visita do anjo Gabriel a Maria para anunciar o nascimento de Jesus. O anjo deixa claro que o nascimento do Messias seria um verdadeiro milagre, pois Maria era virgem (e permaneceria assim até o nascimento de Jesus). O Anjo também fala do nascimento de João Batista, outro grande milagre, porque Isabel além de ser estéril era avançada em idade (Lc 1:7). Os dois nascimentos seriam resultados da ação sobrenatural de Deus. Jesus nasceria de uma virgem e João nasceria de uma mulher idosa e estéril. O Anjo explica para Maria que isso aconteceria, “Porque para Deus nada é impossível”.  Esse contexto nos fornece lições preciosas sobre a atmosfera ideal para Deus fazer milagres.

1º ) TER A PRESENÇA DE DEUS CONOSCO. “O Senhor é contigo” (V.28). O Anjo falou com Maria que o Senhor estava com ela.  Por que Deus estava com Maria? Porque ela era uma mulher fiel e temente a Deus. Quando estamos na Presença de Deus, (quando Deus está conosco) estamos na atmosfera correta para a manifestação de milagres. Está na presença de Deus é o lugar onde o impossível acontece. Toda vezes que os discípulos estavam com Jesus eles viam os milagres acontecendo. P. Ex: A moeda na boca do Peixe (Mt 17:24-17).
                
2º ) DESFRUTAR DA GRAÇA DE DEUS. “... Não temas porque achaste graça diante de Deus.” (V.30), foi isso que o anjo disse a Maria. Milagre é resultado da graça de Deus. Quando estamos na presença de Deus (e A valorizamos) o Senhor fica contente conosco (Graça) e podemos esperar que algo grandioso aconteça. A graça é favor imerecido, ou seja, milagres não são resultados dos meus méritos (do meu potencial, força, inteligência e etc.) é fruto da bondade de Deus. Portanto confie na graça de Deus e não em você mesmo.

3º ) EXPERIMENTAR A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO (V.35). Diante da pergunta de Maria: “Como pode isso acontecer?” O anjo responde: “descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te cobrira com a sua sombra...”. (V.35). Maria estava agindo sobre o poder do Espírito Santo. Isso é uma parceria (uma comunhão) com Ele. Todos os grandes feitos de homens de Deus na Bíblia foram realizados pelo poder do Espírito Santo.
ü  Davi cheio do Espírito Santo venceu Golias.
ü  Sansão cheio do Espírito Santo venceu os filisteus.
ü  Bezaleu e Aoliabe cheios do Espírito Santo construíram os utensílios do Tabernáculo.
ü  Pedro cheio do Espírito Santo pregou a Palavra e mais 3 mil almas se converteram.
ü  Maria cheia do Espírito Santo gerou Jesus, o maior milagre de Deus para a humanidade.

Quando estamos cheios do Espírito Santo (sob o seu poder e influência, e em comunhão com Ele), estamos na atmosfera adequada para que se realize o impossível em nós e através de nós.

4º ) ESTAR DISPOSTO FAZER A VONTADE DE DEUS (V.38). Muitas vezes para Deus fazer milagres grandiosos em nossas vidas teremos que abrir mão de nossa vontade pessoal. Pense em Maria, os desafios que ela teria que enfrentar para que esse milagre se realizasse em sua vida. Por exemplo: Ela poderia pensar: “como vou explicar a José o modo que engravidei”. Ela teria que enfrentar o medo de ser condenada e morta (injustamente) como adúltera e etc. Mas, mesmo assim, ela estava disposta a abrir mão de sua vontade pessoal para que a vontade do Senhor se cumprisse. Ela creu em Deus, e confiou que o Senhor faria o impossível para estabelecer o seu propósito. Por isso ela disse: “Aqui está a serva do Senhor, cumpra-se em mim tua Palavra”. Se nós queremos milagres, se desejamos ver Deus fazendo coisas grandiosas em nós e através de nós, coisas que transcendem o nosso tempo e abençoe gerações futuras, então devemos estar dispostos a cumprir a vontade de Deus e não a nossa, custe o que custar.

