Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, setembro 24, 2014

sábado, setembro 20, 2014

INFLUENCIANDO E MULTIPLICANDO



INFLUENCIANDO E MULTIPLICANDO – GÊNESIS 1:27-28

Toda criação de Deus tem o potencial para a multiplicação. Tudo no universo desde galáxias, animais, plantas etc., foi criado com o potencial de se multiplicar. Com o ser humano não diferente, quando Deus o criou lhe deu o primeiro mandamento: frutificai e multiplicai-vos. Existem dois fatores que estão relacionados com uma multiplicação de qualidade: I - A BÊNÇÃO DE DEUS – “Deus os abençoou...” Isso também se relaciona com um relacionamento de obediência com Deus (Dt 28; Ef 1:3). II - A PALAVRA DE DEUS – “Deus... lhes disse”.

No novo testamento nós somos ordenados a multiplicar: O ENSINO (a doutrina). E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”. (II Timóteo 2:2). OS DISCÍPULOS. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19). OS DISCÍPULOS DE JESUS LEVARAM TÃO A SÉRIO A PALAVRA DELE E O RESULTADO FOI : “Ora, naqueles dias, MULTIPLICANDO-SE o número dos discípulos...” (Atos 6:1).

A MULTIPLICAÇÃO DE DISCÍPULOS ACONTECE:

ATRAVÉS DA NOSSA INFLUÊNCIA (TESTEMUNHO). Deus usa o nosso testemunho para atrair pessoas para Jesus, salvá-las e transformá-las. ILUSTRAÇÃO: Há algum tempo um Jovem chamado Paulo se converteu a Jesus e a sua vida foi poderosamente transformada por Deus, pouco tempo depois o  vizinho dele também se converteu. Mais tarde numa conversa o vizinho de Paulo disse para ele: “Eu me converti a Jesus através da sua vida.” “Como?” perguntou Paulo, “eu nunca evangelizei você”. O vizinho de Paulo então respondeu: “eu conheci você antes de se converter a Jesus, observei quando você entregou a sua vida Cristo e como foi poderosamente transformado, então pensei, se Deus transformou a vida de Paulo pode transformar a minha também. Então comecei a frequentar a célula ouvindo a Palavra de Deus, depois de algum tempo, eu também, recebi a Jesus como Senhor e salvador da minha vida”. A MAIOR “PROPAGANDA” DO EVANGELHO É A NOSSA VIDA TRANSFORMADA.

INFLUENCIA NÃO É MANIPULAÇÃO É INSPIRAÇÃO PELO EXEMPLO. “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” (I Timóteo 4:12).

ATRAVÉS DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS. Além do nosso testemunho nós precisamos estar dispostos a pregar a Palavra de Deus, sem a pregação da Palavra não pode haver a multiplicação dos discípulos de Jesus. “Deus... lhes disse...” (Gn 1:28). Para que haja a multiplicação Deus precisa falar.

NÃO PODEMOS NOS ESQUECER QUE HÁ CUSTOS ENVOLVIDOS NA MULTIPLICAÇÃO DOS DISCÍPULOS. Haverá mais trabalho, mais problemas para resolver, porém haverá também mais fruto e mais alegria.Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil” (I Coríntios 15:58). “Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los” (Hebreus 6:10).

Fomos criados por Deus com o potencial para frutificar e multiplicar, e como novas criaturas em Cristo isso se torna ainda mais poderoso. Portanto devemos cooperar com Deus para que haja a multiplicação do ensino e do número de discípulos por meio da bênção e da Palavra de Deus, através do nosso testemunho, influência e trabalho no Senhor. Se agirmos deste modo, o Senhor será glorificado através dos nossos frutos e nós seremos ricamente recompensados.





