Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, julho 15, 2024

COMO ADMINISTRAR AS FINANÇAS À LUZ DA BÍBLIA - LUCAS 16:1-13

 COMO ADMINISTRAR AS FINANÇAS À LUZ DA BÍBLIA -  LUCAS 16:1-13


“Jesus disse aos seus discípulos: "O administrador de um homem rico foi acusado de estar desperdiçando os seus bens. Então ele o chamou e lhe perguntou: ‘Que é isso que estou ouvindo a seu respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode continuar sendo o administrador’. "O administrador disse a si mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força, e tenho vergonha de mendigar… Já sei o que vou fazer para que, quando perder o meu emprego aqui, as pessoas me recebam em suas casas’. "Então chamou cada um dos devedores do seu senhor. Perguntou ao primeiro: ‘Quanto você deve ao meu senhor? ’


‘Cem potes de azeite’, respondeu ele. "O administrador lhe disse: ‘Tome a sua conta, sente-se depressa e escreva cinquenta’. "A seguir ele perguntou ao segundo: ‘E você, quanto deve? ’ ‘Cem tonéis de trigo’, respondeu ele. "Ele lhe disse: ‘Tome a sua conta e escreva oitenta’. "O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz. Por isso, eu lhes digo: usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas. "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.


Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês? "Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará ao outro, ou se dedicará a um e desprezará ao outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (Lucas 16:1-13).




Talvez isso surpreenda você, mas Jesus falou mais sobre o dinheiro do que sobre o céu ou inferno. De fato, metade de todas as parábolas de Jesus foi sobre dinheiro. Na verdade, nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas um em cada seis versos é sobre dinheiro ou administração financeira.  Por que? Porque o Senhor Jesus sabe que o dinheiro pode dominar nossas vidas e influenciá-las para o bem ou para o mal. O dinheiro pode ser usado para coisas boas ou para coisas más.  E se nós não aprendemos a administrar o dinheiro ele vai controlar a nossa vida 


QUATRO COISAS QUE NÃO DEVEMOS FAZER COM DINHEIRO: 


  1. NÃO DESPERDIÇAR DINHEIRO -  “O administrador de um homem rico foi acusado de estar desperdiçando os seus bens”. (Lucas 16:1)


  1. NÃO AME DINHEIRO OU VIVA POR ELE - "Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará ao outro, ou se dedicará a um e desprezará ao outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". (Lucas 16:13).


  1. NÃO CONFIE NO DINHEIRO PARA SUA SEGURANÇA"O administrador disse a si mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força, e tenho vergonha de mendigar… (Lucas 16 3), 


“Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso!  As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu”. (Provérbios 23:4-5).


  1. NÃO ESPERE QUE O DINHEIRO LHE SATISFAÇA - “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido”. (Eclesiastes 5:10)


Cinco coisas que devemos fazer com o dinheiro:

( 5 coisas que podemos aprender dessa história):


TODOS OS DIAS EU PRECISO ME LEMBRAR QUE:


  1.  TUDO O QUE VOCÊ TEM PERTENCE A DEUS -  “... Havia um homem rico que tinha um administrador que cuidava dos seus bens…” (Lucas 16:1).


  1.  DEUS ESTÁ USANDO O DINHEIRO PARA NOS TESTAR


O DINHEIRO MOSTRA AQUILO QUE EU MAIS AMO -  “Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês”. (Mateus 6:19-21).

 

O DINHEIRO MOSTRA AQUILO QUE EU MAIS CONFIO -  “Aquele que confia nas suas riquezas cairá, porém os honestos prosperarão como as folhagens”. (Provérbios 11:28).


O DINHEIRO MOSTRA SE DEUS PODE CONFIAR EM MIM"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês? (Lucas 16:10-12)


  1. O DINHEIRO É UMA FERRAMENTA PARA SER USADA PARA OS PROPÓSITOS DE DEUS -  “Por isso, eu lhes digo: usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas”. (Lucas 16:9 a)


O HOMEM DA PARÁBOLA FEZ TRÊS COISAS CERTAS: Ele olhou para frente v.3,  ele fez um plano v.9,  ele agiu rápido v.4 


  1. A  MELHOR MANEIRA DE USAR O DINHEIRO É USÁ-LO PARA GANHAR PESSOAS PARA O CÉU - “Por isso, eu lhes digo: usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas. (Lucas 16:9)


  1. UM DIA EU DAREI CONTA PARA DEUS  “Então ele o chamou e lhe perguntou: ‘Que é isso que estou ouvindo a seu respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode continuar sendo o administrador’. (Lucas 16:2),  provérbios 14:12


Se eu sou fiel com o pouco, Deus pode confiar mais. 


Doação:

Igreja Ministério Shallom




Nenhum comentário:

Postar um comentário