Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, setembro 14, 2020

SEJA UMA ÁRVORE FRUTÍFERA!

MINISTÉRIO SHALOM - Uma Igreja em Células no Modelo dos 12! -  Uma Família Especial para Você!  Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 812,  Palmeira, Jaguaquara-Ba.  Pastores: Josivaldo e Judy Oliveira.  ESTUDO PARA CÉLULA. 


SEJA UMA ÁRVORE FRUTÍFERA! - MATEUS 12:33-37


“Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto. Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más. Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado”. (Mateus 12:33-37).


Nós temos a responsabilidade como filhos de Deus, como árvores frutíferas, de produzir bons frutos. Fomos chamados e transformados por Deus para esse propósito: Gerarmos frutos de qualidade. Mas a questão não é apenas o fruto em si, a questão é a árvore.


A pergunta é: Que tipo de árvore eu sou? O texto diz que a árvore boa produz bons frutos e a árvore má produz frutos ruins. O fruto é apenas resultado do tipo de árvore que eu sou. O fruto é resultado da minha identidade espiritual.


A única maneira de uma “árvore má” produzir bons frutos é passar por uma metamorfose, um milagre chamado por Jesus de Novo Nascimento (regeneração), uma transformação da sua identidade, uma mudança de quem se é. Pois o fruto é produzido de acordo com a árvore. É impossível um espinheiro produzir outra coisa, senão espinhos. 


Mas se o espinheiro sofresse uma metamorfose de forma sobrenatural, um milagre extraordinário, ao ponto de ser transformado numa árvore frutífera, então, por causa dessa transformação, poderia produzir frutos de qualidade.


“Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. Perguntou Nicodemos: Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo”. (João 3:3-7).


Portanto, se não tenho produzindo bons frutos que tipo de árvore eu sou? Mas se estou gerando bons frutos é porque experimentei uma transformação em minha vida, em meu caráter, por meio do Novo Nascimento. 


O Novo Nascimento é receber a vida de Deus que é capaz de transformar um “espinheiro” numa “árvore frutífera”. 


Que tipo de árvore eu sou? Eu experimentei essa metamorfose em minha vida? Eu passei por esse processo de Deus chamado Novo Nascimento? Eu me tornei, em Cristo Jesus, uma “nova árvore” (uma nova pessoa)?  Eu experimentei a transformação da minha natureza, de dentro para fora?


“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5:17).


Porém, mesmo a árvore programada para dar bons frutos, pode gerar frutos mirrados se estiver doente ou não tiver uma boa nutrição.  Qual a solução para isto? A Palavra de Deus!


 A PALAVRA DE DEUS É O NOSSO REMÉDIO


“Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser”.  (Provérbios 4: 20- 22)


“Ele enviou a sua palavra e os curou, e os livrou da morte”. ( Salmo 107:20).


 A PALAVRA DE DEUS É O NOSSO ALIMENTO ALTAMENTE NUTRITIVO 


“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. (Mateus 4:4).


“Quando as tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos”. (Jeremias 15:16)


“Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais do que o mel para a minha boca!” (Salmo 119:103)


AS PALAVRAS SÃO SEMENTES QUE SE TRANSFORMAM EM FRUTOS 

“... A semente é a palavra de Deus” (Lucas 8:11).


As palavras procedem do coração que é o tesouro onde elas ficam armazenadas 


“... Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más”. ( Mateus 12:34-35). 


Devemos encher o nosso coração com a Palavra de Deus para gerarmos frutos para vida.


“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações”. (Colossenses 3:16).


“Do fruto da boca enche-se o estômago do homem; o produto dos lábios o satisfaz. A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto”. (Provérbios 18:20-21). 


Precisamos aprender a ouvir mais do que falar


“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus”. (Tiago 1:19-20).


Devemos ser cuidadosos com as palavras que proferimos, pois prestaremos contas de cada uma delas diante do Senhor.  


“Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado".

(Mateus 12: 36-37).


CONCLUSÃO: 


Palavras são sementes que geram frutos para vida ou para morte, Para a benção ou para a maldição, para a justificação ou para a condenação.  Em Cristo Jesus, já somos uma nova árvore, por isso devemos produzir frutos que glorifiquem ao nosso Deus e abençoem a todos que estão ao nosso redor. 



Por Josivaldo Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário