Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, fevereiro 08, 2014

CUIDE DOS SEUS PENSAMENTOS!


                                           CUIDE DOS SEUS PENSAMENTOS!     
“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Provérbios 4:23). Na Bíblia, geralmente o coração é usado como sinônimo de alma e mente (como sede dos pensamentos). Visto que toda a nossa vida depende do tipo e qualidade de pensamento que é processado em nosso coração (mente), a Bíblia nos ensina com muita frequência a ter cuidado com o que pensamos. “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (Colossenses 3:2). Cada ato, hábito e todo o nosso estilo de vida tem origem com o pensamento. 

Portanto nossos pensamentos dominam tudo que nós somos e fazemos. Jesus disse que do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias”. (Mateus 15:19). É por isso que é tão importante guardar o nosso coração (mente). A Bíblia diz que isso deve ser alvo da nossa máxima prioridade “Acima de tudo...”.

Como posso cuidar dos meus pensamentos?

Encha a sua mente com a Palavra de Deus
“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações” (Colossenses 3:16). Devemos criar o hábito de ler, ouvir e meditar na Palavra de Deus diariamente. Se enchermos a nossa mente com a Palavra de Deus ficará mais fácil vencermos os maus pensamentos.

Resista cada pensamento que não estiver em harmonia com a Palavra de Deus
O inimigo sempre tenta semear em nossa mente pensamentos ruins (esses pensamentos geralmente surgem na primeira pessoa do singular “eu”, para que você pense que eles tiveram origem em sua própria mente, mas, na verdade, eles são sementes do inimigo para nos roubar do propósito de Deus). Por isso resista cada pensamento que vier em sua mente que estiver relacionado ao ódio, violência, imoralidade sexual, tristeza, suicídio, autocomiseração (sentir pena de si mesmo), incredulidade e qualquer outra coisa que não se harmoniza com a Palavra de Deus. 

A Bíblia nos ensina: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, seja isso o que ocupe os vossos pensamentos” (Filipenses 4:8). Não se esqueça de que a nossa mente é o maior campo de batalha que existe, o diabo sabe que se conseguir dominar a nossa mente conseguirá dominar toda a nossa vida. Por isso, resista-o pela fé em Cristo Jesus. “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês” (Tiago 4:7).

Cuidado com o que você vê e ouve
"Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” (Mateus 6:22-23). 

Aquilo que nós vemos e ouvimos afeta diretamente o nosso pensamento. Certo dia o rei Davi olhou para uma mulher casada que estava tomando banho, aquela imagem dominou o pensamento dele de tal forma que ele não sossegou enquanto não se deitou com aquela mulher. Por causa desse pecado Davi trouxe grande sofrimento para ele, sua família e sua nação. (Cf. 2 Samuel 11). 

Se quisermos ter pensamentos bons não podemos insistir em ver e ouvir aquilo que desagrada a Deus. Existem pessoas que passam horas ouvido noticias ruins, assistindo filmes de violência e terror e como consequência seus pensamentos são afetados pelo medo, ansiedade, angústia e pavor. Outras ouvem músicas cujas letras incentivam à imoralidade sexual, tristeza, vícios, traição, vingança etc., consequentemente seus pensamentos são dominados por estes sentimentos ruins que acabam levando-os a prática destas coisas. Por isso, proteja seus olhos e seus ouvidos de tudo aquilo que desagrada a Deus. “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33).

Conclusão: 

Quando recebemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador somos transformados em uma nova pessoa e passamos a ter a mente de Cristo (2 Cor 5:17; 1 Cor 2:16). Por isso, devemos pensar como Ele, pois nossos pensamentos modelam nossa vida.  Portanto, se quisermos ter uma vida santa, feliz, abençoada e bem sucedida é de fundamental importância que cuidemos dos nossos pensamentos.