Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sexta-feira, janeiro 22, 2016

O CHAMADO DE DEUS PARA VOCÊ

O CHAMADO DE DEUS PARA VOCÊ
ÊXODO 3 – 4
O povo de Deus estava oprimido pela escravidão no Egito, e o Senhor escolheu Moisés para libertá-los. Mas a princípio ele não queria se comprometer com o chamado de Deus, pois sabia a grande guerra espiritual que travaria para libertar o povo de Israel. Moisés apresentou cinco argumentos para Deus com o propósito de fugir da responsabilidade. Mas o Senhor refutou cada um desses argumentos e lhe deu força para cumprir seu chamado. De modo semelhante quando o Senhor nos chama a um compromisso com Ele e para realizar a sua obra precisamos vencer os argumentos da nossa alma a fim de que sejamos úteis aos propósitos do Senhor.

OS CINCO ARGUMENTOS QUE MOISÊS USOU E COMO O SENHOR OS REFUTOU

1º) “QUEM SOU EU” ( Êx 3: 11-12). Isso significa ter uma autoimagem negativa de si mesmo; é considera-se incapacitado para a missão. É como dizer para si mesmo: “Eu não sou nada”, mas Deus refutou esse argumento dizendo: “Eu estarei com você?”. Ter a consciência da presença do Senhor conosco deve ser a motivação para guerrear pela libertação e salvação de milhares de vida. Quando você faz a obra de Deus precisa crê que a presença do Senhor lhe respalda.

2º) QUAL O TEU NOME? (Êx 3: 13-15). Moisés perguntou pelo nome porque este representa a identidade de uma pessoa. É como se ele dissesse “eu preciso conhecer a sua identidade, quem é o Senhor.”. Mas Deus refutou este argumento dizendo: “Eu sou o que sou”, eu existo por mim mesmo. Eu sou o que você precisa que eu seja. No desafio do nosso chamado nós precisamos crer que o nome de Jesus tem poder e autoridade quando o invocamos. Ele será o que nós precisarmos que Ele seja. Se você precisa de cura, Ele é o seu médico; se você precisa de paz, ele é a tua paz, etc...

3º) ELES NÃO ME CRERÃO (Êx 4:2-7). Então Deus deu a Moisés autoridade sobre a serpente (símbolo de satanás) e sobre a lepra (símbolo da enfermidade). Deus também nos deu autoridade espiritual para levar aqueles a quem pregamos o evangelho a crerem.
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão” (Marcos 16:15-18).


4º) NÃO CONSIGO FALAR BEM (Êx 4. 10- 12). O Senhor disse que estaria com ele e lhe ensinaria o que falar. Quando o que falamos é a Palavra de Deus o Senhor nos respalda. Quando nos alimentamos da Sua Palavra o Senhor nos usa para que possamos pregá-la.
- O Espírito Santo nos capacitará o que dizer.
- Jesus venceu o diabo pela Palavra de Deus.

5º) SENHOR, ENVIA OUTRA PESSOA ( Êx 4: 13-17). Moisés estava tirando o corpo da responsabilidade (ele estava querendo fugir da sua missão). Por isso o Senhor ficou irado com Ele. Infelizmente, há alguns cristãos que fazem Deus ficar irado por querer fugir da responsabilidade de pregar o evangelho e libertar os que estão cativos por satanás (e olha que Deus demora em se irar). Deus refutou o argumento de Moisés dizendo que colocaria Arão para auxiliá-lo. Quando nos dispomos a fazer a obra de Deus, o Senhor coloca pessoas ao nosso lado para nos ajudar a cumprir nossa missão. Aqui no Ministério Shallom você pode contar com seus pastores, com seus discipuladores e também com os discípulos que Deus coloca ao seu lado, todos eles serão instrumentos de Deus para lhe auxiliar em seu ministério. Por exemplo: Quando você abre uma célula, você já recebe o estudo pronto para estudar e compartilhar e ainda tem os discípulos da célula que lhe ajudaram a compartilhar a Palavra. Assim como Deus levantou Arão para ajudar a Moisés na sua missão de libertar o povo de Israel, Deus também levantou pessoas para nos ajudar a cumprir o nosso chamado. Deus colocou “Arãos” ao seu lado.

CONCLUSÃO: Está experiência de Moisés nos ensina que quando Deus chama alguém para se comprometer com ele e realizar a sua obra. O Senhor está plenamente consciente de quem chamou e o propósito pelo qual chamou. Existe um chamado direto (específico) do Senhor para a sua vida, Deus quer que você realize a sua obra, uma responsabilidade que você não pode fugir, pois assim como Deus usou Moisés, Ele quer usar você.

