Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, dezembro 08, 2013

Vencendo a Ansiedade

VENCENDO A ANSIEDADE
JOSIVALDO OLIVEIRA
"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal" (Mateus 6:19-34).
Introdução
Este é um texto clássico em que Jesus nos ensina a vencer a ansiedade que é um mal do século 21, sendo a causa de muitas enfermidades, tais como úlceras, gastrites, enxaquecas crônicas, taquicardia, hipertensão, falta de ar, tensão muscular, síndrome do pânico, depressão etc. “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima” (Provérbios 12:25). Tudo isso pode ser causado pela ansiedade, por essa preocupação exagerada com as circunstâncias desta vida, sejam elas reais ou imaginárias, ou por uma preocupação excessiva em adquirir e acumular bens materiais. É por isso que Jesus nos diz: "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Vv.19-21) Como acumulamos tesouros no céu? Quando usamos todos os recursos que Deus nos deu para a glória dEle, ou seja para glorificar o Seu Santo Nome e expandir o Seu Reino aqui na terra. No V.24 Jesus nos ensina que “ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".
No verso 25 Ele nos mostra que não devemos estar ansiosos nem mesmo pelas coisas básicas e essenciais, como alimentos e roupas. É claro que isso é necessário à nossa vida, não podemos sobreviver sem alimentos e, também, precisamos de roupas para nos proteger e estarmos socialmente apresentáveis. Agora, se Jesus nos ensina a não estar ansiosos nem mesmo por aquilo que é fundamental, quanto mais por outras coisas que do ponto de vista bíblico são supérfluas.
Porque não devemos ficar ansiosos?
A ansiedade nos faz perder a confiança em Deus
A ansiedade ou preocupação exagerada com as coisas desta vida nos faz perder a confiança em Deus.
“A ansiedade é inútil, pois além de não nos ajudar a resolver o problema amanhã, ela nos enfraquece hoje. A ansiedade é incoerente, pois muitas vezes sofremos hoje por algo que jamais vai acontecer. E se tivermos de enfrentar um problema, a ansiedade nos leva a sofrer duas vezes, pois sofremos antes e quando o problema chega, vamos ter que encará-lo novamente. A ansiedade é um ato de incredulidade. Ficamos ansiosos porque duvidamos que Deus é poderoso e suficiente para cuidar da nossa vida. Onde a ansiedade se instala, a fé não tem mais espaço”. (Izaias dos Santos)

“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?” (Mateus 6:25). Na parte b deste versículo Jesus faz uma pergunta retórica que subentende uma resposta afirmativa: Sim! A vida é mais importante do que a comida, e o corpo é mais importante do que a roupa.
Provavelmente, você já comeu algum tipo de alimento que não gostaria de ter comido-o, por não ser tão agradável ao seu paladar, mas aquele alimento serviu apenas para nutrir o seu organismo e você sobreviveu, embora ao seu paladar ele não tenha sido tão saboroso. Jesus continua nos ensinando: “Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?” (Mateus 6:26).
Talvez você já vestiu algumas roupas que não gostaria de ter vestido, por terem sido muito usadas ou estarem fora dos padrões estéticos da época. Acredito que você se veste hoje muito melhor do que no passado, para comprovar isso dê uma olhada nas suas fotos mais antigas. Mas você sobreviveu e venceu àquela fase da sua vida. Talvez você abra o seu guarda-roupa, olha dentro dele e fica se sentindo angustiado, então você diz: “meu Deus! Meu guarda-roupa está defasado, minhas roupas estão gastas, poucas e fora de moda. Como eu gostaria de ter roupas de grife e me vestir como as celebridades.”
Então Jesus insiste: “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?”
As flores duram pouco tempo. Existem flores que permanecem abertas, expondo sua beleza, apenas uma manhã, outras, porém desfrutam de um pouco mais de longevidade, e permanecem abertas por algumas semanas. Mas isso é nada se comparado com a expectativa de vida do ser humano.
Se Deus “veste” com tanta beleza e graça uma flor que nasce no campo, e que dura tão pouco tempo, é certo que se confiarmos nEle, Ele, também, nos vestirá, pois, para Deus, somos mais importantes do que as flores. É por isso que Jesus nos ensina que a vida é mais importante que aquilo que comemos e o corpo é mais importante que aquilo que vestimos. Não devemos ficar desesperados, Deus cuida de nós!
Quando permitimos que a ansiedade tome conta do nosso coração, nós começamos a perder a confiança em Deus, a confiança que Ele nos alimentará melhor do que aos pássaros, e nos vestirá melhor do que as flores. Precisamos entender que para Deus nós somos muito mais valiosos que os pássaros e as flores.
Talvez, enquanto lê estas palavras, você diga em seu coração: “Josivaldo, você nem imagina o tanto de problemas que eu preciso resolver, você não faz ideia de como estar a minha situação.” É possível que aquilo que aflija você seja um conflito familiar, uma crise financeira, ou mesmo um problema de saúde. Mas em todas as suas lutas Deus estará ao seu lado, lhe sustentando, fortalecendo e concedendo graça para a jornada. Quando confiamos plenamente no Senhor haverá provisão em nossa vida, e a nossa real necessidade será suprida. “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” (Filipenses 4:19).

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.
(1 Pedro 5:7).

Lance sobre o Senhor as suas preocupações, os seus temores, aquilo que está afligindo a sua alma e deixando você preocupado, que esta tentando roubar a sua tranquilidade, o seu sono ou a sua paz. Sim! Lance sobre o Senhor, pois Ele cuida de você (Isso inclui a sua família, ministério, negócios, empresa etc.). Por isso precisamos aprender a confiar em Deus e descansar no cuidado dele para com as nossas vidas.

