Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, setembro 20, 2016

Orientações para o ministério de louvor do Ministério Shallom

Orientações para o Ministério de louvor do Ministério Shallom

Pr. Josivaldo Oliveira

Gostaria de trazer algumas orientações para que o nosso ministério de louvor seja uma benção de Deus e para que também possamos crescer nesta área. Quero fazer algumas considerações na área espiritual e também no aspecto técnico do louvor. 

" Louvarei ao Senhor em todo tempo e o seu louvor estará continuamente na minha boca " (Salmo 34:1) 

1) Consideração: O ministro de louvor precisa ter uma vida com Deus 

A vida com Deus passa pela oração, pela meditação na Palavra e pelo jejum. Como ministros de louvor, nós precisamos orar todos os dias, meditar na Palavra de Deus todos os dias e jejuar pelo menos duas vezes por semana. 

Nós precisamos criar o hábito de estar na presença de Deus, por isso nós precisamos desta rotina diária da oração. Como ministros da casa de Deus é importante que priorizemos o nosso devocional. 

Então acorde mais cedo, durma um pouco mais tarde, faça no horário de almoço ..., mas encontre um tempo na sua agenda diária para você estar orando e buscando a Deus. Como costumo dizer:  Nós sempre encontramos tempo para aquilo que julgamos importante. Portanto se entendemos que Deus é importante em nossa vida, sempre vamos encontrar tempo em nossa agenda diária para estar com Ele.

Orar, meditar na Palavra e jejuar com frequência é extremamente importante para que tenhamos uma vida com Deus. 

Um ministro de louvor precisa andar com Deus. A glória de Deus vem no momento do louvor, por meio de uma vida de comunhão com Ele, desenvolvida não apenas nos cultos de celebração, no templo ou nas reuniões da célula, mas principalmente em nossa casa. 

Nós precisamos todos os dias estar buscando a Presença do Senhor. Logo pela manhã separe pelo menos dez minutos para cantar ao Senhor e adorar o seu Santo Nome. Entre em sua presença cantando. 

"Servir ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cânticos". (Salmos 100: 2). 

A música é o protocolo para a presença de Deus (Mike Murdock).

2) consideração: O ministro de louvor precisa ter uma vida de santidade.

Aqueles que ministram o louvor, tanto no templo como na célula, precisam ter uma vida de santidade. Adoração atrai a presença de Deus e o pecado não é compatível com a Presença dEle. Se eu quero atrair a Presença de Deus, não é somente cantando ou tocando que eu faço isso. O que atrai a presença de Deus é a minha vida consagrada a Ele. 
Para isso eu preciso me arrepender dos meus pecados (abandoná-los) e confessá-los a Deus, preciso estar em constante vigilância, fugindo da aparência do mal, e quando necessário, principalmente quando se tratar de algo mais sério, eu preciso fazer uma confissão não somente a Deus, mas também aos meus discipuladores, aos meus pastores e líderes espirituais. A Bíblia diz: " confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados, a oração de um justo é poderosa e eficaz " (Tiago 5:16). 

Portanto é necessário confessar não somente a Deus, mas também aos seus discipuladores, ao seus pastores. Quando confessamos nossos pecados a Deus nós somos perdoados (I João 1:9). Mas quando confessamos também para os nossos discipuladores nós somos curados (Tiago 5:16). Recebemos não apenas cura física, mas também cura em nossa alma. O que significa que teremos uma maior força para vencer as próximas tentações e não cair na mesma reincidência. Ou seja, voltar a repetir os mesmos erros. 

No processo de confessar nossos pecados aos nossos discipuladores, nós somos orientados e aconselhados e isso nos ajuda a lidar com nossas fraquezas e a superar as próximas tentações. Mas as vezes você não cometeu nenhum pecado, mas está apenas sob forte tentação, então é preciso que tenha humildade e diga para o seus líderes que está enfrentando uma forte tentação numa área específica e que precisa da ajuda, da cobertura espiritual e da oração deles. Nós, os seus pastores, não temos a intenção de condenar você, pelo contrário o nosso propósito é ajudá-lo a vencer as tentações e o pecado. Como diz a Pra. Judy: "é melhor confessar tentação do que ter que confessar pecado". 

Portanto fazer a confissão é extremamente importante para que o ministro de louvor tenha uma vida de santidade. 

3) consideração: Os ministros de louvor devem estar envolvidos com a célula. 

Nós somos uma igreja em células. A nossa visão de igreja é celular. Nós nos reuníamos uma vez por semana nos lares para louvarmos, adorarmos e compartilharmos a palavra de Deus com os nossos vizinhos, amigos, colegas, familiares etc… Por isso é muito importante que você que faz parte do ministério de louvor da igreja esteja envolvido com as células. Liderando uma célula, participando da célula, convidando novas pessoas para estarem na célula, afim de que tenham a oportunidade de terem um encontro com Jesus. Você é um instrumento de Deus para ganhar almas. Antes de você ser um ministro de louvor você é um ganhador de almas (pelo menos deve ser). 

