MUDE SEUS HÁBITOS, MUDE SUA VIDA – O PODER DE CRIAR HÁBITOS SANTOS
"Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro. " (1 Timóteo 4:8 NTLH)
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
(Romanos 12:2)
Introdução
Todos temos hábitos que moldam quem somos, sejam bons ou ruins. Muitas vezes, sentimos frustração ao tentar mudar, mas a Bíblia nos ensina que a transformação começa com pequenas ações consistentes. Zacarias 4:10 nos lembra que Deus se alegra com os pequenos começos, mostrando que passos simples na direção certa têm grande valor. Pequenos hábitos santos podem transformar nossas vidas ao nos aproximarmos de Deus e cumprirmos Seu propósito, porém é preciso entender que não é sobre grandes mudanças imediatas, mas sobre o impacto das pequenas escolhas diárias feitas com fé e persistência.
"Não desprezem os começos humildes, pois o SENHOR se alegra ao ver a obra começar…" (Zacarias 4:10 NVT).
1. O PODER DOS PEQUENOS COMEÇOS
"Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito." (Lucas 16:10)
Geralmente a transformação não ocorre da noite para o dia, mas começa com pequenas atitudes.
Empilhar hábitos: "Após orar, leio a Bíblia; após ler a Bíblia, faço minha confissão diária."
Deus se alegra quando damos o primeiro passo.
2. ALINHANDO OS HÁBITOS AO PROPÓSITO DE DEUS
"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." (1 Coríntios 10:31)
Os hábitos santos não são apenas rotinas, mas reflexos do nosso desejo de agradar a Deus.
Exemplos práticos:
ORAÇÃO AO ACORDAR: “Mas, ao orar, entre no seu quarto e, fechada a porta, ore ao seu Pai, que está em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa”. (Mateus 6:6),
LEITURA DIÁRIA DA BÍBLIA: “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo. (Atos 17:11).
CONFISSÕES DE FÉ: “Que a vida de vocês seja isenta de avareza. Contentem-se com as coisas que vocês têm, porque Deus disse: "De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei." Assim, afirmemos confiantemente: "O Senhor é o meu auxílio, não temerei. O que é que alguém pode me fazer?"(Hebreus 10:5-6),
PRÁTICA DA GRATIDÃO: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. (1 Tessalonicenses 5:18), “… Sejam agradecidos”. (Colossenses 3:15)
O HÁBITO DE REUNIR-SE COM A IGREJA SEMANALMENTE: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia”. (Hebreus 10:25).
PRIORIZAR A DEUS NAS FINANÇAS ATRAVÉS DO HÁBITO DE DAR O DÍZIMO: “Tragam todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa. Ponham-me à prova nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não lhes abrir as janelas do céu e não derramar sobre vocês bênção sem medida”. (Malaquias 3:10).
O HÁBITO DE DEVOLVER O DÍZIMO PODE COMEÇAR COM UM VOTO FEITO A DEUS - O VOTO DE JACÓ: “Jacó fez também um voto, dizendo: — Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa para vestir, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus; e a pedra, que pus como coluna, será a casa de Deus; e, de tudo o que me concederes, certamente te darei o dízimo”. (Gênesis 28:20-22).
3. A PERSEVERANÇA QUE MOLDA O CARÁTER
"Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam." (Tiago 1:12)
A repetição diária de hábitos santos transforma nosso caráter e nos fortalece contra tentações.
Até mesmo hábitos simples, como orar antes das refeições ou ter momentos de meditação na Palavra, criam disciplina espiritual.
4. A TRANSFORMAÇÃO PELA GRAÇA DE CRISTO
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5:17)
Os hábitos não substituem a graça, mas são ferramentas para vivermos a nova vida em Cristo.
"Assim como uma árvore começa com uma pequena semente, nossos hábitos podem parecer insignificantes, mas com o tempo crescem e produzem frutos para a glória de Deus."
Exemplo: O hábito de Daniel, que orava três vezes ao dia.
“Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer”. (Daniel 6:10).
"Com base em quem você deseja se tornar em Deus, qual pequeno hábito você pode começar hoje?"
Gostaria de desafiar você a identificar um hábito santo para iniciar nesta semana.
Conclusão:
Grandes mudanças começam com pequenos passos fieis.
Por isso não despreze os pequenos começos e confie no poder transformador da Graça de Deus.
Não se esqueça que os hábitos santos são valiosos para esta vida e para a eternidade. “Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro.” (1 Timóteo 4:8 NTLH).
Hoje tome a decisão de começar um hábito santo que ajudará você a crescer em sua caminhada com Deus.