Por Josivaldo Oliveira


quarta-feira, janeiro 13, 2016

VIVENDO PELO ESPÍRITO

VIVENDO PELO ESPÍRITO
Gálatas 5:16-26

Andar com Deus implica tanto morte quanto vida. É a morte da velha natureza e a vida do Espírito habitando dentro de nós: Jesus descreve esse processo como “nascer de novo” (Jo 1:3-8).  Porém mesmo depois do novo nascimento a carne (a velha natureza) deseja ressuscitar e se manifestar. Neste texto Paulo nos ensina lições sobre viver no Espírito.

VIVER PELO ESPÍRITO É A ÚNICA MANEIRA DE VENCER OS DESEJOS DA CARNE (Vv. 16-18)
Se quisermos deixar de satisfazer os nossos desejos carnais devemos viver pelo Espírito. Isso significa deixar que Ele assuma o controle da nossa vida e viver em profunda comunhão com ele. Há um conflito entre a carne e o Espírito, a carne quer uma coisa e o Espírito quer outra, por isso as nossas ações nunca são neutras ou a gente faz o que a carne quer ou a gente faz o que o Espírito quer.

A MANIFESTAÇÃO DAS OBRAS DA CARNE (Vv. 19-21)
Paulo cita várias obras da carne (não de forma conclusiva e completa) Como exemplo da maneira como a carne pode se manifestar. Podemos ver aqui pelo menos quatro (4) áreas em que a carne pode se manifestar:
o        Na área da sexualidade (imoralidade sexual, impureza, etc.)
o        Na área da Espiritualidade (idolatria, feitiçaria, etc.)
o        Na área dos relacionamentos (ira, discórdia, ódio, inveja, ciúme, etc.)
o        Na área física (embriaguez, glutonaria, etc.)

Paulo deixa bem claro que os que praticam as obras da carne não podem herdar o Reino de Deus. Isso não significa que aqueles que as praticaram no passado não podem herdar o Reino, pois se assim fosse todos nós estaríamos excluídos do Reino de Deus. Mas por meio do arrependimento e abandono dessas práticas e da verdadeira conversão a Cristo qualquer um de nós está habilitado para herdar o Reino. Mas aqueles que insistem em praticar habitualmente as obras da carne, além de provar que não nasceram de novo ainda se excluem a si mesmos do Reino de Deus.

O FRUTO DO ESPÍRITO (Vv. 22-23)

Nos Versículos 22-23. Paulo cita nove virtudes que o Espírito produz no interior daquele que nasceu de novo (o discípulo de Jesus). Novamente essas nove virtudes não são conclusivas ou completas, mas mostradas aqui como um exemplo. Podemos perceber como o fruto do Espírito contrasta com a obra da carne (por exemplo, amor versus ódio).

As obras da carne são produzidas pelo esforço humano, por sugestão de satanás. Os frutos do Espírito são produzidos quando permanecemos na Videira Verdadeira – Jesus (JO 15: 1- 8). Podemos ilustrar da seguinte maneira: Uma máquina (que não tem vida) pode produzir objetos (igualmente sem vida), mas só uma árvore viva pode produzir frutos. Paulo diz que não há lei contra o fruto do Espírito. Por quê? Porque os que verdadeiramente produzem o fruto do espírito já estão vivendo a lei de Cristo escrita em seus corações pelo Espírito Santo. “Pois os que pertencem a Cristo já crucificaram a carne com suas paixões e com os seus desejos” (v.24).

CONCLUSÃO:
Nós já temos a vida que o Espírito Santo dá. Quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas, nascemos de novo, nos tornamos filhos de Deus, os nossos pecados foram perdoados e passamos a ser uma nova criatura em Cristo. Agora o que Deus quer de nós é que vivamos essa nova vida e a manifestemos em nosso cotidiano. Pois quem vive pelo Espírito deve andar também no Espírito.

Por Josivaldo Oliveira



quinta-feira, janeiro 07, 2016

O PAPEL DE UM LÍDER ESPIRITUAL

O PAPEL DE UM LÍDER ESPIRITUAL
I PEDRO 5:1-4

“Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada: Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória” (I Pedro 5:1-4).