Ganhar almas para Cristo resulta em mais glória para Deus do que simplesmente tocar e cantar. 

"Nisto é glorificado meu pai, em que deis muitos frutos; e assim vos tornareis meus discípulos " (João 15:8). 

Quais são os frutos de almas ganhas e consolidadas que você pessoalmente tem dado para Jesus? Você tem glorificado a Deus ganhando almas (pessoas) pessoalmente para Cristo? É extremamente importante que você não apenas toque ou cante, mas que você principalmente toque o coração de Deus com as almas (pessoas) que você ganhará e trará ao altar do Senhor. Esteja, portanto, envolvido com a célula, ore por ela, convide novas pessoas, lidere a célula, ou seja um líder auxiliar de célula, enfim se envolva com este projeto maravilhoso chamado célula. 

"E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar a Jesus, o Cristo " (Atos 5:42). 

"Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam o pão de casa em casa, e tomavam suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com na simpatia de todo povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia-a-dia, os que iam sendo salvos ". (Atos 2: 46, 47). 

A célula é a igreja reunida na casa.
"Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus (…), Saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles". (Romanos 16:3-5). 
A Igreja reunida na casa, isso é célula! 

"Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Temóteo, ao amado Filemon (…) e a igreja que está em tua casa… (Filemon 1: 1-2). 

"Saudai os irmãos de Laudiceia, e a Ninfa, e a igreja que ela hospeda em sua casa". (Colossenses 4: 15).

Para enfatizar: célula é a igreja reunida na casa. 

Então podemos, por assim dizer, que havia uma célula poderosa na casa de Priscila e Áquila, na casa de Filemon e na casa da irmã Ninfa.

A célula é o modelo de Deus para a igreja e você, o ministro de louvor, precisa estar envolvido com ela.

Questões técnicas:

Dê o melhor de si

Nós precisamos dar o nosso melhor. Tudo que fizermos, devemos fazer com excelência. 
"Tudo que vier as tuas mãos para fazer, faze-o conforme as tuas forças..." (Ecl). 

Enquanto estivermos vivos devemos fazer para o Senhor o nosso melhor, conforme as nossas forças. Para isso é preciso ensaiar com frequência, (se esforçando ao máximo para participar de todos os ensaios semanais), para que se crie uma harmonia entre os músicos e os cantores. É importante também que busquemos ter comunhão com os demais integrantes do ministério de louvor (Salmo 133). 

Continue aprendendo
 
Você precisa ser um autodidata na área do seu chamado e do seu dom. (Que no seu caso é o ministério de louvor). Então, se você canta se esforce, tome aulas de canto, treine a sua voz em casa, assista vídeos sobre o assunto na internet (hoje é possível encontrar muita coisa boa que facilita o seu aprendizado sobre a sua área de atuação, o louvor), faça um curso on-line, ou mesmo presencial. Há sempre uma maneira de continuar crescendo e aprendendo na área do seu dom. 

Treine incansavelmente

Você que toca, treine incansavelmente, treine pelo menos três vezes na semana. 
Conta-se que em "uma noite em uma famosa Sala de Apresentação um excelente pianista tocou brilhantemente, e uma mulher da platéia ficou muito impressionada e foi ao camarim após a apresentação. Ela disse ao pianista:
– Eu amei o modo como você tocou. Eu daria a minha vida para tocar piano como você!
– Foi isso o que eu fiz, respondeu o pianista".
Se você quer tocar com excelência para o Senhor você deve estar disposto a dar a sua vida por isso. Que você faça isso, para que possa dar o seu melhor para Ele quando estiver tocando. 

Nós precisamos dar o nosso melhor, pois o Senhor é digno do nosso melhor. 

Cuide dos utensílios do templo

Precisamos ter cuidado com os utensílios do templo. Os músicos devem ter cuidado com seus instrumentos. Limpe-os, tire a poeira deles, não os guarde de qualquer jeito, mas tenha zelo pelas coisas do Senhor. Os cantores devem ter cuidado com os microfones, manusei-os com cuidado, evite quedas para não danificar as bobinas, guarde os cabos dos microfones com cuidado, sempre que terminar o ensaio ou os cultos, limpe-os sempre que estiverem sujos. Tenha esses instrumentos como suas " ferramentas de trabalho". Assim como a Bíblia e os livros são muito importantes em meu ministério da Palavra, os instrumentos musicais e os microfones (bem como toda a aparelhagem de som) também são extremamente importantes para os músicos e os cantores (além da Bíblia, é claro). 

Tenha cuidado com as roupas que você usa no dia em que ministra.

