Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

A perseguição da Igreja e a Expansão do Evagelho Parte II

2º) O ministério de Filipe em Samaria (Vv.5-13)
Ativando os dons do Espírito
“E, descendo Filipe a Samaria lhes pregava a Cristo”. (v.5). É interessante observar que o evangelho proclamado por Filipe em Samaria foi poderosamente acompanhado de sinais, milagres, prodígios e poder. A Bíblia deixa bem claro nos versículos 6 e 7 que os endemoninhados eram libertos, os espíritos malignos eram expulsos e os enfermos eram milagrosamente curados pelo poder de Deus.
Entenda, todas as vezes que você estiver ativo no seu ministério, Deus liberará dons que lhe capacitará para cumprir a vocação que ele lhe concedeu. Neste contexto, Filipe estava exercendo o ministério de evangelista, e para exercer este ministério, com sucesso e resultados eficazes, ele precisaria de dons que o capacitaria para cumprir o seu chamado. É por isso, que a Bíblia diz que enquanto Filipe estava exercendo o ministério, os dons fluíam por meio dele e havia milagres, sinais e curas extraordinárias. Volto a repetir, todas as vezes que estivermos ativos em nosso ministério, seja ele qual for, Deus libera dons que nos capacitam a cumprir com sucesso a tarefa que ele nos entregou.
Ferramentas espirituais
O que são os dons? Dons são ferramentas espirituais que Deus nos concede a fim de realizarmos eficazmente a tarefa que ele nos deu. Por exemplo, Se você é mecânico você precisará de ferramentas adequadas para realizar a sua tarefa. O médico precisa do bisturi, do estetoscópio, do tensiômetro, da seringa, o professor precisa de livros, piloto e lousa. Já o pedreiro precisa das ferramentas específicas da sua profissão, tais como: colher de pedreiro, prumo, nível etc. Cada ocupação deve ter as ferramentas adequadas para a realização da tarefa. É por isso que quando você esta ocupado com as coisas do Reino de Deus, o Espírito Santo concede dons para você, que são as ferramentas espirituais que lhe capacitam para que você possa cumprir a sua missão.
Os dons só funcionam quando você está ativo no ministério. Por exemplo, se você recebeu os dons de curar, eles só funcionaram quando você orar pelos enfermos. Se você não impuser as mão sobre os doentes e orar por eles nada vai acontecer. Quanto mais você se mover na direção do seu chamado, maior será o fluir dos dons sobre a sua vida. Jesus disse: “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falaram novas línguas (...); e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão” (Mc 16:17,18). Entenda, os sinais SEGUEM aos que crerem, e não é possível seguir alguém que está parado, que não se move em direção ao chamado de Deus. Por isso, quem crê precisa mover-se no Reino de Deus a fim de que os sinais os sigam. Hoje Deus quer ativar os dons dele na sua vida. Por isso, mova-se e cumpra a missão que ele te entregou.
A alegria do Reino
A Bíblia diz no v.8 que houve muita alegria na cidade de Samaria, e isto, foi resultado da ação do Espírito Santo no ministério de Filipe. Quando nos dispomos a pregar a Palavra de Deus no Poder do Espírito, aqueles que receberem essa Palavra com fé experimentaram profunda alegria e gozo espiritual. Será que temos levado a alegria do Senhor para as pessoas ou causado problemas na vida delas? Existem pessoas que são semeadoras de dor, sofrimento, tristeza e discórdia. A presença destas pessoas causa muito mal àqueles que as cercam. A Bíblia diz que a presença de Filipe trouxe muita alegria no Senhor para a cidade de Samaria.
Espero que toda a sua cidade venha se alegrar com aquilo que o Senhor está fazendo nela através da sua vida. Que você possa ser um instrumento de Deus em sua cidade para pregar o evangelho aos pobres, curar os de coração partido, anunciar liberdade aos cativos, consolar todos os que choram, cuidar dos necessitados e proclamar uma mensagem de alegria em vez de notícias de calamidade (Cf. Is 61 AM). Quando isto acontecer haverá uma unção de alegria sobre aqueles que forem alcançados através do seu ministério e se multiplicará sobre as famílias, os lares e consequentemente sobre toda a cidade.
