Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, maio 06, 2015

A NECESSIDADE DE NOVOS LÍDERES - Treinamento para Líderes de Célula

A necessidade de novos líderes
Treinamento para Líderes de Célula - 4 características que os líderes devem ter para serem usado por Deus
Josivaldo Oliveira

“Jesus estava visitando todas as cidades e povoados, ele ensinava nas sinagogas, e anunciava o evangelho do Reino de Deus e curava todo tipo de enfermidades e doenças graves das pessoas. Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente, porque eles estavam aflitos e abandonados como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: A colheita é grande mesmo, mas poucos são os trabalhadores. Peçam ao dono da colheita que mande mais trabalhadores para a sua colheita” (Mateus 9:35-38 NTLH).
Neste texto Jesus não está falando de uma colheita natural, pelo contexto percebemos que o Senhor não está se referindo a uma colheita de trigo ou de qualquer outro produto agrícola. Aqui a palavra “colheita”, está sendo usada de forma metafórica para referir-se a uma colheita de vidas. Jesus olhou para todas aquelas pessoas, muitas das quais estavam enfermas, endemoninhadas, aflitas, necessitadas... Eram pessoas que precisavam desesperadamente de libertação, de cura, de salvação, de transformação de suas vidas e de suas famílias. Então Ele movido por compaixão começou a curar muitas delas.

O texto diz que ele teve compaixão e misericórdia de todas aquelas pessoas porque elas estavam aflitas e abandonadas como ovelhas que não tem pastor. E é nesse contexto que Jesus disse que a seara (colheita) é grande, mas poucos são os trabalhadores. Por isso ele diz que deveríamos orar ao Senhor da seara (colheita) para mandar mais trabalhadores para a sua seara. Como falei anteriormente, essa seara a que Jesus se refere não é uma colheita de trigo, mas a “colheita de pessoas” para Deus.

Quando Jesus viu a grande necessidade da multidão, e tão poucas pessoas disponíveis para realizar o trabalho, ele teve compaixão daquela gente, e nos ordenou a orar a Deus para que Ele levantasse mais trabalhadores para a sua colheita. Esses trabalhadores (líderes) seriam usados por Deus, como ferramentas úteis em Suas mãos, para ganhar almas, curar enfermos, libertar os cativos de satanás, restaurar famílias e serem instrumentos de Deus para a salvação de muitas vidas.

Se naquela época, em que a população mundial era bem menor do que a de hoje (cerca de 170 a 250 milhões de habitantes), Jesus disse que a seara era grande, imagine hoje que a população mundial chega a quase sete bilhões de pessoas. Só em Jaguaquara, há cerca de 70 mil pessoas distribuídas entre a zona rural e a zona urbana e ainda não há 30 mil remidos nesta cidade. Isso significa que existem mais de 40 mil pessoas para alcançarmos para Jesus apenas em nossa cidade. São pessoas que precisam de salvação, de cura, libertação, restauração familiar, etc...      
Agora, O QUE ESTÁ FALTANDO? FALTAM TRABALHADORES (LÍDERES), ou seja, faltam discípulos do Senhor Jesus Cristo que se disponibilizem a ir pregar evangelho, ganhar pessoas para Jesus e cuidar delas consolidando-as e discipulando-as na fé.

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28:19-20).

Por isso, o meu desejo é que eu e você sejamos a resposta à oração de Jesus. O Senhor orou pedindo ao Pai para mandar mais trabalhadores para a sua seara (bem, se ele nos ensinou a orar desse modo é porque ele mesmo fazia essa oração, pois ele não nos mandaria fazer algo que ele mesmo não fizesse. Ele sempre nos ensinou pelo exemplo). Você consegue imaginar? Jesus olha para as multidões, havia milhares de pessoas precisando de cura, milhares necessitando de salvação, de consolo, de paz. Milhares de pessoas estavam aflitas, necessitadas, abandonadas, marginalizadas, desamparadas como ovelhas sem pastor. Havia uma necessidade enorme de trabalhadores (líderes), mas o número deles era muito pequeno para a grande necessidade. Por isso Jesus nos ensinou a orar ao Senhor da seara para mandar mais trabalhadores (líderes) para trabalharem na colheita de pessoas para Deus. Jesus ensinou seus discípulos a orarem assim: “Senhor manda mais trabalhadores para a sua colheita”.

Por isso, DEVEMOS SER A RESPOSTA À ORAÇÃO DE JESUS. Nós devemos ser esses trabalhadores (líderes) que irão ganhar almas para Jesus, liderar células, consolidar vidas, levar pessoas ao encontro com Deus, e treinar novos líderes. Que nós possamos ser essa resposta!

Graças a Deus! O Senhor está nos libertando da mentalidade de consumidores para a mentalidade de discípulos. Infelizmente, ainda há muitos cristãos que tem a mentalidade de consumidor, ou seja, eles vão ao templo ou à célula apenas para receber. Porém nós estamos sendo treinados não apenas para receber (nós recebemos também), mas para doar e compartilhar daquilo que temos recebido. Não podemos apenas receber e nos alimentarmos tanto, a ponto de nos tornarmos crentes espiritualmente “obesos”, que apenas “comem” e não exercitam a fé e os dons para servir ao próximo por amor ao Senhor. Como podemos nos exercitar espiritualmente? Pregando o evangelho, ganhando almas para Jesus, curando os enfermos, expulsando os demônios, cuidando de vidas, liderando células, ou seja, cumprindo a grande comissão descrita por Jesus em Mateus 28.19-21.
“Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados” (Marcos 16:15-18).

QUAIS CARACTERÍSTICAS DEVEMOS TER PARA SERMOS LÍDERES USADOS POR DEUS?

1º) O LÍDER DEVE SER MOLDÁVEL
Isso significa que devemos estar abertos para que o Senhor do seara (Deus) trate o nosso “homem interior”. Se quisermos ser líderes usados por Deus, devemos permitir que o Senhor molde o nosso caráter. Precisamos abrir o coração e permitir que o Senhor trabalhe nas áreas do nosso caráter em que precisamos ser moldados.

“Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado” (João 15:2-3).

Por exemplo, Moisés foi tremendamente usado por Deus, e com relação ao seu caráter (depois do tratamento) a Bíblia diz que ele foi o homem mais manso de toda a terra, mas não foi sempre assim, lembre-se que Moisés, em um momento de ira extrema, matou um egípcio e o enterrou na areia (Êxodo 2.11-16). Mas como foi que esse homem, que foi capaz de assassinar um egípcio, se tornou o homem mais manso de toda a terra? Simples! Deus o colocou durante quarenta anos (40 anos) no deserto para apascentar as ovelhas do seu sogro Jetro (Reuel). Enfrentar a dureza do deserto é algo que Deus permite na vida de um líder para adestrar o seu caráter. Nem mesmo Jesus escapou de passar pela escola do deserto (Mateus 4.1-11; Lucas 4.1-13; Hebreus 5.8), 40 anos no deserto para tratar o caráter de Moisés, 40 anos no deserto cuidando de ovelhas, para que o caráter dele fosse moldado. Se já é difícil estar sozinho no deserto, mais difícil ainda é cuidar de ovelhas (apascentar) no deserto.

Por isso se quisermos, de fato, sermos líderes usados por Deus devemos permitir que Ele molde o nosso caráter. E às vezes Deus usa a dor (sofrimento) para consolidar o caráter do líder. O Dr. Mike Murdok diz que existem basicamente duas maneiras de aprendermos, através de pessoas, ou através da dor. Ou a gente ouve pessoas de Deus que nos abençoe, oriente, ministre e ensine, ou a gente vai ter que passar pela dor para aprender. Mas eu prefiro ouvir pessoas de Deus. Porém existem esses dois caminhos, e eles NÃO são excludentes entre si. Às vezes mesmo ouvindo pessoas de Deus, enfrentaremos a dor para o tratamento do nosso caráter. 
Por isso, nós precisamos permitir que Deus nos molde. Não podemos ser líderes com o caráter deformado. Não podemos ser líderes mentirosos, enganadores, desonestos, desobedientes, imorais, trapaceiros, orgulhosos, etc... Não podemos ser líderes com “um jeitinho Jacó de ser”.
 Então Deus vai trabalhar em nosso caráter, arrancando essas escórias e nos podando (João 15.1-2) para que nós possamos ser de fato líderes (trabalhadores) que Deus possa usar.
Permita que Deus molde o seu caráter! Talvez, você pergunte: “como eu posso permitir que Deus trabalhe em meu caráter?” Vejamos alguns exemplos práticos:    
- Se exponha diariamente a Palavra de Deus (lendo, meditando, estudando, ouvindo e praticando) “Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado” (João 15:3).
- Ouça a voz de mentores de Deus (seus pastores, seus pais, seus líderes de célula, etc. Obs. O ensino deles deve estar em harmonia com a Palavra de Deus). “Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé” (Hebreus 13:7). “Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês” (Hebreus 13:17).
- Quando passar por um período de provação, se submeta ao tratamento de Deus.           Não murmure, não reclame, apenas se submeta. Veja o que diz a Palavra de Deus:

“Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: ‘Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho’. Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos. Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos! Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas DEUS NOS DISCIPLINA PARA O NOSSO BEM, PARA QUE PARTICIPEMOS DA SUA SANTIDADE. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes” (Hebreus 12:5-12 ênfase minha).

Submissão é a chave para ter o nosso coração aperfeiçoado. Por isso, se alguém deseja ser líder, primeiro precisa aprender a se submeter. Muitas vezes, o sofrimento e a dor na vida de um discípulo de Jesus não estão relacionados a algum pecado específico que ele tenha cometido. Às vezes Deus permite o sofrimento apenas para trabalhar em seu caráter. Assim como foi na vida de Jesus, pois a Bíblia diz que embora ele fosse o filho de Deus, aprendeu a obediência, por aquilo que sofreu (cf. Hebreus 5.8). Portanto, nós também devemos permitir que Deus trate o nosso caráter, nos submetendo a Deus em tempos de sofrimento e dor. Repito: A SUBMISSÃO É A CHAVE PARA TER O NOSSO CARÁTER APERFEIÇOADO. É verdade, o tratamento muitas vezes dói, mas faz parte do nosso crescimento como líder. Se quisermos ser usados por Deus como líderes (trabalhando na colheita de almas para Jesus) devemos ser moldáveis.

2º) O LÍDER QUE DEUS USA DEVE SER RELACIONÁVEL
Essa é outra característica de um líder usado por Deus.
Relacionável é uma característica de alguém que gosta de se relacionar com outras pessoas. É uma pessoa sociável. O líder que Deus usa não pode ser um eremita, um ermitão, alguém preso em si mesmo (ou em seu próprio mundo) que se insola e não busca está com outras pessoas.
A Bíblia diz que “Quem não gosta de estar na companhia dos outros, só está interessado em si mesmo e rejeita todos os bons conselhos” (Provérbios 18.1 NTLH).
Como líderes, devemos amar as pessoas e amar estar com elas. Como poderemos influenciar positivamente com o evangelho de Cristo a alguém estando afastado dele. Jesus disse que nós somos o sal da terra (Mateus 5.13). Mas o sal não pode salgar se permanecer no saleiro. Por isso, para influenciarmos positivamente as pessoas nós precisamos ter contato com elas.

Quando o Apóstolo Paulo fala com Timóteo sobre os deveres dos bispos (que são líderes supervisores na igreja) diz que eles deveriam ser hospitaleiros (I Tm 3:2). Isso significa que um líder deve estar disposto a hospedar e receber pessoas em seu lar. A casa de um líder deve estar aberta para os seus discípulos. Infelizmente, existem pessoas que não querem ter uma célula em sua casa para não receber pessoas nela. Alguns ficam preocupados que os seus convidados façam bagunça ou tirem a sua privacidade. Há até mesmo, aqueles que não querem ter uma célula em sua casa para não estragar o sofá. Mas para você ser um líder usado por Deus, você não pode ter estes medos (melindres), pois, o seu sofá, por mais bonito que ele seja não é mais importante que as pessoas.
Nossos carros, por mais que gostemos deles, não são mais importantes do que as pessoas. Aqui no Ministério Shallom, nós estamos constantemente usando nossos carros para conduzir as pessoas, leva-las as células ou aos cultos de celebração ao Senhor. Talvez você pergunte, será que isso vai estragar o meu carro? Bem, em longo prazo talvez, sim! Mas eu posso dizer a você o mesmo que certo profeta falou com o Rei Amazias: “... O Senhor Deus pode lhe dar muito mais do que isso!” (II Crônicas 25.9). Quando eu uso o que Deus me deu para honra e glória dEle e para expandir o Seu Reino, no tempo certo o Senhor nos recompensará. Se não recebermos essa recompensa aqui na terra, com certeza na eternidade a receberemos. E isso deve tranquilizar o nosso coração!

Certa vez estava conversando com um líder, e ele me contou que Deus havia lhe dado um carro grande e bem melhor do que aquele que ele tinha antes. Ele me disse: “toda vez que Deus lhe der um carro, use-o para abençoar e servir as pessoas. Quando você faz isso, Deus lhe dará um carro melhor”. Por que Deus faz isso? Para que você possa servir e abençoar a mais pessoas.

Eu tenho orado para que Deus possa abençoar aqueles em nossa congregação, que tem o coração de líderes/servos, e que ainda não têm carros, para que Deus possa presenteá-los com carros novos e grandes, para que eles possam servir aos irmãos, levando-os para as células e para os cultos de celebração, visitando os necessitados e usando essa ferramenta (o carro) para expandir o Reino de Deus.

O líder deve ser alguém que esteja disposto a se relacionar com outros seres humanos. Por exemplo, se um líder de célula não estiver apto a ter um bom relacionamento com as pessoas, não terá como ganhar vidas para Jesus e ver a sua célula crescendo e se multiplicando. É por isso que a Bíblia nos ensina que o líder deve ter um “bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo” (II Timóteo 3.7).
 Se você não convidar novas pessoas para irem á sua célula, dificilmente elas irão por si mesmas.                                                           É Por isso que o líder de célula deve ter um bom relacionamento com as pessoas.

Há alguns dias, um dos meus discípulos, que trabalha em uma multinacional, estava compartilhando comigo que muitas vezes ele é premiado como “o melhor vendedor do mês”, pois vende muito. Ele me disse que um dos seus segredos é que ele oferece o produto para dez pessoas para no final vendê-lo a apenas uma.  

Para ser bom vendedor, esse discípulo deve gostar de se relacionar com muitas pessoas. Ele precisa ter paciência para conversar e apresentar os detalhes do produto para dez pessoas, mesmo sabendo, que no final, geralmente, apenas uma delas efetuará a compra.
 Agora imagine se ele ficasse desanimado por que cerca de nove pessoas desistirão da compra, e não oferecesse o produto com ânimo para elas. Certamente ele não seria um dos melhores vendedores da sua empresa. Fazendo uma comparação, para fins didáticos, podemos dizer que como líder, talvez você precise se relacionar com dez pessoas (e convidá-las à sua célula) para conseguir levar pelo menos uma delas a Cristo, fazendo dessa pessoa um verdadeiro discípulo de Jesus (Mateus 28.19-20). Porém aquele que se torna um discípulo de Cristo tem dentro de si o potencial para fazer novos discípulos. É dessa forma que o número de discípulos do Senhor Jesus se multiplica (Atos 6.1, 7). Assim como André, levou Pedro, seu irmão, a Jesus, CADA NOVO DISCÍPULO TEM O POTENCIAL PARA TRAZER NOVAS PESSOAS A CRISTO.

”André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido a Jesus. O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: "Achamos o Messias" ( isto é, o Cristo ). E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: "Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas" ( que significa Pedro )” (João 1:40-42).

Porém tudo começa quando o líder deseja se relacionar com as pessoas e aproveitar cada oportunidade para conduzi-las a Cristo. Portanto seja um líder de relacionamento.

Se você é um líder de célula, anfitrião ou frequenta a célula, durante a semana, nos contato que você tiver, lembre-se de convidar novas pessoas para a sua célula. Talvez a pessoa pergunte: “o que é célula?” Então você explica que a célula é um pequeno grupo de pessoas que se reúne numa casa para louvar a Deus, compartilhar a Sua Palavra e desfrutar de uma comunhão verdadeira uns com os outros.