É claro que esse cuidado é importante para todos nós como discípulos de Jesus. Devemos nos vestir de modo modestos todos os dias, sem chamar a atenção das pessoas para o nosso corpo. Onde quer que estejamos (em nosso trabalho, escola, faculdade, etc…) Devemos nos vestir de modo adequado como cristãos (a gente não prega usos e costumes, mas esse cuidado é necessário). E no dia de ministrar o louvor esse cuidado deve ser ainda maior. Então é preciso que você evite roupas apertadas, curtas, sensuais e que venha chamar a atenção para o seu corpo, porque toda atenção do culto deve estar voltada para o Senhor e não para aqueles que ministram o louvor. A atenção das pessoas que nos ouvem quando cantamos ou tocamos para o Senhor, deve ser voltadas para Deus. Nós somos os instrumentos de Deus para conduzir essas pessoas à adoração ao Senhor. Portanto nenhum ministro do louvor deve usar roupas inadequadas para ministrar ao Senhor. 

Uma prostituta se veste como prostituta (provérbios 7:10), mas um ministro do Senhor deve se vestir como tal (Êxodo 28:40-43), a Bíblia também fala sobre as roupas de uma mulher virtuosa (Provérbios 31). Portanto, é preciso ter cuidado com a maneira como você se veste, principalmente no dia de ministrar o louvor ao Senhor no culto de celebração ou na célula.

Evite pregar na hora do louvor 

Você pode até fazer uma pequena ministração em uma das músicas, mas você não pode se exceder. Às vezes o ministro louvor fica pregando na hora do louvor e dando sermão nas pessoas, mas isso não é correto. Alguns dizem: "vamos pessoal, ânimo, parece que vocês não comeram hoje." E pode ser que tenha alguém ali, entre a multidão, que não tenha comido mesmo, e por não ter, e se isso acontecer essa pessoa pode ficar muito triste e ofendida, por isso é importante ter esse cuidado. Se você foi chamado para louvar não fique "pregando" na hora do louvor. Apenas louve!
Quando fizer a abertura do culto você deve começar com oração e com a leitura da Palavra de Deus (um texto PREVIAMENTE preparado e que fala sobre a importância da adoração e do louvor a Deus, o livro de salmos é onde mais encontramos esse tipo de texto). Faça uma breve oração com a igreja introduzindo-a na Presença de Deus. Faça isso em um pequeno momento de ministração, mas não fique falando o tempo todo. Apenas cante ao Senhor.  

"Servir ao Senhor com alegria, apresentai-vos a ele com cântico". (Salmos 100:2 ). Leve as pessoas a adorarem a Deus através das canções e dos louvores. Deixe a pregação com aquele que vai pregar. 

Para lembrar: O ministro de louvor não deve "pregar" na hora do louvor. 

Essas são orientações importantes para que o nosso ministério de louvor cresça e atraia a glória de Deus. Eu estou orando para que milagres aconteçam na hora do louvor. Imagine que coisa gloriosa quando você estiver tocando ou cantando para o Senhor e a glória de Deus ser tão tremenda, tão poderosa, que os doentes sejam curados, os endemoninhados sejam libertos e os não crentes sejam salvos, alcançados pela Presença de Deus, aceitem a Jesus. Isso pode acontecer em nosso louvor, mas é importante que nós observemos esses princípios e façamos do louvor o nosso melhor para Deus.

sexta-feira, setembro 09, 2016

Machismo x Feminismo - Como cristãos podem vencer conceitos tão presentes na vida dos casais?

Genesis 1:27.
Machismo versus feminismo - como os cristãos podem vencer conceitos tão presentes na vida dos casais? - 

PR. JOSIVALDO OLIVEIRA

Casamento é uma ideia de Deus, foi ele quem o criou e estabeleceu os princípios para regulamentá-lo. No início da criação marido e mulher viviam uma relação harmoniosa, porém quando pecaram começou a surgir os primeiros conflitos. (... A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi… Gn 3:12). 

Hoje o que vemos em muitos casamentos é essa "quebra de braço", de um lado o machismo (o homem lutando para mostrar que é superior a mulher) e do outro lado o feminismo (a mulher lutando para provar que é igual ao homem e que têm direitos iguais aos dele). Como nós, os cristãos, poderemos lidar com esses conceitos tão presentes em nossa sociedade?
 
1) Entender que não podemos competir um com outro. 

Marido e mulher formam uma equipe (um time). A vitória de um é a vitória do outro, a derrota de um é a derrota do outro, e consequentemente, do casamento. Por exemplo, o salário é " nosso " e não " meu ". Não importa quanto o marido ou a mulher ganha, o que importa é que a finalidade do dinheiro que eles ganham é beneficiar o casamento e a família. Então é necessário que marido e mulher dialoguem e vejam quais são as necessidades prioritárias da família e também quais são as necessidades específicas de cada um. É necessário portanto, que os cônjuges aprendam a administrar juntos as finanças do lar. 
Não pode haver competição entre os cônjuges. É preciso trabalho em equipe (em unidade) para que haja progresso e o sucesso do casamento, e consequentemente, da família. É preciso entender que os dois, marido e mulher, são sócios de um grande projeto, casamento. 

Um time forma uma ilustração interessante sobre o casamento. imagine, por exemplo, se num time de futebol cada integrante quiser fazer um trabalho individual e buscar sucesso próprio em detrimento do sucesso do grupo, o que acontecerá? Na verdade, se eles agirem assim o time todo perde, e o fracasso do time representa fracasso individual de cada integrante. Assim sucede no casamento, cada cônjuge deve vencer o individualismo e pensar não em seu benefício próprio, mas no casamento como um todo. Se o casamento estiver bem cada integrante (cada cônjuge) será beneficiado. Um casamento feliz traz felicidade para cada cônjuge individualmente, mas um casamento problemático representa dor e sofrimento para cada parte. Por isso é importante que cada cônjuge entenda que não pode haver competição entre os dois.  
Marido e mulher são parceiros, amigos e amantes eternos. Quando um tem sucesso o outro tem sucesso, mas quando um fracassa o outro também fracassa. 

2) Entender que somos diferentes. 

Essas diferenças são benéficas quando são valorizadas e usadas adequadamente. Homem e mulher foram criados por Deus de forma distinta. Eles são diferentes, não apenas no quesito anatômico, ou seja no aspecto físico, mas também no que se refere ao aspecto emocional e espiritual. 
Homem mulher também são diferentes nas atribuições que Deus concede a cada um. 
É claro que no que diz respeito ao valor, homem e mulher são iguais perante o Senhor, ou seja, eles têm o mesmo valor para Deus, porém existem muitas diferenças e compreender essas distinções faz com que valorizemos o outro cônjuge como pessoa. Muitos cônjuges desejam que o outro seja uma réplica perfeita de si mesmo, mas imagine que terrível seria se isso fosse possível. Seria como se você estivesse casado consigo mesmo, uma pessoa que pensa igual a você que age igual a você e que tem as mesmas manias que você tem, isso seria insuportável. 

As nossas diferenças são complementares, por exemplo, a mulher tem a tendência de ser mais emocional enquanto que o homem tende a ser mais lógico e racional, a mulher tende expressar os seus sentimentos quando fala, mas quando um homem fala ele manifesta os seus pensamentos, de modo geral as mulheres são detalhistas e os homens se interessam prioritariamente por aquilo que é básico etc. Todas essas diferenças não são ruins, são complementares.

3) entender que precisamos nos voltar para a palavra de Deus para vencermos os conceitos humanistas. Como disse anteriormente, Deus criou o casamento e estabeleceu os princípios em sua palavra para orientá-lo. 

Quais são os princípios de Deus para o casamento?

Para o marido:  
a) amor sacrificial (Efésios 5:25). A Bíblia diz que o marido deve amar a esposa como Cristo amou a igreja. Isso fala de um amor sacrificial, de um amor ágape. O Modelo para o marido é Cristo. Devemos amar nossas esposa ao ponto de, se necessário for, dar a nossa vida por ela. Meu Deus, que responsabilidade! Quanto sacrifício estamos dispostos a fazer pela esposa?

Amor é muito mais do que sentimento, é renúncia, é doação, é sacrifício, é estar disposto a colocar às necessidades do outro em primeiro lugar. 

b) liderança (Ef 5:22). Outra responsabilidade do homem no casamento é liderar a esposa, e consequentemente, a família. A Bíblia diz que o homem é o cabeça da mulher, isso significa que Deus o criou para ser o líder da esposa e da família. O líder tem pelo menos três -atribuições: proteção, provisão e promoção. Portanto, o marido precisa proteger, promover e provê para as necessidades da esposa, e consequentemente, da família. Costumo dizer, que tudo que acontece numa família, o marido é o principal responsável porque ele é o líder. 

O meu pastor, o apóstolo Joselito Aragão, faz uma analogia interessante sobre o líder, ele compara o líder com o motorista de um ônibus. O motorista é, por assim dizer, o líder do ônibus. 
Imagine um ônibus cheio de pessoas, cada uma delas com opiniões diferentes sobre o trajeto que deve ser percorrido, sobre a velocidade que deve ser seguida ou sobre a temperatura interna do ônibus; enfim as opiniões são diversas, mas o motorista é responsável por acatar aquelas opiniões ou não. Caso alguma coisa dê errado, ele não pode acusar ninguém por isso,  porque ele é o principal responsável. 
Imagine, por exemplo, se acontecer um acidente, e o patrão dele lhe perguntar: "o que houve?" E o motorista responder: " foi um passageiro que me pediu para entrar numa curva a 80 km/h, mas a velocidade permitida era de 60 km/h; e por ter ouvido o passageiro eu acabei virando ônibus. O que o patrão dirá para esse motorista, será que ele aceitará essa desculpa? É claro que não! E por que não? Porque o motorista é o líder do ônibus. E tudo que acontece no ônibus é sua responsabilidade prioritária. 

Assim também acontece com a família. O marido é o líder da família, e tudo que acontece no casamento e na família é responsabilidade número um do homem. 

Ele deve fazer a si mesmo estas perguntas: "Em que eu poderia orar mais, Jejuar mais, dar mais atenção a minha esposa e aos meus filhos. Em que eu preciso ser mais firme, em que eu preciso ser mais flexível. Em que eu preciso mudar e ser um bom exemplo para minha esposa e para os meus filhos, visto que o meu exemplo influencia mais que as minhas palavras. Em que área eu devo melhorar como líder da minha família?" Pois, "quando o líder melhora tudo melhora" (Pr. Paulo Mazoni). 

Nós precisamos liderar nossas esposas e nossos filhos como homens de verdade e conduzir a nossa casa ao Senhor Jesus. 

Devemos ter a postura de um líder como Josué que disse: " eu e a minha casa serviremos ao Senhor " (Josué 24: 15). O marido é o líder da esposa, é o cabeça. Ele não deve abrir mão desta responsabilidade. 

3) Provisão 
Outra responsabilidade do marido é de provisão para as necessidades da esposa e da família. Quando Deus criou o Jardim do Éden e colocou o homem ali, o Senhor o orientou a guardar e lavrar o jardim. Então desde o início da criação o homem recebeu instrução para trabalhar. Pois é desse modo que ele traz provisão para sua família. Porém a provisão não diz respeito somente ao aspecto financeiro, mas também prover para as necessidades emocionais da esposa. Para isso o homem precisa ser compreensível, carinhoso, atencioso, dócil, um bom ouvinte, investir tempo de qualidade no relacionamento etc... O marido precisa suprir as necessidades físicas e emocionais de sua esposa.

PARA A MULHER: 
a) submissão: a Bíblia diz: " vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio Salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido".  

Infelizmente, algumas mulheres por não entenderem esse princípio de submissão ficam revoltadas quando ouvem falar que elas precisam ser submissas aos seus maridos. Mas é preciso entender que submissão não é escravidão, não é subserviência e não é servidão. Submissão significa que a mulher entende qual é o propósito e a missão de Deus para a vida do seu esposo e ela se submete a isso. Submissão é "sub" "missão", ou seja, é estar debaixo da mesma missão que Deus concedeu ao seu marido. 

Por exemplo, desde que me converti ao Senhor Jesus, o Espírito Santo de Deus falou em meu coração que eu seria um pastor. Com aproximadamente dois a três meses de convertido, eu já sabia em meu coração que Deus tinha um chamado ministerial para mim. 

A partir daquele momento eu comecei orar a Deus pedido a Ele uma esposa que estivesse comigo no ministério, que entendesse as demandas ministeriais e que me apoiasse em todo o meu chamado. 

Deus ouviu a minha oração; e depois de dois anos eu conheci a minha esposa, e nos casamos. E ela é exatamente a resposta de Deus para minhas orações. Ela entendeu o chamado de Deus para a minha vida e se submeteu a esse chamado. Imagine, se a minha esposa não compreendesse o meu ministério, consequentemente, o meu casamento estaria constantemente competindo com Ministério e provavelmente eu não teria sucesso nem em meu ministério nem em meu casamento. Portanto ser submissa significa que a mulher entende, compreende e se submete ao propósito de Deus na vida do marido e também se submete a sua liderança. Isso é ser submissa!

b) AUXÍLIO. Outra responsabilidade da mulher no casamento é auxiliar o marido. A Bíblia diz que ela foi criada para ser uma auxiliadora idônea. 

A mulher carrega em sua essência o papel de ajudadora. Isso significa que ela deve estar ao lado do seu marido para apoiá-lo. A ideia original de auxiliadora idônea é de uma estaca que é colocada em uma planta quando ela está crescendo para que o seus galhos não fiquem pendentes no chão, ajudando-a a crescer de modo saudável e sem deformações. 

É exatamente assim que a mulher deve ser para o seu marido. um auxílio constante, sempre sustentando e auxiliando, para que o marido avance de modo saudável e sem deformidades em seu caráter. 

O ditado diz que atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher, eu costumo reformular esse ditado e dizer que é ao LADO de um grande homem que há sempre uma grande mulher.  

