Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sexta-feira, julho 22, 2016

QUANDO OS LÍDERES SE AFASTAM DO PROPÓSITO DE DEUS

QUANDO OS LÍDERES SE AFASTAM DO PROPÓSITO DE DEUS
Isaías 56: 9-12.

“Venham todos vocês animais do campo; todos vocês, animais da floresta, venham comer! As sentinelas de Israel estão cegas e não tem conhecimento; todos eles são como cães mudos, incapazes de latir. Deitam-se e sonham, só querem dormir. São cães devoradores, insaciáveis. São pastores sem entendimento, todos seguem seu próprio caminho, cada um procura vantagem própria. “Venham”, cada um grita, “Tragam-me vinho! Bebamos nossa dose de bebida fermentada, que amanhã será como hoje, e até muito melhor ””. (Isaias 56. 9-12)

Nós somos líderes, todos nós estamos em um projeto de liderança. Estamos liderando células, famílias, empresas... Ou seja, estamos liderando em alguma área da nossa vida. Aqui no Ministério Shallom, quem ainda não é um líder de célula, está se preparando para sê-lo. Então, de alguma maneira, todos nós somos líderes, ou de forma efetiva ou em potencial. Nós nascemos para liderar e nos movermos como líderes, principalmente como líderes cristãos. E esse texto de Isaias nos ensina muito sobre o caráter do líder.

A importância do caráter
O caráter é tão importante quanto os seus dons, habilidades e talentos.  O caráter do líder é como a estrutura ou alicerce de uma casa. Imagine se você construir uma casa diretamente sobre a terra, sem alicerces (bases, estruturas) ela não vai suportar as intempéries. Uma casa sem alicerce está destinada a cair. Você pode fazer uma casa muito bonita, preocupar-se estritamente com a estética, contratar o melhor arquiteto para fazer um desenho impressionante e belo, ainda assim, sem alicerce a casa vai cair.
Não importa quão bela, inovadora, aconchegante e moderna seja uma casa, sem base, alicerce e estrutura ela cairá. A mesma coisa se dá com o nosso caráter. Ele é a estrutura e o fundamento da nossa vida. Se você tem apenas dons, talentos e habilidades, mas o seu caráter é deformado, tudo isso, por mais importante que seja, não suportará as pressões e pode levar a sua vida a cair.
Tomemos por exemplo a vida de um pastor, ele pode pregar muito bem, ser um bom administrador, ter muita habilidade na área de comunicação etc... Mas se o seu caráter for deformado (por exemplo, se ele estiver envolvido com desonestidade, promiscuidade, imoralidade sexual, bebedice, mentira, etc) mais cedo ou mais tarde a deformidade do seu caráter destruirá sua vida, família e ministério. Ainda que o líder tente ocultar o máximo que puder a deformidade do seu caráter, uma hora a “casa” vai cair. Pois o caráter é a base, o alicerce, a estruturada e o fundamento. Por isso, não deve, em hipótese nenhuma, ser negociado.
 Como líderes, não podemos cuidar somente de outras áreas de nossa vida e negligenciar o nosso caráter. Por isso é importante que estejamos constantemente voltados para o propósito de Deus para a nossa vida.
Em Isaias 56:3-12 fala dos líderes de Israel que perderam o propósito do Senhor de vista e que por conta disso deixaram de cuidar do caráter deles. Aqui estes líderes são chamados de atalaias, sentinelas e pastores, mas infelizmente eles descuidaram do seu caráter e abandonaram o propósito de Deus. Este texto nos mostra o que acontece quando um líder foge do propósito de Deus para a sua vida e deixa de cuidar do seu caráter.