   

segunda-feira, setembro 15, 2014

O PROPÓSITO DE DEUS PARA A MINHA VIDA


O PROPÓSITO DE DEUS PARA A MINHA VIDA
Filipenses 1:20-26
“Porque eu vivo em ansiosa expectativa e esperança de que nunca farei nada que me faça envergonhar-me de mim mesmo; mas sim que sempre eu estarei pronto a falar corajosamente de Cristo enquanto estou passando por todas estas provações aqui, tal como no passado; e também que eu sempre serei uma honra para Cristo, quer eu viva, quer precise morrer. Porque, para mim, viver significa oportunidades para Cristo, e morrer - ora, isso é ainda melhor! Mas se viver me dará mais oportunidade para ganhar pessoas para Cristo, então na realidade não sei o que é melhor - viver ou morrer! Às vezes quero viver e outras vezes não quero, pois estou ansioso para ir e ficar com Cristo. Como seria muito mais feliz para mim do que estar aqui! Porém, a realidade é que eu posso ajudar mais a vocês permanecendo aqui! Sim, eu sou necessário aqui embaixo e, portanto, tenho certeza de que permanecerei na terra um pouco mais, para ajudá-los a crescer e se tornarem felizes na fé. Minha permanência alegrará vocês e lhes dará motivos para glorificarem a Cristo Jesus por me ter conservado são, quando eu voltar para visitá-los novamente!” (Filipenses 1:20-26 BV).

Você é necessário à humanidade? Se você morresse agora, o que a humanidade perderia? Que legado você deixará para a sua posteridade? Que diferença você tem feito no mundo? A sua vida honra a Cristo? Você aproveita cada oportunidade para ganhar pessoas para Cristo? Você estar ajudando as pessoas a crescerem em Cristo? A sua vida dar motivos as pessoas para glorificar a Cristo? Responder corretamente a estas perguntas nos ajudará a descobrir o propósito da nossa vida. O Apóstolo Paulo sabia a importância de uma vida com propósito e este texto (Fl 1:20-26) é uma resposta a estas perguntas. “A maior tragédia na vida não é morrer, mas uma vida sem propósito” (Myles Munroe). Só podemos ser plenamente realizados se vivermos uma vida dentro do propósito de Deus. 

QUAL É O PROPÓSITO DE DEUS PARA A MINHA VIDA?

1º) Deus quer que eu viva para honrar a Cristo. “...eu sempre serei uma honra para Cristo, quer eu viva, quer precise morrer” (Fl 1:20 BV).Todas as minhas ações, cada palavra que disser, cada atitude, cada pensamento que tiver etc., deve honrar a Cristo.Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (I Coríntios 10:31).

2º) Deus quer que a minha vida seja necessária à humanidade. “Sim, eu sou necessário aqui embaixo e, portanto, tenho certeza de que permanecerei na terra um pouco mais” (Fl 1:25 BV).Porque Deus não nos leva para o céu imediatamente após a nossa conversão a Cristo? Ele nos deixa na terra para que possamos cumprir a nossa missão e contribuir para o bem daqueles a quem fomos designados. A minha vida precisa ser uma contribuição (um presente) para outras pessoas. Eu preciso agregar valor aqueles que me cercam. Estou lutando apenas para sobreviver ou estou contribuindo para o bem dos outros? (I Pedro 4:10).

3º) Deus quer que eu faça a diferença no mundo. “...para mim, viver significa oportunidades para Cristo” (Fl 1:21 BV). Nós somos tentados a seguir o curso deste mundo e a fazer o que a MAIORIA das pessoas faz. A MAIORIA exerce uma pressão quase esmagadora sobre nós. Algumas pessoas fazem coisas em grupo que não teriam coragem de fazer sozinhas. Por quê? Porque a MAIORIA tenta exercer uma influência sobre nós e essa influência nem sempre é positiva (I João 2:15-17). Por isso Deus quer que você faça a diferença no mundo e viva para Cristo independente do que os outros vão pensar de você (Mateus 5:13-16).


4º) Deus quer que eu aproveite cada oportunidade para ganhar pessoas para Cristo. “...viver me dará mais oportunidade para ganhar pessoas para Cristo” (Fl 1:22 BV). Deus quer nos usar para compartilhar o amor de Cristo com outras pessoas (Marcos 16:15-16). Depois de ganhá-las para Cristo, devemos ajudá-las a crescerem na fé em Cristo (consolidação). “... permanecerei na terra um pouco mais, para ajudá-los a crescer e se tornarem felizes na fé” (Fl 1:25 BV). A minha vida deve dar motivos as pessoas para glorificar a Cristo (Mateus 5:16). As pessoas que serão salvas, libertas, curadas, restauradas através da minha vida, darão glória a Deus por minha causa. “Minha permanência alegrará vocês e lhes dará motivos para glorificarem a Cristo Jesus”(Fl 1:26 BV).

GRATIDÃO, GENEROSIDADE E CONTENTAMENTO, SINAIS DE MATURIDADE CRISTÃ

GRATIDÃO, GENEROSIDADE E CONTENTAMENTO, SINAIS DE MATURIDADE CRISTÃ - FILIPENSES. 4:10-20

Este texto fala do relacionamento de Paulo com a igreja em Filipos no que diz respeito a ajuda financeira que eles enviaram para ele. O apostolo Paulo estava muito agradecido com a ajuda que a igreja de Filipos havia lhe enviado, a igreja havia mandado uma ajuda generosa quando ele estava tessalônica, e agora novamente, a igreja mandou através de Epafrodito uma grande ajuda para suprir a necessidade do apostolo, na obra de Deus. Estes versículos nos ensinam que gratidão, generosidade e contentamento são sinais de maturidade cristã.  Vejamos algumas lições deste texto:

Sejam agradecidos (v. 10). “Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo” (Filipenses 4:10).

Viva cada circunstancia em vitoria em Cristo (11-13). “Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4:11-13)
Ao nascermos em Cristo somos novas criaturas independente das circunstancias devemos confiar em Deus. É Cristo que nos fortalece.

SEJAM GENEROSOS

Quando somos generosos com os Ministros de Deus estamos lhes ajudando em suas aflições pelo evangelho de Cristo. Paulo disse aos filipenses “vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações” (Filipenses 4:14).

No mundo cada vez mais egoísta a generosidade nos torna singular (raros). Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, EXCETO VOCÊS; pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade (Filipenses 4:15-16).

A igreja de Filipos era generosa e Paulo estava interessado em que ela tivesse uma grande colheita. “Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês” (Filipenses 4:17). Quando nós semeamos financeiramente no reino de Deus, isso será creditado em nossa conta espiritual, ou seja, seremos amplamente recompensados.

A generosidade liberada ao Ministro de Deus é como um sacrifício realizado para o próprio Deus. “Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. ELAS SÃO UMA OFERTA DE AROMA SUAVE, UM SACRIFÍCIO ACEITÁVEL E AGRADÁVEL A DEUS”. (Filipenses 4:18).

Todos os recursos que Deus nos deu foi com o propósito de expandir o Seu Reino (V.18) Paulo disse: "Recebi tudo", "estou suprido". Por causa da oferta que os filipenses havia lhe enviado Paulo estava suprido no seu trabalho na obra de Deus.

A generosidade demonstrada aos Ministros de Deus é uma semente que trará uma colheita de provisão sobre nossa vida. “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:19).

segunda-feira, setembro 08, 2014

CONSELHOS PARA O POVO DE DEUS


CONSELHOS PARA O POVO DE DEUS 
Filipenses 4:1-9. 

O Apóstolo Paulo esta chegando ao final da sua carta aos filipenses e neste momento o observamos como um verdadeiro pai espiritual, aconselhando aos seus filhos na fé. Neste texto encontramos pelo menos sete conselhos que servem não apenas aos filipenses, mas que são importantes e totalmente aplicáveis a todos nós, discípulos de Jesus.  

