Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, dezembro 21, 2013

TRABALHANDO NA FORMAÇÃO DE DISCÍPULOS PARA CRISTO



TRABALHANDO NA FORMAÇÃO DE DISCÍPULOS PARA CRISTO
“Da mesma forma, não vamos além de nossos limites, gloriando-nos de trabalhos que outros fizeram. Nossa esperança é que, à medida que for crescendo a fé que vocês têm, nossa atuação entre vocês aumente ainda mais, para que possamos pregar o evangelho nas regiões que estão além de vocês, sem nos vangloriarmos de trabalho já realizado em território de outro” ( II Cor. 10:15-16).

Como discipuladores, a nossa glória está em ver os nossos discípulos (Aqueles que geramos para Jesus) crescendo na fé em Cristo. Não podemos nos gloriar no trabalho alheio. Cada discipulador deve se esforçar para trabalhar arduamente na formação de vidas para Jesus, e se alegrar com o seu próprio trabalho no Senhor.

Além disso, devemos nos esforçar para anunciar o evangelho de Cristo em lugares (ou a pessoas) onde ele ainda não tenha sido anunciado. Não podemos trabalhar no território (discípulos) onde outros já estão trabalhando. Com tantas pessoas para serem conquistadas para Jesus, nós não podemos ficar competindo com outros discipuladores, essa não é a visão do reino. É por isso que o Ap. Renê, em seu livro A FORÇA DO DISCIPULADO diz que precisamos “fazer discípulos e não arranjar discípulos”.

Eu posso me alegrar no trabalho do meu irmão (no discipulado de pessoas), mas não posso me alegrar além da medida. Quando é que alguém se alegra além da medida com o trabalho alheio? Quando tenta usurpar o crédito desse trabalho para si. Eu posso ficar alegre em ver o meu irmão discipulando muitas pessoas, mas não posso tentar roubar a honra (o crédito por esse trabalho) dele para mim e me alegrar com isso.

A nossa alegria deve ser a de gerar discípulos para Jesus. E não devemos tentar roubar a alegria de outros discipuladores que estão trabalhando para que seus discípulos tenham a formação do caráter de Cristo dentro de si. Não há formação de discípulos sem dores, por isso quem gera discípulos deve ser honrado com a alegria de ver Cristo formado neles. O Ap. Paulo disse: “Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês” (Gálatas 4:19).

Algumas pessoas reclamam que não tem oportunidade na igreja onde congregam, mas o discipulador de êxito cria a sua própria oportunidade, aonde ele vai transforma esse território num púlpito onde prega a mensagem de Cristo. “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina” (2 Timóteo 4:2).

Por Exemplo, você pode não ter oportunidade em sua congregação para dirigir o louvor, pregar, dançar, trabalhar no ministério infantil ou fazer qualquer coisa que julga ser o seu dom, mas se você abrir uma célula em sua casa e convidar seus amigos não crentes para ouvir a mensagem de Cristo, ali você poderá cantar, tocar, pregar, dançar, ministrar às crianças e servir da melhor forma com o dom que Deus lhe deu. Numa célula cada discípulo tem a oportunidade para participar do ministério da sua igreja, além de poder levar seus vizinhos, amigos e familiares para Cristo. Se você se dispuser Deus vai lhe usar, e não tem que ser necessariamente dentro das quatro paredes que delimitam o templo da sua congregação. Não se esqueça o campo é o mundo.

Por isso trabalhe, gere seus discípulos para Jesus através do seu trabalho no Senhor, e assim você poderá ser honrado com os discípulos que você mesmo gerou e não com os discípulos que outros geraram. Gerar discípulos para Jesus é extremamente trabalhoso, mas quem trabalha no Senhor será honrado.

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. (I Cor. 15:58).