O Poder para Mudar – Parte 2
O Seu Ser Muda o Seu Fazer
"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)
Quem você pensa que é dirige o seu comportamento.
Quando chegamos a Jaguaquara, há quase vinte e três anos, minha esposa e eu não tínhamos o ensino médio completo. Decidimos então continuar nossos estudos. Ela, por causa dos desafios que enfrentou na infância, não se sentia inteligente. Tinha dificuldade para ler e interpretar textos, e sempre dizia que eu era mais inteligente que ela.
Durante esse período, permaneci constantemente encorajando-a. Repetia com firmeza: “Você é muito inteligente, você é capaz, você consegue aprender”. Pouco a pouco, ela passou a acreditar naquilo que eu dizia. Foi se tornando cada vez melhor em seus estudos, adquiriu o hábito da leitura, concluiu o ensino médio com éxito, formou-se em Psicologia e, hoje, é uma psicóloga bem-sucedida.
Atualmente, ela estuda muito em sua área de atuação e atende pessoas do Brasil e do exterior. Mas, para chegar até aqui, ela precisou mudar o que pensava sobre si mesma e crer naquilo que Deus a criou para ser.
O Inimigo da Sua Identidade
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” (1 Pedro 5:8)
Temos um inimigo espiritual, Satanás, que está constantemente tentando nos devorar. Sua principal arma contra nós é a mentira e o engano.
“Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (João 8:44)
O principal alvo do diabo é a sua identidade. Ele deseja deformá-la por meio do engano. É por isso que ele repete mentiras sobre quem você é. Essa tática foi usada até mesmo contra Jesus:
“E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.” (Mateus 4:3)
Quando Jesus foi batizado, o céu se abriu, o Espírito Santo desceu como uma pomba sobre ele, e o Pai declarou do céu:
“Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (Mateus 3:16-17)
Porém, você não é o que Satanás diz que você é. A Bíblia o chama de “acusador”:
“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.” (Apocalipse 12:10)
Você é quem Deus diz que você é. Em Cristo, você é:
Procurado (Isaías 62:12); Precioso aos olhos de Deus (Isaías 43:4); Uma nova criatura em Cristo (2 Coríntios 5:17); Não condenado (Romanos 8:1); Perdoado (Colossenses 1:14); Amado (1 João 3:1); Aceito (Romanos 15:7); Filho de Deus (João 15:14); Livre (João 8:36); Templo de Deus (1 Coríntios 6:16); Um tesouro precioso de Deus (Deuteronômio 7:6); Completo em Cristo (Colossenses 2:10); Escolhido (Colossenses 3:12); Chamado (2 Timóteo 1:9); Um embaixador de Deus (2 Coríntios 5:20); Uma obra-prima de Deus (Efésios 2:10); Capaz de todas as coisas em Cristo (Filipenses 4:13); Mais que vencedor por meio de Jesus (Romanos 8:37).
Creia naquilo que Deus diz sobre você, porque é a verdade que transforma o seu ser e, consequentemente, o seu fazer.
A Transformação em Cristo
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17).
Quando você rende sua vida a Jesus e se torna filho de Deus, algo extraordinário acontece. Você não apenas se transforma na melhor versão de si mesmo, mas se torna uma nova pessoa. Essa mudança, no entanto, requer compreensão e fé na sua nova identidade, em quem o Senhor o criou para ser.
Se você tem acreditado nas mentiras do diabo por muito tempo, abraçar a verdade de Deus pode ser um processo desafiador. Por isso, é essencial buscar a Deus em oração, pedindo diariamente que Ele o ajude a acreditar nessas verdades. Confesse essas verdades para si mesmo. Se você tem repetido as mentiras do diabo, é hora de ouvir e aplicar a verdade de Deus em sua vida.
Seu Futuro e Quem Você Deseja Ser
"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" (Filipenses 1:6).
"E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fundamentará" (1 Pedro 5:10).
