Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, outubro 31, 2016

Família salva pela graça de Deus

FAMÍLIA SALVA PELA GRAÇA DE DEUS
 Josué 2:18-19, Hebreus 11:31

Raabe era uma prostituta que vivia em Jericó e ajudou os israelitas na conquista da cidade. Ela ouviu falar da grandeza do Senhor se converteu a ele. Ela ajudou os espiões israelitas hospedando-os em sua casa. Por causa disso ela e toda a sua família foram poupadas da morte. Ela havia combinado com os espiões israelitas que colocaria em sua casa um sinal, uma marca, que era um cordão vermelho, que indicaria que aquela família tinha uma aliança com Senhor, o Deus de Israel, e assim ela e a sua família foram livres da condenação que alcançaria Jericó. Após a destruição de Jericó Raabe habitou entre os israelitas, casou-se com Salmom. Ela tornou-se a mãe de Boaz, que foi o bisavô do rei Davi. Em Mateus 1:5 vemos que Raabe fez parte da genealogia não apenas de Davi, mas também do Senhor Jesus. 

Porque rabi foi salva com a sua família? 

A) Por causa da sua fé 

"Pela fé, Raabe, a prostituta, não morreu com todos os outros da sua cidade quando eles recusaram a obedecer a Deus, mas deu uma acolhida amigável aos espiões " (Hebreus 11:31 NBV). 

B) Por causa da promessa que Deus fez (Josué 2:14

C) Por que escondeu os espiões israelitas (Josué 6:25) ou seja, ela combinou a fé com ações/Obediência. (Tiago 2:25). quando Deus salva uma pessoa pecadora, lava-a e purifica-a totalmente, fazendo dela um instrumento em sua mão. Ele esquece o seu passado e construi um novo futuro. 

A história de Raabe nos ensina que: 

A) Ela habitava numa cidade condenada, mas passou habitar no meio do povo de Deus com segurança. (Josué 6: 22 a 25). Nós também habitávamos em um mundo condenado pelo pecado, mas por meio da graça e da nossa fé em Cristo fomos resgatados do pecado e agora temos uma nova pátria, a celestial. 

B) Ela tinha um caráter pecaminoso (prostituta, mentirosa), mas por causa da sua fidelidade a Deus ela foi redimida. 

C) O sinal usado era um cordão vermelho amarrado a janela de sua casa e isso permitiu que toda sua família fosse salva. Como disse anteriormente, esse cordão vermelho nos faz lembrar do sangue de Jesus que nos limpa de todo pecado (João 1:7). 

Na minha casa precisa haver um sinal que a identifique como aliançada com Senhor. 

Em êxodo no capítulo 12, as famílias dos hebreus foram poupadas da morte por causa da aliança que o Senhor fez com elas selada através do sangue do cordeiro. 

O desejo de Deus é salvar não apenas a nós, mas a toda nossa família (Atos 10:31). 

Deus fez uma aliança com Abraão e com a família dele;
Deus fez uma aliança com Noé e com a família dele;
Deus fez uma aliança com Raabe e com a família dele;
Deus fez uma aliança com o carcereiro e com a família dele;

Deus quer fazer uma aliança com você e com a sua família. 

Deus deu a Raabe um futuro digno e honroso. Ela se casou com Salmom (Mt 1:5) e tornou-se a mãe de Boaz que foi o bisavô de Davi e o ancestral de Jesus. Deus usou uma mulher pecadora e prostituta, depois de arrependida, para ser a ancestral do Salvador do mundo. 

A salvação de Deus é grandiosa e maravilhosa e salva o mais vil pecador que se arrepende dos seus pecados e se volta para Cristo. E não somente o salva, como também o transforma e o inclui em seus planos (II Coríntios 5:17). 

