Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, novembro 20, 2025

SEJA RADICAL COM O QUE TE AFASTA DE DEUS - JOSIVALDO OLIVEIRA

 

SEJA RADICAL COM O QUE TE AFASTA DE DEUS - JOSIVALDO OLIVEIRA


Seja radical com aquilo que te rouba do propósito de Deus para a sua vida.

Shalom, povo de Deus! Vamos para mais uma reflexão no Evangelho de Marcos. Hoje meditaremos em Marcos 9:42-48. Antes, porém, peço que você compartilhe esta mensagem com o máximo de pessoas possível, para que a Palavra alcance outros corações e seja instrumento de edificação no poderoso nome de Jesus. Seja generoso. Compartilhe esta palavra.

LEITURA BÍBLICA — MARCOS 9:42-48

“E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho e fosse lançado no mar.
E se a tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível, onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.
E se o teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno, onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.
E se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no Reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois, seres lançado no inferno, onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.”

UMA PALAVRA RADICAL DE JESUS

Essa palavra de Jesus é extremamente radical: forte, incisiva e direta. Ele nos ensina a ser radicais com tudo aquilo que nos afasta da presença de Deus. Jesus começa falando do perigo dos tropeços.

Tropeço é o ato de levar alguém a pecar, a errar o alvo, a perder o foco da sua vida, que é viver na presença de Deus. Ele diz que, se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos — seja uma criança, um novo convertido ou um simples servo de Deus — melhor seria amarrar ao pescoço uma pedra de moinho e ser lançado ao mar. Veja o quanto Jesus é radical sobre isso.

SEJA RADICAL COM O QUE TE FAZ TROPEÇAR

Depois, Jesus fala sobre aquilo que pode levar você mesmo a se afastar da presença de Deus e do propósito que Ele tem para sua vida. Ele declara:

“Se a tua mão te faz tropeçar, corta-a…”

Jesus está dizendo: seja radical com aquilo que te faz tropeçar.
Seja radical com aquilo que te rouba de Deus.

Ele usa palavras fortes para que entendamos a seriedade do assunto. Não podemos ficar dando desculpas para manter coisas, hábitos ou relacionamentos que nos afastam de Deus.

Você sabia que todo relacionamento leva você para mais perto ou para mais longe de Deus?
Os relacionamentos que você tem construído têm aproximado você de Deus ou afastado você do propósito que Ele tem para sua vida?

Se você percebe que um relacionamento está te afastando da presença do Senhor, corte esse relacionamento. Seja radical.

Jesus não está falando de mutilação literal. Ele está ensinando que devemos ser radicais com qualquer coisa — absolutamente qualquer coisa — que esteja nos afastando de Deus: redes sociais, hábitos, ambientes, amizades, práticas, influências, vícios, distrações.

A REALIDADE DO INFERNO

Jesus fala também sobre o inferno. O inferno é a ausência total da manifestação plena de Deus. É o lugar onde Deus não está presente em sua glória.

Há pessoas que já vivem um “inferno” aqui na terra, porque estão completamente afastadas de Deus e do propósito para o qual foram criadas.

Por isso Jesus diz:
Seja radical com aquilo que te afasta de Deus. Corta. Rompe. Não brinque com coisas sérias.

Em Apocalipse, Jesus diz que os mornos serão vomitados. Não seja morno. Seja fervoroso. Seja intenso na sua caminhada com Deus.

OS OLHOS QUE FAZEM TROPEÇAR

Quantos de nós podemos pecar por meio dos nossos olhos?
Às vezes colocamos nossos olhos em coisas que não deveríamos. Olhamos para aquilo que Deus não mandou olhar.

Lembramos da mulher de Ló. Deus tirou Ló e sua família de Sodoma e Gomorra e disse:
“Saiam, e não olhem para trás.”

Mas o coração da mulher de Ló ainda estava preso à cidade. Ela colocou seus olhos onde não devia colocar… e perdeu sua jornada. Perdeu a vida. Ficou para trás.

Assim também acontece conosco quando insistimos em olhar para lugares, pessoas e situações que Deus já nos mandou deixar.

O QUE TEM TE AFASTADO DE DEUS?

A grande pergunta é:

  • O que tem afastado você de Deus?

  • O que tem afastado você do propósito que Ele planejou?

  • O que tem roubado você da presença do Senhor?

Seja radical com isso.
Sua vida é muito preciosa para brincar com coisas que destroem sua alma.

APLICAÇÃO PRÁTICA

  • Tem um relacionamento te afastando de Deus? Corte esse relacionamento.

