Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sexta-feira, setembro 01, 2017

Serié conexão com Jesus - AMIGOS DE JESUS


Amigos de Jesus 

Quando nos conectamos a Jesus, por meio da nossa fé nele, passamos a ter uma profunda amizade com ele. Isso significa que Jesus passa a ser nosso amigo e nós amigos dele. 

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.”
‭‭(João‬ ‭15:13‬ ‭NVI‬‬).

Jesus nos chama de seus amigos e por amor a nós, seus amigos, ele deu a própria vida. Quando Jesus veio a terra, ele não tinha em mente criar uma nova religião, mas restaurar aquilo que o ser humano havia perdido no Éden - sua amizade (comunhão) com Deus. O pecado criou uma divisão (separação) entre o homem e Deus. A primeira coisa que Adão fez quando desobedeceu a Deus foi se esconder dele. 

"Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e a sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: onde estás? Ele respondeu: ouvi a tua voz no jardim, e, porque  estava nu, tive medo e me escondi". (Genesis 3:8-9). 

Desde então a história da raça humana registra o constante desejo do homem de se esconder de Deus ou fugir dele. Porém Deus, desde o éden, está sempre buscando ter um relacionamento de amizade com homem. Por isso ele enviou o seu filho Jesus, como sacrifício pelos nossos pecados, pois somente em Jesus é que o problema do pecado foi resolvido de uma vez por todas (o pecado é o que nos afasta de Deus) e por meio da fé em seu sacrifício é que podemos ter nossa amizade (comunhão) com ele e com pai restaurada. 

"… Ora, A nossa comunhão com o pai e com seu filho, Jesus Cristo". (I João 1: 3). 

Jesus é o caminho de acesso ao coração do Pai

“Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”
‭‭(João‬ ‭14:6‬).

Jesus deu a sua vida para nos tornar seus amigos (V.13). E quando nós o obedecemos, estamos evidenciando que de fato temos uma amizade com ele. 

"Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando". (João 15:14). 

Nosso Senhor Jesus compartilha com cada um de nós, seus amigos, tudo que ele ouviu do Pai. Quando você tem uma amizade com Jesus ele vai contar para você os segredos do coração do Pai. São os mistérios que outras pessoas não saberão, mas que Jesus compartilhará apenas para os seus amigos. Para estes Jesus revela o coração do Pai. E quanto mais íntima for a sua amizade com Ele, maiores serão os segredos do coração do Pai que ele compartilhará com você. 

Não somos apenas servos, ou mero os escravos, somos mais que isso; somos amigos! 

"Já não vou chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu pai vos tenho dado a conhecer" (João 15:15). 

Jesus nos escolheu para sermos seus amigos 

"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e que o vosso fruto permaneça, afim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vô-lo conceda". (João 15:16). 

É tão bom saber que somos uma escolha do Senhor. Isso gera em nós muita segurança. Pense nisso! Ele nos escolheu mesmo sabendo das nossas fraquezas, falhas e defeitos. Claro que ele não deseja que permaneçamos como estamos. Ele é o nosso amigo, lembra? Por isso ele quer nos aperfeiçoar e nos lapidar. Ele sabe que alguns dos nossos defeitos, se não forem tratados podem ser altamente destrutivos. E ele não quer isso para nós. Porque ele nos ama! Porém apesar de nos conhecer, e saber muito bem cada uma das nossas limitações e fraquezas, ele nos escolheu e nos deu o privilégio de caminhar com ele. Caminhar com Jesus é a oportunidade de sermos transformados em sua presença. Não podemos nos mudar sozinhos, mas quando caminhamos com Jesus sua presença nos transforma. (João 15:5). 

Pense em cada um dos discípulos que Jesus escolheu para andar com ele. Eles não eram perfeitos, tinham seus defeitos e fraquezas. Observe Pedro por exemplo, sua impetuosidade, instabilidade, gênio forte etc… Mas ao caminhar com Jesus e depois da sua experiência em Pentecostes, Jesus o transformou em um novo homem. Pedro tornou-se menos auto confiante e mais confiante em Jesus, menos orgulhoso e mais dependente da graça de Deus. Jesus conhecia Pedro muito bem, e mesmo assim Nosso Senhor o escolheu, nosso amigo também nos conhece, mas ainda assim ele nos escolhe. 

Jesus nos escolheu e quando aceitamos ao seu convite ele nos transformou em sua presença. Além de nos escolher para sermos  seus amigos, Jesus nos deu uma missão: a missão de produzir frutos que permaneçam. 

Essa missão dos enobrece, gera em nós um senso de propósito, utilidade e valor. Cada um de nós, quando entendemos quem somos em Cristo, podemos produzir muitos frutos. Esses frutos são diversos e variados, desde uma mudança em nossa forma de pensar (arrependimento - gr. metanoia) até compartilhar o amor de Cristo com outras pessoas. Todos os amigos de Jesus estão capacitados para frutificar!  

Também por sermos amigos dele podemos ter a convicção que as nossas orações serão atendidas pelo Pai. Já falamos sobre isso no capítulo 4, mas quero enfatizar a importância da oração. A oração não pode ser vista como um dever religioso, mas um diálogo prazeroso com aquele que é o nosso melhor amigo. O Pai terá prazer em nos atender quando conversamos com ele no nome de Jesus. Por isso não precisamos usar o jargões religiosos nem alterar o tom de voz, basta conversar com ele com simplicidade, sinceridade e de acordo com a sua vontade revelada na Palavra de Deus, então seremos atendidos. 

Jesus é o nosso melhor amigo! Ele já provou isso quando deu a sua vida por nós (v.13), nos tratando como seus amigos e não apenas como escravos ou servos (v.14), nos dando uma missão que nos enobrece e o direito de termos as nossas orações respondidas (V.16). Jesus é um amigo maravilhoso! Quão  grande amigo ele é!  

Algumas pessoas se orgulham de serem "amigos" de celebridades ou de pessoas que julgam ser muito importantes na sociedade. Mas a nossa maior alegria é ter Jesus como nosso amigo! 

Jesus quer ser seu amigo e você quer ser amigo dele?