Conclusão: 

Não importa como foi o seu passado, Deus deseja dar a você e a sua família um futuro digno e um honroso através de Jesus Cristo. Se você crê, é isso que ele fará. Deus quer que a sua família seja salva pela graça de Cristo. "Creia no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa" (Atos 16:31).

sexta-feira, outubro 28, 2016

FESTA DOS TABERNÁCULOS

FESTA DOS TABERNÁCULOS 
LEVÍTICO 23:33-44 

JOSIVALDO OLIVEIRA

A festa dos tabernáculos é uma das três maiores festas bíblicas, juntamente com a Páscoa e Pentecostes. Foi o próprio Deus quem a instituiu. As festas bíblicas tem um propósito didático, Deus estava ensinando ao seu povo de modo bem tangível e prático lições sociais, morais e espirituais. Além disso a festa dos tabernáculos (como as demais festas bíblicas) aponta para Cristo (o Messias). Cl 2:16,17. 
"… Os dias de festa (…) São sombra das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo". (A realidade é Cristo). 

Quais lições o povo de Deus aprende na festa dos tabernáculos?

1) lição da dependência de Deus

O Tabernáculo era tenda, uma habitação portátil. Durante 40 anos no deserto o povo habitava em tendas e dependia do Senhor para tudo: comer, beber, ter proteção, saber para aonde deveria se mudar etc… 

Durante a festa dos tabernáculos o Senhor Deus ordenou o povo que construisse cabanas e habitasse nelas durante sete dias, isso ativaria a memória do tempo de peregrinação no deserto e de que eles deveriam permanecer dependente de Deus. 

Nós dependemos do Senhor nosso Deus não somente para as coisas dessa terra, mas para maior de todas as bênçãos que é a salvação eterna em Cristo Jesus. A salvação é um dom um presente de Deus (Efésios 2:8,9).

2) Lição da proteção de Deus

Os rabinos falam da sucá (tenda) como símbolo da proteção divina. Em momento de aflição pedimos ao Senhor que nos abrigue no "oculto do seu tabernáculo" (Salmo 27:5). E o Senhor nos promete: "nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à sua tenda ". (Salmo 91:10). 

3) Lição de humildade 

Mesmo os mais poderosos dos homens deveriam viver durante sete dias numa tenda (sucá) rústica e primitiva e conscientezando-se que as posses materiais são transitórias e passageiras. E ainda, deveriam compartilhar essa moradia com os desprivilegiados ao seu redor: "seus servos, o estrangeiro, o órfão e a viúva que estiverem dentro dos seus portões " (Deuteronômio 16:14). Jesus nos disse que deveríamos aprender com a sua humildade (Mt 11:29). Jesus foi tão humilde que mesmo sendo o Senhor, lavou os pés dos seus discípulos (João 13).

4) Lição da unidade/união da família

Por ser pequena a sucá (tenda) obrigava seus moradores a se aproximarem física e afetivamente e poderiam influenciá-los a permanecer unidos nos outros dias do ano. 

E como vai a unidade sua casa? Cumprir os princípios de Deus para família mantém o lar Unido. O Marido deve amar a esposa; a esposa deve ser submissa ao marido; os pais devem criar os filhos no temor do Senhor; os filhos devem honrar aos obedeçê-los (Ef 5:22-6:4). 

A presença de Cristo mantém a unidade da família. Para permanecer unida a família deve pôr o seus olhos no céu. 

A tenda era construída de maneira que dava para ver o céu e as estrelas através do seu telhado. "O lar cristão deve ter uma vista para o céu". 

5) Lição da alegria (Lv 23:40)

 "Por sete dias vos alegrareis perante o Senhor". Mesmo quando habitava no deserto eles deveriam se alegrar perante o Senhor. O Senhor é a nossa fonte de alegria. 

Gostaria de compartilhar uma experiência pessoal. Quando meu pai faleceu e eu recebi a notícia do acidente que ele sofreu, eu tive a dura missão de reunir a minha família e dar a notícia do seu falecimento, principalmente para minha mãe e para as minhas irmãs, pois elas ainda não sabiam. Então reunir minha a mãe e minhas irmãs, nós demos as mãos e antes de dar aquela difícil notícia, eu comecei a cantar "... te louvarei, não importam as circunstâncias, adorarei somente a ti Jesus...". A presença de Jesus em nossas vidas nos faz cantar mesmo nos momentos mais difíceis e turbulentos. 