CONCLUSÃO: Deus é o Deus do impossível, todas as coisas são possíveis para Ele. O Senhor pode curar, salvar, transformar, libertar, restaurar, e muito mais. Porém, aprendemos hoje que existe uma atmosfera ideal onde podemos ver Deus operando milagres em nós e através de nós. Está na presença de Deus, desfrutar da sua graça, ser cheio do Espírito Santo e estar disposto a fazer a vontade de Deus, é a atmosfera propícia para o milagre.






O DOMÍNIO SOBRE A LÍNGUA

O DOMÍNIO SOBRE A LÍNGUA – Tiago 3:1-12
Como servos de Deus é extremamente importante que aprendamos a controlar a nossa língua. Ela pode ser fonte de bênção ou maldição, de vida ou de morte, para nós e para aqueles que nos cercam. Porém, como veremos nesse texto, não é possível controlar a nossa língua por nós mesmo, somente com força de vontade, às vezes parece que nossa língua tem vida própria. Mas por meio da graça de Jesus e com o auxílio do Espírito Santo nós conseguiremos colocá-la sobre controle e usá-la para a glória de Deus, para a edificação tanto nossa como daqueles que nos cercam. Nesse texto Tiago nos ensina lições preciosas sobre o poder da língua. Vejamos:

Discípulos maduros usam a língua com sabedoria
Quando aprendemos a dominar nossa língua e usá-la corretamente, nos tornamos pessoas maduras (perfeitas) capazes de controlar todo nosso corpo (v.2). Quanto mais imatura for uma pessoa mais tolice ela fala. O que você diz prova se você é imaturo ou maturo.

A língua tem o poder de direcionar
 Assim como o freio do cavalo o faz ir para esquerda ou direita de acordo com o desejo do cavaleiro, e como o leme do navio pode levá-lo para qualquer direção de acordo com a vontade do piloto, assim a língua pode conduzir pessoas para a vida ou para morte (v.3). Aqueles que emprestam sua língua ao inimigo conduzem a si mesmo e àqueles que lhe dão ouvidos para o inferno. Quantas coisas são ditas (ou cantadas) ensinando as pessoas a pecarem, a menosprezarem a Pregação da Palavra etc... E por causa disso, muitos se perdem eternamente. Porém aqueles que deixam suas línguas serem usadas por Deus conduzirão a muitos para a vida eterna. “Os lábios dos justos apascentam a muitos, mas, por falta de senso, morrem o tolo.” (Pv 10:21)

A língua é como fogo
Assim como uma pequena faísca pode incendiar toda uma floresta. A língua também pode espalhar o fogo da maldade por muitos lugares. Quantos se afastaram do evangelho por causa do mau uso da língua de certas pessoas. Nossa língua pode ser incendiada pelo fogo do inferno ou pelo fogo do Espírito, a escolha é nossa. Embora seja pequena, a língua se gaba de grandes coisas, temos a tendência de falar muito bem de nós mesmos. De nos auto justificar e de se autodefender.

Domando a língua
Não é possível domar a língua, a não ser permitindo que a cruz de Cristo trabalhe em nosso caráter e através da ajuda do Espírito Santo. Para controlar a língua é preciso passar pela cruz de Cristo, ou seja, morrer para nós mesmos. Quando nossa língua parecer indomável devemos nos lembrar de que já estamos crucificados com Cristo (Cl 2:20).

Seja cheio do Espírito
Quanto mais cheio do Espírito você for, maior controle você terá sobre sua língua. “Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudem os outros a crescer na fé e conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam aos que os ouvem. E não façam com que o Espírito de Deus fique triste... (Ef 4.29).

Use sua língua apenas como fonte de bênção
Nossa Língua não pode ser fonte de bênção e maldição ao mesmo tempo. (Vv.9-12). Não podemos vir ao culto louvarmos a Deus e ao sairmos daqui começarmos a dizer coisas negativas a respeito das pessoas. Alguns não esperam nem mesmo o culto ou a célula acabarem para falar mal dos outros. Mas a célula não deve ser um lugar para maledicência, mas um lugar para liberar a vida de Deus.  