A ansiedade não acrescenta nada de útil à nossa vida

“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (V.27).

É possível acrescentar alguns anos à nossa vida por meio da ansiedade? É claro que não! A ansiedade não vai trazer nenhum acréscimo de coisas boas para a sua vida, ela não trará a você mais anos de vida, nem paz, nem valor algum será agregado em sua vida. Pelo contrario, se você viver uma vida ansiosa, é muito provável que lhe sobrevenha enfermidades, tais como úlceras, gastrites, problemas cardíacos etc. Infelizmente, tem pessoas morrendo com doenças do coração que foram causadas através da ansiedade, de uma preocupação exagerada com as coisas da terra. Mas a nossa vida terrena é muito passageira para ficarmos demasiadamente preocupados com ela. O que precisamos fazer é nos prepararmos para a eternidade.

Suponhamos que você fosse passar apenas um ano em certa cidade, será que você se preocuparia em comprar uma casa luxuosa, ou fazer grandes aquisições? Se a sua intenção é ficar pouco tempo, todas as suas providências teriam um caráter provisório e não permanente. É exatamente por isso que não devemos ficar desesperados para acumular tesouros na terra, pois “a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. (Filipenses 3:20).

Evidentemente, isso não significa que devemos ser imprudentes e parar de estudar ou trabalhar pelo sustento de nossa casa, mas que não devemos ficar ansiosos (desesperados, angustiados, aflitos) por causa destas coisas, pois tudo isso tem um caráter passageiro, e nós devemos confiar no Senhor e vivermos preparados para a eternidade.

“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá” (Salmos 37:4-5).

A ansiedade nos faz perder o testemunho

“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas”. (Mateus 6:31-32).
                                         
Jesus está nos ensinando mais uma vez a não ficarmos preocupados com aquilo que é essencial, alimentos e roupas, pois o Pai conhece as nossas necessidades e as supre. Quando ficamos ansiosos por causa destas coisas, deixamos de testemunhar da nossa fé no cuidado amoroso do Pai, pois aqueles que não conhecem o nosso Deus é que se preocupam com isso. Por isso se nós como discípulos de Cristo nos desesperarmos por causa da nossa necessidade de suprimento, não daremos um bom testemunho, pois o nosso comportamento será semelhante ao daqueles que não temem ao Senhor. Porém quando confiamos no Senhor, mesmo diante das situações difíceis e provações e dificuldade, estaremos testemunhando para todos os que nos cercam, do cuidado amoroso de Deus em nossas vidas.

Certa vez ouvi uma ilustração muito interessante, uma irmã estava passando por um período de privações, ela olhou a dispensa e estava vazia, então ela foi ao quintal da sua casa e orou em voz alta: “Senhor a minha dispensa está vazia, por favor, manda a tua provisão.” Um vizinho que era feiticeiro, ouviu esta irmã orando e desejou “pegar uma peça” nela. Então ele foi ao mercado, fez uma compra e trouxe-a aquela mulher. Ao chegar à casa dela, o feiticeiro entregou a compra para ela e disse sarcasticamente: “foi o diabo que mandou lhe entregar”. A irmã recebeu a compra, ergueu as mãos ao céu e disse: “obrigado Senhor Jesus por ter ouvido a minha oração”. Furioso, o feiticeiro disse: “Mas eu falei para você que foi o diabo que mandou entregar”. Ao que respondeu a irmã: “Quando Deus quer até o diabo tem que obedecer”.

Deus cuida de você e da sua família! Ele suprirá cada uma das suas reais necessidades. E quando você confia plenamente em Deus, está dando um testemunho poderoso da fidelidade dele em sua vida. Eu não sei quais são as lutas que você está enfrentando, mas o que posso lhe afirmar é que Deus está cuidando de você!

A ansiedade nos faz perder a alegria do hoje
Quando ficamos ansiosos pelo dia de amanhã perdemos a alegria do hoje.

”Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal" (Mateus 6:34).
Quando a preocupação com o futuro invade a sua vida, você deixa de feliz no agora. “O meu passado já morreu, o meu futuro ainda não nasceu, o único dia que eu vivo é o hoje” (Dr. Mike Murdok). Por isso devemos viver o hoje com intensidade. É claro que isso não exclui o planejamento para o futuro. É natural do homem planejar e se projetar no futuro, porém isso não pode nos angustiar, devemos confiar a Deus o nosso futuro e descansar no cuidado dEle.

“Podemos muito bem fazer planos para o futuro, mas o resultado final é o Senhor que produz” (Provérbios 16:1 NBV).

Quantas vezes estamos tão ansiosos que deixamos de desfrutar de um momento de alegria com a nossa família. Às vezes o cônjuge ou algum dos filhos se aproxima para nos dar um carinho, mas por causa da ansiedade estamos tão ásperos que não desfrutamos deste tempo precioso em família.
Por isso não perca a alegria do hoje. Deus tem uma alegria transbordante para o teu coração HOJE!
Na oração modelo Jesus nos ensinou: “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia”
(Mateus 6:11). Ele nos ensinou a pedir o pão de hoje, não o pão de amanhã. Hoje Deus tem uma provisão para você! A cada dia você será visitado pela bondade do Senhor. E poderá dizer como disse o salmista: “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias” (Salmos 23:6).  HOJE você experimentará o cuidado de Deus!

Como podemos vencer a ansiedade?
O antídoto para vencermos a ansiedade está em priorizar o Reino de Deus. “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Quando priorizamos o Reino de Deus seremos acrescentados e supridos e nos fartaremos de toda a bondade do Senhor. Isso pacificará o nosso coração, pois descansaremos no cuidado de Deus.