6) Lição de descanso (v.39)

No primeiro e no oitavo dia havia descanso solene, um Shabat especial. No Novo Nestamento a Bíblia nos ensina que Jesus é o nosso descanso. Quem aceita o convite de Jesus encontra nele descanso para sua alma (Mateus 11:28).

 7) Lição de adoração(V. 36)

Havia adoração pública (santa convocação, reunião solene) e havia adoração em pequenos grupos (nas tendas, na sucá). "Uma benção era recitada imediatamente antes de comer e dormir na sucá" (tenda). 

Aplicação: adoração pública (templo) e adoração em pequenos grupos (célula) na casa (tenda - sucá). (At 2:42, At 2:46).
 
Havia uma célula na casa de Áquila e Pricila (Romanos 16:3-5), A igreja também se reunia na casa de Filemon (Filemon 1:1-2). Igualmente na casa da irmã Ninfa o povo de Deus congregava para adorar ao Senhor (Colossenses 4:15). Portanto, de acordo com o Novo Testamento, a igreja adorava publicamente e também nas casas (Atos 20:20) Tal como na festa dos tabernáculos que havia adoração na tenda (sucá) e também havia adoração pública (santa convocação, reunião solene). 

8) Lição profética

A festa dos tabernáculos como já dissemos anteriormente aponta para Cristo (o Messias). 

João 1:14 diz que "o verbo se fez carne e habitou (tabernaculou) entre nós." Nos tempos do Novo Testamento, os sacerdotes iam em procissão buscar água numa bilha de ouro, à fonte de Siloé. Esta água era misturada com vinho (êx 29:40) e ofereciam-se libações (Levítico 23:36-37) cantando o povo as palavras de Isaías "com alegria tirareis águas das fontes da salvação" e derramava-se a água no sacrifício da tarde com alegres aclamações (João 7:37). O sacerdote dava voltas no altar citando o Salmo 118:25-26: "Oh Senhor, salva-nos, nós pedimos (…). Bendito o que vem em nome do Senhor". "No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz as Escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva! " João 7: 37,38). No último dia da festa do tabernáculo Jesus declarou ser a fonte da água da salvação. Em Jesus a nossa sede espiritual (sede de Deus) é saciada. E agora todo aquele que bebe dessa água (Cristo) torna-se também um tabernáculo do Senhor, um templo do Espírito Santo, uma morada de Deus. 

Conclusão: 

Através da festa dos tabernáculos nos lembramos da importância de depender sempre de Deus desfrutando da sua proteção, somos instruídos a permanecer humildes e em comunhão com a nossa família e com os nossos irmãos. Aprendemos, também, que a presença de Cristo nos alegra independentemente das nossas circunstâncias, pois é nele que encontramos descanso, somos ensinados a continuar adorando ao Senhor no templo e nas casas e sobretudo, aprendemos que Jesus é a nossa fonte de água da vida. Ele é único que pode saciar a nossa sede de Deus. 

Você tem sede de Deus? Gostaria de saciar a sua sede espiritual? Jesus o convida a ir a Ele e beber! Você aceita o convite de Jesus?

quinta-feira, outubro 27, 2016

DISCIPULADO: O PODER PARA TRANSFORMAR VIDAS

Discipulado: o poder para transformar vidas. (Mateus 28:19). 

A intimidade com Deus é o segredo principal para o sucesso na vida cristã, e o discipulado, na dependência do Espírito Santo, também é uma ferramenta poderosa. 

1) O que é discipulado? O discipulado inclui: 
A) Aconselhamento espiritual; 
B) Compartilhamento da Palavra de Deus; 
C) Mentoriamento; 
D) Amizade profunda;
E) Paternidade/maternidade espiritual; 
F) Transferência de vida. Esse é o aspecto mais poderoso do discipulado. É transferir a vida de Deus que está em você para a vida do discípulo. 

O Espírito Santo é a fonte e o discipulador principal, o discipulado é apenas um canal. 