Não espalhe boatos
Algumas pessoas espalham boatos sem nem mesmo saber se aquilo é de fato verdade ou não.  Mas observe o que diz a Palavra de Deus: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Ex 20:16). “O mexeriqueiro espalha segredos, mas a pessoa séria é discreta”. (PV 11:13). “Meus irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga o irmão fala mal da lei e julga a lei; ora se julga a lei, não és observado da lei, mas juiz (Tg 4:11). “...Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (TG 1:19).

Use a língua para abençoar a sua vida
Se eu quero ter uma vida abençoada eu preciso controlar a minha língua. Eu não posso ser um fofoqueiro, um murmurador, um mentiroso, falar coisas negativas o tempo todo, viver xingando etc... e esperar ter um vida abençoada. “Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras” (I Ped 3.10 NTLH).

Uma Palavra de advertência para os líderes (TG 3:1)
Quero terminar por onde Tiago começa. Nós que exercemos funções de liderança na casa de Deus. (Pastores, líderes de células, 12, ministros de louvor, líderes de crianças, danças, intercessores, introdutores, etc...) temos uma responsabilidade ainda maior de colocar essa palavra em prática. Tiago diz que nós que ensinamos (e nós, os líderes, ensinamos principalmente pelo exemplo), seremos julgados com maior rigor. Pois, quanto mais nos é dado mais nos será cobrado. Por isso como líderes devemos ter maior responsabilidade em controlar a nossa língua, pois devemos ser modelos para os fieis.

CONCLUSÃO
Deus nos dá a língua como um órgão que tem como uma de suas funções principais a comunicação. Aquilo que falamos tem e poder de vida ou de morte, de benção ou maldição dependendo do que falamos. Por isso como servos de Deus temos a responsabilidade de administrar bem o que falamos e usar a nossa língua para glorificar a Deus e abençoar as pessoas. Que você possa tomar a decisão hoje de dedicar a sua língua ao Senhor e deixar que Ele a incendei com o fogo do Espírito a fim de que ela seja um instrumento da graça de Deus.





SERVIÇO: UMA EXPRESSÃO DE ENTREGA RADICAL

SERVIÇO: UMA EXPRESSÃO DE ENTREGA RADICAL
MARCOS 10:35-45

Tiago e João chegam a Jesus fazendo um pedido. Eles queriam que Jesus lhe desse o direito de sentar-se um à Sua direita e o outro à Sua esquerda no Reino de Deus. Eles queriam destaque, privilégios e honras no Reino do Senhor, mas não entendiam as implicações disso. Jesus deixou bem claro que eles não sabiam o que estavam pedindo.
Jesus declara que a honra está reservada para aqueles que estão dispostos a beber do mesmo cálice que ele beberia e ser batizados com o mesmo tipo de batismo que ele seria (Vv.38,39).
Jesus ensina que a porção de autoridade no Reino de Deus foi reservada pelo próprio Deus (v.40)
Jesus anuncia que o padrão do Reino de Deus é diferente do padrão do mundo – “Entre vós não será assim” (v.43) – O Padrão do Reino de Deus para a grandeza e a autoridade é o serviço (Vv.43, 44).
Jesus mostra que Ele é o maior modelo de disposição para servir (V.45).

O QUE PODEMOS APRENDER NA PALAVRA DE DEUS SOBRE O SERVIÇO? 

DEVEMOS SERVIR NOSSOS LÍDERES ESPIRITUAIS
Muitos dos grandes homens de Deus, que foram usados pelo Senhor, serviram a um homem de Deus que estava sobre ele. Por exemplo: Josué serviu a Moisés; Eliseu serviu a Elias; Timóteo serviu a Paulo; Paulo serviu a Barnabé etc. Meu testemunho pessoal – “Eu ia limpar o quintal da casa do meu pastor”. Se você deseja crescer faça tudo que estiver ao seu alcance para abençoar a vida e o ministério dos seus líderes, dos seus discipuladores. Ore por eles, se coloque a disposição para auxiliá-los na obra de Deus, obedeça-lhe no ensino da Palavra (Hb13:7,17), ou seja, torne-se o “braço direito” dos seus discipuladores, seja para eles o que Josué foi para Moisés, o que Elizeu foi para Elias, o que Timóteo foi para Paulo, etc...