1º) Falta a visão espiritual e o discernimento (v.10)

“As sentinelas de Israel estão cegas e não tem conhecimento...” (v.10)
Sentinela é um guarda, um vigia. É alguém que é colocado neste posto para avisar do perigo. Do ponto de vista espiritual a sentinela (ou atalaia) é aquele que avisa por meio da palavra profética, os perigos que a nação corre quando abandona o Senhor. Por isso os profetas de Deus são chamados de atalaias ou sentinelas.
Mas infelizmente estas atalaias de Israel estavam cegas espiritualmente e sem conhecimento. Pois quando um líder deixa o propósito de Deus a primeira coisa que vai acontecer é que ele perderá a visão e o discernimento espiritual.
E como é triste quando um líder (seja ele um líder de célula, da família, na igreja etc...) perde a visão e fica espiritualmente cego como se fosse um ímpio, deixando de se mover na visão de Deus. O conselho de Deus para os líderes é: Não perca a visão espiritual!
Jesus disse para a igreja de Laudicéia que ela havia perdido a visão espiritual.
“Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porem, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu. Dou este conselho: compre de mim ouro refinado em fogo, e você se tornará rico, compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; E COMPRE COLÍRIO PARA UNGIR OS SEUS OLHOS E PODER ENXERGAR”. (Apocalipse 3: 1,18 ênfase minha).
Na verdade a igreja havia perdido a visão, pois o seu líder estava cego. O Senhor destinou a sua mensagem primeiramente ao líder da igreja. Jesus disse para o apóstolo João: “Ao anjo da igreja em Laudiceia, escreva” (Ap 3:14)
Essa expressão ANJO DA IGREJA se refere ao líder espiritual da igreja em Laudiceia, ou seja, o pastor da igreja. Observe que em cada uma das sete mensagens que Jesus trouxe através do Apostolo João as sete igrejas da Ásia menor, Ele dirige sua advertência primeiramente ao líder da igreja, que na linguagem apocalíptica é chamado de anjo da igreja (Cf. AP. 2:1,8,12,18; 3:1,7,14).
Quando um líder se desvia do propósito de Deus, ele perde a visão espiritual, e fica tateando às escuras por não saber a direção que deve seguir.
Jesus chama alguns líderes religiosos (os fariseus) da sua época de “guias cegos”. E diz que “se um cego conduzir outro cego, ambos cairão num buraco”. (Mt 15:24)
Isso é muito interessante, pois neste caso, aquele que guia ou conduz é o líder. Isso significa que existem líderes cegos guiando pessoas cegas. Qual o resultado? Ambos cairão no buraco. Infelizmente em nossos dias existem muitas pessoas seguindo líderes cegos, líderes que perderam a muito tempo a visão espiritual.
Um líder cego cai num abismo e leva outros consigo, pois quando um líder cai ele nunca cai só. Por isso é importante que aquele que lidera reflita bem sobre suas ações, pois as ações de um líder reverberam e influenciam direta ou indiretamente aqueles que ele lidera.
Por isso é importante que tenhamos uma visão espiritual aguçada e para isso nós precisamos estar focados nos propósitos de Deus para nossas vidas. Não podemos fugir dos propósitos de Deus. O texto de Isaias 56:9-12 diz que estas sentinelas (ou atalaias) perderam a visão espiritual e ficaram cegas. Um líder de célula não pode ser cego, ele precisa ter uma visão ampla, a visão de Deus, ele precisa ter a visão como a de águia, para enxergar as ações de Deus e também enxergar onde o nosso adversário, o diabo, está agindo e antecipá-lo na batalha espiritual.
Todos os grandes profetas de Deus foram homens que tinham a visão de Deus bem clara e definida dentro deles.
“Escreva claramente a visão em tábuas, para que se leia facilmente. Pois a visão aguarda um tempo designado ele fala do fim e não falhará. Ainda que demore, espere-a; porque ele certamente virá e não se atrasará.” (Habacuque 2.2-3)
Para termos a visão de Deus é necessário que cultivemos um relacionamento pessoal e profundo com Deus, pois é Ele que nos dá a visão espiritual correta. É importante lembrar que para ter um relacionamento com Deus é preciso nos dedicarmos as disciplinas espirituais da oração e meditação na Palavra. À medida que nos dedicamos diária e sistematicamente a oração e meditação, a visão espiritual vai ficando cada vez mais aguçada. Porém quando o líder começa a descuidar do seu relacionamento pessoal com Deus ele perde a visão a qual fica cada vez mais embaçada.