Duas características fundamentais na vida do discipulador:

A) O discipulador deve ser alguém de confiança; 

B) O discipulador nunca deve dominar o discípulo. O discipulado deve ser um relacionamento saudável. 

2) O discipulado traz cura

Para receber o perdão devemos confessar nossos pecados a Deus (I João 1:9). Mas para sermos curados devemos confessar os nossos pecados uns aos outros (Tg 5:16). É necessário se despir do ego e do orgulho e ser transparente com nosso discipulador. Ninguém é uma ilha, precisamos uns dos outros e de vínculos no corpo de Cristo. 

Qual segredo de ser um bom discípulo independente de quem seja discipulador? O discípulo deve cooperar com o processo, dependendo e confiando sempre no Espírito Santo.

4 mitos do discipulado: 
A) Seu discipulador vai resolver tudo; B) Se o discipulador for bom tudo vai dar certo em relação ao discipulado; C) Se alguma coisa não der certo a falha foi do discipulador;  

D) Vai ser muito difícil vencer em alguma área de sua vida se o seu discipulador estiver com problemas sérios. 

Conclusão: 

Deus quer transformar sua vida por completo e usá-lo para ser um canal de benção na vida de muitas pessoas.

Pr. Abe Hurber 

sexta-feira, outubro 21, 2016

Multiplicando a Célula através do hábito de convidar

Multiplicando a célula através do hábito de convidar.*
Marcos 16 15; Mateus 11 28. 

Ministério Shallom - ESTUDO PARA OS LÍDERES - Pr. Josivaldo Oliveira.

"E disse-lhes: Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura". 

Marcos 16 15 é a ordem de Jesus para nós. Jesus sabe a importância que tem um convite e em Mateus 11:28 ele nos convida a ir a ele e receber descanso para as nossas almas. 

Por que é essencial convidar pessoas? Para uma pessoa se conectar com Deus, geralmente ela se conecta primeiro com um discípulo de Cristo (você). Por isso você deve ser simpático e educado com todas as pessoas. "Pois os relacionamentos são pontes para Deus". 

É através do seu círculo de relacionamento que você convida pessoas para célula e ganha pessoas para Jesus. A célula cresce e se multiplica através dos convites que você fizer as pessoas. Sem convidar novas pessoas dificilmente alguém virá a célula. 

Quatro leis dos visitantes: 
A) Os visitantes não caem do céu. É preciso convidá-los, pois o anjo não convida para você. 

B) A presença do do visitante não é uma questão mística. (Não podemos dizer assim: "ah, se Deus quiser ele virá"). 

C) Raramente o Espírito Santo impelirá alguém para participar da célula sem que tenha sido convidado. 

D) A visita de pessoas em sua célula estará diretamente ligada ao convite! Obs: A pior coisa que pode acontecer quando você convida uma pessoa para ir a sua célula é ela não ir, mas o melhor que pode acontecer será ela ir e se converter a Jesus. 

Se você convidar 25 pessoas para ir a sua célula, aproximadamente 15 pessoas dirão que vão, mas geralmente apenas entre cinco a sete pessoas realmente irão. Agora imagine se você não convidar ninguém. 

Onde encontrar pessoas para para serem convidadas? 

Na família, na escola, na faculdade, no trabalho, entre os vizinhos, etc… Você só não pode convidar quem já é crente ou quem já está participando de uma outra célula de outro discípulo de Jesus. No Ministério Shallom vai acontecer de você convidar alguém e ele dizer: "já estou participando da célula de fulano". 

O que acontece na célula quando cultivamos o hábito de convidar novas pessoas? 
•A célula vai crescer; 
•O ânimo dos membros crescerá (quando você vai para célula e semana após semana são as mesmas pessoas que frequentam, sem que haja gente nova, você deve ser ministrado para não ficar desanimado);  
•Todos os membros da célula começam a se sentirem responsáveis pelo crescimento da célula.