O apóstolo Pedro encerra sua carta dirigindo-se aos líderes (presbíteros) da igreja encorajando-os a serem bons líderes de acordo com o exemplo de Cristo. Essa palavra se aplica a todos nós que exercemos funções de liderança na igreja de Jesus, mas principalmente aos líderes de célula, já que os presbíteros lideravam a igreja que se reunia na casa dos irmãos (Cf. Fm 1:2; Rm 16:5). Neste texto (I Pedro 5:1-4) encontramos cinco conselhos preciosos do apóstolo Pedro para os líderes espirituais.

1º) FAÇA O TRABALHO DE UM PASTOR (V.2)
“... Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados...”

Como líderes de célula devemos pastorear o rebanho que está sobre o nosso cuidado. Líderes espirituais são como pastores, eles devem cuidar da ovelha, visita-la quando houver real necessidade, telefonar quando for preciso, aconselhar, corrigir em amor, consolidar o novo convertido e sobretudo, ensinar a Palavra de Deus (doutrinar) para que a ovelha não seja presa fácil de lobos ferozes (falsos ensinos). Por isso é extremamente importante que o líder de célula maneje bem a Palavra de Deus (II Tm 2:15), isso significa que como líderes devemos priorizar diariamente um tempo de qualidade para a oração e meditação na Palavra de Deus. Pois só podemos dá aquilo que temos, portanto é extremamente importante sejamos cheios da Palavra de Cristo (Cl 3:16).

2º) SIRVA VOLUNTARIAMENTE (V.2)
“...Não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer ”

Como líderes de célula devemos cuidar do rebanho do Senhor com boa disposição e não de má vontade. Jesus Foi (é) o maior líder que o mundo conheceu e Ele nos ensinou que devemos liderar por meio do serviço. Um verdadeiro líder é um verdadeiro servo. Se quisermos liderar devemos aprender a servir e fazê-lo voluntariamente.

“Jesus os reuniu e disse: Entre os não-crentes, os reis são tiranos, e cada oficial inferior domina sobre aqueles que estão abaixo dele. Mas entre vocês é bem diferente. Todo aquele que quiser ser um líder, deve ser servo. E se vocês quiserem chegar bem alto, devem servir como um escravo. A atitude de vocês deve ser igual à minha, porque Eu, o Messias, não vim para ser servido, mas para servir, e dar a minha vida por muitos” (Mt 20:26-28 BV).

Liderar deve ser para nós um privilégio e não simplesmente uma obrigação.
Poder servir aos irmãos e ao Senhor no ministério é um presente que Deus nos deu.
“... o sacerdócio é o presente especial de serviço que dou a vocês” (Nm 18:7).

3º) TENHA CUIDADO COM AS SUAS MOTIVAÇÕES (V.2c)
“... Não façam isso por ganância, mas por desejo de servir...”.

A nossa motivação quando lideramos pessoas no Reino de Deus NÃO deve ser: “o que eu posso ganhar com isso?”, mas “o que eu posso oferecer?” ou “Como posso contribuir para o crescimento e desenvolvimento das pessoas que estou liderando?”.  Porém isso não significa que aqueles que se dedicam em tempo integral a obra de Deus não devam ser remunerados, mas sim que a nossa MOTIVAÇÃO para exercer liderança cristã não deve ser outra coisa senão o amor a Deus e às pessoas e o desejo sincero de servi-los. Veja o que a Palavra de Deus nos ensina sobre os direitos daqueles que se dedicam em tempo integral a obra de Deus.  

“Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: ‘Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal’, e ‘o trabalhador merece o seu salário’" (1 Timóteo 5:17,18).

“Quem serve como soldado às suas próprias custas? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não bebe do seu leite? Não digo isso do ponto de vista meramente humano; a Lei não diz a mesma coisa? Pois está escrito na Lei de Moisés: ‘Não amordace o boi enquanto ele estiver debulhando o cereal’. Por acaso é com bois que Deus está preocupado? Não é certamente por nossa causa que ele o diz? Sim, isso foi escrito em nosso favor. Porque ‘o lavrador quando ara e o debulhador quando debulha, devem fazê-lo na esperança de participar da colheita’. Se entre vocês semeamos coisas espirituais, seria demais colhermos de vocês coisas materiais?” (I Coríntios 9:7-11).

“E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:6,7).

“Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar? Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho” (I Coríntios 9:13,14).

“E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós. E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa. E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido. E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus” (Lucas 10:5-9).