  • Tem uma amizade te puxando para longe do propósito? Corte essa amizade.

  • Tem uma tecnologia, hábito ou ambiente esfriando sua fé? Rompa com isso. Seja radical.

Deus tem coisas lindas, maravilhosas e gloriosas preparadas para você em Cristo Jesus. Mas você precisa ser radical com tudo — absolutamente tudo — que te afasta da presença de Deus.

CONCLUSÃO

Que esta palavra de advertência do Senhor Jesus guarde o seu coração e o meu também. Que o temor do Senhor nos conduza.

Deus abençoe sua vida e a sua família.

Shalom, shalom. Graça e paz.


domingo, novembro 16, 2025

OS 7 CONSELHOS DO ESPÍRITO SANTO PARA VOCÊ - JOSIVALDO OLIVEIRA

 

OS 7 CONSELHOS DO ESPÍRITO SANTO PARA VOCÊ - JOSIVALDO OLIVEIRA

1 Tessalonicenses 5:16-22


INTRODUÇÃO

Shalom, povo de Deus! Quero compartilhar com você uma palavra que está em 1 Tessalonicenses 5:16-22. Nesse texto encontramos sete conselhos — que eu costumo chamar de sete conselhos do Espírito Santo — direcionados a cada um de nós. Claro, esses conselhos nos chegam através do apóstolo Paulo, porque Deus sempre usa instrumentos humanos para comunicar a sua mensagem.

Que o Espírito Santo fale profundamente ao nosso coração enquanto meditamos juntos nessa passagem.

O texto Sagrado diz:

“Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias. Julgai todas as coisas, retende o que é bom. Abstende-vos de toda forma do mal.”

Aqui estão sete conselhos práticos do Espírito Santo. Conselhos que Deus deseja que coloquemos em prática no nosso dia a dia.


1. REGOZIJAI-VOS SEMPRE — A ALEGRIA QUE NÃO DEPENDE DAS CIRCUNSTÂNCIAS

O primeiro conselho é claro: “Regozijai-vos sempre.” Ou seja, alegrem-se sempre!

A alegria do cristão não depende de circunstâncias favoráveis. Podemos passar por lutas, tribulações e tempos desafiadores, e ainda assim manter uma alegria interna — uma alegria espiritual que nasce da convicção de que estamos seguros no cuidado do Senhor. Ele prometeu: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

Essa foi a alegria que sustentou Paulo e Silas, mesmo com as costas sangrando após serem açoitados. À meia-noite, eles cantavam louvores ao Senhor! Não porque as circunstâncias eram boas, mas porque a presença de Deus era real.

O próprio Jesus, na última ceia — sabendo que no dia seguinte seria preso e crucificado — cantou um hino com seus discípulos. Ele estava firme na alegria da presença do Pai.

A alegria cristã é assim: não oscila com as montanhas e vales da vida. Ela permanece, porque sua fonte é o Senhor.


2. ORAI SEM CESSAR — A VIDA CONECTADA COM DEUS

O segundo conselho é: “Orai sem cessar.” Isso significa viver em constante comunhão com Deus.

Não quer dizer que ficaremos o dia inteiro de joelhos, mas que manteremos o coração sempre voltado para o Senhor. Enquanto dirigimos, trabalhamos, estudamos, comemos… podemos estar falando com Deus, agradecendo, pedindo direção ou simplesmente adorando.

Também podemos orar “no Espírito” ao longo do dia — uma prática poderosa que mantém acesa a chama da comunhão.

Assim como o celular precisa de bateria para funcionar, o cristão precisa ser recarregado pela oração. É ela que nos fortalece, sustenta, renova e nos dá vitória nas batalhas.


3. EM TUDO DAI GRAÇAS — O OLHAR QUE VÊ DEUS NO PROCESSO

O terceiro conselho é: “Em tudo dai graças.” Note que o texto diz em tudo, e não por tudo.

Não damos graças pelo mal, pelo sofrimento ou pela injustiça. Damos graças em meio a essas situações, porque sabemos que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.

Nos tempos difíceis, Deus está trabalhando em nós, moldando nosso caráter e nos conduzindo a experiências profundas com Ele. O maior crescimento espiritual acontece muitas vezes nos dias de maior dor.

A gratidão muda nossa perspectiva. Em vez de enxergar apenas a tribulação, vemos o que Deus está fazendo através dela.

E a gratidão atrai favor. Lembro sempre da multiplicação dos pães: Jesus deu graças antes do milagre — e a provisão se multiplicou. Gratidão sempre libera multiplicação.


4. NÃO APAGUEIS O ESPÍRITO — MANTENHA A CHAMA ACESA

O quarto conselho é: “Não apagueis o Espírito.” O Espírito Santo é simbolizado pelo fogo, e esse fogo pode ser apagado quando alimentamos atitudes como:

  • incredulidade

  • desobediência

  • dureza de coração

  • murmuração

  • insensibilidade espiritual

Para manter o fogo aceso, precisamos de corações sensíveis, quebrantados, atentos ao mover do Espírito. Como diz a Palavra: “Se hoje ouvirdes a voz do Espírito, não endureçais o vosso coração.”

Assim como o fogo no altar deveria arder continuamente (Lv 6:13), o Espírito Santo deseja manter em nós uma chama viva todos os dias.


5. NÃO DESPREZEIS AS PROFECIAS — VALORIZE A PALAVRA DE DEUS

O quinto conselho é: “Não desprezeis as profecias.”

Profecia é uma palavra específica de Deus, dada pelo Espírito Santo para edificação, exortação e consolação. Se não cumpre esses três critérios, deve ser examinada — mas a verdadeira profecia é um presente de Deus.

O problema é que muitas vezes desprezamos a profecia por causa de quem a entrega. Deus, porém, costuma colocar seus maiores presentes em embalagens pouco atrativas. Foi assim com Davi, ignorado até por seu pai. Foi assim com João Batista, excêntrico aos olhos da sociedade, mas um grande presente de Deus para o mundo.

Cuidado para não rejeitar a mensagem por causa do mensageiro.

 Rejeitar a voz do GPS porque não gostamos da voz que narra pode nos levar a perder o caminho. O mesmo acontece quando rejeitamos a profecia por preconceito humano.


6. JULGAI TODAS AS COISAS — DISCERNIMENTO ESPIRITUAL

O sexto conselho é: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom.”

Se de um lado não podemos desprezar as profecias, de outro não devemos ser ingênuos. Nem tudo que é dito “em nome de Deus” realmente vem de Deus.

Assim como escolhemos frutas na feira — apalpando, cheirando, examinando — o cristão maduro examina tudo pela verdade da Palavra.

Discernimento espiritual é essencial. Retemos o que é bom e descartamos o que não vem de Deus.


7. ABSTENDE-VOS DE TODA A APARÊNCIA DO MAL — CAMINHO DE SANTIDADE

O último conselho é: “Abstende-vos de toda a aparência do mal.”

Isso envolve discernimento e sabedoria no dia a dia:

  • evitar ambientes que não edificam

  • evitar conversas que corrompem

  • evitar companhias que desviam (porque “quem anda com o tolo se tornará tolo”)

Fugir da aparência do mal significa proteger o coração, guardar a santidade e permanecer no propósito de Deus.


CONCLUSÃO

Aqui estão os sete conselhos do Espírito Santo:

  1. Alegre-se sempre.

  2. Ore sem cessar.

  3. Em tudo dê graças.

  4. Não apague o Espírito.

  5. Não despreze as profecias.

  6. Julgue todas as coisas e retenha o que é bom.

  7. Abstenha-se de toda forma do mal.

Que eu e você, pela graça de Jesus e pela ajuda do Espírito Santo, coloquemos esses conselhos em prática. Assim, teremos uma vida cristã mais madura, frutífera e abundante no Reino de Deus.

Que Deus te abençoe e abençoe a sua casa.
Se você foi alcançado por essa palavra, compartilhe para abençoar outras vidas.

Shalom! Graça e paz.

Livros de Josivaldo Oliveira:

A Conexão Com Jesus: A chave para uma vida plena e realizada

O CHAMADO: Conhecendo a vocação de Deus para a sua vida

O Poder de Ser Igreja : Como Adoração, Comunhão e Missão Transformam Nossa vida

Filipenses: Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa

sábado, novembro 15, 2025

CUMPRA O MINISTÉRIO QUE O SENHOR LHE DEU - JOSIVALDO OLIVEIRA

 


CUMPRA O MINISTÉRIO QUE O SENHOR LHE DEU - JOSIVALDO OLIVEIRA

Colossenses 4:17

Quero compartilhar com você uma palavra que está em Colossenses 4:17. O texto sagrado diz: “... Cuide em cumprir o ministério que você recebeu do Senhor.”

Essa é uma palavra que o apóstolo Paulo orienta que fosse entregue a Arquipo, um dos seus cooperadores em Cristo. Mas é também uma palavra dirigida a todos nós — a todo cristão que vive para o Senhor Jesus Cristo.