1º) Permaneçam firmes no Senhor (v.1). Paulo orienta aos filipenses a permanecer firmes no Senhor, e diz que isso seria não apenas a sua alegria, mas também a sua coroa (recompensa) no Senhor. Todo verdadeiro pai espiritual ficará feliz em ver os seus filhos/discípulos firmados no Senhor (III João v.4). Neste mundo onde satanás usa diversas armas para nos afastar de Jesus, somente aqueles que são fieis/leais permanecerão firmes no Senhor, independente do que aconteça.  

2º) Vivam em unidade (Vv.2,3). Paulo faz um apelo a Evódia e Síntique que procurassem viver bem uma com a outra como irmãs na fé (pensando concordemente no Senhor). Estas duas mulheres havia trabalhando com Paulo no evangelho, juntamente com Clemente e outros cooperadores do Apóstolo, e seus nomes estavam escritos no livro da vida, porém houve uma discórdia entre elas e por isso elas não conseguiam se entender. Paulo roga para que elas vivam em harmonia, e pede também ao seu companheiro de jugo (possivelmente Epafrodito) que auxilie estas irmãs a viverem em unidade. Como discípulos de Jesus Cristo nós precisamos viver em unidade, e se houver conflitos entre nós precisamos procurar nos acertar. As vezes para isso precisaremos que um irmão em Cristo maduro intervenha e nos auxilie a nos perdoar mutuamente e restaurar a unidade.      

3º) Alegrem-se sempre no Senhor (V.4). Paulo é repetitivo (enfático) quando ordena aos filipenses a alegrar-se no Senhor. O segredo de nossa alegria é estar unidos ao Senhor Jesus. Nossa alegria não depende das circunstâncias, mas de nossa união com Cristo.

4º) Sejam moderados (v.5). Os Filipenses são exortados a tornar a sua moderação (equidade) conhecida de todos os homens. Ser moderado significa ter consideração ao lidar com os outros, e estar pronto a ceder seus direitos por amor ao Senhor. Isto é o contrário de ambição egoísta, e somente aqueles que amadureceram no caráter de Cristo conseguem agir assim (Mt 5:38-42). Devemos ser moderados porque PERTO estar o Senhor.

5º) Não andem ansiosos (v.6,7). Paulo não apenas ordena aos filipenses a vencer a ansiedade, como também mostra como isso é possível. O segredo para vencer a ansiedade apresentar a Deus através da oração cada uma das nossas necessidades tendo um coração agradecido. Se fizermos isto o nosso coração e sentimentos permanecerão em paz.

6º) Cuidem dos seus pensamentos (v.8). Os filipenses são aconselhados a manter seus pensamentos sob vigilância constante. Como discípulos de Cristo Jesus devemos ter muito cuidado com o que pensamos, pois toda a nossa vida depende do tipo e qualidade de pensamento que temos. Cada ato, hábito e todo o nosso estilo de vida tem origem com o pensamento. Portanto nossos pensamentos dominam tudo que nós somos e fazemos. Filipenses 4:8 é como um filtro, se aquilo que estamos pensando não é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, virtuoso, e digno de louvor, devemos eliminar da nossa mente imediatamente.

7º) Pratiquem o que aprenderam (V.9). O Apóstolo Paulo se apresenta mais uma vez como um exemplo para os filipenses e os aconselha a praticar aquilo que aprenderam e receberam, ouviram e viram nele. Aprendemos deste versículo que os lideres devem ensinar principalmente pelo exemplo. Também tudo aquilo que aprendemos da Palavra de Deus através dos nossos líderes devemos colocar em prática (Hb 13:17). Devemos ser um praticante da Palavra e não apenas ouvintes (Tg 1:22).


Conclusão: observamos aqui sete conselhos que o apóstolo Paulo deu aos filipensens, mas como disse na introdução, esses conselhos são importantes e totalmente aplicáveis para as nossas vidas hoje. Devemos examiná-los e praticá-los, pois se assim fizermos seremos grandemente recompensados pelo Senhor.