DEVEMOS SERVIR OS NOSSOS IRMÃOS EM CRISTO
“Cada um sirva aos outros conforme o dom que recebeu...” (I Pedro 4:10) - Tem pessoas que até estão dispostas a servir a uma autoridade espiritual, mas não estão dispostas a servi aos seus irmãos em Cristo. Como podemos servir? Servimos com os dons que recebemos de Deus, não podemos servir fora da área dos nossos dons. Isso pode ser trágico! Imagine se você quisesse servir como médico sem nunca ter ido a uma faculdade de medicina. Outra coisa importante: Os dons que Deus nos deu não podem ser usados em benefício próprio, mas para servi os outros.

DEVEMOS SERVI A DEUS
A sua adoração é um ato de serviço a Deus. “Servindo a Deus noite e dia com Jejum e oração”. (Lc 2:57). “ E servindo eles ao Senhor e Jejuando, disse o Espírito Santo, apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra que os tenho chamado” (At 13:2).
O serviço (o ministério) começa com adoração e encontro com Deus
Foi assim com Moisés. (na sarça Êx 3); foi assim com Isaias (Is 6:1-8); foi assim com Jeremias (Jr 1:5,6); foi assim com Gideão (Jz 6:11); foi assim com Paulo (At 9) e foi assim com o próprio Jesus (Mt 4:1-11). Todos os grandes homens de Deus foram chamados para o serviço ministerial depois de um encontro pessoal com Deus e um tempo de adoração.

Por isso é importante passar tempo com Deus em devocional pessoal – é por meio da adoração (encontro com Deus), que seu serviço ministerial começa. (veja, por exemplo, o caso da mulher samaritana em João 4 – depois de ter um encontro pessoal com Jesus ela se transforma em uma missionária e conduz a Cristo toda a cidade de Samaria).

Quando ministramos nosso serviço a Deus, nós precisamos ter cuidado para NÃO CONFUNDIR SERVIÇO APENAS COM TRABALHO. Se fizermos isso podemos ser roubados da presença de Deus ( veja o exemplo de Marta e Maria em Lucas 10:38-42)






O PREÇO DO DISCIPULADO

O PREÇO DO DISCIPULADO – MARCOS 8:34-38

O Ministério de Jesus sempre atraía grandes multidões. As pessoas vinham de toda parte para ouvir a Sua pregação, pois Ele ensinava com autoridade, e elas ficavam maravilhadas com os milagres que viam e experimentavam. Na presença de Jesus coisas extraordinárias aconteciam; os cegos enxergavam, os mudos falavam, os surdos ouviam, os paralíticos andavam, os endemoninhados eram libertos, e o alimento era multiplicado para saciar a fome do povo. Todos esses acontecimentos faziam com que as pessoas viessem de toda parte para estar com Jesus. As motivações eram diversas, algumas vinham por mera curiosidade, outros vinham com incredulidade ou um espírito crítico, havia aqueles que vinham apenas para receber uma benção sem o desejo de permanecer, mas havia aqueles que vinham movidos pela fé. Diante dessa diversidade de motivações Jesus precisava deixar claro para as multidões e para os seus discípulos o preço de ser de fato um discípulo de Cristo. Por isso a Bíblia diz que: “Ele chamou a multidão e os discípulos e disse: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (V.34).

QUAIS LIÇÕES SOBRE O DISCIPULADO JESUS NOS ENSINA NESSE TEXTO?

1º) Seguir a Jesus é uma escolha pessoal, individual e intransferível (v.34)
“Se alguém quiser acompanhar-me...” Cada ser humano pessoal e individualmente precisa querer (decidir) seguir a Jesus, ou não. Isso significa que o pai não pode tomar a decisão pelo filho, nem o filho pelo pai, nem o marido pela esposa, ou a esposa pelo marido. A decisão é pessoal. “Se alguém decidir fazer a vontade de Deus descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo” (Jo 17:7).

