Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, março 28, 2023

UMA PODEROSA ORAÇÃO

 MINISTÉRIO SHALLOM - ESTUDO PARA CÉLULA

UMA PODEROSA ORAÇÃO - EFÉSIOS 1:15-23


Esse trecho  da epístola de Paulo aos Efésios, traz o registro da Oração do Apóstolo em favor dos seus discípulos em Éfeso. Através dessa oração podemos aprender lições espirituais poderosas para orientar não apenas as nossas intercessões e orações, a fim de que elas sejam mais eficazes, mas, também, a nossa vida como um todo.  


LIÇÕES DO TEXTO: 


1 . FÉ E AMOR SÃO DUAS EVIDÊNCIAS DO NOVO NASCIMENTO (V.15)


“Por essa razão, desde que ouvi falar da que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos…” (Efésios 1:15). Todo aquele que de fato nasceu espiritualmente de Deus, através de Cristo Jesus Nosso Senhor, deposita sua fé única e exclusivamente nEle (Atos 4:12, 1 Timóteo  2:5).  Além disso, o verdadeiro cristão recebe pelo Espírito de Deus a capacidade sobrenatural de amar os irmãos.  Por isso, fé no Senhor Jesus e amor verdadeiro aos irmãos é a prova de que nascemos de Deus.  “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 João 4:8).




2 . AÇÕES DE GRAÇAS E INTERCESSÃO (V.16)


“Não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações” (Efésios 1:16). Esses são dois ingredientes poderosos em nosso momento de oração em favor daqueles a quem amamos. Precisamos ser gratos a Deus por cada pessoa por quem oramos. Mesmo as pessoas difíceis estarão cumprindo um propósito, o de nos tornar mais dependentes de Deus e, consequentemente, mais humildes. Nós não podemos transformar as pessoas. Apenas Deus pode. Quando rendemos graças ao Senhor, isso é um ato de fé, pois cremos que ele está ouvindo a nossa oração e nos responderá. Interceder é fazer menção de uma pessoa em oração, ou lembrar-se dela, diante de Deus. Isso também é uma maravilhosa expressão de amor. 


3 . OBJETIVOS DA ORAÇÃO:

  1.  PARA QUE DEUS CONCEDA ESPÍRITO DE SABEDORIA E REVELAÇÃO (V17, LEIA. ISAÍAS 11:2).

“Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele”. (Efésios 1:17). Todo crente precisa da sabedoria espiritual que vem de Deus, e revelação da palavra (Tiago 3:17).  Devemos orar tanto por nós mesmos como pelos outros para que Deus nos dê esse tipo de sabedoria (Tiago 1:5) e também para que abra a porta da revelação da palavra de Deus para nós (Ap. 1:1-3), isso não significa uma nova revelação, mas entendermos com profundidade o que Deus nos revela em sua preciosa palavra para cada área da nossa vida presente e futura (Deuteronômio 29:29).


  1. PARA QUE OS OLHOS ESPIRITUAIS SEJAM ILUMINADOS (OU SEJA, SE ABRAM), PARA CONHECER AS RIQUEZAS QUE POSSUÍMOS EM CRISTO (V18). 

“Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos” (Efésios 1:18). Um discípulo do Senhor Jesus Cristo não pode ser espiritualmente cego, míope, ou ter uma visão embaçada.  Precisamos enxergar com clareza,  e ter uma percepção nítida do mundo espiritual.  Entender que o mundo espiritual é mais real do que o mundo físico. Pois, o mundo físico é uma expressão do mundo espiritual.  Enxergar com clareza qual é a nossa herança e riqueza em Cristo Jesus. Portanto, devemos orar para que isso aconteça não apenas conosco, mas, também, com aqueles a quem amamos e por quem intercedemos.


  1. PARA QUE SE CONHEÇA O PODER QUE ESTÁ DISPONÍVEL AOS QUE CRÊEM (V.19). 

“E a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força”. (Efésios 1:19). Cada crente em Jesus Cristo tem à sua disposição o poder de Deus.  Por isso nenhum de nós precisa ser escravo do império das trevas, do pecado (ódio,  medo, pornografia, vícios, imoralidade sexual, etc…) Em Cristo Jesus somos totalmente livres das cadeias espirituais que nos prendiam, pelo Poder de Deus disponível a nós. 


Mas que Poder é esse?


  • É O MESMO PODER QUE O PAI LIBEROU PARA RESSUSCITAR O SENHOR JESUS DENTRE OS MORTOS (V.20).Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, (Efésios 1:20). Podemos dizer que essa foi uma expressão de poder muito maior do que a que Deus usou na criação do universo. 


  •  É O MESMO PODER QUE FEZ O SENHOR JESUS SER EXALTADO ACIMA DE TODO PRINCIPADO E POTESTADE (V. 21).Muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir”. (Efésios 1:21). Todos os seres do universo (espirituais ou físicos) estão sujeitos ao domínio de Cristo.


  •  É O MESMO PODER QUE FEZ COM QUE O SENHOR JESUS SE TORNASSE CABEÇA DE TODAS AS COISAS E DA IGREJA.Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja” (Efésios 1:22).Toda criação está sujeita a Cristo. Ele é o cabeça de todas as coisas, mas de modo muito especial e particular, ele é o cabeça da igreja. Isso significa que é Cristo Jesus que está no comando da sua igreja. “Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia” (Colossenses 1:18).


  •  É O MESMO PODER QUE TORNOU A IGREJA O CORPO E A PLENITUDE DE CRISTO (V. 23). Que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância”. (Efésios 1:23). Isso é maravilhoso! A igreja é o corpo de Cristo, é a plenitude dele. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. (1 Cor 12:27). Não podemos dizer que amamos ao Senhor Jesus se não amamos o seu corpo, a sua igreja.  Imagine se eu disser para minha esposa que amo apenas  a sua cabeça, mas não amo o seu corpo, como ela se sentiria? Certamente triste e aborrecida.  De modo semelhante ao declararmos o nosso amor por Jesus, a cabeça, nós precisamos amar também a igreja, o seu corpo.  A igreja não é um prédio, ou um templo.  A igreja é a reunião das pessoas que creem no Senhor Jesus Cristo e O adoram (aqui no Ministério Shallom, nos reunimos nas células e no templo). “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros”. (Romanos 12:4:5).


Amar a igreja significa que nós estamos envolvidos nela, que entendemos que somos parte dela. "Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo” (1 Cor 12:12). Amar a igreja é se envolver com seu progresso e crescimento, é trabalhar para servir o corpo de Cristo, é orar pela sua unidade, é congregar ( é estar reunidos com os demais irmãos que fazem parte do corpo de Cristo, para adorarmos juntos, edificação mútua, aprendermos a amar, perdoar, etc… Hebreus 10:25).  Não podemos ser cristãos distantes, isolados, ermitões ou eremitas (Provérbios 18:1). Precisamos estar inseridos no corpo de Cristo, envolvidos com o corpo de Cristo. A igreja é o corpo de Cristo!  O Senhor Jesus ama o seu corpo, e nós também precisamos  amá-lo. “Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo” (Efésios 5:29-30).


CONCLUSÃO


Quando aprendemos a orar na dependência do Espírito Santo, conforme o apóstolo Paulo nos ensina nesse texto, podemos desfrutar de todas essas realidades espirituais em nossa própria vida.  Também devemos orar para que as pessoas à nossa volta conheçam a Cristo Jesus em toda a sua plenitude, tenham os seus olhos espirituais iluminados pelo Espírito de Deus e desfrutem de todas as bênçãos que o Senhor planejou para suas vidas em Cristo .


AGENDA SHALLOM:

02 DE ABRIL HAVERÁ PÓS ENCONTRO


Nenhum comentário:

Postar um comentário