Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

As Bênçãos de Deus em Cristo - Parte III

3ª Benção: Nós fomos feitos herança em Cristo Jesus (Vv.11-12) “Nele, digo, no qual também FOMOS FEITOS HERANÇA, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade, com o fim de sermos para o louvor da sua glória, nós, os que antes havíamos esperado em Cristo”(Efésios 1:11-12 Grifo do autor). Esse texto diz que em Cristo nós fomos feitos herança. Existem outros textos no Livro Sagrado que diz que Deus fez de nós Seus herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo Jesus, mas esse texto de efésios não diz que fomos feitos herdeiros, mas sim que que Nele (em Jesus) nós fomos feitos herança de Deus. (É interessante notarmos que as expressões “nele”, “no Amado”, “em Cristo” ou correlatos aparecem em torno de dez vezes neste texto). Em Jesus nós somos herança e não apenas herdeiros. Existe uma distinção entre ser herdeiro e ser herança. Herdeiro é aquele que tem direito a receber a herança. Herança são todas as bênçãos que recebemos em Cristo. Então, herança é uma dádiva que se recebe. Este texto diz que você é herança de Deus em Cristo Jesus. Você é a dádiva, o presente que Jesus conquistou e ofereceu para Deus. Somos o presente de Jesus para o Pai Jesus nos conquistou e depois de haver ressuscitado, é como se Ele tivesse chegado diante do Pai e dissesse: “Pai, eu tenho um Presente (uma dádiva, uma herança) para te oferecer que vai te agradar muito, que irá agradar em extremo o teu coração, e fará o Senhor sorri. Pai eu quero te oferecer Alex, Eliana, Valquíria, Josiane, Cledson, Orlenilton,... (escreva seu nome) ________________. Eis aqui a minha herança para ti que eu conquistei com o meu próprio sangue. Um presente para o Senhor”. É por isso que a Bíblia diz que nós fomos feitos herança, porque nós somos o presente valioso que Jesus ofereceu ao Pai quando chegou diante dEle, depois de haver ressuscitado dos mortos. Somos a conquista de Jesus para Deus. O presente que Jesus comprou com o seu próprio sangue e ofereceu para Deus. Então pare de ficar se lamentando, choramingando, se sentindo a pior pessoa, a mais inferior, menosprezada, achando que nada da sua vida dá certo. Você é precioso, você é a herança de Deus, você é a conquista que o Senhor Jesus adquiriu para Deus, para honrá-lO e alegrar o coração dEle. Ser o presente comprando para o Pai, através do sangue de Jesus Cristo, o Seu Amado Filho, é uma benção espiritual que você possui por pertencer a Cristo. Louvor dos seres celestiais Havia um louvor na boca dos seres celestiais, e o apóstolo João, que teve uma visão do céu, estava vislumbrando toda aquela atmosfera de glória. Ele percebeu que na adoração dos seres angelicais “eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e COM TEU SANGUE COMPRASTE PARA DEUS GENTE DE TODA TRIBO, LÍNGUA, POVO E NAÇÃO. Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra” (Apocalipse 5:9,10 ênfase minha). Os seres celestiais estavam adorando ao Cordeiro (Jesus) porque Ele havia sido morto e com o Seu sangue havia nos comprado para Deus. Ele nos devolveu para Deus, e nos devolveu não como mendigos, desgraçados ou malditos, mas como reis e sacerdotes. Foi isso que Jesus fez, nos restaurou e nos presenteou para Deus. Ao nos comprar Jesus atribui um alto valor a nós, pois ele não ofereceria para Deus algo que não tivesse valor. Jesus nos comprou para presentear ao Pai, então Ele entende que nós somos valiosos, não por nós mesmos, mas por aquilo que Ele fez por nós. “VOCÊS FORAM COMPRADOS POR ALTO PREÇO. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo” (I Coríntios 6:20 ênfase minha). “Custou muito caro para Deus tirá-los daquela vida sem rumo e vazia em que vocês foram criados. Ele pagou com o sangue sagrado de Cristo...” (I Pedro 1:18,19 A Mensagem). Depois de vencer todas as guerras, todas as tentações, depois de descer as partes mais baixas da terra e tomar das mãos de satanás as chaves da morte e do inferno e pisar na cabeça da serpente e esmagá-la, Jesus chega diante de Deus. Eu posso até imaginar Jesus entrando no céu depois de haver ressuscitado, enquanto Ele vai entrado pelos portais eternos, os anjos vão proclamando em alta voz o salmo 24: De um lado um coral de anjos grita: “Abram-se, ó portas eternas! Abram-se para que entre o Rei da glória!” Do outro lado, outro coral de anjos pergunta cantando: “Quem é esse Rei da glória? ” Todos os seres celestiais respondem: “ O Senhor, forte e poderoso, invencível nas batalhas” Então o Pai levanta a sua voz e diz: “Sim, abram bem os portões, abram as portas antigas e deixem entrar o Rei da glória.” Jesus então entra pelos portões eternos e chega vitorioso diante do Pai e diz: “eu quero te honrar meu Pai. Eu tenho uma herança (um presente) para ti. Eu quero te oferecer a vida daqueles que eu conquistei para ti com o meu próprio sangue. Eu os ofereço a ti, é o meu melhor para ti”. Se nós não considerarmos isso como uma grande benção em nossas vidas, nada mais pode ser considerado como tal. Como disse o Apóstolo Paulo: “Nele (...) FOMOS FEITOS HERANÇA...” e Deus se alegrou muito quando nos recebeu de presente das mãos do Filho. É por isso que devemos viver a cada dia das nossas vidas para o louvor da glória de Deus. Não podemos ter outra reação. Diante de tudo que Ele fez por nós, não podemos reagir de modo diferente. “A fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória” (Efésios 1:12).