Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, agosto 30, 2016

Machismo versus feminismo - como os cristãos podem vencer conceitos tão presentes na vida dos casais?

Genesis 1:27.
Machismo versus feminismo - como os cristãos podem vencer conceitos tão presentes na vida dos casais?

Casamento é uma ideia de Deus, foi ele quem o criou e estabeleceu os princípios para regulamentá-lo. No início da criação marido e mulher viviam uma relação harmoniosa, porém quando pecaram começou a surgir os primeiros conflitos. (... A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi… Gn 3:12).

Hoje o que vemos em muitos casamentos é essa "quebra de braço", de um lado o machismo (o homem lutando para mostrar que é superior a mulher) e do outro lado o feminismo (a mulher lutando para provar que é igual ao homem e que têm direitos iguais aos dele). Como nós, os cristãos, poderemos lidar com esses conceitos tão presentes em nossa sociedade?

1) Entender que não podemos competir um com outro.

Marido e mulher formam uma equipe (um time). A vitória de um é a vitória do outro, a derrota de um é a derrota do outro, e consequentemente, do casamento. Por exemplo, o salário é " nosso " e não " meu ". Não importa quanto o marido ou a mulher ganha, o que importa é que a finalidade do dinheiro que eles ganham é beneficiar o casamento e a família. Então é necessário que marido e mulher dialoguem e vejam quais são as necessidades prioritárias da família e também quais são as necessidades específicas de cada um. É necessário portanto, que os cônjuges aprendam a administrar juntos as finanças do lar.
Não pode haver competição entre os cônjuges. É preciso trabalho em equipe (em unidade) para que haja progresso e o sucesso do casamento, e consequentemente, da família. É preciso entender que os dois, marido e mulher, são sócios de um grande projeto, casamento.

Um time forma uma ilustração interessante sobre o casamento. imagine, por exemplo, se num time de futebol cada integrante quiser fazer um trabalho individual e buscar sucesso próprio em detrimento do sucesso do grupo, o que acontecerá? Na verdade, se eles agirem assim o time todo perde, e o fracasso do time representa fracasso individual de cada integrante. Assim sucede no casamento, cada cônjuge deve vencer o individualismo e pensar não em seu benefício próprio, mas no casamento como um todo. Se o casamento estiver bem cada integrante (cada cônjuge) será beneficiado. Um casamento feliz traz felicidade para cada cônjuge individualmente, mas um casamento problemático representa dor e sofrimento para cada parte. Por isso é importante que cada cônjuge entenda que não pode haver competição entre os dois.
Marido e mulher são parceiros, amigos e amantes eternos. Quando um tem sucesso o outro tem sucesso, mas quando um fracassa o outro também fracassa.

Continua...

Palavra do Pr. Josivaldo Oliveira no Encontro de Casais - Parte 1. 👆👆👆