A mulher foi criada por Deus para estar ao lado do marido e apoiá-lo em tudo aquilo que é a vontade de Deus para ele e para sua família.
Às vezes esse apoio significa que a mulher precisa com sabedoria ajudar o marido a refletir sobre seus erros e buscar uma verdadeira mudança. 

Não se esqueça: A mulher foi criada para auxiliar o seu esposo. 

c) RESPEITO. Outra responsabilidade da mulher em relação ao marido é de respeitá-lo. O maior temor de um homem é ser desrespeitado. O respeito que uma mulher dedica ao seu marido é traduzido para ele como amor. 

A Bíblia diz que a mulher deve respeitar o marido (Ef. 5:33), algumas versões usam a expressão "reverencie". Reverência significa um respeito em alto nível. A Bíblia diz que Sara era submissa a Abraão e lhe chamava de senhor (I Pd 3:6). A palavra senhor significa "dono". Na verdade essa era a ideia nos tempo bíblicos. É como se Sara dissesse Abraão é o meu dono. Porém, no novo testamento esse entendimento bíblico se aplica a ambos os cônjuges. 

Paulo diz que o corpo do marido pertence a mulher e o corpo da mulher pertence marido (I Cor 7:4) por assim dizer o marido é "dono" da esposa e a esposa é "dona" do marido. Senhor e senhora, dono e dona. 

Assim devemos ser reconhecidos: Alguém deve se referir a mim como Josivaldo de Judy, e deve se referir minha esposa como Judy de Josivaldo. 

A mulher precisa respeitar o seu marido, isso inclui não expô-lo.  O homem pode ter muitas fraquezas, mas a mulher sábia não as expõe de modo desrespeitoso. Nem permite que seus filhos venham desonrá-lo ou desrespeitá-lo. 

A Bíblia diz em provérbios 31 que o marido de uma mulher sábia é honrado por todos. Isso não significa que esse homem é perfeito, e que não tenha fraquezas ou limitações humanas, mas simplesmente que essa mulher é tão sábia que ela faz com que o seu marido seja muito mais reconhecido pela suas virtudes do que pelos seus defeitos. 

Já vivi algumas situações engraçadas em meu ministério pastoral. Algumas irmãs me convidam para almoçar em suas casas e dizem assim: "pastor, eu gostaria de convidar o senhor para almoçar em minha casa para conversar um pouco com meu marido. Geralmente eu aceito convite e vou conversar com ele. Então a irmã me prepara, o que eu chamo de, "uma emboscada santa", pois nem bem eu chego na casa dela e ela já começa falar mal do marido para mim, e na frente dele, e ela começa a expor todos os defeitos dele de forma desrespeitosa e não somente o marido fica constrangido com isso, mas eu também me sinto muito envergonhado, a única que parece não se importar é a mulher.

Por isso, uma mulher sábia não deve expor as fraquezas do seu marido de maneira que ele venha a ser ridicularizado. Claro que todas as vezes que for necessário, a mulher precisa buscar ajuda de um conselheiro matrimonial, de um pastor, ou de um líder espiritual, mas ela deve falar do seu marido de forma respeitosa sem ridicularizá-lo, nem expor de forma ridícula suas fraquezas e limitações como líder da família. A mulher sábia ergue a autoestima do seu marido. 

Responsabilidade de ambos os cônjuges: 

a) Fidelidade conjugal 
Deus não abre mão da fidelidade conjugal. Marido e mulher têm a responsabilidade de serem fiéis um ao outro até em seus pensamentos. 

A Bíblia diz em Malaquias 2:14 que Deus foi a principal testemunha do seu casamento. Muitos noivos na cerimônia de casamento convidam muitas testemunhas para esse momento solene. Eu já celebrei muitas cerimônias casamentos, e cheguei a ver os noivos convidarem até doze testemunhas para essa cerimônia. Mas o que Malaquias 2:14 nos ensina é que a principal testemunha do seu casamento é o Senhor Deus. Ele diz exatamente isso, porque ele foi a principal testemunha na celebração do nosso casamento, é que nós precisamos ser fiéis e leais com nosso cônjuge perante o Senhor. 

A Bíblia diz em provérbios 6:32 que somente alguém tolo, estúpido e sem juízo é capaz de cometer adultério. Essa pessoa vai destruir sua própria vida, destruir seu casamento, destruir sua família e destruir a confiança que a outra pessoa depositou nele. Confiança é algo difícil de conquistar, mas é muito fácil de se perder, e uma vez que alguém perde a confiança em nós é muito difícil de recuperar. 

Por isso, precisamos pensar em todo momento nas consequências dolorosas da infidelidade conjugal. A Bíblia diz em hebreus 13:4: "honrado entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula, quanto aos adúlteros e impuros, Deus os julgará". 

