Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, agosto 25, 2014

A CORRIDA DO CRISTÃO


A CORRIDA DO CRISTÃO
FILIPENSES 3:12-16

Neste texto o apóstolo Paulo se apresenta como um atleta que está correndo para conquistar o prêmio, que é o propósito para o qual ele foi salvo por Cristo.  Ele nos mostra que cada discípulo de Cristo deve correr até a linha de chegada a fim de conquistar o prêmio da vitória. Nesta corrida não estamos competindo uns com os outros. O objetivo não é vencermos as outras pessoas, mas vencermos os obstáculos que nos impossibilitam de alcançar o propósito que Deus planejou para a nossa vida. Neste texto Paulo nos mostra alguns princípios fundamentais para vencermos esta corrida.

1º) VENCER O CONFORMISMO (Vv. 12-13a)

Paulo sabia que ele ainda não havia conquistado tudo, nem a perfeição. Porém, existem pessoas que já estão satisfeitas com a sua própria situação. Elas não têm mais desejo de continuar crescendo espiritualmente e em outras áreas da vida. Não aspiram por mais nada novo de Deus. Elas estão conformadas, e este conformismo as impedem de continuar avançando para conquistar o que Deus planejou para suas vidas.  O salmista disse: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?” (Salmos 42:1-2).

2º) CONCENTRAR-SE NO OBJETIVO (V.13B) 

“UMA COISA FAÇO...”   O apóstolo Paulo estava concentrado em fazer apenas uma coisa: olhar para o alvo (Jesus) e correr para ele sem olhar para atrás. Devemos nos concentrar inteiramente naquilo que Deus planejou para a nossa vida. O propósito de Deus precisa se tornar o nosso foco. O diabo faz de tudo para nos distrair (principalmente através do entretenimento), pois ele sabe que quando estamos concentrados em cumprir o propósito de Deus para a nossa vida, recebemos o poder de Deus que nos capacitará para realizar os planos do Senhor. Jesus disse para Marta: “... Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia APENAS UMA É NECESSÁRIA...” (Lucas 10:41-42). A coisa mais importante (necessária) é ouvir a Palavra de Jesus e obedecê-la, todas as demais acontecerão a partir disso (Cf. Mateus 6:33).

3º) ESQUECER O PASSADO (V. 13C) 

“Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante”. Paulo poderia ter sido marcado negativamente pelo seu passado, pois ele havia perseguido a igreja e até mesmo participado da morte de Estevão, um dos discípulos de Jesus (Atos 8:1). Mas ele se converteu ao Senhor e recebeu o seu perdão, por isso ele decidiu esquecer o passado e avançar para conquistar o que Jesus planejou para ele. Não devemos ser controlados pelo passado, mas focados no futuro que Deus planejou para nossa vida. Quais acontecimentos do seu passado você precisa esquecer?

4º) PROSSEGUIR  PARA O ALVO (V.14)

Isso significa que devemos continuar fazendo aquilo que Deus nos chamou para fazer. Isso é o poder da continuidade.  É terminar o que começamos a fazer dentro da vontade de Deus.  Perto do final da sua vida, Paulo disse: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia...” (II Timóteo 4:7-8). Infelizmente, há muita gente que começa a corrida bem, mas fracassa no final. Por isso devemos prosseguir para o alvo, pois não basta começar bem, é preciso ir até o fim.

CONCLUSÃO: 

O apóstolo Paulo nos mostra que todos nós, cristãos espiritualmente maduros, devemos pensar deste modo e obedecermos plenamente à verdade que já alcançamos (Vv.15-16). Por isso, se obedecermos a esses princípios: vencer o conformismo, nos concentrar no propósito de Deus, esquecer o passado e prosseguir para o alvo, então venceremos a corrida da fé e receberemos a recompensa do Senhor.