Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, junho 23, 2024

COMO LIDAR COM OS SENTIMENTOS E EMOÇÕES - MARCOS 12:29-30

 COMO LIDAR COM OS SENTIMENTOS E EMOÇÕES  -  MARCOS 12:29-30

 

“Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças” (Marcos 12:29-30).


O foco desta mensagem é como gerenciar nossas emoções de acordo com os ensinamentos bíblicos. Marcos 12:29-30 enfatiza a importância de amar a Deus de todo o coração, alma, mente e força. Isso nos mostra que Deus busca um relacionamento intenso conosco, um relacionamento que envolve nossas emoções e não apenas o nosso intelecto.


ENTENDENDO MINHAS EMOÇÕES:


1 ) DEUS TEM EMOÇÕES 


  • Muitas pessoas não percebem que Deus possui sentimentos.

  • Deus experimenta alegria, tristeza, dor, ódio pelo pecado e frustração.

  • As emoções humanas são um reflexo da imagem de Deus.




2 ) MEUS SENTIMENTOS E EMOÇÕES SÃO DONS DE DEUS - 


“Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".  Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. (Gênesis 1:26)


3 ) DOIS EXTREMOS A SEREM EVITADOS:

EMOCIONALISMO: “Tudo o que importa é como eu me sinto”.

ESTOICISMO: “Sentimentos não são importantes” 


QUATRO IMPORTANTES RAZÕES PORQUE EU PRECISO APRENDER A LIDAR COM OS MEUS SENTIMENTOS E EMOÇÕES:


1 )  PORQUE QUE MINHAS EMOÇÕES NEM SEMPRE SÃO CONFIÁVEIS  


“Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte”. (Provérbios 14:12). 


2 ) PORQUE EU NÃO QUERO SER MANIPULADO 


“Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se”. (Provérbios 25:28)


Vendedores geralmente aprendem a manipular as emoções dos clientes para vender  (gatilhos emocionais) 


A FERRAMENTA FAVORITA DE SATANÁS SÃO AS EMOÇÕES NEGATIVAS -  “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé…” (1 Pedro 5:8-9a) 


3 ) PORQUE EU QUERO AGRADAR A DEUS -  


VOCÊ NÃO PODE AGRADAR A DEUS SE SUA VIDA É DOMINADA PELAS EMOÇÕES - 


“A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. (Romanos 8: 6-8).


4 ) PORQUE EU QUERO TER SUCESSO EM MINHA VIDA -  


“Morre porque não se controla: a sua grande loucura o levará à cova”. (Provérbios 5:23 NTLH); 


“para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus” (1 Pedro 4:2).


COMO FAÇO PARA ADMINISTRAR MINHAS EMOÇÕES?


A ) DÊ NOME PARA ELAS 

Às vezes você se sente como Davi no Salmo 55:2

“ouve-me e responde-me! Os meus pensamentos me perturbam, e estou atordoado: 


FAÇA PERGUNTAS:

O que eu realmente estou sentindo?

Qual é o gatilho para esse sentimento? (os cinco sentidos).

Eu não consigo dominar as minhas emoções até que as identifique pelos nomes certos.


B) DESAFIE OS SEUS SENTIMENTOS 


“Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente” (Salmo 26:2), 


“Por que você se deixa levar pelo coração…?” (Jó 15:12)


PERGUNTE:  Qual é a verdadeira razão para eu estar sentindo isso?

Este sentimento é verdade?

Esta emoção está me ajudando ou me ferindo? 


C ) MUDE  SEUS SENTIMENTOS 


“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Filipenses 2:5).


“Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”. (Zacarias 4:6). 


Você não consegue mudar suas emoções apenas com a sua força de vontade 


COMO VOCÊ PODE PERMITIR QUE O ESPÍRITO SANTO MUDE AS EMOÇÕES QUE ESTÃO FERINDO VOCÊ OU FERINDO OUTRAS PESSOAS EM SUA VIDA? 


DUAS SUGESTÕES:


I ) TODOS OS DIAS PEÇA A DEUS PARA ENCHER VOCÊ COM ESPÍRITO SANTO 


“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”. (Gálatas 5:22-23)


II ) TODOS OS DIAS PEÇA A DEUS PARA AJUDAR VOCÊ A CONTROLAR A SUA BOCA 


“Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando”. ( Provérbios 13:3)


FAÇA DA PALAVRA DE DEUS A SUA PALAVRA  


“Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”. (Salmo 119:11);  


“Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!” (Salmo 19:14). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário