Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, agosto 10, 2014

DANDO IMPORTÂNCIA AOS PLANOS DE CRISTO

DANDO IMPORTÂNCIA AOS PLANOS DE CRISTO
FILIPENSES 2: 19-30

O apóstolo Paulo nos mostra nesse texto o exemplo de dois discípulos (Timóteo e Epafrodito) que se importavam muito mais com os planos de Cristo do que com os seus planos pessoais. A vida destes dois homens de Deus serve como modelo para nós, de pessoas que estavam dispostas a abrirem mão de qualquer coisa por amor ao Senhor e aos irmãos. Vejamos algumas das características destes dois discípulos:

TIMÓTEO (Vv. 19-24)

Profundo interesse pelo bem estar espiritual dos irmãos (Vv.19-20). Como Timóteo precisamos nos importar verdadeiramente com o bem dos nossos irmãos, principalmente, no que concerne a vida espiritual. O que você tem feito para ajudar os seus irmãos em Cristo? Você tem o hábito de orar por eles?

Dava mais importância aos planos de Cristo do que aos seus planos pessoais (V.21). Infelizmente, tem sido cada vez mais difícil encontrar discípulos como Timóteo, Pois cada um parece preocupar-se mais com os seus próprios planos, e não com os de Jesus Cristo. Você tem colocado os planos de Cristo em primeiro lugar na sua vida? Que tipo de renúncia pessoal você precisa fazer para que a vontade de Deus se cumpra em sua vida?

Tinha EXPERIÊNCIA em servir (V.22). Por isso Paulo esperava enviá-lo logo aos filipenses assim que soubesse o que lhe aconteceria em Roma (Vv.23-24). Precisamos ser treinados no serviço. Como discípulos de Jesus devemos ter um coração de servo, devemos estar dispostos a servir ao Senhor e uns aos outros. Para nós servir deve ser um HONRA.

EPAFRODITO (VV.25-30)

Um irmão, cooperador e companheiro nas lutas (V.25). É assim que Paulo se refere à Epafrodito. Será que na igreja (ou na célula) podemos ser identificados desse modo? Temos sido verdadeiramente irmãos, cooperamos na obra de Deus e temos sido companheiros uns dos outros nas lutas pelo evangelho?

Dava mais importância à necessidade dos irmãos do que consigo mesmo (V.25b-27,30). Epafrodito viajou uma distância de cerca de 1100 km para levar uma oferta que supriria as necessidades do apóstolo Paulo. Nesse período ele adoeceu e quase morreu, mas mesmo assim ele estava mais preocupado com o bem dos irmãos (de Paulo e dos filipenses) do que consigo mesmo. Que exemplo de altruísmo! O que você tem feito para vencer o egoísmo? Você é uma pessoa que deseja ser o centro das atenções ou é aquela que não alardeia as suas próprias necessidades e procura ajudar aos outros?

Fez um grande sacrifício por amor a obra de Cristo (Vv.28-30). Epafrodito arriscou a própria vida pela obra de Cristo, por isso Paulo exorta a igreja em Filipos que o recebesse com honra. Infelizmente, muitas pessoas que frequentam a igreja tem a mentalidade apenas de receber. É verdade que quem estar em Cristo recebe vida eterna, paz, alegria, comunhão e muito mais, porém não devemos ficar no nível apenas de receber, mas também de doar. Jesus disse que mais bem aventurada coisa é dar do que receber (At 20:35). Quais sacrifícios você tem feito pela obra de Cristo? (At 20:24). Você abre mão de confortos pessoais por amor à obra de Cristo?

Conclusão: Timóteo e Epafrodito são exemplos para nós de uma vida totalmente dedicada aos planos de Cristo, ainda que isso tenha lhes custado muito sacrifício. Por causa dessa atitude eles foram grandemente honrados pelo Senhor. De igual modo, quando nos dedicamos integralmente a Cristo a aos seus planos, ainda que isso nos custe muitos sacrifícios, por certo, no tempo oportuno seremos recompensados pelo Senhor.