Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, abril 27, 2014

COMO VENCER OS OBSTÁCULOS DA ORAÇÃO?


COMO VENCER OS OBSTÁCULOS DA ORAÇÃO?

“Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhe dirigi. Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor!” (Salmos 66:18-20).  A oração não é uma opção, é uma necessidade. Em Mateus 6:6 Jesus disse: “... quando orares...”, Ele não disse “SE orares”, mas “QUANDO orares”, isso significa que Ele espera e deseja que nós oremos. POR QUE A ORAÇÃO É TÃO IMPORTANTE?  Porque Deus na sua soberania decidiu agir aqui na Terra em resposta ao clamor dos seus filhos. Deus não deseja fazer nada na Terra sem a nossa cooperação (I Cor 3:9). “Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou ao homem” (Salmos 115:16). A oração não é uma perda de tempo, é tempo investido. Quanto mais tempo você investir com Deus em sua oração particular, mais fácil ficará resolver os problemas que lhe cercam. Os grandes homens de Deus descobriram que a oração é a chave para as grandes e permanentes vitórias. Embora a oração seja tão importante e vital, existem alguns obstáculos que podem impedi-la de ser bem sucedida. Vejamos:

1º) PECADO NÃO CONFESSADO (Isaías 59: 1-2). O pecado rouba a nossa comunhão com Deus e impede que as nossas orações tenham a resposta divina. Por isso, sempre que nos dirigirmos a Deus em oração devemos confessar qualquer pecado que ainda não tenha sido confessado (I João 1:7-9) e receber o seu perdão.

2º) FALTA DE PERDÃO (Marcos 11: 25-27). Como já disse no estudo anterior, guardar rancor, ressentimento, ira e mágoa em nosso coração, obstrui o “canal” por onde flui as nossas orações. Se tivermos um coração rancoroso impediremos as nossas orações de serem respondidas. Para vencermos isso, sempre que estivermos orando, devemos liberar perdão para todos aqueles que nos ofenderam.

3º) CONFLITOS CONJUGAIS (I Pedro 3:7). Tratar mal o conjugue impede as nossas orações de serem bem sucedidas. Para resolver esta questão devemos pedir perdão ao nosso conjugue, por tê-lo ofendido e nos reconciliar com ele. O relacionamento conjugal precisa ser saudável para que nossas orações sejam respondidas.

4º) FALTA DE FÉ ( Marcos 11:24, Hebreus 11:6). Jesus nos ensinou que a fé em Deus é fundamental para que as nossas orações sejam respondidas. Incredulidade é desconfiar do caráter de Deus. O escritor de Hebreus diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Aquele que se aproxima de Deus deve ter pelo menos dois níveis de fé: I- CRÊ QUE DEUS EXISTE; II- CRER QUE ELE RECOMPENSA AQUELES QUE O BUSCAM. Para aumentar a nossa fé é preciso nos firmamos no que diz a Palavra de Deus (Rm 10:17; Col 3:16).

5º) ORAR FORA DA VONTADE DE DEUS (I João 5:14-15). Para que Deus ouça as nossas orações, elas precisam estar de acordo com a vontade dEle revelada em Sua Palavra. Por exemplo, se uma pessoa orar a Deus para casar com alguém que já estar casado, Ele não pode ouvir esta oração, pois contraria a Sua vontade. (Malaquias 2:16, Pv 6:32). Para descobrirmos a vontade de Deus devemos examinar (estudar) a Palavra de Deus, se fizermos isso e orarmos de acordo com a sua vontade seremos respondidos.

6º) FALTA DE PERSEVERANÇA (Lc 18:1, Lc 11: 5-8, 1º Reis 18:43-45). Esse é um dos motivos porque muitas orações não são respondidas, muitas pessoas não desenvolvem a paciência e perseverança necessárias para continuar orando até que a resposta venha. Muitos desistem de orar quando não obtém a resposta imediata a suas orações. Se você plantou a semente da oração, deve esperar em oração até que o fruto nasça. Para vencer a inconstância e falta de perseverança na oração é preciso disciplina e discernimento que a oração nunca é tempo perdido, mas, tempo investido.


CONCLUSÃO: A oração é de fundamental importância, pois através dela podemos desfrutar de um relacionamento profundo com o Senhor e consequentemente experimentarmos plenamente das suas bênçãos. Mas infelizmente existem alguns obstáculos que tentam impedir as nossas orações, porém a Palavra de Deus nos ensina como podemos vencê-los para que nossa vida de oração seja plena e bem sucedida.