Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, dezembro 19, 2016

Como orar por nossos discípulos?

Como orar por nossos discípulos? Filipenses 1: 1-11. 

O apóstolo Paulo ora para que o seus discípulos: 
1) Tenham um aumento de amor; 
2) Tenham conhecimento pleno; 
3) Tenham percepção (discernimento) integral; 
4) Provem as coisas excelentes; 
5) Sejam sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo; 
6) Sejam cheios do fruto de justiça; 
7) Tenham um estilo de vida que resulte na glória e louvor do Senhor.

domingo, dezembro 11, 2016

DA MORTE PARA A VIDA

Da morte para vida 
Efésios 2: 1-10

Há uma grande semelhança entre Efésios 2 e Ezequiel 37. Em ambos os casos há morte, mas através de uma intervenção sobrenatural de Deus passa a haver vida. Foi isso que aconteceu conosco, estávamos mortos em nossos pecados, mas em Cristo Jesus somos ressuscitados. 

Quais lições podemos aprender em Efésios 2:1-10?

O pecado mata, mas em Cristo Jesus nós temos vida (v.1) 

Essa é a diferença básica entre aqueles que creem e aqueles que não creem em Jesus, vida. Quem tem o Filho tem vida, mas aquele que não tem Filho de Deus não tem a vida. 

Qual a condição do ser humano sem Cristo? 

Nos Vv.2,3 o apóstolo Paulo descreve nossa condição antes da nossa conversão a Cristo: 

Nós andarmos segundo curso deste mundo. A ideia é de uma correnteza que nos arrastava para as profundezas do pecado. 

Andamos também, segundo príncipe da potestade do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência, isso significa que aquilo que nos dominava antes da nossa conversão a Cristo era o inimigo. Por isso éramos chamados de filhos da desobediência, porque essa era a nossa essência e a nossa natureza: desobedecer a Deus. Ou seja, tínhamos prazer em desobedecê-lo.

Paulo fala que nós, também, andávamos segundo as inclinações da carne, a carne aqui representa a natureza pecaminosa. Fazíamos a vontade da carne e dos pensamentos (da alma) e éramos por natureza filhos da ira (estávamos sobre a ira de Deus e também tínhamos ira, ódio rancor e mágoa em nosso coração). Essa era a nossa essência e nossa conduta, esse era o nosso estado antes da nossa conversão a Cristo e do novo nascimento. 

A intervenção de Deus

A partir do v.4 o apóstolo Paulo nos mostra como o Senhor interveio para nos tirar da condição de mortos para a condição de vivos em Cristo Jesus. O texto nos diz que foi por causa do seu grande amor e da sua grande misericórdia que Ele interveio dessa forma.

Ele nos deu vida juntamente com Cristo. Observe que é só em Cristo que temos esta vida de qualidade, a vida de Deus em nós (João 10:10). 

Também fomos ressuscitados com Cristo. Por termos crido nEle passamos a ter a vida de Deus. Fomos ressuscitados. Paulo também diz que estamos assentados nos lugares celestiais em Cristo, essa é a nossa posição em Cristo. Somos Reino de Deus e Reis com Cristo. 

O v.7 nos mostra o propósito de Deus em ter feito tudo isso por nós: "para mostrar nos séculos vindouros a Suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus". Isso significa que na eternidade aprenderemos sobre a graça abundante de Deus e teremos a eternidade para aprendermos sobre a bondade e riqueza da graça de Deus. 

No v.8 Paulo nos ensina o meio que Deus usou para nos salvar: a graça mediante a fé em Cristo. Graça significa favor imerecido, ou seja, nós não merecemos, mesmo assim Deus nos deu a sua salvação somente porque cremos em Seu Filho Jesus Cristo e confiamos a Ele a nossa vida. 

Paulo deixa claro que isso não vem de nós mesmos, é um dom de Deus. A palavra dom significa presente, uma dádiva. A salvação não vem pelas obras para que ninguém se orgulhe. Se fôssemos salvos pelas obras poderíamos nos orgulhar  por termos sido salvos por nosso próprio mérito. Se fôssemos salvos pelas obras não haveria necessidade de Cristo morrer por nós porque os nossos próprios méritos e boas obras nos salvaria. Mas Paulo deixou bem claro que nós não somos salvos pelas obras, mas pela fé em Cristo Jesus. 

Quando nós cremos em Jesus a justiça de Cristo é atribuída a nós simplesmente porque cremos. Somos a justiça de Deus em Cristo Jesus. 

No v. 10 Paulo diz que nós somos feitura dele.  A palavra "feitura" significa poema, uma obra-prima. Nós fomos criados como nova criação de Deus em Cristo Jesus, como obra-prima de Deus para andarmos nas boas obras. 

Observe que nós não somos salvos PELAS obras, mas PARA as boas obras. 

Quais são essas boas obras? 
São aquelas que Deus preparou de antemão para que andássemos nelas. Isso significa que na eternidade passada Deus preparou boas obras para que nós pudéssemos andar nelas, ou seja, Deus desde a eternidade passada já tinha um plano deliberado e designado para as nossas vidas, e quando nós cremos em Jesus e entregamos a nossa vida a Ele, confiando nEle de todo o nosso coração, examinando a sua Palavra, tendo momentos de comunhão com Ele através da oração, os planos de Deus nos são revelados, as boas obras que ele preparou para que andássemos nelas são descortinadas para nós e começamos a andar e a praticá-las, não para sermos salvos, mas porque já fomos salvos, e o resultado é que nós somos abençoados e recompensados pelo nosso Deus. 

Conclusão:

Que obra gloriosa! Estávamos mortos por causa dos nossos pecados, mas através da graça, amor e misericórdia do nosso Deus fomos salvos, ressuscitados com Cristo e passamos a ter a vida de Deus em nós. Espiritualmente estamos assentamos com Cristo nas regiões celestiais para reinar com Ele e praticamos as obras boas que Deus preparou para nós desde a eternidade. E quando fazemos isso somos grandemente recompensados. 

Isso é maravilhoso! Nada disso depende de nós mesmos. Mas de Deus. O nosso papel é apenas confiar em Cristo, render a nossa vida a Ele e depositar a nossa fé nEle e tudo o mais é ele quem faz.

Por Josivaldo Oliveira