Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, janeiro 08, 2014

Vencendo a Síndrome de Marta

Vencendo a Síndrome de Marta
Lucas 10:38-42

Esse texto nos ensina lições preciosas de como podemos vencer a agitação da nossa alma, para podermos dar atenção àquilo que é essencial: A Palavra de Jesus. Essa história aconteceu na casa de Maria e Marta em Betânia à aproximadamente 4 km de Jerusalém. Depois de caminharem, Jesus e seus discípulos foram hospedados na casa de Marta e Maria. Ao recebê-los em casa, elas (Marta e Maria) tiveram atitudes diferentes, uma se distraiu com os muitos trabalhos, enquanto a outra se prostrou aos pés de Jesus, para ouvir a sua Palavra. O ensino de Jesus, neste texto, nos revela como devemos agir se quisermos ser bem-sucedidos no nosso relacionamento com Deus.

Lições do texto:

1ª) A agitação nos faz perder a Palavra de Jesus (Vv.39-40)
Jesus estava na casa de Marta, mas ela estava tão distraída com os serviços que acabou perdendo a Palavra do Senhor. A questão não é de deixar de trabalhar ou de servir, mas não podemos nos distrair com o trabalho e o serviço a ponto de deixarmos de ouvir a Palavra de Jesus.  Quando Jesus estiver presente numa célula, num culto, numa reunião de oração, etc., devemos vencer toda a agitação e preocupação com outras coisas e prestar atenção no que ele está falando. A Bíblia diz que há tempo para tudo (Ecl. 3:1). Então no tempo de parar e ouvir Jesus, é isso que devemos fazer.

2ª) A agitação nos faz acusar o nosso irmão de ocioso (Vv. 39-40)
Marta acusou Maria de tê-la deixado servir sozinha, mas, certamente, Maria já havia cumprido a sua tarefa, e agora Jesus estava em sua casa e ela queria dar total atenção as Palavras dEle.
A pessoa com o coração agitado acredita que ninguém mais, além dela mesma, trabalha. Por isso quando vê um adorador o acusa de ocioso. Um membro da igreja visitou o seu pastor e perguntou: “O Senhor está fazendo o que?” “Lendo a bíblia”, respondeu o pastor. “Então”, retrucou ele, “já que o senhor não está fazendo nada vamos ali visitar um irmão comigo.” Num mundo tão agitado e ativista como o nosso corremos a risco de acreditar que nosso devocional (P. Ex: orar e meditar na Palavra de Deus) é um desperdício de tempo.

3ª) A agitação nos faz acusar o Senhor(V.40)
É como se Marta acusasse Jesus de injustiça, por tê-la deixado servir sozinha enquanto sua irmã estava aos pés do Senhor.  Alguns dizem: “Será que o Senhor não está vendo que ele só fica orando e lendo a Bíblia?” Outros argumentam: “ Deus, esse povo não tem o que fazer, por isso fica o tempo todo na igreja.” Um dia perguntei para um jovem, “ Você está lendo a Bíblia?” Ao que ele  me respondeu: “eu não tenho tempo para isso.” Todas essas acusações são infundadas, pois os verdadeiros adoradores são dedicados ao serviço e ao trabalho, mas sempre encontram tempo para se prostrar aos pés de Jesus para ouvi-lo.

4º) A agitação que nos rouba da palavra é produzida por uma preocupação com muitas  coisas (V.40-41)
Quando uma pessoa estiver preocupada com muitas coisas, ficará com o seu coração agitado, por isso quando Jesus vier falar ao seu coração, ela não conseguirá ouvir. O Espírito Santo é tão educado que se você se distrair com outras coisas e não der atenção a Sua Presença, ele não falará com você. Como você se sentiria se fosse visitar uma pessoa e ela não parasse para lhe dá atenção, em vez disso ficasse envolvida com muitas coisas. 

Certa vez eu e minha esposa fomos visitar uma irmã, membro da igreja que pastoreávamos, ao abrir a porta ela disse, com indiferença, que não poderia nos receber, pois estava ocupada com a limpeza da sua casa. Sentimos-nos triste com a atitude dela, pois havíamos deixado nossos afazeres para visitá-la e ela não nos permitiu nem mesmo entrar em sua casa. Infelizmente muitas pessoas estão assim, em relação a Jesus, Ele deseja entrar em sua casa, mas a pessoa  está tão ocupada e distraída com tantas coisas que não dá atenção para Jesus. Era assim que Marta estava, envolvida com muitas coisas e esquecendo-se de dar atenção o Senhor.

5ª) Apenas uma coisa é necessária: Ouvir a palavra de Jesus (V.42)
Se Marta tivesse entendido isso, ela teria parado tudo para ouvir a Palavra do Senhor.
Precisamos entender que a única coisa que importa, a nossa real necessidade, é ouvir a Palavra de Jesus. Todas as outras coisas devem ser feitas a partir da orientação que Ele nos der por meio da sua Palavra.  Se não ouvirmos a Palavra de Jesus, todas as coisas que fizermos estarão erradas.

6º) Priorizar o essencial é uma escolha (V.42)
Essencial se refere aquilo que é o mais importante, a única coisa que realmente é necessária. Jesus deixa bem claro, que só existe uma coisa que realmente é necessário: Ouvir (obedecer) a sua Palavra. Maria discerniu isso, e ESCOLHEU a boa parte. Existem muitas coisas para serem feitas, mas você deve escolher o essencial, aquilo que é o mais importante, ouvir a palavra de Jesus e obedecê-la. É você quem escolhe ficar agitado com muitas coisas, ou sentar aos pés de Jesus para ouvi-lo e obedecê-lo.

Conclusão
Existe apenas uma coisa que realmente importa: ouvir a Palavra de Deus e obedecê-la. Portanto devemos decidir hoje vencer a síndrome de Marta: A agitação, e nos sentar aos pés de Jesus para ouvi-lo. Se ouvirmos a Sua Palavra e decidirmos obedecê-la, viveremos uma vida verdadeiramente feliz e abençoada agora e na eternidade.

Por isso, vença a síndrome de Marta e se prostre aos pés de Jesus.