Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, setembro 08, 2014

CONSELHOS PARA O POVO DE DEUS


CONSELHOS PARA O POVO DE DEUS 
Filipenses 4:1-9. 

O Apóstolo Paulo esta chegando ao final da sua carta aos filipenses e neste momento o observamos como um verdadeiro pai espiritual, aconselhando aos seus filhos na fé. Neste texto encontramos pelo menos sete conselhos que servem não apenas aos filipenses, mas que são importantes e totalmente aplicáveis a todos nós, discípulos de Jesus.  

1º) Permaneçam firmes no Senhor (v.1). Paulo orienta aos filipenses a permanecer firmes no Senhor, e diz que isso seria não apenas a sua alegria, mas também a sua coroa (recompensa) no Senhor. Todo verdadeiro pai espiritual ficará feliz em ver os seus filhos/discípulos firmados no Senhor (III João v.4). Neste mundo onde satanás usa diversas armas para nos afastar de Jesus, somente aqueles que são fieis/leais permanecerão firmes no Senhor, independente do que aconteça.  

2º) Vivam em unidade (Vv.2,3). Paulo faz um apelo a Evódia e Síntique que procurassem viver bem uma com a outra como irmãs na fé (pensando concordemente no Senhor). Estas duas mulheres havia trabalhando com Paulo no evangelho, juntamente com Clemente e outros cooperadores do Apóstolo, e seus nomes estavam escritos no livro da vida, porém houve uma discórdia entre elas e por isso elas não conseguiam se entender. Paulo roga para que elas vivam em harmonia, e pede também ao seu companheiro de jugo (possivelmente Epafrodito) que auxilie estas irmãs a viverem em unidade. Como discípulos de Jesus Cristo nós precisamos viver em unidade, e se houver conflitos entre nós precisamos procurar nos acertar. As vezes para isso precisaremos que um irmão em Cristo maduro intervenha e nos auxilie a nos perdoar mutuamente e restaurar a unidade.      

3º) Alegrem-se sempre no Senhor (V.4). Paulo é repetitivo (enfático) quando ordena aos filipenses a alegrar-se no Senhor. O segredo de nossa alegria é estar unidos ao Senhor Jesus. Nossa alegria não depende das circunstâncias, mas de nossa união com Cristo.

4º) Sejam moderados (v.5). Os Filipenses são exortados a tornar a sua moderação (equidade) conhecida de todos os homens. Ser moderado significa ter consideração ao lidar com os outros, e estar pronto a ceder seus direitos por amor ao Senhor. Isto é o contrário de ambição egoísta, e somente aqueles que amadureceram no caráter de Cristo conseguem agir assim (Mt 5:38-42). Devemos ser moderados porque PERTO estar o Senhor.

5º) Não andem ansiosos (v.6,7). Paulo não apenas ordena aos filipenses a vencer a ansiedade, como também mostra como isso é possível. O segredo para vencer a ansiedade apresentar a Deus através da oração cada uma das nossas necessidades tendo um coração agradecido. Se fizermos isto o nosso coração e sentimentos permanecerão em paz.

6º) Cuidem dos seus pensamentos (v.8). Os filipenses são aconselhados a manter seus pensamentos sob vigilância constante. Como discípulos de Cristo Jesus devemos ter muito cuidado com o que pensamos, pois toda a nossa vida depende do tipo e qualidade de pensamento que temos. Cada ato, hábito e todo o nosso estilo de vida tem origem com o pensamento. Portanto nossos pensamentos dominam tudo que nós somos e fazemos. Filipenses 4:8 é como um filtro, se aquilo que estamos pensando não é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, virtuoso, e digno de louvor, devemos eliminar da nossa mente imediatamente.

7º) Pratiquem o que aprenderam (V.9). O Apóstolo Paulo se apresenta mais uma vez como um exemplo para os filipenses e os aconselha a praticar aquilo que aprenderam e receberam, ouviram e viram nele. Aprendemos deste versículo que os lideres devem ensinar principalmente pelo exemplo. Também tudo aquilo que aprendemos da Palavra de Deus através dos nossos líderes devemos colocar em prática (Hb 13:17). Devemos ser um praticante da Palavra e não apenas ouvintes (Tg 1:22).


Conclusão: observamos aqui sete conselhos que o apóstolo Paulo deu aos filipensens, mas como disse na introdução, esses conselhos são importantes e totalmente aplicáveis para as nossas vidas hoje. Devemos examiná-los e praticá-los, pois se assim fizermos seremos grandemente recompensados pelo Senhor.