2º) Para seguir a Jesus é preciso nega-se a si mesmo diariamente (v.34)
É preciso renunciar toda autossuficiência, interesses e alvos próprios que estejam contrários a Deus. A Bíblia diz: “Os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm 8:5). “Porque se viverdes seguindo a carne morrereis; mas se, pelo Espírito mortificardes as obras do corpo vivereis.” (Rm 8:13).

3º) Para ser um discípulo de Jesus é preciso levar a cruz diariamente (v.34)
“Da mesma forma, considerem se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto não permitam que o pecado continue dominando o corpo mortal de vocês, fazendo que obedeçam a seus desejos” (Rm 6: 11,12). Carregar a cruz fala de estar disposto a sofrer por Cristo e pelo Evangelho. Há pessoas que quando enfrentam perseguições por causa do evangelho abandonam a fé. (v.35).

4º) Estar disposto a abrir mão da própria vida por amor a Cristo e ao evangelho ( VV 35-37)
Ganhar a vida significa viver para si mesmo, para os seus próprios interesses, fazer suas próprias escolhas e colocar o seu próprio “EU” no centro de tudo. Quem vive desse modo vai perder a verdadeira vida. Perder a vida significa deixar de viver para este mundo e para nós mesmos. É dedicar a nossa vida inteiramente a Cristo e ao evangelho. É sacrificar a nossa vida, se necessário, para evangelizar nossos amigos, familiares, vizinhos etc. (por isso é importante convidar sempre novas pessoas para a CÉLULA). Do ponto de vista humano viver desse modo é perder a vida, por exemplo, às vezes quando alguém bem jovem se converte a Cristo, muitas pessoas dizem: “é uma pena que ‘fulano’, tão jovem, agora é crente, poderia curtir (aproveitar) a vida primeiro”.

Há aqueles que acreditam que a fé em Cristo é para os que já estão bem velhos e perto da morte, pois eles pensam que viver para Cristo é desperdiçar a vida. Outros dizem: “eu não quero ser crente agora não, eu quero curtir a vida primeiro, quem não curtir nesse mundo, no outro será curtido”. Mas esse ditado popular não condiz com a verdade do evangelho. Por isso Jesus disse: “Qualquer que quiser salvar a sua vida a perderá, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho a salvará” (V.36) Não adianta ganhar o mundo todo (tudo o que o mundo oferece) e perder a sua alma, pois o homem não tem como pagar pelo resgate da sua própria alma (Salmo 49:7,8) .

5º)  O verdadeiro discípulo de Jesus não pode ter vergonha do Senhor nem da Sua Palavra
Alguém pergunta: “Você é crente?” e a pessoa fica gaguejando para responder... “éh... sabe... bem... como posso dizer... Tô frequentando a igreja ou a célula”. Não podemos nos envergonhar do Senhor nem dos seus ensinos. Como o marido se sentirá se a esposa sentir vergonha dele, ou como a esposa se sentirá se o marido sentir vergonha dela. O Senhor deixa claro que se uma pessoa se envergonhar dele e da sua Palavra Ele (Jesus) se envergonhará dessa pessoa quando Ele vier na glória do Seu Pai, e com os seus santos anjos. *Porque não podemos nos envergonhar das palavras de Cristo: Elas são as palavras de Deus (JO 3:34); Elas são espírito e vida. (JO 6:63); Elas nos julgarão (JO 12:48); Elas nos reconciliam com Deus (JO 14:23); Elas trazem resposta à oração (JO 15:7). *(Bíblia de Estudo Dake).

CONCLUSÃO:
O Verdadeiro discipulado tem um custo. É preciso abrir mão de qualquer outra coisa por amor ao Senhor e ao seu evangelho. Mas quem estiver disposto a pagar o preço será recompensado com a verdadeira vida abundante e eterna. "O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo” (Mateus 13:44, Ver também o v.45). Se entendermos que Jesus é o verdadeiro, precioso e o mais importante tesouro, seremos capazes de abrir mão de tudo por amor a Ele.







PORQUE ME AMOU, O MEU MELHOR PARA ELE


PORQUE ME AMOU, O MEU MELHOR PARA ELE
“Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:14,15).
Ao estudarmos a vida do apóstolo Paulo é impossível não notarmos a forma incansável e abnegada com a qual ele servia ao Senhor. Diante deste fato, podemos nos perguntar o que levava o apóstolo Paulo a se doar tanto, a sacrificar-se de modo tão intenso pelo Senhor. Qual a motivação por trás do seu empenho, dedicação e devoção intensos? O que motivava Paulo a trabalhar incansavelmente pelo Senhor e entregar-se a Ele de forma tão resoluta até as últimas consequências? No versículo 14 Paulo nos revela que a sua motivação era o AMOR DE CRISTO.

1º) O AMOR DE CRISTO NOS CONSTRANGE (V.14)
O verbo grego traduzido por constranger significa: “pressionar por todos os lados, restringir a uma só linha e a um só propósito”. Portanto esse amor nos impele e nos domina. Desse modo Paulo era constrangido (impelido) pelo amor de Cristo a viver para Ele.
Esse amor foi revelado mediante o sacrifício de Jesus Cristo. "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
Ao contemplar esse amor maravilhoso não podemos ter outra reação, senão a de servir ao Senhor Jesus.
Esse amor nos encoraja e nos dá força para vencer os desafios e obstáculos, pois mesmo diante deles devemos continuar crendo que ele nos ama.
“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: ‘Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro’. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Romanos 8:35-39).

2º) O AMOR DE CRISTO FOI DEMOSTRADO PLENAMENTE NA CRUZ (V.14B)
Cristo morreu por todos, para que todos nós participemos da sua morte. Isso significa que devemos estar mortos para o pecado e vivos para Deus. Suponhamos que um alcóolatra morreu e no seu velório alguns dos seus amigos comecem a dizer para o cadáver: “levanta e vem beber com a gente”. Você acha que o morto iria levantar? É claro que não. Por quê? Porque ele está morto, e morto não bebe, não fuma, não se prostitui etc. É por isso que a Bíblia diz que devemos nos considerar mortos para o pecado e vivos para Deus.
“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também CRISTO NOS AMOU E SE ENTREGOU POR NÓS como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”. (Efésios 5:1,2).
O AMOR DE CRISTO É INCONDICIONAL. “Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”. (Romanos 5:8).
A MORTE DE JESUS POR NÓS É A SUA MAIOR PROVA DE AMOR. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno” (João 15:13,14).

3º) O AMOR DE CRISTO NOS IMPELE A VIVER PARA ELE (V.15)
“E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (V.15). Cristo não morreu por nós para que vivêssemos uma vida egoísta, mas para que de agora em diante possamos entregar nossa vida a Ele plenamente e servi-lo com tudo que temos e somos. 
De que maneira podemos viver para Cristo?

a)   Entregando nossa vida a Ele (aceitar a Jesus como Senhor e Salvador pessoal). "... Senhores, que devo fazer para ser salvo? Eles responderam: ‘Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa’". (Atos 16:30,31)
b)   Amar nossos irmãos. “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”. (1 João 3:16)
c)   Servi ao Senhor no ministério e na pregação do evangelho (liderar células, cuidar de vidas, etc.) “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”. (Marcos 16:15).
d)   Amar o Senhor e valorizar a sua a Presença por meio de uma vida de obediência e devocional (oração e meditação na Palavra) “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará”. (Mateus 6:6), “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (Salmos 1:1-3).

Conclusão:

Cristo nos amou ao ponto de morrer por nós. Por meio da sua morte Ele nos redimiu, nos salvou, nos deu o direito de acesso a Presença de Deus, perdoou os nossos pecados e nos deu uma nova vida. E agora constrangidos (impelidos) por esse amor maravilhoso o que devemos fazer é dedicar a nossa vida inteiramente para o nosso Senhor Jesus e dar o nosso melhor para Ele.