2º) Falta a Palavra Profética

“[...] Todos eles são como cães mudos, incapazes de latir.” (v. 10 b).
Essas sentinelas eram líderes em Israel, mas Deus diz através do profeta Isaias que eles eram como cães mudos. Essa é uma expressão pejorativa, na cultura hebraica comparar alguém com um cão era como assemelhá-lo a um gentio, feiticeiro, mentiroso, assassino, idolatra, imoral, depravado etc... (cf. AP 22:15)
O próprio Deus está denunciando o nível a que estes líderes chegaram por afastarem-se do propósito do Senhor.
E mais, eles não apenas eram como cães, mas estavam mudos, ou seja, havia perdido a voz profética, a voz de autoridade, infeliz do líder quando a sua Palavra perde o peso. Quando as pessoas dizem que não confia na palavra daquele líder.
Quando um líder perde o propósito de Deus de vista, a palavra profética deixa de existir na sua boca.
Imagine quando um líder cai em um descrédito tão grande que quando fala as pessoas não acreditam mais nele. Claro, que não me refiro às pessoas que não creem, porque decidiram duvidar da palavra do líder; ou porque se enveredaram pelo caminho do ceticismo e incredulidade . Mas me refiro ao fato de o líder perder a essência, por não cuidar do seu caráter, tornando-se, por exemplo, um desonesto, manipulador, mentiroso etc, e por causa desse mau-caratismo as pessoas já não creem no que ele fala.
É triste quando um pai, por exemplo, chega para um filho para aconselhá-lo e não tem moral diante dele, e nem respaldo para lhe dar conselhos. O filho pode até não falar (embora alguns mais ousados falem) por uma questão de respeito, mas com certeza pensará: “meu pai quer me aconselhar nesta área, mas ele não é exemplo para mim”.
É tão importante que a Palavra do líder esteja respaldada pelo seu caráter curado. Quando a Palavra do líder é confiável isso traz segurança para os seus liderados.
“... tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas do Senhor, e terão vitória” (II Crônicas 20:20 NVI).
Um líder não pode perder a sua voz profética, ele não pode ser comprado ou manipulado por ninguém.
Você não pode perder a sua autoridade como um líder espiritual da sua família, da sua célula, da sua igreja, etc...
Que o Senhor nos guarde, e que como líderes possamos ter respaldo (ainda que não sejamos perfeitos) para aconselhar qualquer pessoa sem peso na consciência, ou acusações externas. Por isso como líderes nós não podemos perder nossa voz profética para orientar nossos discípulos, nossa célula, orientar um casal que esteja enfrentando um problema no casamento, nós precisamos instruir na Palavra, e a nossa voz profética precisa ser verdade.
A viúva de Sarepta disse a respeito do profeta Elias:
“... sei que tu és um homem de Deus e que a Palavra do Senhor, vinda da tua boca, é a verdade”. (1º RS 17:24).
Não basta falar a Palavra de Deus, ela precisa ser verdade em nossa boca. Embora satanás citou a Palavra, ela não era a verdade na boca dele, pois ele a distorceu usando-a para propósitos malignos. (Mt 4:6).
Como líderes nós não podemos perder a voz de autoridade. A palavra profética, mas o nosso caráter deve respaldar a palavra que sai da nossa boca.

3º) Falta a diligência (v.10c)

Tornam-se preguiçosos.
“... Deitam-se e sonham; só querem dormir” (v.10c)
Quando um líder perde o propósito de Deus de vista, ele se torna ocioso, preguiçoso, e deixa de ser diligente.
Um líder não pode ser preguiçoso. Ele precisa gostar de trabalhar, de estudar, de continuar crescendo e tudo isso exige grande esforço do líder.
Existem níveis de preguiça:
ü  Preguiça Física;
ü  Preguiça Intelectual;
ü  Preguiça Espiritual;