Toda vez que você for à célula ou ao culto de celebração ao Senhor, deve convidar alguém para ir junto com você. Por exemplo, em uma das nossas reuniões dos doze, que é uma reunião voltada para líderes, uma irmã convidou sua amiga não crente para participar, depois da reunião essa irmã me procurou e falou que sua amiga gostaria de falar comigo. Então eu me sentei para ouvi-la, e ela falou comigo de algumas questões pessoais. E enquanto eu a aconselhava aproveitei a oportunidade para evangelizá-la e compartilhar com ela o amor de Cristo. Depois de ouvi-la e falar com ela sobre o amor de Deus, convidei-a a entregar sua vida a Jesus, o que ela fez com lágrimas.
Mas se nossa irmã não tivesse convidado a sua amiga para participar dessa reunião, ela não teria tido a oportunidade para receber a Cristo. Por isso, é muito importante que você sempre convide um amigo para participar da célula ou dos cultos que são realizados no templo.

Por isso, toda vez que a gente for ao culto de celebração ou à célula, temos o desafio de levar uma oferta muita valiosa para Deus. Que oferta é essa? Pessoas (almas, vidas, gente). Se quisermos ganhar almas, devemos ter um bom relacionamento com as pessoas. A grande maioria delas quando se converte a Jesus, faz isso através de um relacionamento com um discípulo apaixonado por Cristo. O seu círculo de relacionamento (amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho, faculdade e escola etc) é o seu campo missionário. Não é o único, mas é por onde você deve começar.
Por isso seja um líder relacionável. 

3º) O LÍDER DEVE SER SEGURO

Um líder precisa ser seguro. Ele não pode ter medo de trabalhar ao lado de pessoas talentosas e inteligentes em sua equipe. Um líder não pode ter medo de levantar outros líderes.
 À medida que a sua célula começar a crescer, você precisa ter segurança. Nossa maior missão é fazer de cada um dos discípulos de Jesus que cuidamos um líder-servo que possa cuidar de outras vidas. A missão do líder é gerar novos líderes. Quando os novos líderes começaram a se destacar pelo seu crescimento espiritual, dê glória a Deus! Pois você foi o instrumento que Deus usou para gerar esses líderes.
Meu sonho é que todos os meus filhos/discípulos sejam líderes maiores e melhores do que eu. Que eles conquistem mais do que eu, que preguem mais, que ganhem mais almas para Jesus do que aquelas que tenho ganhado e que possam ir mais longe. Porém eles nunca deixarão de ser meus filhos e essa deve ser a minha alegria. Foi isso que Paulo disse aos coríntios: “Mesmo que vocês tivessem milhares de mestres na fé cristã, não poderiam ter mais de um pai. Pois, QUANDO LEVEI A VOCÊS O EVANGELHO, que ME TORNEI O PAI DE VOCÊS na vida que vivem em união com Cristo Jesus”. (I Coríntios 4.15 NTLH ênfase minha)
O líder precisa ver o discípulo como um filho. Quando você, por meio do evangelho, gera um filho, por mais que ele cresça e se torne um líder que faça coisas maiores do que as que você tem feito, ele nunca deixará de ser seu filho.
 Eu desejo que meus filhos biológicos cresçam mais que eu em todos os aspectos das suas vidas (exceto na estatura física). É o mesmo que eu desejo para meus filhos/discípulos.
Os discípulos são como filhos, por isso você precisa ser um líder seguro para não ficar enciumado quando eles começarem a crescer. Na verdade é o líder que deve estimular o discípulo a crescer. Talvez você diga: “e se meu discípulo me ultrapassar?” Então, dê glória a Deus por isso, pois você foi o instrumento de Deus que tocou a vida do discípulo que irá mais longe que você. Na verdade, se isso acontecer, você terá cumprido a sua missão de forma plena.
Jesus era um líder seguro, olha o que ele diz a respeito dos seus discípulos: “Eu afirmo a vocês que isso é verdade: Quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu pai”. (João 14.12 NTLH).
O meu pai na fé, Rafael, foi a pessoa que Deus usou para me ganhar para Jesus. E Deus por sua graça me permitiu ir um pouco mais longe do que ele. Porém, ele se sente extremamente realizado e feliz por ter como filho espiritual, um pastor que cuida de vidas.
Há alguns dias ele me convidou para pregar na igreja em que ele congrega (ele pediu autorização ao seu pastor) e ele ficou muito feliz quando me viu pregando ali.

Neste momento eu aproveitei para honrá-lo e lembrar-lhe do seu esforço em favor da minha vida e ministério. Na verdade ele não apenas me ganhou para Jesus, mas me consolidou e investiu em meu ministério. Foi ele que me incentivou a fazer o meu primeiro curso teológico. Na época eu não tinha dinheiro, mas ele comprou a minha farda, e ainda me ajudava a pagar as mensalidades e os livros. Na verdade ele foi um verdadeiro pai para mim. Então, eu sou o que sou hoje, porque nos meus primeiros anos de fé em Cristo, esse líder cuidou de mim como um pai cuida de um filho.

Hoje eu tenho como mentor e pai espiritual, o Ap. Joselito Aragão, um grande homem de Deus com quem tenho caminhado e aprendido muito nestes últimos 13 anos. Ele é um verdadeiro referencial para mim, não apenas no quesito ministerial, mas também em outras áreas da minha vida. Ele é um exemplo de líder seguro. Constantemente nos orientando a crescer e sonhando com o nosso crescimento. Mas o que mais me impacta na vida do Ap. Joselito é a sua fome e sede pela Presença de Deus. Esse é um legado poderoso que ele tem deixado para a minha vida.

A minha esposa é minha filha na fé, minha discípula, (eu ganhei-a para Jesus, fiz o seu batismo e comecei o seu discipulado) e eu invisto para que ela cresça espiritualmente e também em outros aspectos da sua vida. Por exemplo: Quando nos casamos ela não gostava de estudar e eu comecei a motivá-la, e a fazê-la sonhar também com o crescimento intelectual, a gostar de lê. E hoje, graças a Deus, ela conseguiu romper neste quesito. Desde então, ela concluiu o ensino médio, concluiu a faculdade teológica e está concluindo a faculdade de psicologia, e tornou-se verdadeiramente uma autodidata. Eu fico extremamente feliz em vê-la crescendo. Assim como fico feliz com o crescimento de cada um dos meus filhos/discípulos. Eu gosto muito de sentar e ouvir um dos meus discípulos (líderes que formei) pregando a Palavra de Deus. É muito bom vê-los crescendo e se desenvolvendo em todas as áreas (não apenas nas áreas ministeriais), eu me sinto muito realizado.

Seja um líder seguro
Um líder seguro confia em Deus, confia naquilo que Deus realizou em sua própria vida, ou seja, aquilo que Deus o fez ser, e confia também nos discípulos que Deus colocou debaixo dos seus cuidados.
 Alguns dias ouvir uma frase interessante: “Quando você descobre quem você é, não gasta tempo naquilo que você não é”. Isso é interessante, pois enquanto você não descobre quem é (quem Deus lhe fez ser), você fica gastando energia naquilo que você não é, tentando imitar outras pessoas, e tentando operar através de dons que você não tem. Mas quando você descobre o que você é, quais são os seus dons e como Deus lhe usa, neste momento, você se trona um líder seguro, pois você descobre qual é o seu verdadeiro lugar no corpo de Cristo. E será aí que você vai fluir.
Um líder seguro deve confiar em Deus, confiar naquilo que Deus fez em sua própria vida e confiar nos seus discípulos, a ponto de delegar tarefas a eles. Talvez você diga: “e se os meus discípulos me decepcionarem”. Bem, isso pode acontecer e faz parte do nosso treinamento, porém nós não podemos ter medo disso.
 Em cerca de 17 anos de ministério pastoral eu já passei por essa experiência algumas vezes. É verdade: dói, dói muito; mas não podemos desistir do nosso ministério porque algumas pessoas (às vezes algumas bem próximas), nos decepcionaram, magoaram, abandonaram ou traíram, pois quem nos chamou foi Jesus (e não pessoas) e é a Ele que prestaremos contas do nosso ministério.

Não se esqueça disso, você é um líder escolhido por Jesus. Foi Ele que lhe escolheu, foi Ele que lhe chamou, é Ele que lhe capacita e será Ele que lhe recompensará. Jesus disse: “não foram vocês que me escolheram, pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem frutos e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome”. (João 15.16 NTLH).