Esses são apenas alguns versículos do Novo Testamento que mostram que aqueles se dedicam em tempo integral ao ministério tem direito a remuneração, porém essa não deve ser nossa MOTIVAÇÃO para a liderança cristã.  O apóstolo Paulo, por exemplo, embora reconhecesse que esse era um direito legítimo daqueles que dedicam todo o seu tempo ao ministério, ele mesmo não usou desse direito.

“Se outros têm direito de ser sustentados por vocês, não o temos nós ainda mais? Mas nós nunca usamos desse direito. Pelo contrário, suportamos tudo para não colocar obstáculo algum ao evangelho de Cristo” (I Coríntios 9:12).

“... O Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho. Mas eu não tenho usado de nenhum desses direitos. Não estou escrevendo na esperança de que vocês façam isso por mim. Prefiro morrer a permitir que alguém me prive deste meu orgulho. Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho! Porque, se prego de livre vontade, tenho recompensa; contudo, como prego por obrigação, estou simplesmente cumprindo uma incumbência a mim confiada. Qual é, pois, a minha recompensa? Apenas esta: que, pregando o evangelho, eu o apresente gratuitamente, não usando, assim, dos meus direitos ao pregá-lo. Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas” (I Coríntios 9:14-19).

Algumas motivações equivocadas para liderança incluem:
·      *   Desejo ganancioso, ou seja, fazer do ministério uma fonte de lucro (II Pd 2:15, Jd 1:11, I Tm 6:5,6);
·       *  Desejo de ser visto, reconhecido ou estar em posição de destaque em relação aos outros (Mt 20:20-28, III João 1:9);
·       *  Desejo por status, fama ou popularidade (Lc 9: 20-21, Lc 8: 56, Mc 7:36, At 5:1-10, At 8:18-22);
·         *Desejo de dominar ou manipular as pessoas ou tirar vantagens delas (Mt 23:14);

4º) NÃO SEJA DOMINADOR DOS QUE LHE FORAM CONFIADOS (v.3)
“Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho” (I Pedro 5:3).

As ovelhas são de Jesus, mas Ele as confiou a nós, por isso...
·        
    Não podemos liderá-las com tirania, como se fôssemos um ditador (Mt 20:25-26);
·       Não podemos obrigar as pessoas a nos obedecer ou a nos seguir (Filemom 1:8-10);
·       Devemos liderar pelo nosso bom exemplo (V.3);
·       Devemos ser um modelo para os fiéis (I Tm 4:12).

Se desejo obrigar as pessoas a fazer o que eu quero, eu sou um manipulador ou um ditador, mas se eu inspiro as pessoas pelo meu exemplo elas desejaram ser influenciadas positivamente através da minha liderança.  Por isso não demos buscar manipular as pessoas, mas servi-las com amor e ser um exemplo para elas.

5º) ESPERE A RECOMPENSA ETERNA (V.4)
“Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória” (I Pedro 5:4).

Nem sempre quando estamos liderando pessoas recebemos recompensas imediatas, por isso devemos aguardar a nossa maior recompensa na eternidade. Enquanto estamos aqui podemos ser alvos de ingratidão, desonra, decepção, abandono, rejeição (P. Ex. Paulo foi abandonado e rejeitado pelos discípulos – II Tm 4:10-11). Mas se formos lideres fiéis e cumprirmos com responsabilidade e amor a missão que Jesus nos deu de apascentar as ovelhas dEle, quando Ele (o Supremo Pastor) se manifestar nós seremos recompensados com a imperecível coroa de glória. Por isso, devemos ser fiéis ao Senhor, pois a nossa maior recompensa vem dele (II Tm 4:8).

CONCLUSÃO:

Como vimos, ser líderes no Reino de Deus é uma missão e um privilégio que o Senhor Jesus nos entregou. A Palavra de Deus nos promete uma recompensa eterna se fizermos a obra de Deus com amor e fidelidade. Por isso, o apóstolo Pedro nos ensina que para sermos fiéis nesse processo devemos pastorear o rebanho do Senhor, servir de boa vontade, ter cuidado com as nossas motivações e fugir da tentação de querer dominar as pessoas. Se assim fizermos com a ajuda do Senhor, nós receberemos uma coroa de glória cujo brilho não poderá jamais se apagar. Hoje o Senhor lhe chama para liderar pessoas e conduzi-las ao Reino de Deus, por meio do Senhor Jesus. Que você possa dizer como disse o profeta Isaías: "Eis-me aqui. Envia-me!" (Is 6:8).                                                                    

Por Josivaldo Oliveira.