Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sexta-feira, janeiro 22, 2016

O CHAMADO DE DEUS PARA VOCÊ

O CHAMADO DE DEUS PARA VOCÊ
ÊXODO 3 – 4
O povo de Deus estava oprimido pela escravidão no Egito, e o Senhor escolheu Moisés para libertá-los. Mas a princípio ele não queria se comprometer com o chamado de Deus, pois sabia a grande guerra espiritual que travaria para libertar o povo de Israel. Moisés apresentou cinco argumentos para Deus com o propósito de fugir da responsabilidade. Mas o Senhor refutou cada um desses argumentos e lhe deu força para cumprir seu chamado. De modo semelhante quando o Senhor nos chama a um compromisso com Ele e para realizar a sua obra precisamos vencer os argumentos da nossa alma a fim de que sejamos úteis aos propósitos do Senhor.

OS CINCO ARGUMENTOS QUE MOISÊS USOU E COMO O SENHOR OS REFUTOU

1º) “QUEM SOU EU” ( Êx 3: 11-12). Isso significa ter uma autoimagem negativa de si mesmo; é considera-se incapacitado para a missão. É como dizer para si mesmo: “Eu não sou nada”, mas Deus refutou esse argumento dizendo: “Eu estarei com você?”. Ter a consciência da presença do Senhor conosco deve ser a motivação para guerrear pela libertação e salvação de milhares de vida. Quando você faz a obra de Deus precisa crê que a presença do Senhor lhe respalda.

2º) QUAL O TEU NOME? (Êx 3: 13-15). Moisés perguntou pelo nome porque este representa a identidade de uma pessoa. É como se ele dissesse “eu preciso conhecer a sua identidade, quem é o Senhor.”. Mas Deus refutou este argumento dizendo: “Eu sou o que sou”, eu existo por mim mesmo. Eu sou o que você precisa que eu seja. No desafio do nosso chamado nós precisamos crer que o nome de Jesus tem poder e autoridade quando o invocamos. Ele será o que nós precisarmos que Ele seja. Se você precisa de cura, Ele é o seu médico; se você precisa de paz, ele é a tua paz, etc...

3º) ELES NÃO ME CRERÃO (Êx 4:2-7). Então Deus deu a Moisés autoridade sobre a serpente (símbolo de satanás) e sobre a lepra (símbolo da enfermidade). Deus também nos deu autoridade espiritual para levar aqueles a quem pregamos o evangelho a crerem.
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão” (Marcos 16:15-18).


4º) NÃO CONSIGO FALAR BEM (Êx 4. 10- 12). O Senhor disse que estaria com ele e lhe ensinaria o que falar. Quando o que falamos é a Palavra de Deus o Senhor nos respalda. Quando nos alimentamos da Sua Palavra o Senhor nos usa para que possamos pregá-la.
- O Espírito Santo nos capacitará o que dizer.
- Jesus venceu o diabo pela Palavra de Deus.

5º) SENHOR, ENVIA OUTRA PESSOA ( Êx 4: 13-17). Moisés estava tirando o corpo da responsabilidade (ele estava querendo fugir da sua missão). Por isso o Senhor ficou irado com Ele. Infelizmente, há alguns cristãos que fazem Deus ficar irado por querer fugir da responsabilidade de pregar o evangelho e libertar os que estão cativos por satanás (e olha que Deus demora em se irar). Deus refutou o argumento de Moisés dizendo que colocaria Arão para auxiliá-lo. Quando nos dispomos a fazer a obra de Deus, o Senhor coloca pessoas ao nosso lado para nos ajudar a cumprir nossa missão. Aqui no Ministério Shallom você pode contar com seus pastores, com seus discipuladores e também com os discípulos que Deus coloca ao seu lado, todos eles serão instrumentos de Deus para lhe auxiliar em seu ministério. Por exemplo: Quando você abre uma célula, você já recebe o estudo pronto para estudar e compartilhar e ainda tem os discípulos da célula que lhe ajudaram a compartilhar a Palavra. Assim como Deus levantou Arão para ajudar a Moisés na sua missão de libertar o povo de Israel, Deus também levantou pessoas para nos ajudar a cumprir o nosso chamado. Deus colocou “Arãos” ao seu lado.

CONCLUSÃO: Está experiência de Moisés nos ensina que quando Deus chama alguém para se comprometer com ele e realizar a sua obra. O Senhor está plenamente consciente de quem chamou e o propósito pelo qual chamou. Existe um chamado direto (específico) do Senhor para a sua vida, Deus quer que você realize a sua obra, uma responsabilidade que você não pode fugir, pois assim como Deus usou Moisés, Ele quer usar você.

Por Josivaldo Oliveira