Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, março 16, 2024

A IGREJA EM CÉLULAS COMO MODELO BÍBLICO PARA O CUMPRIMENTO DA GRANDE COMISSÃO - ATOS 5:42

 

A IGREJA EM CÉLULAS COMO MODELO BÍBLICO PARA O CUMPRIMENTO DA GRANDE COMISSÃO - ATOS 5:42

Introdução:

 "O que é a igreja para você?". Vejamos as seguintes questões:

  • A igreja é um prédio?

  • A igreja é o pastor?

  • A igreja é a música?

  • A igreja são as tradições?

  • A igreja são os ministérios?

Embora todas essas coisas sejam importantes, elas não definem o que é a igreja. A igreja é composta por pessoas que foram salvas pela graça de Deus, por meio da fé no Senhor Jesus Cristo (Ef 2:8-10) e que se uniram com o propósito de amar a Deus e amar ao próximo, estando comprometidas em seguir a Cristo e em fazer a diferença no mundo (Mt. 5:13-14).

A natureza da igreja:

A igreja não se resume ao prédio, mas é o corpo de Cristo composto por todos os crentes:

Efésios 1:22-23: "E ele pôs tudo sob os seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que tudo preenche em todas as coisas."


Todos os membros da igreja são chamados a servir e usar seus dons para o crescimento do corpo:

1 Coríntios 12:4-11: "Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes tipos de operações, mas é o mesmo Deus que opera em todos eles, em cada um, repartindo a cada um individualmente como ele quer. A cada um é dada a manifestação do Espírito para o bem comum. A um é dada, pelo Espírito, a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento, segundo o mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; a outro, interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo a cada um individualmente como ele quer."

  1. A necessidade de mudança:

O modelo tradicional de igreja centralizado no pastor não é suficiente para alcançar o mundo de hoje.

É necessário um modelo que envolva e mobilize todos os membros para a ação.


  1. Características da Igreja em Células:

  1. Retorno ao sacerdócio universal dos crentes: Todos os membros exercem seu ministério:

1 Pedro 2:5, 9: "também vós mesmos, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."


  1. Evangelismo pessoal: Foco no contato pessoal e na construção de relacionamentos:

Mateus 28:19-20: "Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho ordenado. E eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos."

  1. Células - Pequenos grupos: Comunhão, discipulado e cuidado pastoral:

Atos 2:42-47: "Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos”. (Atos 2:42-47).



  1. Descentralização ministerial: Liderança compartilhada e treinamento de novos líderes:

Efésios 4:11-16: “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. (Efésios 4:11-16).



Ilustrações:

  • Exemplos de como a Igreja em Células está impactando vidas e comunidades.

  • Testemunhos de pessoas que se envolveram em pequenos grupos e foram abençoadas.

Conclusão:

  • A Igreja em Células é um modelo bíblico e eficaz para alcançar o mundo com o Evangelho.

  • É um chamado para todos os membros da igreja se unirem e se comprometerem com a missão de Deus.

  • Desafio: Todos nós devemos nos envolver em um pequeno grupo e fazer a diferença no mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário