Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, março 10, 2015

CRESCIMENTO ESPIRITUAL


CRESCIMENTO ESPIRITUAL – II PEDRO 3:18
“Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém!” (II Pedro 3:18). Neste texto o Apóstolo Pedro nos ensina que quando nós continuamos crescendo na vida espiritual seremos guardados do perigo das falsas doutrinas. O crescimento para o discípulo de Cristo não é uma opção, é uma ordem (mandamento). Através do Apóstolo Pedro, Deus nos ordena: “CONTINUEM A CRESCER”. Nós precisamos entender que isso não é uma sugestão é uma ordem. Se um bebê nasce e depois de certo tempo ele continua pequeno, sem experimentar o devido crescimento e desenvolvimento, aquilo que antes era sinônimo de beleza, torna-se motivo de preocupação. Na vida espiritual é da mesma forma. Aqueles que nascem no Reino de Deus e não crescem, em vez de trabalhar e frutificar, começam a dar trabalho e muito trabalho. Por isso a ordem do Senhor é “CONTINUEM A CRESCER”.

PEDRO DIZ QUE DEVEMOS CRESCER EM PELO MENOS EM DOIS ASPECTOS: NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DO SENHOR JESUS.

1º) CRESCENDO NA GRAÇA. O que significa crescer na graça? Significa tornar-se cada vez mais parecido com Jesus. Quando nascemos no Reino de Deus, ainda existem muitas coisas em nossa vida que nos torna parecidos com o mundo. Nesse primeiro momento, ainda não aprendemos a falar, andar, pensar e a agir como Jesus. Mas à medida que o tempo passa, devemos nos tornar cada vez mais parecidos com ele. “Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu”. (I João 2:6 NTLH) De modo prático isso significa desenvolver o FRUTO DO ESPÍRITO, descrito em Gálatas 5:22-23. Quando o meu filho Jonathan nasceu, ele não se parecia tanto comigo, mas à medida que ele foi crescendo passou a parecer mais comigo, o pé dele parece com o meu, a altura dele parece com a minha, a forma dele andar parece com a maneira como eu ando, a sua voz parece com a minha. Você consegue entender isso? Quando você nasce no Reino de Deus não se parece tanto com Jesus, mas à medida que você CRESCE, você vai se tornando cada vez mais parecido com Ele. Isso é CRESCER NA GRAÇA.

2º) CRESCENDO NO CONHECIMENTO. O segundo aspecto do nosso crescimento espiritual é crescer no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. De modo prático podemos crescer no conhecimento do Senhor Jesus da seguinte maneira. Devemos nos expor a Palavra de Deus. Como fazer isso? Precisamos ler, meditar e estudar a Bíblia TODOS OS DIAS. Devemos criar o hábito de congregar (NO TEMPLO E NA CÉLULA – At.2:46, At.5:42; At.20:20) para que possamos nos expor a PREGAÇÃO e ao ENSINO da Palavra de Deus. Devemos PRATICAR A PALAVRA. Isso fala de obras, de ações coerentes com aquilo que nós aprendemos da Palavra de Deus. Então, se você realmente quer crescer você precisa TRABALHAR NO REINO DE DEUS, ou seja, colocar a Palavra de Deus em operação em sua vida.  Por exemplo, se a Bíblia lhe ensina a orar, você precisa sair da teoria e começar a PRATICAR A ORAÇÃO. Se a Bíblia fala que você deve compartilhar o evangelho com seus amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho e faculdade, etc., então você precisa PRATICAR O EVANGELISMO. Se a Bíblia diz que você deve cuidar de vidas, CONSOLIDÁ-LAS NA FÉ e FAZER DISCÍPULOS, então você precisa PRATICAR O DISCIPULADO. Portanto crescer no conhecimento inclui uma postura prática das verdades espirituais. “É EXERCITAR OS SEUS MÚSCULOS ESPIRITUAIS”. Imagine uma criança que apenas come, come e come... Mas vive de forma ociosa e sedentária, ela não corre, não anda, não pula, não se movimenta. O que acontecerá? Essa criança não crescerá de forma saudável.  Por isso para crescer de modo saudável é preciso se alimentar adequadamente e também exercitar-se. Na vida espiritual á da mesma forma, você se alimenta da Palavra e se EXERCITA, colocando a Palavra em Prática em sua vida.


CONCLUSÃO: NOSSO CRESCIMENTO DEVE CULMINAR NA GLÓRIA DE DEUS. “Glória, pois a ele agora e para sempre! Amém! (II Pd 3:18).O motivo maior do nosso crescimento (e de toda a nossa existência) deve ser a glória de Deus. Deus nos criou para que pudéssemos crescer, Jesus nos redimiu para crescermos, o Espírito Santo nos gerou no Reino de Deus para crescermos, e quando nós crescemos o nosso Deus é glorificado em nossas vidas. Quando você não cresce isso é motivo de preocupação, mas quando você cresce Deus é glorificado. O Senhor tem sido glorificado através do seu crescimento? Que ações práticas você tomará a partir de hoje para continuar crescendo?