Quebrando o poder da feitiçaria
Antes de Filipe chegar à Samaria havia ali um feiticeiro chamado Simão que matinha o povo debaixo de engano. A Bíblia diz que todos, desde o menor até o maior, eram enganos por Simão. Eles acreditavam que ele tinha o poder de Deus sobre sua vida, pois já havia muitos anos que Simão praticava suas magias ali. Porém, quando Filipe chegou à Samaria e começou a pregar o evangelho de Cristo, a luz da verdade confrontou as trevas e os samaritanos começaram a se converter a Jesus e a serem libertos de todo espírito de engano liberados sobres eles pelo feiticeiro Simão. Eles deixaram a feitiçaria e correram para Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Em nossos dias não é diferente, quantas pessoas, infelizmente, estão iludidas com feitiçarias, magias, superstições, horóscopos, búzios, tarôs, cartomancia, necromancia (consulta aos mortos) astrologia etc., acreditando que estas coisas são o poder de Deus. Existem até aqueles que na prática de suas feitiçarias usam até mesmo uma Bíblia branca como amuleto e citam o nome de Deus para enganar as pessoas. Mas, a Bíblia nos diz que não podemos adorar a dois deuses ao mesmo tempo. Amando um deus acabamos odiando o outro. Porque a adoração a um alimenta o desprezo pelo outro (Cf. Mt 6:24 AM).
Contra o povo de Deus não vale encantamento
Infelizmente, existem cristãos, que por não compreenderem quem são em Cristo e a autoridade que têm sobre os demônios em o nome de Jesus, tem medo de feitiçarias. Mas, se somos nascidos de Deus, cheios do Espírito Santo e temos uma vida de santidade e obediência a Palavra de Deus, não temos o que temer. Pois, contra o povo de Deus não vale encantamento. “Não há magia que possa prender Jacó, nem encantamentos que possam amarrar Israel” (Nm 23:23 AM). Existem aqueles, que mesmo sendo discípulos de Jesus, têm medo de inveja. Não é preciso ter medo de inveja, pois se você está sendo invejado pelas pessoas que o cercam, isso é o sinal do favor e da benção de Deus sobre a sua vida, porque dificilmente alguém sentirá inveja de um mendigo. Não se esqueça de que sobre a sua vida está o sangue de Jesus. O Maligno não pode te tocar.
O feiticeiro Simão iludiu os samaritanos com as suas magias somente até o dia em que o evangelho foi pregado por Filipe em Samaria. À medida que as boas novas do Reino de Deus eram compartilhadas com os samaritanos, seguidas de sinais e maravilhas operadas no nome de Jesus, eles eram libertados do poder do engano.
Desfazendo a manipulação demoníaca
Todas as vezes que o evangelho é proclamado no poder do Espírito Santo, pessoas são libertas da manipulação demoníaca. A feitiçaria é uma manipulação das trevas e somente o evangelho de Cristo, em sua plenitude, pode quebrar o seu poder. É por isso que quando uma pessoa, depois de ouvir o evangelho, deseja sair da feitiçaria, recebe ameaças dos demônios. Eles dizem que vão matá-la, que vão fazê-la enlouquecer, que destruirão a sua família, que colocarão doenças nos filhos etc., tudo isso com o propósito de oprimir e manipular essa pessoa para que ela não deixe a feitiçaria e continue sendo escrava deles. O diabo usa o medo como arma de manipulação e opressão. Mas quando a pessoa se mantem firme no seu propósito de servir a Jesus, o poder da manipulação demoníaca é quebrada e ela experimenta profunda libertação.
Fé ilegítima
Depois de ver os sinais e milagres que Filipe, pelo Espírito Santo, operava no meio do povo o próprio Simão creu em Jesus e veio a ser batizado. Ele ficou tão fascinado com os milagres e sinais que não saía de perto de Filipe. Mas, ao que parece Simão não se converteu genuinamente ao Senhor, tudo indica que ele estava mais interessado nos sinais – Talvez tentando aprender um truque novo para usar nas suas artes mágicas – do que na Palavra de Deus. É por isso que ele não saía de perto de Filipe, pois ele estava impressionado com o sobrenatural que fluía através da vida dele. Simão chegou a professar fé em Jesus, mas ao que parece foi apenas “da boca para fora”, e foi batizado.
É preciso compreender que o batismo em si, se não for acompanhado de uma conversão genuína a Cristo, não pode salvar ninguém. É por isso que não temos o costume de batizar crianças recém-nascidas, pois elas não têm a capacidade expressar qualquer nível de arrependimento ou manifestar convicção de fé em Cristo. Crianças recém-nascidas ainda estão na fase da inocência, e somente quando chegarem ao estágio da consciência é que poderão decidir se desejaram receber a Jesus Cristo e serem batizadas ou não.
Simão foi batizado, mas não manifestou um genuíno arrependimento e uma conversão verdadeira a Cristo, é o que veremos um pouco mais adiante.