Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, setembro 06, 2016

Como manter-se inspirado diante das adversidades

Ministério Shallom - Estudo para Célula - Pr. Josivaldo Oliveira.

COMO NOS MANTER INSPIRADOS DIANTE DAS ADVERSIDADES
(Isaías 41:10). 

Vivemos dias desafiadores, as vezes parece que tudo conspira para que fiquemos abatidos, desanimados e tristes. Paulo disse que houve momentos que ele se desesperou até da própria vida. Isso pode acontecer com qualquer um de nós. Porém encontramos na palavra de Deus orientações (princípios poderosos) que são capazes de nos manter inspirados mesmo diante de terríveis adversidades.
Inspirar deriva-se de "in" "spiro", "soprar para dentro". Podemos por assim dizer, que estar inspirado é ter o sopro de Deus dentro de nós. Portanto, estar inspirados é estar vivo e nos sentir vivos. 

Princípios divinos para nos manter inspirados: 

1) Ter um relacionamento pessoal com Deus diariamente. (Mateus 6:6)

a) Para ter um relacionamento pessoal com Deus, a primeira coisa a fazer é entregar a vida Cristo e nos tornar um filho de Deus (João 1:12). 

Jesus é a porta de acesso a Deus 
"eu sou o caminho, a verdade e a vida ninguém vem ao Pai a não ser por mim " (João 14:6).
 "… Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem". (I Timóteo 2:5) 

B) Ore — a Bíblia nos ensina a orar sem cessar (I Ts 5:17). 

C) Cante ao Espírito Santo. " Está alguém contente, cante louvores… " (Tiago 5:13). " Servir ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico ". (Salmos 100: 2). 

Paulo e Silas descobriram que orar e louvar a Deus é uma forma de se manter inspirado mesmo diante de terríveis tribulações. 

"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam". (Atos 16: 25). 

D) Ouça a voz de Deus por meio da meditação da palavra. Medite na palavra de Deus todos os dias. Ouvir a voz de Deus nos mantém inspirados. Lembra de Josué? Ele estava desanimado depois da morte de Moisés, mas o Senhor falou com ele e ele ouviu a voz de Deus e isso o inspirou. (Josué 1:1-9). 

Eu criei o hábito de ouvir pregações da palavra de Deus e isso me inspira muito. Eu costumo ouvir o apóstolo Renê Terra Nova, pastor Mike Murdock, dr. Myles Murroe, pastor Paulo Mazzoni, pastor Luciano subirá, pastor Abe Huber, entre outros homens de Deus que me inspiram.

2) Evite ouvir notícias ruins. 
Como vamos nos manter inspirados ouvindo notícias ruins? A notícia ruim rouba paz, roubar alegria, deixa o coração apavorado e pode nos privar de grandes vitórias. 

Geralmente os comentaristas (jornalistas) dão uma ênfase exagerada a questões negativas. 

Por ouvir um relatório negativo sobre a terra prometida, o povo de Israel deixou de entrar na terra que Deus lhes preparou (Números capítulos 13 e 14). 

Não se esqueça de que Evangelho é boa notícia. 

Notícia ruim é fábrica de medo, mas o evangelho produz esperança. Portanto, não ouça nada negativo, não ouça fofocas ou comentários negativos acerca de quem quer que seja, porque estas coisas não mantém você expirado. 

"Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que o seus lábios falem dolosamente" (I Pedro 3:10).

3) Alimente os sonhos que o Espírito Santo plantou em seu coração. 

"E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharam e vossos jovens terão visões ". (Joel 2:28). 

Sonhos e visões são a linguagem do Espírito Santo. Qual é o sonho que você tem em seu coração? Sonho de ver toda sua família salva? De ver os filhos rendidos ao Senhor? De ser poderosamente usado por Deus? De ver a sua célula crescendo e se multiplicando? De realizar grandes coisas para Deus? De ver Jesus voltar e estabelecer o seu reino de forma plena na terra? Etc… 

sonhar é como tirar uma fotografia do seu futuro. Deus fez Abrão olhar para as estrelas para renovar o sonho dele de uma descendência poderosa (Genesis 15:1-6). 

Conclusão: 
Os dias são trabalhosos e às vezes tudo parece conspirar para nos manter desanimados, mas precisamos nos voltar para a palavra de Deus, pois é nela que encontramos os princípios poderosos para nos manter inspirados e renovados. Hoje vimos três princípios: Ter um relacionamento pessoal com Deus diariamente, não ouvir coisas negativas e alimentar os sonhos que o Espírito Santo gerou em nós. 

  1. Deus nos deu as ferramentas, mas a decisão de nos manter inspirados é nossa. Então qual a sua decisão? Permanecer abatido, desanimado ou se inspirar em Deus? Hoje o Senhor quer nos inspirar (soprar dentro de nós a sua vida) eu recebo e você recebe?