Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, fevereiro 23, 2014

COMO POSSO TER COMUNHÃO COM DEUS?


 COMO POSSO TER COMUNHÃO COM DEUS?

“Certamente Deus é fiel, e foi ele quem os convidou a essa maravilhosa comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor”. (1 Coríntios 1:9 NBV). 

Deus é um Deus de relacionamento. Ele criou o ser humano para ter comunhão com Ele. Imagine quando havia apenas Deus, antes dele criar todas as coisas. Além de Deus havia apenas o “nada”. Não havia nenhum outro ser com o qual Deus podia se relacionar. Por isso, Deus sonhou em ter filhos com os quais pudesse desenvolver um relacionamento especial (amar e ser amado). Foi por isso que Ele criou o ser humano. Foi por isso que Ele Criou VOCÊ!

1º) ENTENDER QUE A COMUNHÃO É O GRANDE SONHO DE DEUS PARA O SER HUMANO

Deus sonhou em ter filhos com os quais poderia ter uma verdadeira comunhão, com ao quais poderia compartilhar da sua natureza, vida e presença. O sonho de Deus se realizou quando ele criou o ser humano. O registro bíblico nos mostra que o primeiro casal a habitar nessa terra desfrutava de uma íntima comunhão com Deus. Ele foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26,27) o que tornava possível esse nível de comunhão. Deus tinha encontros diários com o ser humano (Cf. Gênesis 3:8).

2º) ENTENDER  QUE O PECADO AFETOU (AFETA) A COMUNHÃO ENTRE O SER HUMANO E DEUS

O inimigo de Deus, satanás, sabia que a única coisa que afetaria a comunhão entre o ser humano e Deus era o pecado. Por isso ele seduziu e enganou o ser humano para pecar (se rebelar) contra Deus (leia Gênesis 3:1-10). No instante em que o ser humano pecou ele teve medo de Deus e passou a fugir e tentar se esconder dEle. A sua comunhão com Deus foi interrompida. A PIOR CONSEQUÊNCIA DO PECADO É A PERDA DA COMUNHÃO COM DEUS (tanto agora como na eternidade). (Isaías 59:1-2; Tiago 4:4).

3º) COMPREENDER QUE DEUS DESEJA RESTAURAR A COMUNHÃO COM O SER HUMANO

Desde o momento que o ser humano pecou Deus buscou restaurar a sua comunhão com ele. 
Começou com Adão com o sacrifício do cordeiro para cobrir a sua nudez. Quando pecaram, Adão e Eva perderam a inocência e perceberam que estavam nus, então se cobriram com folhas de figueira (Gn 3:7). Isso representa o método humano para solucionar o problema do pecado, mas Deus mostrou para eles que não poderia haver redenção sem sacrifício. O Senhor sacrificou um animal (possivelmente um cordeiro) e com as sua pele fez roupas para Adão e Eva (Gn 3:21). Esse sacrifício apontava para o sacrifício que Jesus, o Filho de Deus, faria por nós (João 1:29). 

Continuou com os sacrifícios levíticos. No Antigo Testamento, uma maneira de estar em comunhão com Deus era através do sacrifício de animais (Hebreus 9:22). Essa foi uma maneira que Deus providenciou, até a vinda de Jesus, para levar tudo que estivesse relacionado ao ser humano a Sua Santa Presença.  

Teve sua plenitude com o sacrifício de Jesus (I João 2:1-2).  “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos” (Gálatas 4:4-5).


4º) BUSCAR TER COMUNHÃO COM DEUS. Até agora vimos o que Deus fez para ter comunhão conosco, mas agora veremos o que devemos fazer para ter comunhão com Deus. 
I- Aceitar a Jesus como Senhor e Salvador pessoal. Somente por meio de Cristo podemos ter paz (comunhão) com Deus (Rm 5:1; João 14:6; I João 2:23, 5:12). 

II- Congregar (nos reunir para adorar ao Senhor coletivamente) no templo e na célula (At 5:42, Hb 10:25). 

III- Relacionamento diário com Deus através da oração e meditação na Palavra de Deus (Mt 6:6; Sl 119:15). 

IV- Obedecer e servir a Deus com nosso ministério e vocação (I Pedro 4:10). Depois do nosso encontro pessoal com Deus devemos servi-lo com nosso ministério e vocação. Foi assim com Moisés (Êx 3); Foi assim com Isaías (Is 6:1-8); Foi assim com Jesus, depois de 40 dias de jejum Ele saiu para cumprir o seu ministério(Lc 4), após uma noite inteira de oração Ele saiu para escolher os seus doze discípulos e os enviar como apóstolos (Lc 6:12). 

CONCLUSÃO: 

Deus deseja ter comunhão com você! Hoje é o dia da sua decisão! Decida hoje ter comunhão com Deus através de Jesus e por meio dele se aproxime de Deus em oração e pela meditação em Sua Palavra. Decida hoje, em comunhão com Deus, servi-lO com os seus dons, talentos, ministério e vocação. Convide seus amigos para desfrutarem dessa comunhão com Deus, em Jesus. O resultado será paz e vida eterna.