Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, junho 24, 2013

Os segredos para a verdadeira felicidade - Parte I (humildade)

 
Ministério Shallom

Uma família especial para você – Rua Pedro Tavares cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. Estudo para célula

Os segredos para a verdadeira felicidade - Parte I (humildade)

Mateus 5:3


O que é sinônimo de felicidade para a maioria das pessoas? Para muita gente ser feliz é ter fama, ter muito dinheiro, comprar tudo o que deseja etc. Para outros, ser feliz é encontrar a pessoa certa para namorar e casar. Existem, também, os que querem "curtir a vida", e outros que acreditam que somente poderão ser felizes caso algum sonho pessoal (p. ex. a aquisição de um carro, casa etc) seja realizado. porém, como podemos perceber, este tipo de felicidade está sempre ligado a alguma circunstância aparentemente favorável.

Jesus nos ensina um tipo de felicidade mais profunda, que não depende das circunstâncias, que não pode ser roubada nem perdida. Uma felicidade verdadeira.

Em Mateus 5:3-12 Jesus nos revela os oito segredos da verdadeira felicidade. Hoje falaremos sobre o primeiro deles: A HUMILDADE.

"Bem-aveturados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mt 5:3 ARA)

"Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o reino dos céus é deles" (Mt 5:3 NTLH)

Ser humilde (pobre) em espírito:
É reconhecer sua incapacidade e depender de Deus

Toda pessoa verdadeiramente humilde é dependente de Deus e reconhece que depende dele para tudo. "A pessoa mais importante no reino do céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança" (Mt 18:4 NTLH).

Uma criança se humilha diante de seus pais e declara depender deles para comer, beber, limpar-se etc. Quanto mais humildes formos mais próximos de Jesus nós estaremos e experimentaremos da sua felicidade duradoura.
É perceber sua necessidade espiritual e encontrar suprimento no Senhor Jesus

Embora o Rei Davi não fosse financeiramente pobre, ele reconheceu sua necessidade de Deus quando disse: "Quanto a mim, sou pobre e necessitado, porém o Senhor se importa comigo e cuida de mim. O Senhor é o meu apoio e o meu salvador! Venha salvar-me! venha depressa, ó Senhor" (Salmo 40:17 NBV).

"Eu estava desesperado, mais pedi ajuda ao Senhor, e Ele me ouviu. Livrou-me de todas as minhas tribulações" (Samo 34:6 NBV).
É Ser presenteado com o Reino do céu, onde a auto-suficiência e a auto-exaltação não são virtudes

O Reino do céu não se refere apenas a eternidade, mas também, a um estado de bençãos espirituais (Ef 1:3) que alcança a nossa vida mesmo enquanto estamos aqui na terra.

Quando somos presenteados com o reino do céu, experimentamos uma alegria, felicidade verdadeira, que nenhuma circunstância difícil pode arracar de nós. Mas para isso acontecer é preciso nos humilhar, nos esvaziar do nosso caráter deformado, do nosso orgulho e buscarmos ao Senhor Jesus. Quando fazemos isso, Deus nos dá o Espírito Santo que vem morar dentro de nós, instalando o Seu Reino em nosso interior.

"Afinal de contas, o Reino de Deus não é o que comemos ou bebemos, mas a justiça, a paz e a ALEGRIA QUE VEM DO ESPÍRITO SANTO" (Romanos 14:17 NBV - grifo meu).



Conclusão

Ser verdadeiramente feliz não está relacionado com o que possuímos, mas com o que somos em Cristo. Se quisermos de fato experimentar a verdadeira felicidade, devemos depender de Deus e confiar que o Senhor Jesus é suficiente para suprir todas as nossas necessidades.

HUMILDADE é a palavra que representa esse primeiro passo na jornada para a verdadeira felicidade.