Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sexta-feira, setembro 08, 2017

Enfrentando a oposição do mundo - Serié A conexão com Jesus

Série conexão com Jesus - parte 8
vencendo a oposição do mundo 
João 15: 18-25

Jesus nos ensina que quando estamos conectados com ele enfrentaremos a oposição e o ódio do mundo. 

Precisamos entender a qual mundo Jesus se refere. A Bíblia fala de três tipos de mundo: 
a) O mundo como sinônimo do planeta Terra 
“Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem;”
(‭‭Salmos‬ ‭24:1‬ ). 

b) O mundo como sinônimo de humanidade "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
‭‭(João‬ ‭3:16). 

c) O mundo como um sistema que se opõe a Cristo e é governado por satanás.
“Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.” (1 João‬ ‭5:19‬).

“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo—a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens—não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
(‭‭1 João‬ ‭2:15-17‬). 

É esse o mundo que faz oposição ao cristão. Esse sistema manipula a mídia, a educação, a política, a cultura, a religião, a economia, etc… , para se oporem a Cristo e ao cristão. 

Jesus não nos deixou enganados. Ele nos advertiu com clareza que se estivéssemos conectados com ele o mundo iria nos odiar. 

Porque o mundo odeia o cristão? 

1) O mundo nos odeia porque primeiro odiou a Jesus 

“Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou.” ‭‭(João‬ ‭15:18‬)

Pense nisso, Jesus disse que ele é a videira e nós somos os ramos. Nessa analogia, podemos entender que os ramos (os cristãos) é parte integrante da videira (Jesus). Por isso se o mundo tem ódio por Cristo (a videira), naturalmente vai odiar os cristãos (os ramos). 

A Bíblia também apresenta outra analogia para exemplificar a unidade orgânica entre Cristo e o seus verdadeiros discípulos. O apóstolo Paulo diz que Cristo é a cabeça e nós o seu corpo. 

“Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.”
‭‭(1 Coríntios‬ ‭12:27‬ )

“assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” (‭‭Romanos‬ ‭12:5‬).

“... Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.”
‭‭(Efésios‬ ‭5:23‬)

Essa comparação aponta para a profunda unidade entre Cristo e o seus discípulos. Por exemplo, ninguém jamais viu um corpo andando sem a cabeça ou vice-versa. Se isso ocorresse certamente sairíamos correndo assustados. Por isso se o mundo odeia a cabeça (Cristo) também vai odiar o seu corpo (os cristãos genuínos). Impossível não ser assim, dada a unidade orgânica que existe entre Cristo e o Cristão. 

“De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.”
‭‭(2 Timóteo‬ ‭3:12).

A perseguição acontece por estarmos conectados a Jesus. Entre os cristãos espalhados pelo mundo a perseguição pode se manifestar de diversas formas, desde preconceitos religiosos, rejeição, agressões verbais, até em casos mais severos, como violência física, torturas, prisões e morte. “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos‬ ‭8:37‬).

Jesus disse que é perseguição feita ao cristão na verdade é feito ao próprio Cristo. Pois Cristo e o cristão se tornaram um. 
“... aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.”‭‭ (1 Coríntios‬ ‭6:17‬). 

Saulo de Tarso estava perseguindo aos cristãos, mas Jesus disse para ele: "… Saulo, Saulo, porque me persegues…? (Atos 9:4). Quando Saulo perseguia os cristãos na verdade estava perseguindo o próprio Cristo. 

“Lembrem-se das palavras que eu disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.”
‭‭(João‬ ‭15:20‬)

 2) O mundo nos odeia, pois não pertencemos mais a ele

“Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.”
‭‭(João‬ ‭15:19‬)

Antes de nos convertermos a Cristo nós éramos escravos desse sistema regido por satanás. 

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.” (1 João‬ ‭5:19‬).

Mas Cristo nos libertou do império das trevas. 
“Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.”
(‭‭Colossenses‬ ‭1:13-14‬). 

Cristo quebrou as cadeias que nos escravizava e fez de nós cidadãos do seu reino. Pertencíamos ao mundo, mas em Cristo fomos libertos dele. E é exatamente por isso que o mundo nos odeia. 

3) O mundo nos odeia, pois não conheceu o Pai que enviou a Jesus 

“Lembrem-se das palavras que eu disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês. Tratarão assim vocês por causa do meu nome, pois não conhecem aquele que me enviou. Se eu não tivesse vindo e falado a vocês, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado. Aquele que me odeia, também odeia o meu Pai.” (João‬ ‭15:20-23‬). 

O mundo não conhece o Pai. Esse é um dos motivos pelo qual ele nos odeia. Se o mundo conhecesse o Pai, compreenderia o seu amor e a sua graça infinita. Saberia que Jesus foi enviado pelo Pai a esse mundo e dele recebeu a missão de morrer em lugar do pecador e que essa é a maior demonstração de amor que o Pai nos deu. 

“De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente haverá alguém que morra por um justo, embora pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (‭‭Romanos‬ ‭5:6-8‬ )

Mas infelizmente o mundo não compreende isso. Por ser dominado por seu regente maligno, satanás, o mundo odeia a Cristo e ao Pai que o enviou, além disso o mundo culpa a Deus por toda a calamidade que afeta a humanidade. Satanás age no mundo e lança a culpa em Deus por suas ações malignas. As pessoas do mundo dizem: "Se Deus é amor por que há tanta guerra no mundo, tanta fome, tantas catástrofes, tanto sofrimento...", mas elas não compreendem que todas estas coisas são ações malignas em um mundo caído que se afastou de Deus. É por isso que o mundo odeia ao Pai, ao seu Filho Jesus, e a cada cristão genuíno, pois está conectado a Jesus Cristo. 

Porém, mesmo em meio a oposição e perseguição do mundo devemos nos manter firmes em nossa fé em Cristo. 

“O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.” (‭‭1 João‬ ‭5:4-5‬).

Além disso, devemos continuar orando pelas pessoas que ainda estão presas ao mundo, na esperança de que por meio do nosso testemunho cristão muitas delas venham a se converter a Cristo e sejam, como nós fomos, libertas desse sistema maligno e possam experimentar de fato a liberdade que somente Cristo pode oferecer. 

A ordem de Deus para nós é: Creia em Cristo e vença o mundo (I João 5:4-5).

Por Josivaldo Oliveira