Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, dezembro 21, 2013

IMPACTADOS PELA CRUZ


Impactados pela cruz
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas. 2:20).
A cruz tornou-se símbolo universal do cristianismo, pois foi através da cruz que o Senhor Jesus pagou a penalidade dos nossos pecados e nos deu a vida eterna. É claro que como cristãos não devemos adorar ou venerar a cruz em si, mas adoramos ao Cristo crucificado. Quando falamos sobre a cruz de Cristo nos referimos ao ato da crucificação de nosso Senhor e as implicações eternas que isso tem em nossa vida. A cruz de Cristo nos impacta, nos transforma, não há como permanecermos neutros diante dela. Como a cruz de Cristo nos impacta?
1º) A cruz de Cristo nos coloca diante de uma escolha
Havia duas cruzes ao lado da cruz de Jesus, uma a direita, e outra a esquerda. Nelas estavam presas dois criminosos, um escolheu escarnecer e zombar de Jesus, mas o outro escolheu clamar por misericórdia. A este último o Senhor prometeu: “Hoje estará comigo no paraíso”.
Diante da mesma cruz: Duas escolhas diferentes, e duas consequências eternas diferentes.
A cruz nos dá o direito de escolher, podemos ter feito muitas escolhas erradas e sofrido as consequências ruins dessas escolhas, mas hoje estamos diante da cruz de Cristo e se escolhermos clamar por misericórdia, em vez de rejeitar ao Senhor, teremos feito a escolha certa para eternidade. Estaremos eternamente ao lado do Senhor, e eternamente amados e eternamente felizes.
A escolha é sua!
2º) A cruz de Cristo nos revela o amor e justiça de Deus (Jo 3:16, 2º Cor.5:21)
Na cruz vemos o amor de Deus pelo pecador e o Seu repúdio pelo pecado.
Ilustração: O juiz que tem o seu filho como réu.
“ Se for possível passa de mim este cálice...”
Jesus teve que beber o cálice da ira de Deus, para que nós bebêssemos o cálice do seu favor e amor.  Na cruz a ira de Deus contra o pecado caiu sobre Jesus e ele experimentou a pior penalidade sobre o pecado: estar separado de Deus. (Sl.22:1).
3º) Na cruz de Cristo devemos crucificar o nosso ego (velho homem) com tudo aquilo com o qual não podemos viver.
Ex: Pecado, ódio, ansiedade, autossuficiência, orgulho, etc...
“ Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu...”
4º A ação da cruz em nós tem o propósito de nos fazer parecer com Cristo, de refletir a imagem dele em nós (I Jo.2:6)
““... Mas cristo vive em mim” Quanto mais passamos pela cruz, mais parecidos com Jesus seremos. 
Ilustração: O ourives e a prata.
Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. (Mt.16:24)
A cruz fala de sacrifício. Segundo o Dr. Russel Shedd, depois do sacrifício de Cristo na cruz, o cristão é exortado a apresentar pelo menos cinco sacrifícios:
a) Culto racional- Nossos corpos como sacrifício
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Rm. 12:1)
b) O sacrifício do discipulado (gente que você ganha para Jesus e discípula)
Paulo disse: “de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.” (Rm.15:16)
c) Sacrifício do louvor contínuo
“Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” (Hb. 13:15)
d) Sacrifício das boas obras/ Ajudar aos necessitados
“Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.” (Hb.13:16)
e) Sacrifício de ofertas para obra missionária, ou seja, contribuir financeiramente para a expansão do reino de Deus. (Fl. 4:18
“Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus” (Filipenses 4:18-19).
“...Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”
(Efésios 5:2).
Esses cinco sacrifícios é o dever de todo cristão, e não apenas dos líderes.
5º)  A cruz de Cristo dissipa toda a dúvida
“... e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl: 2:20b) Quando olhamos para a cruz de Cristo, e vemos o que ele foi capaz de fazer por nós por amor (o seu sacrifício foi voluntário) toda a dúvida que tenta nos desanimar, ou aquela pergunta: “Será que ele se importa comigo?” vai embora.

“Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Rm.8:32). A cruz de Cristo nos impacta, nos transforma. Não dá para sermos neutros diante dela. Temos de fazer a nossa escolha, que hoje diante da cruz de Cristo possamos fazer a escolha certa. Escolher clamar por sua misericórdia, escolher permitir que ela marque o nosso interior com o caráter de Cristo, escolher crê no Filho de Deus que nela foi crucificado, e ter a vida eterna.