E aí surge a pergunta: como é que eu vou cumprir o ministério do Senhor?
De que maneira eu posso cumprir aquilo que Deus me chamou para fazer?

Antes de tudo, precisamos entender o que é o ministério. Ministério significa serviço. É servir ao Senhor com tudo aquilo que Ele nos deu; é obedecer ao chamado que Ele colocou sobre nossa vida; é fazer a vontade de Deus.

O PRIMEIRO CHAMADO: SALVAÇÃO

O primeiro chamado que Deus faz na vida do ser humano é o chamado para a salvação. Ele nos chama para estarmos com Cristo Jesus. A Bíblia diz que o Senhor fez um convite:

“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas; porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30).

O Senhor nos chamou para trocar o fardo pesado — do pecado, da ansiedade, do medo, das preocupações — pelo Seu fardo leve, que é a Sua graça maravilhosa. Ele nos chamou para sermos salvos e para estarmos com Ele.

Marcos 3.13-15 nos informa que Jesus subiu ao monte para orar e, depois disso, chamou os doze. O texto diz que Ele os chamou primeiro para estarem com Ele; depois, para enviá-los a pregar e exercer autoridade sobre os espíritos imundos.
Mas o primeiro chamado foi: estar com Ele.

ESTAR COM JESUS: A BASE DE TODO MINISTÉRIO

Como é que a gente vai cumprir o ministério?
Primeiro, estando com o Senhor Jesus.

Nós estamos com Jesus por meio da oração, da meditação na Palavra e da adoração. Essas são práticas simples e essenciais. Antes de qualquer coisa, antes de qualquer atividade, antes de qualquer serviço, precisamos estar com o Senhor.

Dedique diariamente tempo para orar, para abrir as Escrituras e meditar nelas, para adorar ao Senhor, levantar as mãos e engrandecer o Seu nome. O ministério começa na presença de Deus; ninguém pode exercer o ministério sem antes estar com Jesus — em comunhão, oração, leitura da Palavra, adoração e vida congregacional.

SEGUNDO CHAMADO: PREGAR O EVANGELHO

O nosso ministério também envolve compartilhar o evangelho. O Senhor nos chamou para ganharmos almas. Fomos chamados para ser pescadores de homens.

No mesmo texto de Marcos 3, depois de chamar os discípulos para estarem com Ele, Jesus os envia a pregar. Pregar não é uma responsabilidade apenas de apóstolos, pastores, profetas, evangelistas e mestres. Todo cristão é chamado para pregar o evangelho.

E pregar o evangelho não significa necessariamente subir em um púlpito. Pode ser conversar com amigos, familiares, colegas de trabalho, vizinhos, conhecidos da escola. Quando compartilhamos as boas novas de Cristo, estamos pregando o evangelho.

E isso se faz com naturalidade: sendo você mesmo, com seu jeito, seu temperamento, sua personalidade. Nem todos são chamados para missões transculturais, para atravessar países ou continentes — mas todos foram chamados para compartilhar as boas novas.

Assim como André apresentou Pedro a Jesus, você pode apresentar Cristo a alguém perto de você.

TERCEIRO CHAMADO: SERVIR COM OS DONS

Outra maneira prática de cumprir o ministério é servir com os dons recebidos do Senhor.
Primeira Pedro 4.10 nos ensina:

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros...”

Você recebeu dons, habilidades, recursos, tempo, capacidades naturais e espirituais. Dons são presentes da graça de Deus. E todos esses presentes precisam ser colocados a serviço do Reino, servindo pessoas — especialmente os da família da fé.

Não enterre os seus dons; não esconda seu talento por medo, preguiça ou indisciplina. Um dia todos nós prestaremos contas ao Senhor de tudo o que Ele colocou em nossas mãos.

Se você tem habilidade para falar, use-a para proclamar a Palavra.
Se tem dom de administração, use-o na comunidade da fé.
Se trabalha bem com crianças, jovens ou adolescentes, sirva nessa área.

Use seus dons para edificar vidas. Isso também é cumprir o ministério.

CONCLUSÃO

De forma prática, apresentei três caminhos simples e fundamentais para cumprir o ministério que o Senhor nos deu:

  1. Estar com o Senhor — vida de oração, Palavra e adoração.

  2. Pregar o evangelho — compartilhar Jesus onde você estiver.

  3. Servir com seus dons — disponibilizar ao Reino tudo que Deus colocou em suas mãos.

Essa é a palavra de Deus para nós hoje:
Cumpra o ministério que o Senhor lhe deu.