Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, fevereiro 04, 2024

COMO ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS? - HEBREUS 4:12

 COMO ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS? - HEBREUS 4:12


“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração”. (Hebreus 4:12)



Não há maneira melhor de conhecer a Deus, o seu caráter, sua natureza, sua bondade e o plano  que Ele tem para você do que estudando a Sua Palavra viva.


Mas infelizmente muitas pessoas não fazem isso. Muitos cristãos chegam a dizer: “Eu tento ler a Bíblia, mas acho muito chato" ou “eu realmente não consigo aplicá-la na minha vida”.


A principal razão porque muitos cristãos não estudam a Bíblia fielmente é porque eles não sabem como fazer isso.


Muitos de vocês estão se perguntando por onde começar a estudar a Bíblia e como posso fazer isso.


Alguns começam lendo a Bíblia no livro de Gênesis,  depois Êxodo, depois Levítico…  quando chegam em Levítico eles param a leitura porque acham muito entediante. 


Outros têm o seu próprio método: Eles abrem a Bíblia num texto aleatório colocando o dedo sobre o primeiro versículo que aparece para a ler. Eles dizem: Eu vou abrir minha Bíblia aleatoriamente e vou colocar o meu dedo no primeiro versículo que aparecer e o que esse versículo mandar fazer eu vou fazer. Isso é muito arriscado porque eles podem encontrar muitos versículos fora do contexto.


Exemplo:


“Coma o pão como você comeria um bolo de cevada; asse-o à vista do povo, usando fezes humanas como combustível". (Ezequiel 4:12).



Por isso é muito importante estudar a bíblia de forma correta.  A palavra de Deus é poderosa.  Ela transforma você, e concede poder para vencer, renova a sua mente, lhe protege, constrói a sua fé… Hebreus 4:12 


COMO ESTUDAR A BÍBLIA?


1. ESCOLHA UMA TRADUÇÃO QUE VOCÊ ENTENDE

SUGESTÃO: NVI, NTLH


 2. ESCOLHA UM TEMPO, UM LUGAR  E UM PLANO DE ESTUDO


 3. ENTENDA O CONTEXTO


 4. LEIA DEVAGAR E FAÇA PERGUNTAS


 5. ORE A DEUS PARA FALAR COM VOCÊ E APLIQUE A SUA VIDA O QUE ELE TE MOSTROU 


"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda". (Mateus 7:24-27).


“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.  (Tiago 1:22-25)


Nenhum comentário:

Postar um comentário