A IMPORTÂNCIA DO NOVO NASCIMENTO


A IMPORTÂNCIA DO NOVO NASCIMENTO
JOÃO 3:1-21
Um homem chamado Nicodemos foi ter com Jesus a noite, ele desejava ter o seus conhecimentos ampliados. Quem era Nicodemos? A Bíblia diz que ele era um fariseu, e também um líder do povo Judeu. Por ser um fariseu, Nicodemos era um homem extremamente religioso e procura fazer tudo de acordo com o rigor da lei de Moisés. Nicodemos reconhecia que Jesus era um mestre enviado por Deus, os sinais que Jesus operava fez com que ele chegasse a essa conclusão. Apesar de todo esse “currículo” Jesus disse que ele precisava experimentar O NOVO NASCIMENTO. O dialogo de Jesus com Nicodemos no capítulo três de João nos fornece algumas das lições mais preciosas sobre o novo nascimento. Vejamos:

1º) Sem o novo nascimento ninguém pode ver o Reino de Deus (v.3). Assim como o nascimento físico nos torna cidadãos terrenos, o novo nascimento nos torna cidadãos do reino Deus. Nicodemos sabia que o Messias restauraria o Reino de Deus, o que ele não sabia era que precisava de um novo nascimento para entrar nele.

2º) O Novo nascimento é um nascimento espiritual (v.4-8). É nascer da água (Palavra) e do Espírito. O primeiro nascimento nos dá uma natureza somente humana. O novo nascimento nos dá uma natureza espiritual (v.6).
“Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente” (I Pedro 1:23). Nesse sentido todos precisam nascer de novo até os que são religiosos (V.7).
O NOVO NASCIMENTO é invisível como vento, você não pode vê-lo, mas pode sentir (perceber) os seus resultados (v.8). Por exemplo, em Efésios 4:22 -32 fala sobre os resultados práticos do novo nascimento. Por isso toda pessoa que nasce de novo é transformada de dentro para fora. As coisas más que antes ela amava, agora passa a detesta-las e as coisas de Deus que antes desprezava, são as que agora ela ama.  “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (II Coríntios 5:17).
“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (Efésios 4:22-24).

3º) O NOVO NASCIMENTO ocorre quando cremos em Jesus (V 9-17). O verbo “Crer” nesses versículos significa não apenas acreditar na existência de Jesus, mas recebê-lo pela fé. No V.9 Nicodemos continuou sem entender o que significa o Novo Nascimento (pois as coisas espirituais só se discernem espiritualmente, infelizmente o homem natural não as entende). Jesus explica que para que o NOVO NASCIMENTO fosse possível Ele teve que ser levantado da terra (na cruz) como a serpente que Moisés levantou no deserto (Nm 21:3-4). Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (v.14-16).  Esse é o fruto da graça e do amor de Deus.
Obs: Explicar sobre a serpente que Moises levantou no deserto (NM 21:3-4)

Então que precisamos fazer para nascer de novo é crê em Jesus, ou seja, receber a Cristo como Senhor e Salvador pessoal. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem em seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (JO 1: 12-13).

4º) Rejeitar o novo nascimento é permanecer debaixo de condenação (Vv 18-21)
Quem não experimenta o novo nascimento pela fé em Cristo, Permanece no estado de condenação (V.18). O homem pecador já está condenado (debaixo de condenação). Ele só sai desse estado quando crê em Jesus e nasce de novo. A condenação é permanecer nas trevas e sofrer as consequências disso eternamente, por não amar a luz (V.19) Muitos tem rejeitado a luz de Cristo e fogem dela da mesma maneira que uma lacraia ou escorpião fogem da luz (V. 20).  Mas quem deseja de coração andar na verdade vem para a luz. (v.21)

 Conclusão: Jesus nos ensina que ninguém pode ver ou entrar no Reino de Deus sem experimentar o novo nascimento por meio da fé em Cristo. O Senhor nos diz que mundo já está condenado. Mas ele veio para salvá-lo. Quem nele crê experimenta o novo nascimento e é salvo. Quem não crê permanece debaixo da condenação. Qual é a sua escolha?








