Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, fevereiro 03, 2014

ENFRENTANDO AS TEMPESTADES DA VIDA

ENFRENTANDO AS TEMPESTADES DA VIDA
MATEUS 14:22-33
Todos nós enfrentamos “tempestades” (adversidades) que desafiam a nossa fé. Essas tempestades podem representar momentos difíceis que enfrentamos na família, nas finanças, na saúde, em nossa vida espiritual ou em qualquer outra área da vida. Porém esses momentos difíceis que nos assustam podem ser usados por Deus para que tenhamos as experiências mais profundas com Ele. Este texto (Mt 14:22-36) nos ensina lições preciosas de como podemos enfrentar e vencer as tempestades com as quais lidamos em nossa vida.

COMO PODEMOS ENFRENTAR E VENCER AS TEMPESTADES (ADVERSIDADES):

1º) Entender que algumas tempestades que enfrentamos é a vontade de Deus para o nosso crescimento (V.22) 

Ao contrário de Jonas que passou por uma tempestade por causa de sua desobediência a Deus (Jn 1:1-17), os discípulos estavam enfrentado uma tempestade não por que foram desobedientes, mas por terem obedecido a ordem de Jesus de entrar no barco e irem para o outro lado do mar. O que aprendemos com isso? É melhor enfrentar uma tempestade dentro da vontade de Deus, do que estar “seguro” fora da vontade dEle.  

2º) Compreender que em meio as tempestades que enfrentamos Jesus ora por nós (V.23) 

Os discípulos estavam em meio a uma tempestade, mas Jesus orava por eles. A Bíblia nos mostra Jesus como o nosso intercessor. Ele intercede ao Pai por nós continuamente, para que possamos ser fortalecidos em meio às adversidades que enfrentamos. Deus não se esqueceu de você, ainda que esteja enfrentado as piores adversidades, Jesus faz o seu nome e as suas causas serem lembradas continuamente diante do trono de nós.

3º) Discernir que em meio à tempestade Jesus se aproxima de você (Vv.25-27)

A tempestade não tem o propósito de lhe destruir, mas fazer com que você esteja mais próximo de Jesus. A Bíblia diz que na quarta vigília (entre às 3h e 6h) da noite Jesus aproximou-se dos discípulos andando sobre o mar. Aquilo que mais atemorizava os discípulos naquele momento, O MAR, serviu de caminho para Jesus aproximar-se deles. Aquilo que hoje lhe assusta, Jesus domina e usa para se aproximar de você.
Porém, por estarem tomados pelo medo, os discípulos não reconheceram a Jesus e acharam que era um fantasma. O medo nos impede de discernir a presença de Jesus em meio às adversidades que enfrentamos, mas quando ouvimos a Sua voz, o medo vai embora e sua Presença nos ministra segurança independente das circunstancias que enfrentamos.

4º) Olhar para Jesus e não para a tempestade (adversidade)(Vv.28-31)

Depois de ouvir a Palavra de Jesus “vem”, Pedro teve fé suficiente para começar a andar sobre as águas. Porém, depois de certo tempo ele deixou de olhar para Jesus e confiar na Palavra dEle e começou a olhar para as força da tempestade (v.30), por isso ele começou a afundar.  Portanto, se quisermos vencer as adversidades devemos continuar olhando para Jesus e confiando em sua Palavra e NÃO focar nas circunstâncias adversas que nos cercam.

5º) Deixar Jesus entrar no barco da nossa vida (V.32)

A Bíblia diz que quando Jesus entrou no barco o vento se acalmou. Deixe Jesus assumir o leme da sua vida e Ele lhe dará paz em meio à tempestade.

6º) Continuar adorando a Jesus depois que a tempestade passar (V.33)

Depois que a tempestade passou todos os discípulos se aproximaram de Jesus e adoraram-no dizendo: “És verdadeiramente o Filho de Deus”. Por isso depois que a tempestade passar continue adorando ao Senhor Jesus e reconhecendo-o como o Filho De Deus. Infelizmente há pessoas que clamam a Jesus na hora da tempestade (adversidade), mas depois que a tempestade passa, pulam do barco e deixam de adorar ao Senhor Jesus.  


Conclusão: Hoje você recebeu orientação da Palavra para enfrentar as adversidades que lhe cercam. Portanto diante delas permaneça obediente a vontade de Deus, crendo que Jesus está intercedendo e se aproximando de você. Por isso, olhe para Ele (Jesus) e não para as suas circunstâncias, deixe-O assumir o leme da sua vida e adore-O.