Nós vivemos em uma geração adúltera e perversa, para onde olhamos existe fortes apelos sexuais, mas nós como pessoas de Deus precisamos manter os nossos olhos puros e santos. Nós não podemos flertar com o pecado, nós não podemos abrir mão do nosso compromisso de sermos fiéis, não somente ao nosso cônjuge, mas principalmente a Deus que foi a testemunha principal da nossa aliança matrimonial. Não podemos colocar os nossos olhos em nada que desagrada a Deus. A única nudez que Deus nos permite ver é a nudez do nosso cônjuge. Por isso Jesus foi bem claro ao dizer que quem olha para uma mulher com intenção impura, em seu coração já cometeu adultério com ela (Mt 5:28). 

Nesse tempo de muita pornografia, nós não podemos acessar em nossa casa nenhum vídeo pornográfico, isso é uma espécie de adultério, pois estaríamos olhando para a nudez de outra pessoa que não é nosso cônjuge com intenção impura em nosso coração. Pornografia é impureza e imoralidade sexual. Isso mácula santidade do casamento e a santidade do sexo. Isso abre portas para que os espíritos malignos atinjam o casamento e a família. Deus não abre mão da fidelidade conjugal. 

b) Intimidade sexual
Outra responsabilidade importante que diz respeito a ambos os cônjuges é o manter a intimidade sexual. Nenhum cônjuge tem o direito de privar o outro de relações sexuais íntimas e satisfatórios. O apóstolo Paulo fala sobre isso em I Coríntios 7:3-5 "O marido conceda a esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre seu próprio corpo, e sim a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes a oração e, novamente, vos ajuntardes, para que satanás não vos tente por causa da vossa incontinência. 
Paulo nos ensina nesse texto que marido e mulher tem uma prazeirosa obrigação de conceder um ao outro satisfação sexual no casamento. Ele deixa bem claro, como já disse anteriormente,  que o corpo do marido pertence a mulher e o corpo da mulher pertence ao marido; e isso significa que somente o nosso cônjuge tem o direito de usufruir de prazer sexual através do nosso corpo. Isso é um direito legítimo que ele tem. Nós não podemos em hipótese nenhuma nos privar um do outro no quesito sexual. Nenhum dos cônjuges pode fazer "greve de sexo". 

Paulo deixa claro que somente em casos onde houver concordância mútua, entre marido e mulher, por um tempo breve, para se dedicarem à oração e ao jejum é que eles podem se abster da relação sexual. Mas que fique entendido, que isso não pode ser por um tempo muito prolongado. Por exemplo, nenhum dos cônjuges pode dizer assim: "eu vou fazer um jejum de 40 dias e nesses dias nem me procure". Aquele que fizer isso expõe a si mesmo e ao cônjuge aos perigos do adultério. Por isso, meu conselho para aqueles que são casados é: namore muito com seu cônjuge. Vez por outra saia, vá para um lugar diferente. Vá a um Hotel e tenha momentos de intimidade com seu cônjuge. as vezes é preciso sair da rotina e experimentar coisas novas ao lado da pessoa que você escolheu para estar contigo pelo resto da vida. 

Certa vez uma esposa disse ao seu marido que gostaria de ir em um hotel com ele para renovar aliança conjugal e ter um bom momento de intimidade, longe das atividades e da correria do dia a dia. E o marido respondeu a esposa sem nenhuma sensatez que o que ele poderia fazer no hotel, ele também poderia fazer em casa sem gastar nenhum dinheiro para isso. Quanta tolice! Às vezes o homem antes de se converter a Cristo tem coragem de gastar muito dinheiro com prostitutas e depois que casa e que se converte ao Senhor Jesus, não tem coragem de fazer um investimento financeiro em seu próprio casamento. 
Portanto, às vezes é preciso investir financeiramente para um momento mais íntimo com seu cônjuge. 

Por isso se você é casado, volto a repetir, namore muito com seu cônjuge, não o deixe sem a devida satisfação sexual, não permita que você e o seu cônjuge sejam expostos às tentações. Paulo diz que quando nós não estamos satisfeitos sexualmente dentro do casamento satanás irá nos tentar por falta de controle, que ele chama de "incontinência".

Portanto vigie para que o seu casamento seja sempre uma benção e feliz.  

Conclusão:
O plano original de Deus é que marido e mulher vivam em harmonia plena, infelizmente, como disse anteriormente, com a entrada do pecado essa harmonia foi quebrada, mas para nós, discípulos de Cristo, se nos voltarmos para a Palavra de Deus e vivemos seus princípios, poderemos ter um casamento harmonioso e feliz. 

Nem machismo, nem feminismo mas um casal que se ama e se respeita mutuamente. Que Deus abençoe poderosamente o seu casamento e que o seu lar seja um pedacinho do céu.

terça-feira, setembro 06, 2016

Como manter-se inspirado diante das adversidades

Ministério Shallom - Estudo para Célula - Pr. Josivaldo Oliveira.

