Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, junho 20, 2023

COMO DEVE SER O ANDAR DO CRISTÃO? EFÉSIOS 5:1-21

 MINISTÉRIO SHALLOM -  ESTUDO PARA CÉLULA

 

COMO DEVE SER O ANDAR DO CRISTÃO?  EFÉSIOS  5:1-21


O verbo andar aparece algumas vezes neste capítulo, quando uma palavra é repetida várias vezes no mesmo texto sagrado significa que o autor está dando ênfase a um princípio espiritual.  Nesse contexto, andar é uma metáfora para o nosso estilo de vida como cristãos, ou seja, nosso comportamento. 


Mais uma vez quero lembrar que nos primeiros três capítulos de Efésios Paulo nos fala sobre a nossa identidade em Cristo, para só depois, a partir do Capítulo 4, nos falar sobre o nosso estilo de vida. Isso significa que se entendemos quem nós somos em Cristo fica mais fácil compreendermos qual deve ser o nosso comportamento. 


Imagine a Rainha Elizabeth ensinando o seu filho o Príncipe Charles: “Filho,  você é um príncipe!  Um príncipe anda dessa maneira… Um príncipe deve se assentar à mesa deste modo… Um príncipe deve falar com segurança… Um príncipe deve ter boa etiqueta… Você é um príncipe e um dia você será o rei da Inglaterra, etc…” . 


Você percebe? O comportamento do príncipe deveria estar ligado à identidade dele.  Assim também é conosco.  Nosso comportamento está ligado com quem nós somos em Cristo. Somos filhos de Deus (Ef 1:5),  abençoados (Ef. 1:3), amados (Ef.1:5),  aceitos na família espiritual (Ef 1:11), estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais (Ef 2:6) etc…  por isso o nosso comportamento deve ser a altura da nossa identidade em Cristo. 


COMO DEVEMOS ANDAR? 


1 ) ANDAR EM AMOR ( EFÉSIOS 5:1-2)


“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e andem em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus” (Efésios 5:1-2).


2 ) ANDAR EM SANTIDADE ( EFÉSIOS 5:3-7)


“Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Portanto, não participem com eles dessas coisas” (Efésios 5:3-7).



3 ) ANDAR COMO FILHOS DA LUZ (EFÉSIOS 5:8-14)


“Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Andem como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas. Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti" (Efésios 5:8-14).



4 ) ANDAR COM SABEDORIA ( EFÉSIOS 5:15-21) 


Tenham cuidado com a maneira como vocês andam; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo” (Efésios 5:15-21).


.


Nenhum comentário:

Postar um comentário