Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, agosto 30, 2014

CIDADÃOS DO REINO CELESTIAL


CIDADÃOS DO REINO CELESTIAL – FILIPENSES 3:17-21

Em todo o Novo Testamento somos exortados a viver como cidadãos do Reino dos céus e como embaixadores (representantes) deste Reino aqui na terra. Isso não significa que deixamos de ter responsabilidades e deveres como cidadãos de um país terreno, porém quando recebemos a Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas, passamos a ter uma nova e mais importante cidadania, a celestial (Fp 3:20). Por isso, enquanto estivermos aqui na terra devemos representar muito bem a nossa pátria de origem, para que através de nós muitas outras pessoas recebam a Jesus e se tornem cidadãs do Seu Reino (II Cor 5:20). Em filipenses 3:17-21, Paulo nos mostra as implicações de sermos discípulos de Cristo, e consequentemente, cidadãos do Reino celestial. Vejamos algumas lições deste texto:

A quem devemos imitar? Àqueles que andam de acordo com o modelo bíblico (V.17). O apóstolo Paulo se coloca como um exemplo a ser imitado pelos filipenses, esta não é a única vez que ele faz esse apelo a igreja. Na sua primeira carta aos coríntios ele diz: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (I Cor 11:1). Mas Paulo não pede aos filipenses para imitar somente a ele, porém todo discípulo de Cristo que anda de acordo com o exemplo visto em Paulo (um genuíno cidadão do Reino) deve ser observado e imitado (Hb 13:7). Como discípulos de Cristo, precisamos de referenciais e modelos bíblicos para seguirmos, por isso devemos observar e imitar a fé daqueles que têm um testemunho fiel a Cristo e que andam de acordo com os Seus ensinos, sendo, portanto, verdadeiro cidadãos do Reino celestial.

A quem NÃO devemos imitar? Aos falsos cristãos! Paulo diz que existem falsos cristãos (eles andam entre nós) que se tornaram pela sua maneira de viver inimigos da cruz de Cristo (Vv.18-19). Esta situação era tão grave e tão prejudicial à igreja, que ao falar sobre a infiltração de falsos cristãos na congregação, Paulo o faz chorando. Esses falsos cristãos têm três características: I-Quanto ao destino, a perdição (o inferno). II- Quanto ao deus, o ventre (o estômago, desejos do corpo), o deus deles não é o nosso Senhor Jesus Cristo, mas o seu próprio estômago, pois a razão de ser das suas vidas é satisfazer os seus próprios apetites (desejos carnais). III- Quanto à glória, infâmia (vergonha), pois só se preocupam com as coisas terrenas. Eles se orgulham daquilo que deveria ser uma vergonha para eles e vivem meramente como cidadãos terrenos e não como cidadãos do Reino celestial.

Características dos verdadeiros discípulos de Jesus (Vv.20-21):

Aguardam a pátria que está no céu. Diferentemente dos falsos cristãos que só pensam nas coisas terrenas, os verdadeiros discípulos de Cristo, embora não descuidam das suas responsabilidades na terra, eles sabem que a sua verdadeira cidadania está no céu (II Cor 5:1-2).

Aguardam o Salvador e Senhor Jesus Cristo que está no céu. Jesus fez uma promessa aos seus discípulos que voltaria para buscá-los (Jo 14:1-3), e nós devemos esperar por esse dia com expectativa e vigilância (Mt 24:42-44). Paulo nos mostra que quando Cristo voltar ele transformará o nosso corpo de humilhação, num corpo glorificado (não mais sujeito a dor, sofrimento, doenças, cansaço, morte, etc).

O poder que Ele usará para transformar o nosso corpo é o mesmo que Ele usa para sujeitar a si todas as coisas. A Bíblia diz que tudo está sujeito a Cristo, desde as invisíveis (micro) até as visíveis (macro), desde um pequeno átomo até o universo com todas as suas galáxias (Col.1:16). Todas as coisas estão sujeitas a Cristo e foram criadas por ele e para ele (Rm 11:33-35). Cristo sustenta todas as coisas com o poder da sua Palavra (Hb 1:3). E é esse poder que Ele usará para transformar o nosso corpo de humilhação num corpo glorificado como o dEle.


Conclusão: Aquele que está em Cristo se tornou um cidadão do Reino celestial, e deve viver como tal. Deve ser um bom representante desse Reino, imitando os que vivem de acordo com os princípios de Deus e se tornado ele mesmo para as outras pessoas um exemplo digno de ser imitado. Além disso, ele aguarda com expectativa tanto o Senhor Jesus, como a Pátria celestial que Ele nos prometeu. Para tornar-se um cidadão do Reino de Deus é preciso aceitar a Jesus Cristo como Salvador e Senhor da sua vida. Você deseja fazer isso agora?