COMO NOS MANTER INSPIRADOS DIANTE DAS ADVERSIDADES
(Isaías 41:10). 

Vivemos dias desafiadores, as vezes parece que tudo conspira para que fiquemos abatidos, desanimados e tristes. Paulo disse que houve momentos que ele se desesperou até da própria vida. Isso pode acontecer com qualquer um de nós. Porém encontramos na palavra de Deus orientações (princípios poderosos) que são capazes de nos manter inspirados mesmo diante de terríveis adversidades.
Inspirar deriva-se de "in" "spiro", "soprar para dentro". Podemos por assim dizer, que estar inspirado é ter o sopro de Deus dentro de nós. Portanto, estar inspirados é estar vivo e nos sentir vivos. 

Princípios divinos para nos manter inspirados: 

1) Ter um relacionamento pessoal com Deus diariamente. (Mateus 6:6)

a) Para ter um relacionamento pessoal com Deus, a primeira coisa a fazer é entregar a vida Cristo e nos tornar um filho de Deus (João 1:12). 

Jesus é a porta de acesso a Deus 
"eu sou o caminho, a verdade e a vida ninguém vem ao Pai a não ser por mim " (João 14:6).
 "… Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem". (I Timóteo 2:5) 

B) Ore — a Bíblia nos ensina a orar sem cessar (I Ts 5:17). 

C) Cante ao Espírito Santo. " Está alguém contente, cante louvores… " (Tiago 5:13). " Servir ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico ". (Salmos 100: 2). 

Paulo e Silas descobriram que orar e louvar a Deus é uma forma de se manter inspirado mesmo diante de terríveis tribulações. 

"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam". (Atos 16: 25). 

D) Ouça a voz de Deus por meio da meditação da palavra. Medite na palavra de Deus todos os dias. Ouvir a voz de Deus nos mantém inspirados. Lembra de Josué? Ele estava desanimado depois da morte de Moisés, mas o Senhor falou com ele e ele ouviu a voz de Deus e isso o inspirou. (Josué 1:1-9). 

Eu criei o hábito de ouvir pregações da palavra de Deus e isso me inspira muito. Eu costumo ouvir o apóstolo Renê Terra Nova, pastor Mike Murdock, dr. Myles Murroe, pastor Paulo Mazzoni, pastor Luciano subirá, pastor Abe Huber, entre outros homens de Deus que me inspiram.

2) Evite ouvir notícias ruins. 
Como vamos nos manter inspirados ouvindo notícias ruins? A notícia ruim rouba paz, roubar alegria, deixa o coração apavorado e pode nos privar de grandes vitórias. 

Geralmente os comentaristas (jornalistas) dão uma ênfase exagerada a questões negativas. 

Por ouvir um relatório negativo sobre a terra prometida, o povo de Israel deixou de entrar na terra que Deus lhes preparou (Números capítulos 13 e 14). 

Não se esqueça de que Evangelho é boa notícia. 

Notícia ruim é fábrica de medo, mas o evangelho produz esperança. Portanto, não ouça nada negativo, não ouça fofocas ou comentários negativos acerca de quem quer que seja, porque estas coisas não mantém você expirado. 

"Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que o seus lábios falem dolosamente" (I Pedro 3:10).

3) Alimente os sonhos que o Espírito Santo plantou em seu coração. 

"E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharam e vossos jovens terão visões ". (Joel 2:28). 

Sonhos e visões são a linguagem do Espírito Santo. Qual é o sonho que você tem em seu coração? Sonho de ver toda sua família salva? De ver os filhos rendidos ao Senhor? De ser poderosamente usado por Deus? De ver a sua célula crescendo e se multiplicando? De realizar grandes coisas para Deus? De ver Jesus voltar e estabelecer o seu reino de forma plena na terra? Etc… 

sonhar é como tirar uma fotografia do seu futuro. Deus fez Abrão olhar para as estrelas para renovar o sonho dele de uma descendência poderosa (Genesis 15:1-6). 

Conclusão: 
Os dias são trabalhosos e às vezes tudo parece conspirar para nos manter desanimados, mas precisamos nos voltar para a palavra de Deus, pois é nela que encontramos os princípios poderosos para nos manter inspirados e renovados. Hoje vimos três princípios: Ter um relacionamento pessoal com Deus diariamente, não ouvir coisas negativas e alimentar os sonhos que o Espírito Santo gerou em nós. 

  1. Deus nos deu as ferramentas, mas a decisão de nos manter inspirados é nossa. Então qual a sua decisão? Permanecer abatido, desanimado ou se inspirar em Deus? Hoje o Senhor quer nos inspirar (soprar dentro de nós a sua vida) eu recebo e você recebe?