ASSUMINDO A IDENTIDADE DE FILHO DE DEUS

ASSUMINDO A IDENTIDADE DE FILHO DE DEUS
“...A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus aos que crêem no seu nome”. ( João 1:12)

Esse texto é poderoso, pois nos mostra como um ser humano comum pode tornar-se filho de Deus. A Bíblia nos ensina que todos os seres humanos foram criados por Deus, mas quando nós recebemos a Jesus, por meio da fé em seu nome, deixamos de ser apenas criaturas e passamos a ter o PODER (direito) de sermos feitos filhos de Deus.

Quais as implicações desse poder (ou direito) de ser filho de Deus?

1º ) Como filhos descobrimos os planos que Deus escreveu para nossa vida

“... no teu livro todas estas coisas foram escritas, os quais vão sendo dia a dia formados, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos”. (Sl 139: 16,17). Deus escreveu um livro no qual Ele registrou o seu plano ideal para cada ser humano que nasce nessa terra. Mas infelizmente nem todos vivem o que Deus sonhou para as suas vidas, porém quando nos convertemos a Jesus e nos tornamos seus filhos os planos de Deus para nós nos são revelados por meio de uma vida de profunda comunhão com Deus. Todos os filhos de Deus podem descobrir e viver os planos de dEle para a sua vida. Se você é filho de Deus e deseja saber quais os planos dEle para você, então medite na Palavra e clame a Ele  e Ele vai lhe revelar.
Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece” (Jeremias 33:3).

2º) Como filhos podemos ouvir a voz de Deus dizendo: “tu és meu filho amado” mesmo  em tempos de aflições e adversidades. Em Lucas 9: 28 a 36 Moisés e Elias apareceram para Jesus e falavam sobre a morte dele. Nesse momento em que Jesus é lembrado da sua missão de morrer pela humanidade, Deus falou a respeito dele: “Este é o meu filho amado em quem me alegro”. Você pode estar diante de um grande desafio, algo que pode gerar em seu coração pavor e medo, mas diante de todas essas circunstancias você pode ouvir a voz de Deus dizendo: “Não tenha medo, você é meu filho (a) amado (a), e Eu me alegro em você!”

3º) Como filhos de Deus devemos levar essa identidade aonde quer que nós formos
“Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz” (Efésios 5:8). A Bíblia diz que “Deus é luz” (I João 1:5) e diz que somos filhos da luz e devemos andar como tal. O diabo quer questionar a nossa identidade de filhos, mas devemos nos manter firmes como Jesus. (Mt 4:1-11).
Portanto aonde formos devemos levar a identidade de filhos de Deus. Pregando o Evangelho, curando os enfermos, libertando os cativos, amando as pessoas, perdoando aqueles que nos ofenderam etc. Nós devemos ter o “DNA” do Filho de Deus em nós. “Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou” (I João 2:6).

4º) Como Filhos de Deus devemos ter a certeza de que o Pai nos ama de verdade
“... tens amado a eles como me tens amado a mim”. (João 17:23). Neste texto Jesus nos revela algo maravilhoso. O mesmo amor (com a mesma quantidade e qualidade de amor) com que o Pai ama ao Senhor Jesus Ele também nos ama. Isso é tremendo! Deus me ama da mesma maneira que Ele ama a Jesus. Talvez você custe a creditar nisso, mas é a mais pura verdade.
 “... o Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” ( Rm 8:16).
Precisamos crê que estamos guardados no amor de Deus. Em Jesus não há medo, não há escravidão, mas amor, liberdade e redenção (leia Rm8:14-17).

CONCLUSÃO:
Jesus ouviu a voz de Deus: “Este é meu filho amado em quem me alegro”. Deus quer dizer o mesmo de mim e de você. Quando entregamos nossa vida a Jesus, nos tornamos filhos de Deus. E como filhos, devemos viver os planos de Deus para nossa vida, levar a identidade de filhos aonde formos e ter a certeza de que o Pai nos ama de verdade. Hoje você ouvirá a voz de Deus dizendo “Tu és meu filho(a) amado(a) em quem me alegro”.