Evite cometer esses erros: 

Deixar de saturar o convite com oração (se convidei alguém, devo orar por ele); 
Evite fazer um convite que facilite a pessoa dizer não. Por exemplo: "a nossa célula demora, mas…" "Você trabalhou o dia todo, está cansado, mas…");

Evite desisti cedo demais. Não podemos falhar em entender o princípio de repetir o convite. Não se incomode em convidar a mesma pessoa várias vezes se for necessário. A repetição é poderosa! 

Um convite é poderoso. Eu me lembro quando tinha 16 anos de idade e o meu primo Rafael me fez um convite para ir a um culto no sábado à noite. Aquele convite mudou a minha vida, pois eu fui ao culto me converti ao Senhor Jesus e a minha vida foi poderosamente transformada pelo evangelho de Cristo. 

Um convite pode mudar a vida de muitas pessoas. Então não deixe de convidar novas pessoas para ir e a sua célula. 

Não deixe de ganhar as três vitórias: ganhe pessoa para você; ganhe a pessoa para sua célula/igreja; e ganhe a pessoa para Cristo. 

Evite ser o único a convidar. (Todos os membros da sua célula devem ser estimulados a convidar pessoas novas. Não podemos nos esquecer que esse é um trabalho de equipe). 

Evite deixar de aproveitar as oportunidades (as vezes a pessoa vem lhe contar os problemas dela e você aproveita essa oportunidade para apresentar o convite - 2 Timóteo 4:2). 

Evite pressionar demais as pessoas para irem a sua célula. É pelo Espírito Santo e não pela força que ela irá. Não diga assim: "Se você não vier à minha célula algo muito ruim vai acontecer com você, um raio vai cair sobre sua cabeça…" 

Como despertar o interesse do visitante pela célula? 

Estimule o interesse comentando sobre a sua célula, fale o que Deus está fazendo nela; conte testemunhos, etc... 

Faça declarações que plantem expectativas (nada de contar problemas para quem estiver convidando). 

Diga: " você vai gostar da nossa célula, ela é alegre, aconchegante, tem pessoas na sua faixa etária de idade, etc". "Vou gostar de receber você em nossa célula ". 

Faça perguntas que gerem interesses.
Por exemplo: você gostaria de participar de um grupo alegre, aconchegante, onde as pessoas se importam com você?

Faça declarações que mostram o poder da célula. 
Por exemplo, diga: " que bom que você veio, estivemos orando por você toda esta semana ". 

Antecipe as objeções: 
Diga: "você não vai precisar falar, orar, ler a Bíblia, a não ser que você queira". "Você pode ir à vontade, de chinelo, de bermuda, de camiseta etc…"  "Normalmente a gente toma um lanchinho  no final da célula". 

Conclusão: 
O convite é poderoso! É um instrumento de Deus para trazer novas pessoas para a célula e consequentemente para Jesus. 

O Senhor Jesus sabia da importância do convite por isso ele nos convidou: "vinde a mim…" (Mt 11:28) "quem tem sede, venha a mim e beba…" (Jo 7: 37). Se você deseja ver a sua célula crescendo e se multiplicando e novas pessoas aceitando a Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas, você não pode deixar de usar essa ferramenta poderosa: O CONVITE.

*Extraído e adaptado do livro: "8 hábitos do líder eficaz de pequenos grupos" Dave Earley.

👆👆👆👆=> Como convidar pessoas para a célula?

segunda-feira, outubro 03, 2016

A GRAÇA DE PADECER POR CRISTO

Ministério Shallom - ESTUDO PARA CÉLULA - Pr. Josivaldo Oliveira.

A GRAÇA DE SOFRER POR CRISTO Filipenses 1:29.

"Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele" (Filipenses 1: 29). 

Nesse estudo eu gostaria de abordar duas coisas importantes. Em primeiro lugar quero falar sobre o CONCEITO: o que (não) é sofrer por Cristo. E segundo lugar abordar as RECOMPENSAS do sofrer por Cristo. Entender estes dois pontos é importante, pois nos ajuda a permanecer firmes quando sofremos por Cristo e também nos permite evitar sofrimentos desnecessários. 

O sofrimento por Cristo sempre terá um propósito Redentivo. Por exemplo: Quando alguém deixa sua terra, sua família, seu conforto e vai pregar o Evangelho entre outros povos (as vezes sob o risco de morrer) esse sofrimento tem um propósito Redentivo. 

1) Sofrer por Cristo é sofrer perseguição por amor a Cristo. (Mateus 5: 10-12). 

"Bem aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e mentindo, disserem todo mal contra vós". (Mateus 5: 11). 

As pessoas mentem a teu respeito, caluniam você, falam mal, ridicularizam a sua fé pelo simples fato de você ser de Cristo? (Isso é sofrer por Cristo). 

2)Sofrer por Cristo é sofrer por praticar a justiça 

"Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus ". (Mateus 5: 10). É sofrer por fazer o que é certo, correto, honesto e justo por causa da sua consciência cristã. Por exemplo: você é despedido do emprego, pois não quis mentir, nem se envolver em negócios errados (desonestos). Uma irmã em Cristo certa vez foi despedida do seu emprego, pois se recusou a continuar fazendo jogo do bicho para o seu patrão. 

Sofrer por Cristo é sofrer por pregar o evangelho (atos 16: 19-26). Exemplo: Paulo e Silas (Atos 16); Os apóstolos (Atos 5: 17-42). 

"Chamando os apóstolos, açoitaram- nos  e, ordenando-lhes que não falasse em nome de Jesus os soltaram. E eles se retiraram do sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome" (Atos 5: 40-41). 

• O que NÃO é sofrer por Cristo? 

1) Sofrer por ignorância não é sofrer por Cristo. 

"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta conhecimento… " (Oseias 4:6). 

Às vezes a pessoa está sofrendo por desconhecer os princípios de Deus. Por exemplo a Bíblia nos ensina a não ficar por fiador de ninguém, mas suponhamos que alguém desconhece esse princípio bíblico e fica por fiador e acaba contraindo a dívida que não é sua e que não tem condição de pagar. Isso certamente vai lhe causar sofrimentos e dores, mas este sofrimento não é por Cristo, É por ignorância. Como evitar esse tipo de sofrimento? Conhecer a Palavra de Deus e o seus princípios e aplicá-los. 

2) Sofrer por desobediência à Palavra não é sofrer por Cristo. 

Por exemplo: o rei Saul foi destituído do Reino, pois desobedeceu a uma ordem expressa do Senhor (I Samuel 15). 

3)Sofrer as consequências dos nossos pecados não é sofrer por Cristo. 

Por exemplo: uma irmã começa namorar com homem ímpio, o pastor aconselha, mostrando a Palavra de Deus a consequência desse namoro (II Coríntios 6: 14-18) mesmo assim ela ignora advertência do Senhor e continua nesse relacionamento . Então ela casa e depois de algum tempo o marido começa a traí-la, espancá-la, humilhá-la, beber etc… Isso certamente vai causar muito sofrimento, mas este sofrimento não é sofrer por Cristo. 

• O sofrer verdadeiramente por Cristo traz recompensas. 

Jesus disse que deveríamos nos alegrar quando sofremos por Ele, pois a nossa recompensa será grande. (Mateus 5: 10-12). Os apóstolos se alegraram quando sofreram por Cristo, pois creram nesta palavra e acreditaram que seriam recompensados pelo Senhor Atos 5:41). 

Aqueles que participam do sofrimento de Cristo também participaram da sua glória.  "… Se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados". (Romanos 8: 17). 

Em apocalipse ( nos capítulos dois e três) está repleto de promessa de recompensas para aqueles que, mesmo diante do sofrimento e das perseguições por Cristo, permaneceram fiéis. 

Conclusão: Não é todo sofrimento que é sofrer por Cristo porém quando sofremos verdadeiramente por Cristo nós somos grandemente recompensados nesta vida, e principalmente na eternidade. Por isso se você está sofrendo por Cristo permaneça firme, pois a sua recompensa será extremamente grande.