Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, julho 25, 2023

UMA IGREJA EM CRISE - 1 CORÍNTIOS 1: 1-17

MINISTÉRIO SHALOM ESTUDO PARA CÉLULA


 UMA IGREJA EM CRISE -  1 CORÍNTIOS 1: 1-17 


A primeira epístola aos Coríntios foi escrita pelo Apóstolo Paulo sob a inspiração do Espírito Santo, não apenas para trazer orientações quanto a questões importantes relacionadas à fé, mas também com propósito de corrigir sérios problemas que estavam ocorrendo na igreja de Corinto. A igreja de Corinto havia assimilado muito da Cultura do mundo a sua volta, o que acarretou em sérios problemas que precisam da devida correção.  Em muitas cartas Paulinas o apóstolo escreve com propósito de corrigir a questão do legalismo, mas na igreja de Corinto o problema não era o legalismo mas sim a licenciosidade. 


VEJAMOS ALGUMAS LIÇÕES IMPORTANTES DESSE TEXTO:


1 ) AUTORIDADE APOSTÓLICA (V.1)

“Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes”. (1 Coríntios 1:1)

 

Paulo afirma o seu chamado, na verdade todos os ministros de Deus devem ter essa convicção do seu chamado. Nossa autoridade deriva dessa convicção. Tudo que fizermos no reino de Deus devemos fazer na convicção que fomos chamados por Deus para fazer o que fazemos. 


2 ) IGREJA É DE DEUS (VV.2,3)


“à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. (1 Coríntios 1:2,3).


Apesar de todos os problemas e fraquezas da igreja de Corinto, Paulo reconhece que essa igreja é de Deus.  O Senhor é dono da igreja e é ele mesmo que vai tratar com ela através de sua Palavra ( veja Ef 5:26).


3 ) UMA IGREJA ENRIQUECIDA DE GRAÇA, CONHECIMENTO E DONS (VV.4-9).


“Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus. Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado. Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. (1 Coríntios 1:4-9)



4) UMA IGREJA QUE PRECISA APRENDER A VIVER EM UNIDADE (VV.10-17)


“Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo". Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Vocês foram batizados em nome de Paulo? Dou graças a Deus por não ter batizado nenhum de vocês, exceto Crispo e Gaio; de modo que ninguém pode dizer que foi batizado em meu nome. ( Batizei também os da casa de Estéfanas; além destes, não me lembro se batizei alguém mais. ). Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus. (1 Coríntios 1:10-17).


  • Havia divisão por causa do culto à personalidades (Vv.12-13)

  • Havia divisão por causa do batismo (Vv 14-17). Precisamos tomar o cuidado para não transformarmos um símbolo na realidade das coisas. 

  • A cruz de Cristo é a cura para nossa divisão (V.17).


  • A cruz de Cristo destrói o nosso orgulho que é a base para nossas divisões, brigas, contendas, rachas  etc… 






Nenhum comentário:

Postar um comentário