Quem você deseja se tornar? Você pode mudar e ser a pessoa que almeja. Deseja ser fiel a Deus? Ser fiel é mais importante do que apenas fazer coisas para Ele. Você deseja ser um grande homem ou mulher de Deus? Um esposo, pai, esposa ou mãe melhor? Uma testemunha corajosa de Jesus? Uma pessoa sóbria, livre de hábitos destrutivos? Um doador generoso para as causas do Reino de Deus? Uma pessoa saudável?
"Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13).
Lembre-se: você foi chamado para “ser” antes de “fazer”.
O Chamado para o “Ser”
Você já se sentiu chamado para algo maior? Vivemos em uma cultura que busca sempre o “mais”: mais dinheiro, roupas, carros, promoções, férias, seguidores... Contudo, quanto mais temos, mais queremos. Isso ocorre porque esse desejo por “mais” vem da nossa natureza pecaminosa. Nossa natureza humana nunca se satisfaz, não importa o quanto possuímos.
Por isso, precisamos compreender que fomos chamados para “ser” antes de “fazer” ou “ter”. Deus nos criou para o tipo mais importante de “mais”: mais da Sua presença, mais da Sua glória, mais da Sua santidade, mais da Sua unção, mais da Sua vida, mais do Seu poder, mais da Sua graça e mais da Sua misericórdia.
O Propósito do Chamado
"Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei" (Gênesis 12:1).
"Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele. E era Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando saiu de Harã" (Gênesis 12:4).
O chamado de Deus não está apenas em nossas ações, mas em quem somos. Ele nos convida a descobrir nosso “fazer” através do “ser”. Ao obedecermos a Deus, como Abrão, permitimos que Ele nos transforme e nos guie para um futuro cheio de propósito e significado. Assim, vivemos para o verdadeiro “mais” que Ele preparou para nós.
Nosso Chamado é para Viver a Vida que Deus Tem para Nós
O Propósito do Chamado
“Ele nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos.” (2 Timóteo 1:9)
“Mais do que isso, considero tudo como perda comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo.” (Filipenses 3:8)
“E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:17)
Nosso chamado está mais relacionado com quem nos tornamos do que com aquilo que fazemos. Deus não apenas nos chama para realizar tarefas, mas para sermos transformados à imagem de Cristo.
Os Três Estágios do Chamado
Você foi chamado, primeiramente, para a salvação, depois para a santificação e, por fim, para servir. Por quê? Porque o “ser” vem antes do “fazer”.
“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu, não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12)
Depois de sermos salvos, Deus inicia em nós o processo de santificação. Este é o caminho para nos libertar do pecado e nos conformar à imagem de Jesus.
“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29)
“Para isso vocês foram chamados, pois o próprio Cristo sofreu em seu lugar, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.” (1 Pedro 2:21)
O Princípio do Servir
Jesus ensinou esse princípio aos seus discípulos. Eles desejavam os lugares de honra no Reino de Deus; queriam ser “vice-presidentes”.
“Jesus os chamou e disse: Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10:42-45)
Jesus mostrou a importância de realizar pequenas tarefas dentro do propósito de Deus. Ele destacou o “ministério do jumento”, quando pediu aos discípulos que trouxessem um animal para que pudesse entrar em Jerusalém.
“Dizendo-lhes: Vão ao povoado que está diante de vocês. Logo que entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ainda ninguém montou. Desamarrem-no e tragam-no aqui. Se alguém lhes perguntar: Por que o estão fazendo?, digam: O Senhor precisa dele e logo o devolverá.” (Marcos 11:2-3)
O Valor do Fazer
Se o seu “fazer” está alinhado com quem Deus deseja que você se torne, então ele nunca será pequeno. O que parece insignificante aos olhos humanos tem grande valor no Reino de Deus.
“Então lhes disse: Quem receber esta criança em meu nome estará recebendo a mim. E quem me receber estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre vocês for o menor, este será o maior.” (Lucas 9:48)
Deus não nos chamou apenas para fazer algo, mas para sermos transformados em Cristo e, assim, glorificá-lo em tudo. Viva seu chamado com dedicação, pois ele reflete o próprio caráter de Deus em você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário