Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, setembro 07, 2020

ATENÇÃO! JESUS ESTÁ VOLTANDO!

MINISTÉRIO SHALOM -  Uma Igreja em Células no Modelo dos 12!  Uma Família Especial Para Você!  Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba.  Pastores Josivaldo e Judy Oliveira.  ESTUDO PARA CÉLULA


ATENÇÃO!  JESUS ESTÁ VOLTANDO!


"Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, também vocês precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam”. (Mateus 24:42-44).


Em várias passagens do Novo Testamento, Jesus nos instruiu a estar em estado de vigilância enquanto aguardamos a sua volta. Vigiar é estar atento, alerta, observando com atenção todos os sinais que antecedem a volta do nosso Senhor. É um estado de sobriedade espiritual. 


“Assim também, quando virem todas estas coisas, saibam que ele está próximo, às portas”. (Mateus 24:33).


Jesus nos alertou que a sua volta apanharia muitas pessoas de surpresa. Ele ilustra esse fato com os acontecimentos dos dias de Noé.


“Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem”. (Mateus 24:36-39).


É preciso estar em prontidão, por isso a Bíblia nos ensina as atitudes que nos ajudam a estar em estado de vigilância enquanto aguardamos a volta do nosso Senhor Jesus. 


1) ORAR (VEJA O EXEMPLO DE SIMEÃO E ANA - LC 2:25-38)


Simeão e Ana aguardavam a primeira vinda do Messias, o Cristo. Eles eram piedosos, estavam constantemente em oração, buscando a presença de Deus, vivendo uma vida consagrada.  Por isso eles receberam o privilégio de ver com seus próprios olhos e em sua própria geração a chegada do Messias.  De modo semelhante, devemos ter uma vida de oração enquanto aguardamos a segunda vinda do nosso Senhor Jesus.  


Uma vida de oração nos ajuda a estar em um estado de alerta espiritual.  Uma vida de oração nos ajuda a manter o nossos olhos naquilo que é eterno e permanente e não o que é transitório.  Uma vida de oração nos ajuda a focar na eternidade, enquanto cumprimos com as nossas responsabilidades terrenas. Por isso, é tão importante ter uma vida de oração enquanto aguardamos a Volta do Senhor Jesus.


“Estai de sobreaviso, vigiai  [e orai]; porque não sabeis quando será o tempo”  (Marcos 13:33). 


"Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem" (Lucas 21:34-36). 


2) LER, OUVIR E MEDITAR NA PALAVRA DE DEUS


Obs. Ao meditarmos na Palavra de Deus, devemos pensar primeiro em nossa própria mudança e depois na  mudança dos outros através da nossa transformação

.

A Palavra de Deus abre os nossos olhos espirituais, nos ajuda a estar alerta, nos corrige, nos encoraja a não desistir da fé em Cristo e nos faz lembrar da volta do nosso Senhor Jesus.


Na ocasião da volta de Jesus prestaremos contas da nossa vida a Deus e a Palavra do Senhor nos prepara para esse momento.


“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”. (Hebreus 4:12-13).


ALGUMAS DICAS DE LEITURAS BÍBLICAS:


Se você ler três Capítulos dos Evangelhos todos os dias, em um mês você terá lido os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João).  Se você ler um capítulo de Provérbio por dia, todos os dias, em um mês você terá lido todo o livro de provérbios. E se você ler uma média de 3 ou 4 capítulos da Bíblia por dia, todos os dias, em um ano você terá lido a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse. 


“...Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos”. (Romanos 13:11).


“Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios.” (1 Tessalonicenses 5:6)


3) TRATAR BEM OS NOSSOS IRMÃOS 


"Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido? Feliz o servo a quem seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar. Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens. Mas suponham que esse servo seja mau e diga a si mesmo: ‘Meu senhor se demora’, e então comece a bater em seus conservos e a comer e a beber com os beberrões. O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe. Ele o punirá severamente e lhe dará lugar com os hipócritas, onde haverá choro e ranger de dentes". (Mateus 24:45-51). 


EM ESTADO DE VIGILÂNCIA, EU DEVO TRATAR BEM OS MEUS IRMÃOS


“Dando alimento no devido tempo” (palavra de Deus, palavra que encoraja, que edifica, que abençoa, que traz de volta para a rota certa, orar, abençoar etc...).

“Encarregará de todos os seus bens” ( maiores responsabilidades e privilégios no reino vindouro de Cristo).


 QUANDO NÃO HÁ VIGILÂNCIA...


“...meu senhor está demorando” ( Observe o que acontece quando alguém crer que o Senhor está demorando:  Bater nos conservos: podemos ferir os nossos irmãos quando falando mal deles, sendo ingratos, sendo indiferentes, deixando de servir, odiando, fofocando, traindo a confiança, espalhando boatos, etc...)


“Comer e beber com os beberrões” ( Um estilo de vida desregrada, desequilibrada, cheia de excessos etc...).


4)  TRABALHAR ATÉ QUE ELE VOLTE (LUCAS 19:12-26)

 

Na Parábola das dez minas, o Senhor nos ensina um princípio: Devemos continuar trabalhando para Ele até a sua volta.


“E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha”. (Lucas 19:13).


Isso significa que até a volta de Nosso Senhor Jesus, não podemos desistir do nosso trabalho no Senhor, mas precisamos continuar trabalhando no reino de Deus, multiplicando nossas “minas” para glória de Deus.


Devemos trabalhar:  Espalhando a mensagem da fé em Cristo; fazendo discípulos do Senhor Jesus; fazendo a obra que Deus nos confiou; frutificando no Reino de Deus etc…


“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. ( 1 Cor 15:58). 


“Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los” (Hebreus 6:10).


CONCLUSÃO

Jesus nos assegurou que ele voltaria para buscar o seu povo, julgar os perversos, e estabelecer o seu Reino de justiça e paz. Ele, também, nos avisou que deveríamos estar alertas para que esse dia não nos apanhe de surpresa. Portanto, vigiemos! 


Por Josivaldo Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário