Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, maio 04, 2022

APRENDENDO A EMPREENDER COM JESUS

 APRENDENDO A EMPREENDER COM JESUS - Lucas 5:1-11


Jesus se importa com a sua empresa, com seus negócios e empreendimentos. Ele deseja favorecer você e usar os seus negócios para glória dele. 


Nesse texto vemos como Jesus interveio com seu poder na empresa de pescaria dos seus discípulos. 


Aqui aprenderemos lições preciosas e veremos o desejo do Senhor de nos ajudar em nosso empreendimento.


Alguns dias atrás, eu estava lendo um livro e encontrei uma definição muito interessante sobre o empreendedor. "Empreendedor é aquele que é capaz de correr o risco de criar algo novo para beneficiar outras pessoas". O propósito do Empreendedor do Reino de Deus é criar algo que possa ajudar outras pessoas. E para isso ele contará com a ajuda do Senhor Jesus.


Quais devem ser as características de um empreendedor do Reino de Deus?


1 . Estar disposto a sonhar


Todo empreendimento nasce primeiro no coração do Empreendedor. Deus é aquele que povoa o nosso ser de sonhos e visões.


2. Deixar Jesus usar o seu empreendimento para cumprir o propósito dele (V.2)


 A Bíblia nos ensina que Jesus usou o barco de Pedro, instrumento do seu trabalho, para ensinar as multidões. Pedro não se opôs a isso. Jesus quer usar o nosso empreendimento para cumprir os seus propósitos. Pense em quantas pessoas podem ser abençoadas, curadas, alimentadas, assistidas em suas necessidades, terem sonhos realizados, quantos missionários podem ser financiados, etc… através do seu empreendimento e tudo isso para glória de Deus.


3. Crer que Jesus está olhando para você, mesmo após um período de aparente fracasso (v.2)


Jesus viu aqueles barcos junto à praia, Jesus viu aqueles pescadores que estavam desembarcando se sentindo frustrados por terem trabalhado tão arduamente e nada apanhado. Jesus viu aqueles pescadores lavando as redes desanimados, mas talvez com um fio de esperança de uma pescaria futura mais bem sucedida. 


Jesus vê você como empreendedor. Ele vê seus medos, suas preocupações, sua esperança, seus sonhos. Ele tem a palavra certa para desatar o seu empreendimento.


4 . Estar disposto a ouvir a instrução de Jesus (Vv. 4-5)


Jesus deu uma instrução a Pedro, ir a águas mais profundas e lançar a rede para pescar. Essa instrução parecia não fazer muito sentido, visto que eles haviam pescado a noite inteira sem nenhum resultado. Mesmo assim eles decidiram obedecer a instrução de Jesus. Pedro disse: "Mestre, havendo trabalhado toda noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes" (v.5). Ele acreditou na instrução de Jesus. Ele creu na palavra de Deus. E decidiu empreender em fé confiando totalmente na palavra que Jesus lhe havia dado, ainda que isso contrariasse as circunstâncias à sua volta. Empreender é um passo de fé.


5. Crer que o resultado virá (Vv.6-10)


Eu sei que há momentos extremamente desafiadores na vida de um empreendedor. Momentos que ele pensa até mesmo em desistir. É como se os seus sonhos não se tornassem realidade. Mas é preciso crer que Deus abençoará a obra das nossas mãos, ele recompensará com seu favor os nossos esforços. O texto diz, que após seguirem as instruções de Jesus eles tiveram um resultado Sobrenatural. Eles pegaram tantos peixes que as redes estavam se rompendo.


Aquela empresa de pesca teve um resultado extraordinário, pois contou com favor de Jesus. 


É importante fazer o que nos cabe, como empreendedores, mas não podemos nos esquecer o que é a benção do Senhor que enriquece, sem acréscimo de dores. (Pv 10:22).



6. Reconhecer o favor de Deus quando ele chegar (Vv.8-9)


Pedro reconheceu que esse extraordinário sucesso não foi simplesmente obra do seu esforço, capacidade inteligência etc, mas que a mão do Senhor conduziu todo aquele êxito para a Glória dele. Pedro não teve outra reação senão a de se prostrar diante do Senhor e reconhecer a sua grandeza.


De modo semelhante, todo empreendedor do Reino precisa reconhecer o favor do Senhor em seu êxito. Não deve acreditar que o sucesso é simplesmente resultado do seu esforço ou inteligência. Pois a palavra de Deus diz que "se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham aqueles que edificam…" (Salmo 127:1). O seu esforço sem a bênção de Deus não te levará a lugar algum. 


"... Lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza… (Deuteronômio 8:18).



7. Estar disposto a priorizar o chamado de Jesus (v.11)


Após essa pesca maravilhosa, a convicção do chamado de Jesus queimava com intensidade no coração desses discípulos. E mesmo diante do extraordinário sucesso que tiveram em sua empresa de pescaria, eles estavam dispostos abrir mão de tudo e seguirem o chamado de Jesus. 


É verdade que nem todos são chamados para esse tipo de ministério, mas é preciso compreender que todo empreendedor do Reino deve aprender a colocar o Reino de Deus em primeiro lugar. (Mateus 6:33).


Nenhum comentário:

Postar um comentário