Há pessoas que não tem preguiça física, mas tem preguiça intelectual, ela não quer se esforçar para aprender nada novo. Já a preguiça espiritual faz a pessoa perder o interesse por todo trabalho do Senhor. Por exemplo, ela não se esforça para orar, jejuar, buscar a Deus. Ela é capaz de passar oras no facebook, mas não consegue passar 30 minutos em oração ou meditação na Palavra.
Nós precisamos ser diligentes e trabalhar.
Cuidar de vidas, liderar células é trabalho. Infelizmente existem muitas pessoas que estão se perdendo por falta de trabalhadores.
Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas-novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão deles, porque estavam aflitos e desamparados, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: “ a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita.” (Mateus 9:35-38)
Jesus está ensinando a orar para que Deus envie mais trabalhadores, ou seja, a obra de Deus precisa não de gente preguiçosa, mas de líderes trabalhadores, que trabalham no Senhor. O que é trabalhar no Senhor? Trabalhar no Senhor é orar, meditar na Palavra, evangelizar, liderar células, cuidar de vidas, ou seja, é tudo o que é feito no Reino de Deus visando expandi-lo e manifestar a glória de Deus. Tudo isso é trabalhar no Senhor. Por exemplo, quando você se dispõe a cuidar de vidas, consolidando-as na fé e discipulando-as com a doutrina do Reino de Deus, isso exigirá de você muito trabalho. Por isso que lideres preguiçosos não podem frutificar, nem multiplicar a sua celular, pois não querem trabalhar.
Neste momento estou liderando quatro células durante a semana, e isso exige muito trabalho. É claro que não desejo ficar liderando pessoalmente as quatro células, desejo ficar apenas com uma, pois quero dedicar a maior parte do meu tempo na formação de novos líderes. Porém esse momento exige que eu esteja liderando pessoalmente estas quatro células. E isso tudo é trabalho.

Um líder também deve vencer a preguiça intelectual. Ele precisa gostar de estudar. Mesmo se você tiver uma idade avançada isso não é desculpa para deixar de estudar. Minha esposa conheceu uma pessoa na faculdade que está cursando psicologia com mais de 60 anos.
Há alguns dias eu estava assistindo uma reportagem falando de uma senhora com mais de 80 anos que estava concluindo o curso de medicina. Por isso idade avançada não é desculpa para deixar de estudar. O líder precisa estudar. Compre bons livros, comece a ler, seja um autodidata. Talvez você diga: “eu não tenho tempo de ir à escola ou à faculdade”. Então comece a estudar por você mesmo, pois o conhecimento em si é libertador. Volto a repetir, invista em bons livros, pois “Quando um líder melhora tudo melhora” (Paulo Mazoni). Comece de onde você parou, comece no seu nível. Não queira começar no nível dos outros. Comece a estudar! Não pare no tempo. Não tenha preguiça de continuar aprendendo. O líder não pode ter preguiça de estudar, porque quando ele cresce, ele traz consigo outras pessoas.
Graças a Deus, hoje tenho visto muitos irmãos aqui do Ministério Shalom estudando, fazendo faculdade e tudo isso por conta de uma palavra que liberamos incentivando-os, a continuar crescendo. Você também não pode ter preguiça espiritual. Tem gente que vai orar e lê a Bíblia e começa a dormir.
Se for preciso, quando você for orar ou meditar na palavra, fique em pé e comece a andar. Faça guerra espiritual, mas não deixe o sono lhe vencer. O líder precisa vencer a preguiça de orar, ou ler Bíblia, de congregar, de liderar células, etc...
Tem gente que não tem preguiça física, mas tem preguiça espiritual, outros não têm preguiça espiritual, mas tem preguiça intelectual. Tem líder que não quer ler um livro se quer. Comece a ler sobre um assunto que lhe interessa e isso vai lhe ajudar e manter-se focado na sua leitura.
O líder não pode ser preguiçoso. Devemos vencer os três tipos de preguiça: a física, a intelectual e a espiritual.


4º) Falta o autocontrole (v.11a)

Entregam-se a excessos.
“São cães, devoradores, insaciáveis” (v.11a)
Esses líderes de Israel haviam perdido o autocontrole. Uma pessoa insaciável  é uma pessoa sem limites, que não se sacia nunca.
Quando o líder perde o propósito de Deus de vista, ele fica sem autocontrole e se entrega aos excessos. Mas um líder não pode ser insaciável. Nada pode nos dominar.
Nós como líderes precisamos ter domínio próprio, que faz parte do fruto do  Espírito descrito em gálatas 5: 22,23: “ Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”. Você não pode ser controlado por nada, somente pelo Espírito de Deus.
A Bíblia diz que Deus nos criou para dominar sobre a natureza e não para sermos dominado por ela.
“Então disse Deus:” Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança. DOMINE ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre os pequenos animais que se movem rente ao chão. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; Homem e mulher os criou. Deus os abençoou e lhes disse: “sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! DOMINEM sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. (gêneses 1: 26-28 ênfase minha).Embora Deus nos criou para dominar sobre a natureza, infelizmente existem muitas pessoas que são dominadas por ela. Muitos são dominados por uma planta chamada cana, outros por uma erva chamada tabaco etc...
Mas nós não podemos ser dominados por nada. Um líder deve ter domínio próprio.

5º) Falta a humildade (v.11b)

“... São pastores sem entendimentos, todos seguem seu próprio caminho, cada um procura vantagem própria”.
Esses líderes de Israel se tornaram líderes orgulhos, independentes e egoístas. Um líder não pode ser orgulhoso.
“... Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.” (Thiago 4:6)
Você consegue imaginar o que significa Deus se opondo a uma pessoa. Deus se opor a uma pessoa significa que Deus se coloca como inimigo daquela pessoa.
Já não basta tanta luta, dificuldade e tribulações que enfrentamos aqui nesta terra, será que, além disso, vamos querer ter Deus como nosso inimigo? Deus nos livre! Que o Senhor seja nosso amigo e não o nosso inimigo! Você sabe o que aconteceu com os inimigos de Deus? Veja o exemplo de Faraó e de Nabucodonosor (só para citar alguns). Quando Deus se opõe a alguém Ele Lutará contra essa pessoa. Por isso o líder não pode se tornar arrogante, soberbo e orgulhoso, devemos ter cuidado e entender que o Senhor nos usa por meio da sua graça em nossas vidas. Jesus disse: “ Eu sou a videira, vocês são os ramos. Se alguém, permanecer em mim e eu nele , esse dará muitos frutos, pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15:5)
 Não podemos fazer nada sem Jesus. Nada!
Por isso não podemos nos orgulhar.
O apostolo Paulo disse: “...Quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E, se o recebeu, porque se orgulhar, como  se assim não fosse?” (I Cor 4:7,8).
Tudo o que temos, seja dons, talentos, habilidades, recursos ou qualquer outra “ ferramenta” que nos ajuda no exercício da liderança recebemos de Deus por meio da sua graça, por isso não há motivo para nos orgulharmos.
Os líderes de Israel havia se tornado soberbos e Deus estava se opondo a eles, pois eles estavam afastados do propósito.

6º) Falta a moralidade (v.12)

“Venham”, cada um grita, tragam-me mais vinho, bebamos nossa dose de bebida fermentada, que amanhã será como hoje, e até melhor!”(v.12).
Esses líderes perderam a moralidade, e estavam se entregando completamente a satisfação dos apetites carnais, bebedeiras, orgias, carnalidade...
Imagine um líder quando perde o senso moral, que coisa triste! Principalmente quando se trata de um líder espiritual. É triste quando ouvimos escândalos envolvendo líderes espirituais que estão se embriagando, se prostituindo, adulterando, agindo com desonestidade, falando mal dos outros, fumando, acessando site pornográfico, etc...
Um líder de célula é um líder espiritual, é um pastor de um pequeno rebanho, e sob a responsabilidade dele (ou dela) estão pessoas preciosas por quem Cristo morreu. Por isso, nós líderes de célula devemos cuidar do nosso caráter.
Volto a repetir, o caráter é a base, o fundamento e a estrutura de nossa vida, família e ministério.
Você pode ter muitos talentos e habilidades; por exemplo, você pode pregar bem, tocar bem, cantar com perfeição, ser um bom administrador etc, mas se você não tiver um caráter curado tudo isso uma hora vai cair, pois o caráter é o alicerce para todas essas coisas.
Infelizmente há muitos líderes que cuidam somente daquilo que é externo, mas se esquecem de cuidar daquilo que é interno, como o caráter. A preocupação demasiada somente pelo exterior (por aquilo que será visto como estética, habilidades, talentos, dons, etc) em detrimento de um profundo interesse pelo interior pode nos levar a queda . Todas essas coisas são importantes, mas não podemos começar a construir a “casa” pelo telhado. O caráter é a base!
Podemos ilustrar da seguinte maneira: Infelizmente muitos prefeitos pensam: “pra que cuidar de saneamento básico se é uma coisa que não será vista”. Esse é o pensamento de muitos, “esgoto fica debaixo da terra, ninguém vê, não dá popularidade, não me dá vantagem nas eleições”. Mas todos nós sabemos que este serviço é extremamente importante para o bem estar de toda a população. Porém um prefeito (um líder da cidade) que se preocupa apenas com a sua popularidade, não se importará em fazer os serviços importantes em sua comunidades se este não o colocarem em evidência. Infelizmente isso acontece em todas as esferas do governo.
É triste dizer, mas muitos líderes espirituais fazem exatamente a mesma coisa em relação a vida espiritual. Alguns pensam: “Porque eu vou ficar aqui sozinho no meu quarto orando se ninguém vai ver”. Mas Deus vê. Ou ainda: “ Porque vou ficar perdendo o meu tempo meditando na palavra de Deus se ninguém está vendo”. Deus vê! Alguns dizem: “Eu quero é pregar ,cantar, tocar ou fazer alguma coisa que me coloque em evidência”.
Mas se não cuidarmos primeiro daquilo é o alicerce, o nosso caráter, nosso relacionamento com Deus, nossa vida devocional, chegará uma hora que apenas a habilidade, talento, dom, etc... Não suportará as pressões (provações, tentações, tribulações) e o resultado será a queda.
Nós somos líderes de avivamentos, por isso precisamos cuidar do nosso caráter, que é a base para outras áreas da nossa vida e ministério.
Esses líderes de Israel havia perdido o senso moral, estavam se entregando a bebida, eram líderes espirituais mais estavam se embriagando. Que coisa terrível!
Certa vez um líder de uma comunidade evangélica, quando deixou a cidade em que estava os irmãos encontraram debaixo da cama dele ( que ficava no templo) várias garrafas de bebidas alcoólicas. Infelizmente esse líder tinha forte dependência de álcool, e isso trouxe sérios prejuízos para a comunidade que ele liderava. Isso é triste! Mas deve servir de advertência para todos nós.
A intenção não é julgar os outros, nem apontar o dedo. Mas provocar um choque em nós, para que abramos os nossos olhos a fim de evitarmos caímos nos mesmo erros: “Aquele que está de pé, cuide-se para que não caia” (I Cor 10:12).
Devemos ter cuidado dobrado com nossas áreas de fragilidade, buscar ajuda em Deus e com nossos discipuladores, para que tenhamos força para vencer. Vencendo, nosso caráter ficará mais forte, não seremos envergonhados e nem envergonharemos aqueles que lideramos.
Nenhum de nós está isento de cair, por isso é preciso muito cuidado e vigilância, antes de julgar os outros devemos nos julgar a nós mesmos.

“Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade. Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus?” (Romanos 2:1-3).
“Então você, que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega contra o furto, furta? Você, que diz que não se deve adulterar, adultera? Você, que detesta ídolos, rouba-lhes os templos? Você, que se orgulha na lei, desonra a Deus, desobedecendo à lei? Como está escrito: "O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês”. (Romanos 2:21-24).


CONCLUSÃO
Aprendemos nesta lição que é extremamente importante priorizar a base, que é o nosso caráter. Que essa palavra possa reverberar em nossos corações e fique guardada dentro dele (Sl. 119.11). Eu estou aplicando-a primeiramente em minha própria vida, e não me coloco como superior, mas no mesmo nível. Pois do mesmo modo que essa palavra lhe confronta ela também me confronta.
Então, que não deixemos o propósito de Deus, pois quando um líder foge do propósito de Deus, ele perde a visão espiritual e o discernimento, perde a palavra profética, perde a diligência (torna-se preguiçoso) perde o autocontrole entregando-se a excessos, perde a humildade tornando-se orgulhoso e perde o senso moral entregando-se a satisfação dos apetites carnais. Por isso como líderes devemos fortalecer o nosso caráter, priorizando o nosso relacionamento diário e pessoal com Deus por meio da oração e da meditação na Palavra de Deus. Caráter é a base, se ele for forte e firme suportará o peso e a pressão, e a nossa “casa” permanecerá de pé.

por Josivaldo Oliveira