Existem muitas pessoas que precisam do toque de Deus através da nossa vida, por isso nós não podemos ficar presos em decepções do passado. Àqueles que nos decepcionaram ou nos abandonaram, nós devemos perdoá-los em nome de Jesus e seguir em frente, pois Deus deseja nos usar poderosamente para abençoar com o evangelho de Cristo a muitas outras pessoas.

Nós não podemos privar das bênçãos de Deus em Cristo, às novas pessoas que Deus colocou em nossa vida, por causa de decepções com pessoas do passado. Há muita gente que ainda não se converteu, mas quando Deus usar você para trazê-las a Jesus, o Senhor lhes dará um caráter fiel. Deus lhe dará muito discípulos fieis para compensar a dor que você sofreu por aqueles que não foram fieis e não honraram a missão de Deus em sua vida. Serão discípulos fieis na honestidade, nos relacionamentos, fieis aos seus pais espirituais e acima de tudo fieis ao próprio Deus.

Infelizmente há alguns líderes de célula que se encontram desanimados ou desistidos. Alguns deles já lideraram uma célula com muita graça de Deus, e hoje não querem liderar mais por causa de uma decepção. Talvez como líder, você ganhou algumas pessoas para Jesus, que foram embora, que não demostraram gratidão, que romperam a aliança, porém o que mais importa é que você foi o instrumento que Deus usou para conduzir aquela pessoa a Cristo.
Se você é um líder cheio da Graça e do Espírito de Deus, não tem como uma pessoa passar por você (ser ministrado, acompanhado, consolidado e discipulado) e não ser marcado por algo bom de Deus que estar em sua vida. Ainda que essa pessoa não reconheça, aonde ela for, levará consigo este sinal: Deus abençoou a vida dela através de você.
 Você foi o instrumento que Deus usou e isso deve consolar o seu coração.

4º) O LÍDER DEVE ESTAR DISPONÍVEL PARA SERVIR
 “Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas” (I Pedro 4.10 ênfase minha).

Como líder você deve estar disposto a servir, e você serve com os dons que recebeu. Por exemplo, não queira servir ninguém como cozinheiro se você não tem o dom de cozinhar. Se você me chamar para construir a sua casa, sinto muito, mas não poderia servi-lo desse modo, pois eu não sou pedreiro. Não tenho habilidade para construção. Mas se você me chamar para orar, pregar, ensinar, aconselhar e ajudar na formação de novos líderes, conte comigo! É nesses dons que eu sirvo. Tentar servir alguém fora da área do seu dom pode ser trágico. Imagine o que pode acontecer se alguém tentar servir aos outros como médico sem ter recebido treinamento e habilidade em medicina.
Por isso devemos servir na área dos dons que recebemos de Deus (onde temos habilidade, talento e capacidade que nos foram concedidas por Deus). Porém não podemos nos esquecer de que OS NOSSOS DONS SÃO PARA SERVIR AOS OUTROS E NÃO PARA SEREM USADOS EM BENEFíCIO PRÓPRIO. Nós servimos com os dons que Deus nos deu.

(Nota: Quando eu faço referência aos dons que Deus nos deu, isso não significa que se exclui a necessidade de aprendizado e treinamento. Muitos dos dons que Deus nos deu, estão em forma de embrião ou semente, por isso devemos nos dedicar a fim de que esses dons cresçam em nós, para que sejamos cada vez mais úteis a Deus e as pessoas a quem Ele nos enviar).

Nós devemos ser líderes-servos. Esse, com certeza, é um dos quesitos que a liderança secular difere da liderança cristã. Um homem ímpio deseja ser líder para mandar (manipular) nos outros, mas UM DISCÍPULO DE JESUS DESEJA A LIDERANÇA PARA SERVIR aos outros.

Jesus disse: “... os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles, e os poderosos mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante que sirva aos outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja escravo de vocês. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente”. (Mateus 20.25b-28).        


Vimos neste estudo, que é o primeiro dessa serie sobre liderança, quatro características fundamentais na vida de um líder de célula. Moldável, relacionável, seguro e servo são requisitos extremamente necessários na vida daqueles que desejam ser usados pelo Senhor para ganhar pessoas para Jesus e trabalhar em sua Santa Seara. Que o Senhor Jesus, desenvolva em você, por meio da Sua graça, cada uma dessas características, e que você possa ser um líder que Deus usa, um trabalhador incansável na Sua seara.